Ebook – Produção Animal e Vegetal: Inovações e Atualidades

I Congresso Brasileiro de Produção Animal e Vegetal

Resumo: Com este Ebook, pretendemos divulgar os mais recentes estudos da área, visando ajudar estudantes,
pesquisadores e profissionais a terem novas perspectivas sobre as temáticas trabalhadas. Nesse contexto, o Ebook trabalhou dentro dos eixos temáticos: Adubação, nutrição de plantas e manejo de irrigação, Fisiologia vegetal e pós-colheita de frutos, Forragicultura e pastagem, Genética e melhoramento animal, Identificação e controle de pragas, doenças e plantas invasoras, Nutrição animal, patologia e clínicas, Organismos do solo e insumos biológicos à agricultura, Pesquisa e desenvolvimento em alimentos de origem animal, Pesquisa e desenvolvimento em alimentos de origem vegetal, Produção animal e ambiente e Recursos pesqueiros e aquicultura.

Organizadores: Jackson Andson de Medeiros; Carolina Madazio Niro e Jaelyson Max Pereira de Medeiros

.


ISBN: 978-65-995396-3-3

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539633

Capítulos do livro


  • PERCEPÇÃO DE PRODUTORES BRASILEIROS DE BOVINOS LEITEIROS SOBRE O IMPACTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO

    PERCEPÇÃO DE PRODUTORES BRASILEIROS DE BOVINOS LEITEIROS SOBRE O IMPACTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO

    Resumo: O trabalho visou aprofundar a compreensão da visão de produtores de bovinos leiteiros sobre o conceito de mudanças climáticas e de seus impactos na produção. Foram realizados o levantamento de produtores de gado leiteiro, o convite para participarem da pesquisa, elaboração e divulgação de questionário em plataforma online, e análise e interpretação dos dados. As questões abordaram: i) caracterização …


  • EFEITO DO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE

    EFEITO DO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE

    Resumo: A zona de conforto térmico dos animais refere-se a uma faixa de temperatura onde não se necessita de mudanças fisiológicas ou comportamental para manter a temperatura corporal, nessa faixa ocorre a maior eficiência produtiva. Assim, objetivou-se avaliar a influência dos fatores climáticos através do Índice de Temperatura Equivalente (ETI) sobre a produção de leite. Os animais experimentais foram vacas …


  • PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CERVEJAS ARTESANAIS COM ADIÇÃO DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus idaeus L.)

    PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CERVEJAS ARTESANAIS COM ADIÇÃO DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus idaeus L.)

    Resumo: A cerveja artesanal é um produto de excelente qualidade e de alto valor de mercado, possuindo aromas e sabores diferentes, voltado a um mercado consumidor que busca produtos diferenciados. A adição de novos ingredientes para a obtenção de cervejas pode contribuir com o desenvolvimento do setor, atraindo mais consumidores. A framboesa é um fruto de excelente qualidade nutricional e …


  • VARIABILIDADE DOS COMPONENTES DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM DIFERENTES HORÁRIOS DE ORDENHA

    VARIABILIDADE DOS COMPONENTES DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM DIFERENTES HORÁRIOS DE ORDENHA

    Resumo: A composição química do leite sofre variações durante a vida produtiva da vaca, podendo ser influenciada por diversos fatores. Dentro deste aspecto, é possível que fatores intrínsecos como o horário de ordenha, esteja ligado às variações encontradas nos componentes do leite. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a variabilidade dos teores de gordura, proteína, sólidos totais e …


  • VALORAÇÃO ECONÔMICA DE INDICADORES ZOOTÉCNICOS NA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA: REVISÃO

    VALORAÇÃO ECONÔMICA DE INDICADORES ZOOTÉCNICOS NA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA: REVISÃO

    Resumo: Os indicadores zootécnicos refletem o desempenho de uma propriedade, conduzindo possíveis tomadas de decisão, enquanto a valoração desses indicadores permite comparar a importância relativa dos mesmos e priorizar a abordagem dos índices produtivos com maior impacto no lucro. Dessa forma, o objetivo dessa revisão é apresentar o método da valoração econômica de índices zootécnicos como ferramenta de gestão e …


  • SISTEMA SILVIPASTORIL COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE DO ESTRESSE TÉRMICO EM BOVINOS LEITEIROS: UMA BREVE REVISÃO

    SISTEMA SILVIPASTORIL COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE DO ESTRESSE TÉRMICO EM BOVINOS LEITEIROS: UMA BREVE REVISÃO

    Resumo: Os efeitos deletérios ocasionados pelo estresse térmico em vacas leiteiras resultam em modificações fisiológicas e comportamentais, que culminam na redução da produção de leite e no desempenho reprodutivo, o que compromete o potencial econômico das fazendas. O sistema de produção de leite a pasto submete os animais à influência climática do ambiente ao qual estão expostos, os deixando ainda …


  • SAZONALIDADE DA INFECÇÃO HELMINTICA EM EQUINOS

    SAZONALIDADE DA INFECÇÃO HELMINTICA EM EQUINOS

    Resumo: Infecções parasitárias são extremamente importantes em equinos, devido aos prejuízos causados, e tendem a acometê-los durante toda a vida do animal. No entanto, a prevalência de helmintos pode aumentar ou diminuir, nas dependências de fatores climáticos ou susceptibilidade do hospedeiro. Diante disso, a observação da dinâmica sazonal da infecção helmíntica em equinos mantidos a pasto é de extrema importância …


  • RESISTÊNCIA ANTI-HELMÍNTICA EM EQUINOS

    RESISTÊNCIA ANTI-HELMÍNTICA EM EQUINOS

    Resumo: Dos fatores que devem ser levados em consideração no quesito sanidade dos equinos, as infecções helmínticas ocupam lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes causados pelos parasitos gastrintestinais. O uso indiscriminado de drogas na tentativa do combate desses parasitos pode levar ao surgimento da resistência anti-helmíntica, que representa um problema crescente na produção animal. Tendo em vista a carência …


  • CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE REQUEIJÃO CREMOSO COM POLPA DE FRUTAS

    CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE REQUEIJÃO CREMOSO COM POLPA DE FRUTAS

    Resumo: Produto típico do Brasil, o requeijão cremoso é o mais consumido no país quando comparado aos outros queijos fundidos. Através desse grande consumo novos mercados do produto com a adição de novos ingredientes em sua composição ganham destaque e espaço. Devido à importância do requeijão cremoso no mercado brasileiro este trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar quanto aos …


  • RECICLAGEM ANIMAL EM SUAS DIVERSAS CATEGORIAS: REVISÃO

    RECICLAGEM ANIMAL EM SUAS DIVERSAS CATEGORIAS: REVISÃO

    Resumo: Aliado ao crescimento das agroindústrias há a grande preocupação com o aumento das quantidades de resíduos de origem animal produzidos, necessitando estes de uma correta destinação. Devido às suas características intrínsecas, tais resíduos possuem um alto potencial poluidor, onde a sua perecibilidade causaria riscos de transmissão de doenças e de contaminação ambiental. Dessa forma as indústrias devem atuar baseadas …


  • DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

    DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

    Resumo: O mercado consumidor procura cada vez mais por alimentos naturais, sustentáveis, ecológicos e que respeitem o bem-estar animal. A alta produtividade requerida nos animais de produção de sistemas convencionais trouxe desvantagens neste quesito. Ao não utilizar agrotóxicos, substâncias tóxicas, fertilizantes químicos e sintéticos, e ao criar animais em sistemas extensivos, os alimentos orgânicos ganham uma demanda cada vez maior. …


  • A IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E PALINOLÓGICO PARA A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS APÍCOLAS E MELIPONÍCOLAS

    A IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E PALINOLÓGICO PARA A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS APÍCOLAS E MELIPONÍCOLAS

    Resumo: O estudo florístico e palinológico de uma determinada localidade envolve várias etapas de trabalho de campo e laboratório. A coleta de plantas em floração para confecção de exsicatas e lâminas de microscopia contendo os grãos de pólen dessas plantas é parte essencial para diversas pesquisas. No presente trabalho foi realizada a coleta de plantas do entorno do IFSULDEMINAS – …


  • IMPACTOS ECONÔMICOS E SANITÁRIOS DA CISTICERCOSE NA BOVINOCULTURA DE CORTE BRASILEIRA: UMA REVISÃO

    IMPACTOS ECONÔMICOS E SANITÁRIOS DA CISTICERCOSE NA BOVINOCULTURA DE CORTE BRASILEIRA: UMA REVISÃO

    Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo, título que foi conquistado através do grande esforço e tecnologia depositados para produzir cada vez mais, com qualidade superior. Apesar disso, a bovinocultura de corte ainda está sujeita a uma série de enfermidades que acarretam em grandes perdas produtivas no decorrer da produção, ocasionando em …


  • IMPACTO DO RESÍDUO DAS LACTONAS MACROCÍCLICAS NOS MICROORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE E NA DECOMPOSIÇÃO DAS FEZES DE BOVINOS

    IMPACTO DO RESÍDUO DAS LACTONAS MACROCÍCLICAS NOS MICROORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE E NA DECOMPOSIÇÃO DAS FEZES DE BOVINOS

    Resumo: Os parasitos influenciam de maneira significativa a bovinocultura no Brasil, sendo a aplicação de endectocidas da família das lactonas macrocíclicas umas das formas mais utilizadas para o controle, porém podem proporcionar contaminação ao ambiente, visto que sua eliminação é principalmente via fezes e urina. as altas concentrações destes fármacos excretadas nas fezes, principalmente nas primeiras semanas pós-tratamento, afetam as …


  • FUNGOS NEMATÓFAGOS NO CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS DE EQUINOS MANTIDOS À PASTO

    FUNGOS NEMATÓFAGOS NO CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS DE EQUINOS MANTIDOS À PASTO

    Resumo: Os equinos são apontados como sendo um dos animais mais susceptíveis a uma gama de parasitos e podem abrigar várias espécies em um mesmo momento. O parasitismo ocupa lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes da infecção parasitária. Conforme a carga parasitária, os helmintos podem causar desde um pequeno desconforto abdominal, fraqueza, pelagem áspera, retardo de crescimento, hiporexia, anemia, …


  • USO DE FITOTERAPICOS COM ATIVIDADE ANTI-HELMÍNTICA EM OVINOS

    USO DE FITOTERAPICOS COM ATIVIDADE ANTI-HELMÍNTICA EM OVINOS

    Resumo: As doenças parasitárias representam impacto negativo em potencial para a produção animal, comprometendo, muitas vezes, o processo de transformação dos produtos de origem animal, com perdas estimadas em 13,96 bilhões de dólares/ano, sendo mais da metade (U$ 7,10 bilhões) relacionadas somente aos nematoides gastrintestinais. A sensibilidade desses animais a estes parasitas tornou-se grande problema na produção devido a estas …


  • ESTRESSE TÉRMICO NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E POEDEIRAS: IMPACTOS E SOLUÇÕES NUTRICIONAIS

    ESTRESSE TÉRMICO NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E POEDEIRAS: IMPACTOS E SOLUÇÕES NUTRICIONAIS

    Resumo: A avicultura vem passando por grandes transformações no decorrer dos anos, tornando cada vez mais produtiva, sendo garantido pelos avanços nos manejos, controle sanitário e de biosseguridade, avanços na nutrição e melhoramento genético e aplicação de tecnologia que garantiu melhores condições ambientais. Esses avanços permitiu aumentar a produção com o objetivo de atender a demanda de carne de frango …


  • INFLUÊNCIA DO PRÉ-TRATAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA E TIPO DE ADOÇANTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE LICORES DE MANGA (Mangifera indica L.)

    INFLUÊNCIA DO PRÉ-TRATAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA E TIPO DE ADOÇANTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE LICORES DE MANGA (Mangifera indica L.)

    Resumo: A produção de licores de manga visa a exploração de uma fruta já aceita na alimentação da população brasileira, oferta de novos produtos e aproveitamento de excedentes em picos de safra. Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar a influência do pré-tratamento da matéria-prima e tipo de adoçante sobre as características físico-químicas de licores de manga. Para isso, foram desenvolvidas …


  • O PODER ANTIOXIDANTE DE COMPOSTOS FENOLICOS PRESENTE EM ESPÉCIES VEGETAIS E SUA AÇÃO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL

    O PODER ANTIOXIDANTE DE COMPOSTOS FENOLICOS PRESENTE EM ESPÉCIES VEGETAIS E SUA AÇÃO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL

    Resumo: A disfunção endotelial leva a hipertensão arterial, doença que enfrenta complicações em seu tratamento tradicional. O presente estudo busca exibir o efeito positivo que moléculas antioxidantes fenólicas contidas em extratos vegetais exercem sobre a vaso regulação, contribuindo assim para que sejam desvendados novos alimentos funcionais e possíveis fitofármacos. Para tanto foi necessário um estudo sobre o mecanismo de controle …


  • O USO DA LEUCENA NA DIETA DE DIFERENTES ANIMAIS: REVISÃO

    O USO DA LEUCENA NA DIETA DE DIFERENTES ANIMAIS: REVISÃO

    Resumo: A Leucena (Leucaena leucocephala) é uma leguminosa que chega a 5 metros de altura e tem fácil adaptação em regiões de semiárido. Como forrageira, as folhagens e ramos delgados verdes ou fenados desta planta são usados na dieta de ruminantes, pois contém bom aporte de proteína, cálcio, fósforo, minerais e carotenos. Entretanto, o uso da leucena na dieta animal …


  • OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM CEBOLA ROXA (Allium Cepa L.) UTILIZANDO PROCESSO ASSISTIDO POR ULTRASSOM

    OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM CEBOLA ROXA (Allium Cepa L.) UTILIZANDO PROCESSO ASSISTIDO POR ULTRASSOM

    Resumo: A cebola roxa contém significativo conteúdo de compostos fenólicos e a extração desses compostos é interessante para aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica. Nesse sentido, a busca por ferramentas que possam reduzir o tempo e o custo de extração são requisitos necessários. O ultrassom apresenta diversas vantagens em comparação com as tecnologias convencionais, como por exemplo, maior poder de …


  • PEPTÍDEOS BIOATIVOS: OBTENÇÃO E PROPRIEDADES BIOLÓGICAS

    PEPTÍDEOS BIOATIVOS: OBTENÇÃO E PROPRIEDADES BIOLÓGICAS

    Resumo: A crescente procura por uma alimentação mais saudável por parte dos consumidores têm estimulado a produção de estudos para a identificação de compostos que sejam nutricionalmente benéficos à saúde. Nessa perspectiva, surgem os peptídeos bioativos. Esses compostos podem ser derivados de proteínas vegetais e animais e apresentam grande interesse industrial devido às propriedades biológicas, como atividade antioxidante, anti-hipertensiva, antimicrobiana, …


  • PERESKIA ACULEATA MILLER (ORA-PRO-NÓBIS): BENEFÍCIOS À SAÚDE E POTENCIAL PARA USO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

    PERESKIA ACULEATA MILLER (ORA-PRO-NÓBIS): BENEFÍCIOS À SAÚDE E POTENCIAL PARA USO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

    Resumo: Plantas alimentícias não convencionais (PANC) são alimentos com alto potencial nutricional que apresentam consumo local ou regional. Tradicionalmente, não são consumidas pela população em larga escala, exercendo influência na alimentação de populações específicas. Dentre as diversas PANC encontradas no Brasil, destaca-se a Pereskia aculeata Miller, conhecida popularmente como ora-pro-nóbis (OPN). Essa PANC pertence à família Cactacea e foi apelidada …


  • PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E SISTEMA DE DA CULTURA DA CEBOLA: REVISÃO

    PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E SISTEMA DE  DA CULTURA DA CEBOLA: REVISÃO

    Resumo: A cebola está entre as hortaliças mais importantes e produzidas do Brasil. O surgimento de novas tecnologias, como cultivares mais produtivas e técnicas de manejo mais adequadas, modificaram o sistema de produção de cebola ao longo dos anos, possibilitando um melhor aproveitamento da área de cultivo e resultando em ganhos de produtividade. Entretanto, alguns fatores ainda podem limitar seu …


  • PRODUÇÃO DE HIDROMEL POR Saccharomyces cerevisiae (LALVIN RC 212) DE TRIGO (Triticum sp.)

    PRODUÇÃO DE HIDROMEL POR Saccharomyces cerevisiae (LALVIN RC 212)   DE TRIGO (Triticum sp.)

    Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …


  • PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2020/21

    PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2020/21

    Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …


  • PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COOKIES COM FARINHA DA AMÊNDOA DE CHICHÁ.

    PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COOKIES COM FARINHA DA AMÊNDOA DE CHICHÁ.

    Resumo: Amêndoa chichá (Sterculiastriata A. St. Hil e Naudin), conhecida comumente como chichá-do-cerrado e amendoim-do-campo, é uma espécie nativa do Brasil, encontrada nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Tendo em vista o potencial da amêndoa de chichá e a escassez de informações que permitam o aproveitamento adequado dessa amêndoa na dieta humana, objetivou-se neste estudo verificar a viabilidade da …


  • QUALIDADE DE POLPAS MISTAS A BASE DE FRUTAS, HORTALIÇAS E INGREDIENTES FUNCIONAIS

    QUALIDADE DE POLPAS MISTAS A BASE DE FRUTAS, HORTALIÇAS E INGREDIENTES FUNCIONAIS

    Resumo: A transformação das frutas frescas em polpas é impulsionada devido à alta perecibilidade das matérias-primas e é responsável por agregar valor econômico aos frutos, diminuindo desperdícios e perdas, aumentando a vida útil com consequente manutenção da qualidade. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi a elaboração e avaliação da qualidade de formulações de polpas mistas a base de …


  • RESPOSTA FISIOLÓGICA DE DIFERENTES NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM TOMATE MICRO-TOM

    RESPOSTA FISIOLÓGICA DE DIFERENTES NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM TOMATE MICRO-TOM

    Resumo: O tomateiro é uma cultura muito relevante para a economia, com produção mundial de 177.118.248 toneladas/frutos/ano, sendo a China o maior produtor do mundo e o Brasil em 9ª posição. Todavia é uma espécie sensível à seca, que afeta seu desenvolvimento e produtividade. Como resposta, o tomateiro promove alterações fisiológicas buscando atenuar estes efeitos. Assim sendo, é de fundamental …


  • USO DO FRUTA-PÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

    USO DO FRUTA-PÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

    Resumo: Uma tecnologia que pode ser empregada para o aproveitamento do fruta-pão é a extração do amido para utilização como recobrimentos comestíveis em frutas e hortaliças, que visa aumentar a vida útil dos frutos, mantendo suas características de qualidade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho utilizar o amido extraído do fruta-pão como recobrimento comestível em melão ‘pele de sapo’ minimamente …


  • CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA GEOPRÓPOLIS PRODUZIDA POR MELIPONÍNEOS NO BRASIL

    CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA GEOPRÓPOLIS PRODUZIDA POR MELIPONÍNEOS NO BRASIL

    Resumo: A geoprópolis possui potencial medicinal e vem sendo estudada devido à sua complexa composição química. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão da literatura relacionada à Palinologia da geoprópolis, buscando elucidar sobre as possíveis fontes de resinas vegetais para as espécies de abelhas sem ferrão nas cinco regiões brasileiras. A partir de palavras-chave selecionadas, foram encontrados 16 …


  • ALOJAMENTO DE EQUINOS EM ESTABULAÇÃO COLETIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

    ALOJAMENTO DE EQUINOS EM ESTABULAÇÃO COLETIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

    Resumo: O sistema de alojamento de cavalos em estábulos individuais é o mais utilizado devido à facilidade no momento do manejo, além da prevenção de lesões por brigas. Porém, os diferentes sistemas de alojamento disponíveis apresentam inadequações e traz vários problemas para o bem-estar psicológico e fisiológico dos cavalos, visto que são animais sociáveis e necessitam de movimentação. Tendo em …


  • OTIMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DE BOVINOS EM CONFINAMENTO

    OTIMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DE BOVINOS EM CONFINAMENTO

    Resumo: O confinamento de bovinos tem sido uma técnica largamente utilizada no Brasil, uma vez que confere maiores produções por área comparado ao sistema a pasto, o que permite atender à crescente demanda por proteína animal. No entanto, normalmente, animais terminados em confinamento, são oriundos de um ambiente pastoril, logo, quando transferidos para o confinamento, podem ter o bem-estar comprometido. …











Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

    1 Comentário

  1. Rodrigo Silva
    07/12/2021

    Uma visita satisfatoria, superou minhas expectativas, voltarei
    em breve..! Bom Trabalho..!

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!