book-4

Sobre a editora

Um dos grandes objetivos da Agron Food Academy é promover a divulgação científica na área de alimentos. Pensando nisso, a empresa fundou seu braço de editoração de livros científicos.

Conselho editorial

No processo de editoração contamos com profissionais qualificados, buscando a melhor qualidade do conteúdo publicado e respeitando sempre as normas da comunidade científica!

course-5

Chamadas abertas

Capa CTA2

Últimas publicações

DESENVOLVIMENTO DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA COMO SUBSTITUTO DE GORDURA

Resumo: Os consumidores têm procurado cada vez mais adquirir alimentos que de alguma forma possam trazer benefícios à saúde, e as carnes brancas dos peixes vão de encontro a essa nova realidade. Nesta pesquisa objetivou-se desenvolver e determinar a influência da adição de gordura animal e de inulina na composição centesimal de uma mortadela defumada elaborada com surimi de peixe-voador. …

PERCEPÇÃO DE BRASILEIROS AO CONSUMO DE ALIMENTOS À BASE DE INSETOS COMESTÍVEIS

Resumo: O consumo de insetos ou produtos derivados é definido por entomofagia. Os insetos comestíveis são alimentos alternativos que possuem grandes potenciais nutritivos, econômicos e ambientais. Assim, destaca-se a importância de avaliar o conhecimento da população sobre entomofagia, bem como investigar a intenção de consumo de um possível produto alimentar utilizando insetos em sua composição. Este trabalho teve como objetivo …

APLICAÇÃO DO EXTRATO DE MALVAVISCO EM HAMBÚRGUER CAPRINO E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

Resumo: O malvavisco possui um alto teor de compostos bioativos com ação antioxidante, podendo atender a nova demanda do mercado consumidor. Assim, objetivou-se obter extratos a partir das folhas e flores de malvavisco para aplicação em hambúrgueres caprinos e avaliar suas características físico-químicas durante armazenamento refrigerado. Foram elaboradas quatro formulações de hambúrgueres caprinos HC (controle); HE (1% antioxidante sintético – …

PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA

Resumo: A soja é considerada a leguminosa mais consumida no mundo, entretanto, no setor industrial passou a ser explorada para a inclusão na formulação de novos produtos recentemente. Desta forma, o conhecimento prévio sobre o perfil do público-consumidor é um quesito importante antes de desenvolver e inserir um novo produto no mercado. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o perfil …

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO DE PATENTES DE IOGURTE PROBIÓTICO NO MUNDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Resumo: O iogurte probiótico é um alimento bastante atrativo devido suas características sensoriais e as propriedades funcionais, atendendo a todos os públicos. A procura por alimentos saborosos e que apresentam benefícios à saúde do consumidor é uma das prioridades dos consumidores atuais, mais informados e dispostos a pagar um pouco mais para obter um alimento mais saudável. Desse modo, torna-se …

QUALIDADE DE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS: UMA REVISÃO

Resumo: Com uma demanda mundial por alimentos prontos para serem consumidos ou preparados, os produtos hortícolas minimamente processados têm ganhado espaço nas preferências dos consumidores. Por serem práticos e ricos nutricionalmente, esse processamento mínimo é considerado uma opção para agregar valor na produção de frutas e hortaliças, surgindo um novo ramo do setor agroindustrial. O presente trabalho teve como objetivo …

O APROVEITAMENTO INTEGRAL DA MELANCIA (Citrullus lanatus): UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: O Brasil encontra-se no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo, tendo como contraste o aproveitamento integral de alimentos.  Percebe-se o crescente interesse na utilização de partes de vegetais como: cascas, talos, sementes, bagaços e folhas, que geralmente são desprezadas, mas, que recentemente em razão de sua enorme carga orgânica proporcionada e devido ao seu potencial bioativo …

ELABORAÇÃO E ANÁLISE FÍSICA DE SOBREMESA LÁCTEA DO TIPO MOUSSE ADICIONADA DE FARINHA DO RESÍDUO DE FRUTAS

Resumo: O Brasil é um grande produtor de diversos tipos de frutas que são utilizadas em larga escala pelas indústrias, consequentemente, uma quantidade elevada de resíduos orgânicos é gerada. Na maioria das vezes, eles são descartados, embora possuam considerado valor nutricional, como é o caso do maracujá e abacaxi. O que poderia ser minimizado através da sua inserção no processo …

CLASSIFICAÇÃO “NOVA”: UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: As classificações de alimentos e índices gráficos normalmente utilizados para orientar as recomendações dietéticas de uma população têm variado ao longo do tempo. A Roda dos Alimentos e a Pirâmide Alimentar estão entre as de maior destaque. Nos últimos anos, surgiram outras classificações com a proposta de categorizar os alimentos de acordo com o grau de processamento, sendo a …

CINÉTICA DE SECAGEM DAS SEMENTES DE MELANCIA (Citrullus vulgaris)

Resumo: A melancia (Citrullus vulgaris) pertence à família das cucurbitáceas, sendo amplamente cultivada no Brasil. O consumo da fruta está relacionado à sua polpa avermelhada, rica em nutrientes e compostos bioativos. No entanto, a melancia apresenta grandes quantidades de sementes, as quais, possuem alto teor nutricional, demonstrando grande potencial para a obtenção de farinha funcional, e, consequentemente, produção de produtos …

FUTURO E SUSTENTABILIDADE: INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Resumo: : Estudos apontam que nos próximos anos o número de habitantes na terra chegue no mínimo a 9,8 bilhões, ocorrendo assim um aumento na demanda por alimentos devido ao crescimento da população. Em virtude dessa perspectiva, pesquisadores estão em busca de novas alternativas alimentares. O presente trabalho teve como objetivo tratar do levantamento bibliográfico a respeito do conhecimento da …

COLD BREW COMO TENDÊNCIA: PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE IMPACTAM NA COMPOSIÇÃO DA BEBIDA

Resumo: A extração à frio do café origina uma bebida denominada cold brew, com características sensoriais distintas das preparações à quente, dotada de menor amargor, maior suavidade e doçura acentuada. Várias técnicas podem ser empregadas para obtenção dessa bebida, necessitando de períodos de infusão entre 3 e 24h. A técnica empregada e outras variáveis podem influenciar no rendimento total, teor …

ESTUDO DO ENCOLHIMENTO DE CHIPS DE BATATA DOCE PROCESSADOS PELO MÉTODO COMBINADO DE SECAGEM E FRITURA

Resumo: A batata-doce é uma dicotiledônea, pertencente à família botânica Convolvulaceae, gênero Ipomoea e espécie Ipomoea batatas (L.) Lam, possivelmente originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatan, no México, até a Colômbia. Afim de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios em consonância com os avanços industriais, este …

FRUTOS DO CERRADO (Annona crassiflora, Campomanesia cambessedeana, Eugenia dysenterica) E POTENCIAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo: O Cerrado é um dos maiores biomas sul-americanos apresentando uma grande diversidade de frutos pouco explorados economicamente, mas com grande potencial nutritivo e sensorial. Os frutos oriundos desse bioma, como o araticum (Annona crassiflora), a gabiroba (Campomanesia cambessedeana) e a cagaita (Eugenia dysenterica), ainda são consumidos frescos e seus produtos derivados são restritos ao mercado local. A exploração comercial …

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS MISTOS DE ACEROLA E HIBISCO

Resumo: A utilização de polpas de frutas para elaboração de bebidas fermentadas representa uma alternativa para estender a vida de prateleira no pós-colheita, além de agregar valor ao produto. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi acompanhar e avaliar o processo cinético de bebidas alcoólicas fermentadas mistas de acerola e hibisco. Foram elaboradas três formulações (F1, F2 e F3) …

PRODUÇÃO DE PIGMENTOS VERMELHOS E POTENCIAL BIOATIVO DOS EXTRATOS METABÓLICOS DE Penicillium sp. DIRA05 ISOLADO DO BIOMA CAATINGA

Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimeMudanças de hábitos da população visando uma alimentação mais saudável e sustentável tem causado aumento na demanda da indústria alimentícia …

MODELAGEM CINÉTICA DA SECAGEM DE CHIPS DE BATATA DOCE

Resumo: A batata-doce (Ipomoea batatas L.) é um tubérculo perecível em que a expansão da cultura é restringida por falta de alternativas para sua industrialização. No sentido de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de desenvolver técnicas para obtenção de chips de batata doce utilizando-se diferentes processos …

APLICAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS NA CINÉTICA DE SECAGEM DA BARDANA (Arctium lappa)

Resumo: A bardana (Arctium lappa) é uma planta medicinal não convencional, fonte de inulina e compostos bioativos. O alto conteúdo de água das raízes de bardana pode promover a oxidação e degradação dos compostos bioativos presentes, sendo necessário a aplicação de processos de preservação de produtos agroindustriais para prolongar o shelf life deste produto alimentício. Portanto, o presente trabalho tem …

BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS NA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo: As Bactérias Ácido Láticas (BALs) são microrganismos seguros e vastamente utilizados na indústria de alimentos. Seu sistema enzimático é composto por diversos tipos de enzimas proteolíticas, capazes de hidrolisar substratos proteicos e liberar moléculas denominadas de peptídeos bioativos, a partir da estrutura proteica nativa. Além disso, esses microrganismos são capazes de sintetizar bacteriocinas, que são peptídeos antimicrobianos. Os peptídeos …

CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOGÁS ORIUNDO DO BAGAÇO DE MALTE

Resumo: As cervejas artesanais estão ganhando a cada dia mais espaço no mercado. O seu processo produtivo é dividido em várias etapas. A primeira fase é o processo de brassagem. Nessa etapa ocorre a maior geração de resíduos na forma de bagaço de malte. Uma das formas de aproveitamento desse resíduo pode ser na utilização do mesmo para a produção …

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES ENVOLVENDO PROTEASES COM ATIVIDADE COLAGENOLITICA: CONTEXTO MUNDIAL E BRASILEIRO

Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimentos. Dado a importância das colagenases, a inovação tecnológica se faz necessária à coleta e análise de dados por meio …

ECONOMIA CIRCULAR E SEUS DERIVADOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS FOCADO NA TEMÁTICA EMBALAGENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo: Com a instituição da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, cujo objetivo era abordar os fundamentos do desenvolvimento sustentável, promover o avanço da economia sem oferecer riscos às espécies naturais e garantir a capacidade de recuperação da natureza surgiu o conceito de economia circular, o qual confronta a economia linear estruturada pelo sistema capitalista durante a …

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E APLICABILIDADE DA QUITOSANA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo: A quitosana é um polissacarídeo natural e biodegradável derivado do processo de desacetilação da quitina (poli-(1-4)-2-acetamida-2-desoxi-β-D-glicosamina) que é considerada o segundo composto orgânico mais presente na natureza, depois da celulose. Esses polímeros podem ser encontrados em invertebrados e paredes celulares de fungos, principalmente na ordem Mucorales (classe Zygomycetes). A presente revisão sistemática tem como objetivo selecionar e avaliar estudos …

POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ATRAVÉS DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DA AVILCULTURA

Resumo: A avicultura é uma das atividades da agroindústria brasileira que mais cresceram nos últimos 10 anos. Impulsionada pelos mercados emergentes internacionais e pelo aumento do consumo interno, este setor apresenta folga para crescimento com impactos significativos no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entretanto, o aumento da produção avícola também traz como consequências diversos impactos ambientais associados a atividade, dentre …

APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE LICURI PARA PRODUÇÃO DE BIOPRODUTOS VIA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

Resumo: A geração de resíduos agroindustriais e sua má disposição acarretam vários danos ambientais. Como alternativa para o problema, a fermentação em estado sólido (FES) fúngica de resíduos agroindustriais propicia produção enzimática e enriquecimento proteico do resíduo pós fermentação para acréscimo em ração animal, mitigando 100% os danos que o resíduo causaria caso disposto na natureza. Diante disso, teve-se como …

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PDCA: ESTUDO DE CASO NA REDUÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NUMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Resumo: O setor alimentício é responsável por grande volume de geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro. Diante do quadro econômico descrito e do aumento das tecnologias e inovações aliada as maiores exigências dos consumidores e do mercado, o atual setor alimentício globalizado encontra-se muito mais competitivo. Neste contexto, as empresas acabam buscando soluções em métodos e …

PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM QUEIJOS DE COALHO COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE BATALHA, AL

Resumo: Em diversas regiões do Brasil é muito comum a fabricação e comercialização de queijos frescos produzidos a partir de leite cru e de forma predominantemente manual. No estado de Alagoas, o queijo de coalho se destaca como um dos derivados lácteos de maior importância econômica e social, produzido vastamente por pequenos e médios produtores rurais. Apesar do expressivo consumo, …

PRODUÇÃO DE α – AMILASE e AMILOGLUCOSIDASE POR Aspergillus niger A PARTIR DO RESÍDUO DA BATATA INGLESA

Resumo: O objetivo do presente trabalho foi utilizar o resíduo da batata inglesa como substrato da fermentação em estado sólido (FES) pelo fungo Aspergillus niger para a produção das enzimas alfa amilase e amiloglusidase. As fermentações foram conduzidas a 30°C em estufa bacteriológica nas umidades de 35%, 60% e 75%, nos tempos de 48, 72 e 96 horas. Foram realizadas …

PANORAMA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E A CERTIFICAÇÃO GLOBALGAP NO SETOR FRUTICULTOR

Resumo: O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e exportadores de alimentos e, nesse contexto, o setor da fruticultura está em plena evolução. Dentre as frutas que mais geram receitas, pode-se citar mangas, melões, uvas, limões e limas, mamões, melancias e maçãs, representando US$ 227,6, US$ 160,4, US$ 96,1, US$ 93,7, US$ 46,3, US$ 43,9 e US$ 42,6 milhões, respectivamente, …

REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FATORES DE CONTAMINAÇÕES E PREVENÇÕES DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES EM CAMARÕES

Resumo: Desde os primórdios da história o homem busca pela conservação de seus alimentos com afim de garantir a sua qualidade para ser consumido com segurança, logo a demanda por produtos de qualidade e seguros vem aumentando com o passar dos anos. Crustáceos são alimentos bastante consumidos e demandam cuidados em toda cadeia produtiva.  Com o objetivo identificar os fatores …

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJO QUARK ELABORADO COM KEFIR

Resumo: O trabalho em questão teve por objetivo a elaboração de queijo Quark simbiótico utilizando grãos de kefir como cultura starter e adicionado de goma acácia. O queijo foi produzido em quatro tratamentos contendo proporções diferenciadas de goma acácia (0,0 %; 0,1 %; 0,2 %; 0,3 %). Os demais ingredientes foram padronizados: 50 % de leite; 1 % de grãos …

QUAL TIPO DE LEITE VOCÊ CONSOME? UMA MINI-REVISÃO SOBRE AS FRAUDES EM LEITE E OS MÉTODOS DE DETECÇÃO

Resumo: O leite é um alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo. No entanto, dependendo da forma que é comercializado, a prática de adulterar ou fraudar torna-se bastante comum. Porém, tais práticas são consideradas criminosas, pois tendem a enganar os consumidores além de pôr em risco a saúde dos mesmos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma …

ALIMENTOS FUNCIONAIS EM DERIVADOS LÁCTEOS: REVISÃO

Resumo: Os alimentos funcionais são descritos como agentes que oferecem diversos benefícios a saúde e que, aliado ao seu valor nutricional, desempenham papel importante na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas, como diabetes, câncer, dentre outras. As substâncias bioativas encontradas nesses alimentos podem ser divididas nas seguintes categorias: probióticos e prebióticos; nesses alimentos estão dispostos componentes benéficos a saúde …

MISTURA PARA BOLO: AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA

Resumo: Misturas para bolo são preparações constituídas basicamente de açúcar, farinha de trigo, amidos ou féculas, gordura e ingredientes que conferem cor, sabor e aroma, dentre outros aditivos, sendo, portanto, considerado um alimento ultraprocessado. Seu consumo tem aumentado nos últimos anos devido à facilidade e rapidez no preparo e por apresentar um bom custo-benefício, o que acarretou também no aumento …

BATATA DOCE TIPO CHIPS OBTIDOS POR DIFERENTES PROCESSOS DE SECAGEM: ANÁLISES FÍSICAS E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL

Resumo: A necessidade de valorização da cultura da batata doce, aliada ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios naturais, viabiliza estudos que busquem novos processos de beneficiamento, bem como a caracterização precisa dos produtos obtidos, desta forma o objetivo deste trabalho foi analisar a composição centesimal, diferença de cor e crocância por fraturabilidade de chips de batata doce obtidos por diferentes …

ROTULAGEM DE CERVEJAS: UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: A cultura cervejeira demonstrou um elevado crescimento e desenvolvimento tecnológico no século XXI. Em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em Pernambuco, a produção de cervejas artesanais é a maior da região Norte/Nordeste, representada por cerca de 6 milhões de litros por ano. As diferentes composições …

MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS PARA DIFERENCIAÇÃO DE LEITE ORGÂNICO E CONVENCIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: A população mundial se preocupa cada vez mais com o risco de ingerir alimentos que contenham resíduos de agrotóxicos e fármacos veterinários, portanto, há um aumento significativo no consumo de alimentos orgânicos. O leite tem uma importante participação nesse mercado e o aumento da demanda, em conjunto com o alto valor agregado deste produto, o torna suscetível à fraude, …

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Resumo: O monitoramento ambiental é elencado como uma das ferramentas para prevenir a contaminação cruzada microbiológica na indústria de alimentos. Este controle envolve análises periódicas de microrganismos patogênicos e indicadores em pontos previamente mapeados, permitindo evidenciar tendências de desvios que possam ocasionar riscos de contaminação dos alimentos que entram em contato com superfícies contaminadas ou dispersos por correntes de ar …

PERFIL SENSORIAL E ACEITABILIDADE DE NÉCTAR DE LARANJA FABRICADO E COMERCIALIZADO NO ESTADO DE SERGIPE

Resumo: O consumo de sucos e néctares é tendência mundial. A laranja se destaca como o sabor mais consumido entre as bebidas de frutas prontas para consumo. Objetivou-se obter o perfil sensorial e avaliar a aceitação de duas marcas de néctar de laranja comercializados no estado de Sergipe. Para isso, foram adquiridos 2 lotes de 2 marcas de néctares de …

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PIMENTA ROSA (Schinus terebinthifolius Raddi) NAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DE GELEIA DE GOIABA

Resumo: A goiaba é uma fruta com alta qualidade nutricional, considerada fonte de vitaminas, compostos fenólicos e fibras alimentares. Entretanto, ainda há um alto desperdício da fruta, sendo necessário o emprego de técnicas de conservação, dentre elas destaca-se o desenvolvimento de geleias. A aroeira, (Schinus terebinthifolius Raddi) é uma planta que vem sedo utilizada pela sua ação terapêuticas em diversas …

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO POTENCIAL FERMENTATIVO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁCTICAS AUTÓCTONES

Resumo: Produtos lácteos fermentados com Bactérias Ácido Láticas (BAL) autóctones apresentam um excelente potencial para a indústria de alimentos por conservar características regionais nos produtos. Esse experimento foi realizado no laboratório da UFAPE e teve como objetivo, avaliar qualitativamente as BAL isoladas de amostras de leite caprino (C2, C5, C6, C7 e C8. Incialmente foi realizado o isolamento das BAL …

BETALAÍNAS: EXTRAÇÃO E ESTABILIDADE – BREVE REVISÃO

Resumo: A cor é um dos atributos mais perceptíveis nos alimentos, de forma a desempenhar papel relevante no sucesso de um produto alimentício no mercado.  A busca por colorir alimentos de forma a torná-los atraentes levou a indústria a desenvolver uma gama de corantes sintéticos, estes por sua vez são conhecidos atualmente por causarem danos à saúde do consumidor. Com …

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL NA ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS

Resumo: O aproveitamento dos resíduos agroindústrias como fonte de matéria-prima para novas matérias e produtos podem contribuir positivamente para a minimização da poluição ambiental, bem como diminuir os custos de produção e permitir a sua valorização econômica. O presente trabalho, tem por objetivo a utilização do resíduo predominante da indústria cervejeira como ingrediente principal na produção de barras de cereais. …

PERFIL DO GUARANÁ EM PÓ NATURAL E INDUSTRIALIZADO

Resumo: O guaraná predominantemente da região amazônica, é exclusivamente brasileiro e tem valor altamente energético. O pó é produzido a partir de sementes secas e trituradas, moídas ou piladas, sendo utilizado frequentemente em suplementos energéticos, no preparo de bebidas caseiras ou industriais, em virtude das suas propriedades tônicas e estimulantes, com o intuito de levar a reposição energética da cafeína …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE GOIABA PRODUZIDAS POR PEQUENOS PRODUTORES ASSOCIADOS AO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA, PE

Resumo: A produção de polpa de frutas é uma alternativa promissora no processamento de frutos, favorecida por fatores como variedade de matéria-prima, praticidade, além de gerar renda para pequenos produtores. Logo, é essencial garantir que os requisitos básicos de qualidade sejam atendidos. O trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos de polpas de fruta de goiaba, a fim de …

ELABORAÇÃO DO IOGURTE GREGO E DIFERENÇAS PARA O IOGURTE TRADICIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: O iogurte do tipo grego (labneh) é um produto fermentado, produzido pelo processo de eliminação do soro do iogurte através do processo de dessoragem e vem ganhando cada dia mais consumidores em todo o mundo principalmente no Brasil. Essa revisão sistemática teve como objetivos analisar e discutir os dados e informações provenientes de estudos sobre produção e características do …

ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA DE MÉTODOS DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE ZERO LACTOSE

Resumo: A lactose, o principal carboidrato do leite, é formada pela união de uma glicose e uma galactose. A maioria dos mamíferos perde a capacidade de digeri-la por meio da diminuição geneticamente programada da atividade da lactase, que ocorre logo após o desmame, e recebe o nome de hipolactasia. A lactose não hidrolisada alcança o intestino grosso onde serve de …

CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ACIDEZ E PERÓXIDO EM ÓLEOS DE PEIXE

Resumo: Entre os anos de 2005 a 2012, o óleo de peixe encapsulado foi o suplemento alimentar mais consumido na Europa e nos Estados Unidos, em 2020 ocupou a terceira posição. No Brasil, o consumo deste suplemento alimentar ocupa a posição de quarto lugar, atrás dos suplementos vitamínicos e minerais. A suscetibilidade da peroxidação lipídica nos alimentos depende da composição …

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS DE ACEROLA E HIBISCO

Resumo: Fermentado de fruta é a bebida com graduação alcoólica entre 4% e 14% (v/v). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo formular e caracterizar físico-quimicamente as bebidas mistas a partir da polpa de acerola e da infusão do hibisco, antes e após o processo de fermentação. Foram realizadas as seguintes determinações nas amostras obtidas: sólidos solúveis totais, pH, acidez …

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DE CAFÉS ARÁBICA E CONILON

Resumo: O cafeeiro apresenta duas espécies de maior valor econômico: Coffea arabica e canephora. Essa cultura agrícola apresenta exigências devido às condições específicas de cultivo, e a qualidade do produto final é influenciada por fatores genéticos e por operações como armazenamento, processamento e secagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de armazenamento nas características físicas e …

ESTUDO DO TEMPO DE BATIMENTO E USOS DE ADITIVOS NA QUALIDADE DA ESPUMA DE BACURI

Resumo: O bacuri é um fruto que apresenta constituintes nutricionais (sacarídeos, vitaminas e minerais) com valores superiores às encontradas em outras frutas regionais. Acredita-se que as perdas pós-colheita do bacuri ultrapassem 50% da produção. A técnica de secagem em camada de espuma é uma evidência, constituindo-se como um processo simples e que necessita de tempo curto, relacionado a outros métodos …

ACEITAÇÃO SENSORIAL DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA

Resumo: A produção de embutidos de pescado representa uma alternativa promissora para atrair consumidores que hoje buscam alimentos de conveniência com fácil preparo e alto valor nutricional. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a qualidade microbiológica, aceitação sensorial e intenção de compra de uma mortadela elaborada com surimi de peixe-voador adicionada de inulina como redutor de gordura. Os tratamentos foram definidos num …

ELABORAÇÃO DE EXTRATO AROMÁTICO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE CAMARÃO BRANCO

Resumo: A indústria de beneficiamento do camarão gera grande quantidade de resíduos que são verdadeiras fontes de contaminação do meio ambiente, destacando-se os cefalotórax e cascas que são comumente descartados e não aproveitados. Nesta pesquisa objetivou-se a elaboração de extratos a partir de resíduos industriais sólidos de camarão da espécie Litopenaeus vannamei, e através de análises físico-química, microbiológica e sensorial …

PERCEPÇÃO DE PRODUTORES BRASILEIROS DE BOVINOS LEITEIROS SOBRE O IMPACTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO

Resumo: O trabalho visou aprofundar a compreensão da visão de produtores de bovinos leiteiros sobre o conceito de mudanças climáticas e de seus impactos na produção. Foram realizados o levantamento de produtores de gado leiteiro, o convite para participarem da pesquisa, elaboração e divulgação de questionário em plataforma online, e análise e interpretação dos dados. As questões abordaram: i) caracterização …

EFEITO DO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE

Resumo: A zona de conforto térmico dos animais refere-se a uma faixa de temperatura onde não se necessita de mudanças fisiológicas ou comportamental para manter a temperatura corporal, nessa faixa ocorre a maior eficiência produtiva. Assim, objetivou-se avaliar a influência dos fatores climáticos através do Índice de Temperatura Equivalente (ETI) sobre a produção de leite. Os animais experimentais foram vacas …

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CERVEJAS ARTESANAIS COM ADIÇÃO DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus idaeus L.)

Resumo: A cerveja artesanal é um produto de excelente qualidade e de alto valor de mercado, possuindo aromas e sabores diferentes, voltado a um mercado consumidor que busca produtos diferenciados. A adição de novos ingredientes para a obtenção de cervejas pode contribuir com o desenvolvimento do setor, atraindo mais consumidores. A framboesa é um fruto de excelente qualidade nutricional e …

VARIABILIDADE DOS COMPONENTES DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM DIFERENTES HORÁRIOS DE ORDENHA

Resumo: A composição química do leite sofre variações durante a vida produtiva da vaca, podendo ser influenciada por diversos fatores. Dentro deste aspecto, é possível que fatores intrínsecos como o horário de ordenha, esteja ligado às variações encontradas nos componentes do leite. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a variabilidade dos teores de gordura, proteína, sólidos totais e …

VALORAÇÃO ECONÔMICA DE INDICADORES ZOOTÉCNICOS NA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA: REVISÃO

Resumo: Os indicadores zootécnicos refletem o desempenho de uma propriedade, conduzindo possíveis tomadas de decisão, enquanto a valoração desses indicadores permite comparar a importância relativa dos mesmos e priorizar a abordagem dos índices produtivos com maior impacto no lucro. Dessa forma, o objetivo dessa revisão é apresentar o método da valoração econômica de índices zootécnicos como ferramenta de gestão e …

SISTEMA SILVIPASTORIL COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE DO ESTRESSE TÉRMICO EM BOVINOS LEITEIROS: UMA BREVE REVISÃO

Resumo: Os efeitos deletérios ocasionados pelo estresse térmico em vacas leiteiras resultam em modificações fisiológicas e comportamentais, que culminam na redução da produção de leite e no desempenho reprodutivo, o que compromete o potencial econômico das fazendas. O sistema de produção de leite a pasto submete os animais à influência climática do ambiente ao qual estão expostos, os deixando ainda …

SAZONALIDADE DA INFECÇÃO HELMINTICA EM EQUINOS

Resumo: Infecções parasitárias são extremamente importantes em equinos, devido aos prejuízos causados, e tendem a acometê-los durante toda a vida do animal. No entanto, a prevalência de helmintos pode aumentar ou diminuir, nas dependências de fatores climáticos ou susceptibilidade do hospedeiro. Diante disso, a observação da dinâmica sazonal da infecção helmíntica em equinos mantidos a pasto é de extrema importância …

RESISTÊNCIA ANTI-HELMÍNTICA EM EQUINOS

Resumo: Dos fatores que devem ser levados em consideração no quesito sanidade dos equinos, as infecções helmínticas ocupam lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes causados pelos parasitos gastrintestinais. O uso indiscriminado de drogas na tentativa do combate desses parasitos pode levar ao surgimento da resistência anti-helmíntica, que representa um problema crescente na produção animal. Tendo em vista a carência …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE REQUEIJÃO CREMOSO COM POLPA DE FRUTAS

Resumo: Produto típico do Brasil, o requeijão cremoso é o mais consumido no país quando comparado aos outros queijos fundidos. Através desse grande consumo novos mercados do produto com a adição de novos ingredientes em sua composição ganham destaque e espaço. Devido à importância do requeijão cremoso no mercado brasileiro este trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar quanto aos …

RECICLAGEM ANIMAL EM SUAS DIVERSAS CATEGORIAS: REVISÃO

Resumo: Aliado ao crescimento das agroindústrias há a grande preocupação com o aumento das quantidades de resíduos de origem animal produzidos, necessitando estes de uma correta destinação. Devido às suas características intrínsecas, tais resíduos possuem um alto potencial poluidor, onde a sua perecibilidade causaria riscos de transmissão de doenças e de contaminação ambiental. Dessa forma as indústrias devem atuar baseadas …

DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

Resumo: O mercado consumidor procura cada vez mais por alimentos naturais, sustentáveis, ecológicos e que respeitem o bem-estar animal. A alta produtividade requerida nos animais de produção de sistemas convencionais trouxe desvantagens neste quesito. Ao não utilizar agrotóxicos, substâncias tóxicas, fertilizantes químicos e sintéticos, e ao criar animais em sistemas extensivos, os alimentos orgânicos ganham uma demanda cada vez maior. …

A IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E PALINOLÓGICO PARA A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS APÍCOLAS E MELIPONÍCOLAS

Resumo: O estudo florístico e palinológico de uma determinada localidade envolve várias etapas de trabalho de campo e laboratório. A coleta de plantas em floração para confecção de exsicatas e lâminas de microscopia contendo os grãos de pólen dessas plantas é parte essencial para diversas pesquisas. No presente trabalho foi realizada a coleta de plantas do entorno do IFSULDEMINAS – …

IMPACTOS ECONÔMICOS E SANITÁRIOS DA CISTICERCOSE NA BOVINOCULTURA DE CORTE BRASILEIRA: UMA REVISÃO

Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo, título que foi conquistado através do grande esforço e tecnologia depositados para produzir cada vez mais, com qualidade superior. Apesar disso, a bovinocultura de corte ainda está sujeita a uma série de enfermidades que acarretam em grandes perdas produtivas no decorrer da produção, ocasionando em …

IMPACTO DO RESÍDUO DAS LACTONAS MACROCÍCLICAS NOS MICROORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE E NA DECOMPOSIÇÃO DAS FEZES DE BOVINOS

Resumo: Os parasitos influenciam de maneira significativa a bovinocultura no Brasil, sendo a aplicação de endectocidas da família das lactonas macrocíclicas umas das formas mais utilizadas para o controle, porém podem proporcionar contaminação ao ambiente, visto que sua eliminação é principalmente via fezes e urina. as altas concentrações destes fármacos excretadas nas fezes, principalmente nas primeiras semanas pós-tratamento, afetam as …

FUNGOS NEMATÓFAGOS NO CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS DE EQUINOS MANTIDOS À PASTO

Resumo: Os equinos são apontados como sendo um dos animais mais susceptíveis a uma gama de parasitos e podem abrigar várias espécies em um mesmo momento. O parasitismo ocupa lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes da infecção parasitária. Conforme a carga parasitária, os helmintos podem causar desde um pequeno desconforto abdominal, fraqueza, pelagem áspera, retardo de crescimento, hiporexia, anemia, …

USO DE FITOTERAPICOS COM ATIVIDADE ANTI-HELMÍNTICA EM OVINOS

Resumo: As doenças parasitárias representam impacto negativo em potencial para a produção animal, comprometendo, muitas vezes, o processo de transformação dos produtos de origem animal, com perdas estimadas em 13,96 bilhões de dólares/ano, sendo mais da metade (U$ 7,10 bilhões) relacionadas somente aos nematoides gastrintestinais. A sensibilidade desses animais a estes parasitas tornou-se grande problema na produção devido a estas …

ESTRESSE TÉRMICO NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E POEDEIRAS: IMPACTOS E SOLUÇÕES NUTRICIONAIS

Resumo: A avicultura vem passando por grandes transformações no decorrer dos anos, tornando cada vez mais produtiva, sendo garantido pelos avanços nos manejos, controle sanitário e de biosseguridade, avanços na nutrição e melhoramento genético e aplicação de tecnologia que garantiu melhores condições ambientais. Esses avanços permitiu aumentar a produção com o objetivo de atender a demanda de carne de frango …

INFLUÊNCIA DO PRÉ-TRATAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA E TIPO DE ADOÇANTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE LICORES DE MANGA (Mangifera indica L.)

Resumo: A produção de licores de manga visa a exploração de uma fruta já aceita na alimentação da população brasileira, oferta de novos produtos e aproveitamento de excedentes em picos de safra. Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar a influência do pré-tratamento da matéria-prima e tipo de adoçante sobre as características físico-químicas de licores de manga. Para isso, foram desenvolvidas …

O PODER ANTIOXIDANTE DE COMPOSTOS FENOLICOS PRESENTE EM ESPÉCIES VEGETAIS E SUA AÇÃO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL

Resumo: A disfunção endotelial leva a hipertensão arterial, doença que enfrenta complicações em seu tratamento tradicional. O presente estudo busca exibir o efeito positivo que moléculas antioxidantes fenólicas contidas em extratos vegetais exercem sobre a vaso regulação, contribuindo assim para que sejam desvendados novos alimentos funcionais e possíveis fitofármacos. Para tanto foi necessário um estudo sobre o mecanismo de controle …

O USO DA LEUCENA NA DIETA DE DIFERENTES ANIMAIS: REVISÃO

Resumo: A Leucena (Leucaena leucocephala) é uma leguminosa que chega a 5 metros de altura e tem fácil adaptação em regiões de semiárido. Como forrageira, as folhagens e ramos delgados verdes ou fenados desta planta são usados na dieta de ruminantes, pois contém bom aporte de proteína, cálcio, fósforo, minerais e carotenos. Entretanto, o uso da leucena na dieta animal …

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM CEBOLA ROXA (Allium Cepa L.) UTILIZANDO PROCESSO ASSISTIDO POR ULTRASSOM

Resumo: A cebola roxa contém significativo conteúdo de compostos fenólicos e a extração desses compostos é interessante para aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica. Nesse sentido, a busca por ferramentas que possam reduzir o tempo e o custo de extração são requisitos necessários. O ultrassom apresenta diversas vantagens em comparação com as tecnologias convencionais, como por exemplo, maior poder de …

PEPTÍDEOS BIOATIVOS: OBTENÇÃO E PROPRIEDADES BIOLÓGICAS

Resumo: A crescente procura por uma alimentação mais saudável por parte dos consumidores têm estimulado a produção de estudos para a identificação de compostos que sejam nutricionalmente benéficos à saúde. Nessa perspectiva, surgem os peptídeos bioativos. Esses compostos podem ser derivados de proteínas vegetais e animais e apresentam grande interesse industrial devido às propriedades biológicas, como atividade antioxidante, anti-hipertensiva, antimicrobiana, …

PERESKIA ACULEATA MILLER (ORA-PRO-NÓBIS): BENEFÍCIOS À SAÚDE E POTENCIAL PARA USO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Resumo: Plantas alimentícias não convencionais (PANC) são alimentos com alto potencial nutricional que apresentam consumo local ou regional. Tradicionalmente, não são consumidas pela população em larga escala, exercendo influência na alimentação de populações específicas. Dentre as diversas PANC encontradas no Brasil, destaca-se a Pereskia aculeata Miller, conhecida popularmente como ora-pro-nóbis (OPN). Essa PANC pertence à família Cactacea e foi apelidada …

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E SISTEMA DE DA CULTURA DA CEBOLA: REVISÃO

Resumo: A cebola está entre as hortaliças mais importantes e produzidas do Brasil. O surgimento de novas tecnologias, como cultivares mais produtivas e técnicas de manejo mais adequadas, modificaram o sistema de produção de cebola ao longo dos anos, possibilitando um melhor aproveitamento da área de cultivo e resultando em ganhos de produtividade. Entretanto, alguns fatores ainda podem limitar seu …

PRODUÇÃO DE HIDROMEL POR Saccharomyces cerevisiae (LALVIN RC 212) DE TRIGO (Triticum sp.)

Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …

PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2020/21

Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COOKIES COM FARINHA DA AMÊNDOA DE CHICHÁ.

Resumo: Amêndoa chichá (Sterculiastriata A. St. Hil e Naudin), conhecida comumente como chichá-do-cerrado e amendoim-do-campo, é uma espécie nativa do Brasil, encontrada nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Tendo em vista o potencial da amêndoa de chichá e a escassez de informações que permitam o aproveitamento adequado dessa amêndoa na dieta humana, objetivou-se neste estudo verificar a viabilidade da …

QUALIDADE DE POLPAS MISTAS A BASE DE FRUTAS, HORTALIÇAS E INGREDIENTES FUNCIONAIS

Resumo: A transformação das frutas frescas em polpas é impulsionada devido à alta perecibilidade das matérias-primas e é responsável por agregar valor econômico aos frutos, diminuindo desperdícios e perdas, aumentando a vida útil com consequente manutenção da qualidade. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi a elaboração e avaliação da qualidade de formulações de polpas mistas a base de …

RESPOSTA FISIOLÓGICA DE DIFERENTES NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM TOMATE MICRO-TOM

Resumo: O tomateiro é uma cultura muito relevante para a economia, com produção mundial de 177.118.248 toneladas/frutos/ano, sendo a China o maior produtor do mundo e o Brasil em 9ª posição. Todavia é uma espécie sensível à seca, que afeta seu desenvolvimento e produtividade. Como resposta, o tomateiro promove alterações fisiológicas buscando atenuar estes efeitos. Assim sendo, é de fundamental …

USO DO FRUTA-PÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

Resumo: Uma tecnologia que pode ser empregada para o aproveitamento do fruta-pão é a extração do amido para utilização como recobrimentos comestíveis em frutas e hortaliças, que visa aumentar a vida útil dos frutos, mantendo suas características de qualidade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho utilizar o amido extraído do fruta-pão como recobrimento comestível em melão ‘pele de sapo’ minimamente …

CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA GEOPRÓPOLIS PRODUZIDA POR MELIPONÍNEOS NO BRASIL

Resumo: A geoprópolis possui potencial medicinal e vem sendo estudada devido à sua complexa composição química. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão da literatura relacionada à Palinologia da geoprópolis, buscando elucidar sobre as possíveis fontes de resinas vegetais para as espécies de abelhas sem ferrão nas cinco regiões brasileiras. A partir de palavras-chave selecionadas, foram encontrados 16 …

ALOJAMENTO DE EQUINOS EM ESTABULAÇÃO COLETIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Resumo: O sistema de alojamento de cavalos em estábulos individuais é o mais utilizado devido à facilidade no momento do manejo, além da prevenção de lesões por brigas. Porém, os diferentes sistemas de alojamento disponíveis apresentam inadequações e traz vários problemas para o bem-estar psicológico e fisiológico dos cavalos, visto que são animais sociáveis e necessitam de movimentação. Tendo em …

OTIMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DE BOVINOS EM CONFINAMENTO

Resumo: O confinamento de bovinos tem sido uma técnica largamente utilizada no Brasil, uma vez que confere maiores produções por área comparado ao sistema a pasto, o que permite atender à crescente demanda por proteína animal. No entanto, normalmente, animais terminados em confinamento, são oriundos de um ambiente pastoril, logo, quando transferidos para o confinamento, podem ter o bem-estar comprometido. …

COMPONENTES DE VARIÂNCIA PARA A IDADE AO PRIMEIRO PARTO EM SUÍNOS: REVISÃO

Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estimativas de componentes de variância para a idade ao primeiro parto em suínos, enfatizando os efeitos aleatórios utilizados no modelo estatístico e os valores de herdabilidade obtidos para essa característica. Atualmente, há certa escassez relacionada a trabalhos acerca do uso de diferentes efeitos aleatórios na estimação dos componentes de variância para …

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES CATEGORIAS DE AVES CRIADAS EM REGIÃO DE CLIMA QUENTE

Resumo: Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar o comportamento de cinco genótipos de aves criadas em clima quente. O experimento foi realizado no município de Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso. Foram utilizadas 25 aves com cinco genótipos diferentes (linhagem Hisex, galinha poedeira Negra Avifran, Negra Gigante, Carijó e Índio gigante) criadas em sistema Free – range. O registro das …

CONSUMO DE CARNE BOVINA EM BELÉM DO PARÁ: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR EM RELAÇÃO AO BEM-ESTAR DE BOVINOS, DO SISTEMA DE PRODUÇÃO AO ABATE

Resumo: O avanço tecnológico e as exigências dos consumidores em relação ao processo de criação e engorda dos animais de produção tornaram o mercado pecuário ávido por atingirem maiores inovações e melhorias, nem sempre destinando adequado bem-estar aos animais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar se as práticas de manejo animal influenciam no momento de compra da carne bovina, …

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA RELACIONADA A PRODUÇÃO DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS F. FLAVICARPA) NO NORDESTE

Resumo: A fruticultura é um dos principais subsetores da agricultura, tendo em vista que essa atividade consiste em uma ferramenta de captação e distribuição de renda. Objetivou-se com essa pesquisa, apresentar a produção do fruto do maracujá no Nordeste brasileiro, destacando a sua importância para a economia. O trabalho ocorreu através de levantamentos sobre a produção e comercialização do fruto …

FRAUDES EM AZEITE DE OLIVA

Resumo: O azeite de oliva é um produto originado a partir das azeitonas que são frutos da oliveira Olea europaea L. O seu consumo vem aumentando constantemente, tornando o Brasil um dos maiores importadores mundiais de azeite de oliva, sendo que esta não é uma produção típica do país. Em consequência do alto consumo do azeite de oliva e ao …

FERMENTADO DE FRUTA: REVISÃO

Resumo: O Brasil é um importante produtor mundial de frutas, no entanto, o país apresenta altos índices de desperdício, principalmente durante o processo de comercialização, por se tratar de matéria-prima facilmente suscetível à degradação. Frutas, em geral, apresentam características sensoriais adequadas para produção de bebida fermentada e, aliada à necessidade de se ampliar a sua produção e consumo em diversos …

FATORES CLIMÁTICOS NO CULTIVO DA BANANEIRA

Resumo: A banana é cultivada em mais de 130 países, sendo produzidas em regiões tropicais e subtropicais. É considerada uma das frutas mais consumidas no mundo, apresentando aroma e sabor distinto, seu consumo pode ser in natura, processada ou industrializada. É rica em carboidratos, vitaminas A, B, C, minerais, fitoesteróis e compostos antioxidantes. O seu cultivo é economicamente viável, mas …

ESTABILIDADE AERÓBICA DE FARELO DE GLÚTEN DE MILHO ÚMIDO ADITIVADO COM TIMOL

Resumo: A utilização de coprodutos na nutrição animal tem interesse abrangente, desde a redução de custo com alimentos, a não competição por alimentos para humanos, além de aspectos ambientais. Devido a esse fato, o objetivo desse trabalho foi avaliar a estabilidade aeróbica de farelo de glúten úmido aditivado com diferentes doses de timol. Foram utilizadas 5 doses de timol (D1 …

COMPOSIÇÃO BIOATIVA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DO NONI: REVISÃO

Resumo: Noni (Morinda citrifolia L., família Rubiaceae) produz fruto semelhante ao das espécies de Annonaceae. É cultivado em muitos países como cultura alimentar. No Brasil, o fruto é ainda pouco conhecido, sendo consumido na forma in natura ou quando destinado ao processamento agroindustrial. Tem sido apontado como fruto de grande expressão socioeconômica no mundo devido a sua composição química diferenciada …

LIMITAÇÕES E OPORTUNIDADES NO DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DO CÔCO BABAÇU

Resumo: A cadeia produtiva do babaçu se destaca no extrativismo vegetal no Brasil, em decorrência da área de abrangência, 13 a 18 milhões de hectares em 279 municípios, bem como das inúmeras potencialidades e atividades econômicas que podem ser desenvolvidas por meio dela. Apesar de todo potencial apresentado, o coco babaçu ainda é pouco explorado, por não apresentar uma cadeia …

CADEIAS PRODUTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROENERGIA NO NORTE DO BRASIL: LIMITANTES E PERSPECTIVAS FUTURAS

Resumo: Embora a região norte do Brasil seja menos desenvolvida socioeconomicamente em relação às demais regiões devido à falta de investimentos governamentais, pode-se afirmar que, a mesma vem se destacando significativamente na produção agrícola brasileira ao longo dos últimos anos. Entre as principais culturas cultivadas no território, destaca-se, em especial, a produção de soja. Essa expansão agrícola regional é beneficiada …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE DOCE ELABORADO COM TOMATE E MAÇÃ SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR

Resumo: A região do Centro-Oeste possui uma forte agricultura de tomateiros, onde o tomate é bastante consumido. Estudos atuais indicam que o tomate é rico em carotenoides e esses auxiliam na prevenção de doenças crônicas, entre outras. Foram analisadas três formulações de doce de maçã com tomate sem adição de açúcar, sendo identificadas como F1, F2 e F3, utilizando, respectivamente, …

AVALIAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS NO CAULE, FOLHA E FRUTO “ORA-PRO-NOBIS” (Pereskia aculeata Miller)

Resumo: Pereskia aculeata Miller é uma trepadeira arbustiva popularmente conhecida como “ora-pro-nobis. Na medicina tradicional, as folhas são utilizadas como anti-inflamatórias cicatrizantes e emolientes. O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial de compostos fenólicos do caule, folha e fruto da Pereskia aculeata Miller. O caule e folhas foram lavados e secos em estufa de circulação a 60º, ±2ºC, e …

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE CULTIVARES DE SOJA NO VALE DO PARANAPANEMA PAULISTA, SAFRA 2020/2021.

Resumo: Realizou-se a avaliação agronômica de diferentes cultivares de soja nos Municípios de Assis, Cândido Mota e Palmital, localizados no Estado de São Paulo, obtidos na safra 2020/2021. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com 20 cultivares e 4 repetições por ensaio, sendo que as médias foram agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. …

ADIÇÃO DE FRUTAS NA PRODUÇÃO DE CERVEJA: REVISÃO

Resumo: A cerveja, apreciada por muitos e ganhando cada vez mais consumidores, é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. O constante e exponencial crescimento deste mercado, juntamente com a busca por produtos diferenciados, faz com que a cerveja seja produzida com além de seus quatro ingredientes básicos. As frutas são alimentos ricos nutricionalmente, possuem cores, aromas, texturas e sabores …

APROVEITAMENTO TECNOLOGICO DE PARTES NÃO CONVENCIONAIS DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Resumo: Um dos principais problemas relacionados a produção de alimentos, é a quantidade de resíduos orgânicos que são gerados devido as suas operações. Grandes percas dos produtos de origem vegetal se dão devido não utilizar integramente os produtos, sendo que o Brasil está entre as 10 nações que mais desperdiçam alimentos. O acumulo desses resíduos vem trazendo grandes impactos negativos …

ANALYSIS OF THE PACKAGING LABELS OF CREAM CRACKER ADDED WITH CASHEW NUTS

Abstract: The objective of this work was to analyze packaging labels of cream crackers added with cashew nut flour, using the information contained on the label (low saturated fat content; source of unsaturated fats; no addition of trans-fats). An online questionnaire was applied, aimed at the adult population of the city of Fortaleza, State of Ceará of both sexes. The …

USO DE AGENTES DE PRÉ-TRATAMENTO NA AGRICULTURA: UMA REVISÃO

Resumo: A germinação de sementes e a emissão da parte aérea (PA) são etapas determinantes para o desenvolvimento bem-sucedido de uma planta. Contudo, uma ampla gama de estresses ambientais, tais como salinidade, inundações, seca, extremos de temperatura, metais pesados, etc, impactam o crescimento e causam perdas de safras em todo o mundo. Neste sentido o condicionamento pré-semeadura pode garantir a …

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO DÉFICIT HÍDRICO NO METABOLISMO DA SACAROSE EM FRUTOS DE TOMATEIRO

Resumo: O tomateiro (Solanum lycopersicum) é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e corresponde a um ótimo modelo biológico para o desenvolvimento de frutos carnosos. Pesquisas verificaram que o déficit hídrico possibilita o acúmulo de açucares solúveis no tomate. As enzimas metabolizadoras da sacarose desempenham atividades essenciais no metabolismo de açucares nos frutos e, devido à base restrita de …

TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA O PROCESSAMENTO DE PESCADO: REVISÃO

Resumo: O consumo de produtos oriundos da piscicultura tem crescido consideravelmente, e tende a aumentar nas próximas décadas, tanto pela demanda do consumidor, como pelas inovações tecnológicas que a mesma vem passando, principalmente nas técnicas de processamento para desenvolvimento de produtos práticos e convenientes. Com isso, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca das tecnologias emergentes …

SORO DO LEITE: QUALIDADE NUTRICIONAL, TÉCNICO-FUNCIONALIDADE E POTENCIAL BIOLÓGICO

Resumo: O soro do leite é obtido majoritariamente a partir da produção de queijos. É um coproduto de elevada importância nos laticínios, devido ao elevado volume produzido, atraente qualidade nutricional e inúmeras funcionalidades. Dentre as potenciais aplicações destaca-se a utilização como ingrediente em formulações de diversos alimentos, visando melhorar as propriedades técnico-funcionais dos produtos elaborados como: solubilidade, capacidade de retenção …

SORO DO LEITE DE CABRA: IMPORTÂNCIA PARA O PEQUENO PRODUTOR

Resumo: No Brasil, o leite de cabra possui grande importância econômica e social, oferecendo vantagem competitiva em relação ao leite de vaca pela sua melhor digestibilidade. Grande parte do leite é destinada para produção de queijo, sendo muitos desses queijos elaborados por pequenos produtores, de forma artesanal. A produção de queijo gera uma grande quantidade de soro, que comumente é …

QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE SORVETE SABOR CAJÁ COM SUBSTITUIÇÃO DO AÇÚCAR POR MEL

Resumo: Consumidos mundialmente os sorvetes são produtos alimentícios obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes. O mel é um alimento biológico de grande valor nutricional e o cajá é um fruto extremamente aromático e rico em carotenoides. Diante …

PROCESSAMENTO DE QUEIJO PRÉ-COZIDO MATURADO

Resumo: O queijo pré-cozido é uma inovação tecnológica do queijo de coalho tradicional, comumente encontrado na região do Alto Sertão Sergipano. A maturação de queijos consiste na transformação das suas características, oferecendo novos atributos sensoriais bastante distintos. Este estudo objetivou parametrizar as condições de produção de um queijo pré-cozido maturado, a partir de condições de processamento pré-estabelecidas. Além do desenvolvimento …

PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO E FATORES QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO DE CARNE OVINA E SEUS DERIVADOS: UMA REVISÃO

Resumo: A cadeia produtiva ovina desempenha importante papel socioeconômico para o Brasil. O conhecimento dos aspectos do consumo de carne e de seus derivados, bem como o delineamento do perfil dos consumidores, torna-se relevante para o desenvolvimento desta atividade. Dessa forma, este trabalho objetivou analisar o perfil dos consumidores brasileiros e os fatores que influenciam o consumo da carne ovina …

PERFIL DE CONSUMO DE PRODUTOS À BASE DE PESCADO

Resumo: O pescado é considerado um alimento de alto poder nutricional, especialmente como fonte de proteínas, no entanto, este tem muita susceptibilidade ao desenvolvimento e ação de micro-organismos deteriorantes, que usufruem das suas características intrínsecas, como a alta atividade de água, a baixa acidez e a oxidação. Como alternativa de contornar esta situação e promover o alto, diversificado e seguro …

MACRO E MICROMINERAIS EM GADO DE CORTE E LEITE, SUÍNOS E AVES DE CORTE E POSTURA

Resumo: Dentre as substâncias que os animais necessitam para um bom funcionamento do organismo, têm-se os minerais, que estão envolvidos com funções importantes e podem ser divididos em macro e micronutrientes. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as principais funções de cada macro e micromineral no organismo de bovinos de corte e leite, suínos e aves de corte e …

INCLUSÃO DE LEVEDURAS E SEUS COMPONENTES EM DIETAS DE ANIMAIS NÃO-RUMINANTES

Resumo: Devido ao seu perfil nutricional, as leveduras passaram a ganhar atenção não somente na nutrição humana como também animal. A levedura apresenta teores de proteína bruta considerados elevados, com excelente balanço de aminoácidos essenciais, sendo considerada uma ótima fonte proteica de origem microbiana. Além disso, as leveduras podem ser classificadas também como um alimento funcional, pois são ricas em …

EFEITO DA FIBRA ALIMENTAR SOBRE O DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS MORFO-HISTOLÓGICAS DA MUCOSA INTESTINAL DE COELHOS

Resumo: Embora pouco explorada comercialmente, a cunicultura apresenta indícios de ser uma atividade com grande potencial de expansão, fazendo-se necessária a adoção de novas estratégias que viabilizam uma melhora na produção. Por ser um herbívoro de ceco funcional, a anatomia digestória do coelho permite um bom aproveitamento de volumosos de baixo custo, como hortaliças e forrageiras desidratadas, e em termos …

MICROBIOTA E A RELAÇÃO COM IMUNIDADE E ÍNDICES DE DESEMPENHO EM SUÍNOS: REVISÃO

Resumo: O trato gastrointestinal (TGI) dos mamíferos contém uma comunidade microbiana complexa que afeta aspectos da saúde, do desenvolvimento e até mesmo comportamentais nos animais. O estabelecimento destes microrganismos no início da vida tem consequências à longo prazo no estado de saúde do animal, sendo demonstrado até a vida adulta. A cooperação adequada entre os microrganismos gastrointestinais e o hospedeiro …

MISTURA MINERAL OU CLORETO DE SÓDIO EM SUPLEMENTOS PARA BOVINOS DE CORTE NA TERMINAÇÃO EM PASTEJO

Resumo: Aventa-se a hipótese de que a substituição da mistura mineral por cloreto de sódio nos suplementos de baixo consumo não influencie o desempenho dos animais e a rentabilidade do sistema de produção. Objetivou-se avaliar o desempenho, a rentabilidade e as características de carcaça de bovinos em terminação, alimentados com suplementos contendo cloreto de sódio ou mistura mineral na composição. …

PRINCIPAIS DESAFIOS QUE AFETAM A SAÚDE INTESTINAL DAS AVES

Resumo: O trato gastrointestinal das aves é colonizado por microrganismos benéficos e maléficos, vivendo de maneira comensal. As bactérias benéficas influenciam positivamente a integridade intestinal, funcionalidade da barreira de proteção, resposta imunológica, digestão e absorção dos nutrientes. As bactérias maléficas causadoras de enterites nas aves são: Clostridium colinum (enterite ulcerativa), Clostridium perfringens (enterite necrótica), Campylobacter jejuni e Campylobacter coli (enterite …

RAÇA E SEXO: EFEITOS NO DESEMPENHO DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO

Resumo: Com o avanço das pesquisas voltadas a tecnologia da carne e buscando melhorar o ganho de peso dos animais, tem-se utilizado sistemas de criação alternativos. Dentre esses, está o confinamento, usado principalmente na fase de terminação de bovinos de corte. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a influência da composição racial e sexo sobre o desempenho de bovinos em confinamento. O …

RELAÇÃO DO BEM-ESTAR E A SANIDADE NA AVICULTURA

Resumo: A cadeia avícola compreende várias fases, desde sua origem, ainda nas granjas, até a chegada ao comércio e à casa dos consumidores. Visto que o bem-estar animal é uma preocupação e um tema falado nos últimos tempos. Consumidores estão cada vez mais exigentes, preocupam com a segurança alimentar e exigem que os animais de produção sejam criados em sistemas …

ESTUDO DE REVISÂO DE LITERATURA DO 5-HIDROXIMETILFURUFURAL EM MEL

Resumo: O 5-hidroximetilfurufural (HMF) está presente no mel devido à decomposição da frutose e glicose. Sendo que a sua quantidade varia conforme as práticas de apicultura e sua vida de prateleira. As legislações estabelecem um limite que vária de 40 a 80 mg/kg, dependendo da origem geográfica do mel. Existe um interesse em Saúde Pública em estudar o HMF devido …

INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Resumo: A entomofagia, isto é, a prática de comer insetos, não é um hábito recente para alguns povos. No entanto, o interesse pelo seu consumo ao redor do mundo tem aumentado nos últimos anos devido ao seu elevado valor nutricional, potenciais benefícios à saúde e baixo impacto ambiental. Além disso, a busca pela segurança alimentar tem motivado as pesquisas para …

MATURAÇÃO DE QUEIJO DE COALHO COM VINHOS

Resumo: O queijo de coalho é derivado tradicionalmente do leite de vaca, com potencial socioeconômico promissor no Nordeste, podendo ser empregadas tecnologias para melhorar e/ou acentuar suas características sensoriais de forma a agregar valor ao produto. O objetivo deste trabalho foi maturar queijos de coalho, provenientes da agroindústria laticinista do Alto Sertão Sergipano, em vinhos, e avaliar suas caraterísticas físico-químicas …

PANORAMA DE EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA ENTRE 2016 e 2020

Resumo: A suinocultura brasileira representa um percentual importante para a exportação mundial de carnes, estando em 4º colocado entre os maiores exportadores, além de gerar renda e reverberar no crescimento do país. Assim, objetivou-se com este trabalho realizar um estudo retrospectivo dos índices de exportação da carne suína originária do Brasil entre os anos de 2016 e 2020. Para tanto, …

COMO O MANEJO DAS PLANTAS DANINHAS IMPACTA O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE POMARES JOVENS DE LIMA ÁCIDA TAHITI

Resumo: Apesar da importância comercial da lima ácida Tahiti, ainda são poucas as pesquisas a respeito de práticas de cultivo, sobretudo sobre o manejo das plantas daninhas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito contínuo da convivência com as plantas daninhas ou de adoção do manejo químico ou mecânico das plantas daninhas sobre o desenvolvimento vegetativo de um …

BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA INCLUSÃO DE MICROALGAS NA ALIMENTAÇÃO DE NÃO-RUMINANTES

Resumo: As microalgas são constituintes importantes de muitos ecossistemas, respondendo por mais da metade da produção primária total na base da cadeia alimentar mundial. Suas características levaram ao desenvolvimento de pesquisas constantes sobre o uso dessa biomassa para alimentação humana e animal. Na busca por fontes alternativas na nutrição animal, as microalgas começaram a ser exploradas, ganhando espaço na produção …

AVALIAÇÃO VISUAL DE BOVINOS DE CORTE: REVISÃO

Resumo: O biotipo satisfatório para a produção de carne são animais com estrutura óssea, musculatura e comprimento corporal desenvolvidos, estas características auxiliam no potencial para deposição de músculos. A avaliação morfológica dos bovinos de corte contribui na seleção de animais mais produtivos ou na formação de lotes em função do sistema de produção. A seleção de animais para as características …

ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS NA DIETA DE CÃES E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DA RETINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo: Ácidos graxos poliinsaturados desempenham importante papel, tanto no desenvolvimento quanto na saúde da retina dos cães. O objetivo dessa revisão de literatura foi entender como os ácidos graxos da dieta podem impactar na saúde da retina de cães. A busca de artigos foi feita nas bases Web of Science, Scopus e Pubmed utilizando o método PICO (População; Interesse e …

AÇÃO CICATRIZANTE DA INFUSÃO DE FOLHAS DE PATA-DE-VACA (Bauhinia forficata) SOBRE FERIDA ORTOPÉDICA EM BOVINO DE LEITE

Resumo: As feridas cutâneas comprometem a produção de bovinos de leite, além de gerar gastos financeiros com fármacos convencionais que nem sempre são suficientes para a cura. Alternativamente, a fitoterapia pode ser útil pela presença de compostos ativos, além de geralmente ter menor custo, destacando-se a planta “pata-de-vaca” (Bauhinia forficata, BAUH), popularmente usada por sua ação cicatrizante. O presente trabalho …

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO NA TÉCNICA DO INSETO ESTÉRIL

Resumo: A Técnica do Inseto Estéril (TIE) utiliza métodos que permitem o emprego de uma espécie predadora para o controle da praga alvo. Para tanto, ocorre a multiplicação em massa de determinada praga em meio artificial, esterilização e liberação dos insetos tratados em dado ambiente. Desta forma, ao cruzarem com indivíduos selvagens se obtém gerações estéreis comprometendo o potencial produtivo …

MÉTODOS DE CONTROLE NO MANEJO DE CYPERUS ROTUNDUS NA HORTICULTURA

Resumo: Cyperus rotundus L. apresenta-se entre as plantas daninhas mais invasivas e de difícil manejo no mundo, podendo causar grandes perdas em áreas agrícolas. A presente revisão busca apresentar as características reprodutivas e de adaptação ecofisiológica de C. rotundus e as práticas recomendadas para o manejo da espécie na horticultura. A sua forma de propagação, principalmente vegetativa via tubérculos, é …

BIOLOGIA E MANEJO DE Eleusine indica

Resumo: O capim pé-de-galinha, Eleusine indica (L.) é uma gramínea C4 anual que se desenvolve espontaneamente em todo o território brasileiro. Essa espécie está entre as gramíneas mais problemáticas do mundo, tendo registro em 60 países em mais de 50 tipos de cultura. Para essa espécie existem relatos de resistência em 12 países, sendo primeiro caso no Brasil em 2003 …

EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE POMARES JOVENS DE LIMA ÁCIDA TAHITI EM RESPOSTA AO MANEJO DE PLANTAS DANINHAS

Resumo: Apesar da importância comercial da lima ácida Tahiti, ainda são poucas as pesquisas a respeito de práticas de cultivo, sobretudo sobre o manejo das plantas daninhas. , o objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito do tempo de convivência com as plantas daninhas e de adoção do manejo químico ou mecânico das plantas daninhas sobre os componentes da …

EFEITO DOS ELEMENTOS MINERAIS A EFICIÊNCIA DE HERBICIDAS EM PLANTAS

Resumo: A mistura de tanque com a utilizando adubos foliares e herbicidas atualmente é liberada no Brasil sendo comum para as maiores da cultura, trazendo como principais vantagens um custo reduzido e uma menor compactação no solo. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica apresentado alguns resultados encontrados na literatura para os principais ingredientes ativos (glifosato, …

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NAS BRÁSSICAS: REVISÃO

Resumo: As brássicas são hortaliças de grande importância econômica e na alimentação humana saudável, sendo rica em antioxidantes, ácido fólico, ferro, fibras, vitaminas A, B, C, E, K e zinco. Entretanto, a qualidade e a produtividade das brássicas podem ser prejudicadas pela convivência com plantas daninhas durante o período de crescimento e desenvolvimento da cultura, pois estas competem com luz, …

GRAU DE INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS

Resumo: Plantas daninhas é toda espécie que cresce em local indesejado que interfira no interesse humano e do meio ambiente. Existem relatos de plantas daninha em parábola bíblica, onde se faz a separação do joio e do trigo, em que é prejudicial as culturas utilizadas na alimentação humana, sendo um dos problemas mais antigo da humanidade. Na atualidade, mesmo com …

FATORES DE INFLUÊNCIA NA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E PEGAMENTO DE FRUTOS EM FRUTÍFERAS

Resumo: O objetivo do presente estudo foi buscar, através da consulta em periódicos, os fatores que levam a essa condição, bem como os impactos que podem causar em floração, frutificação e produtividade. A busca de informações foi realizada a partir da consulta de artigos científicos, indexados nas bases Scielo, Web of Science, Scopus e Periódicos Capes, e de acordo com …

EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA E ANÁLISE DOS PERFIS HEMAGLUTINANTE E ANTICOAGULANTE COM SANGUE HUMANO “O” POSITIVO, DE FRUTOS DA CASTANHOLA (TERMINALIA CATAPPA LINN.)

Resumo: Nos cotilédones de algumas sementes podem conter proteínas com atividades biológicas específicas, como as lectinas que são capazes de aglutinar eritrócitos, ou inibidores de proteases que agem anticoagulantes naturais que regulam a atividade de proteases. Assim, este trabalho teve por objetivo realizar a extração das proteínas presentes nos cotilédones da semente da castanhola em pHs diferenciados, além de verificar …

APLICAÇÃO FOLIAR DE HIDRÓXIDO DE COBRE, ESCURECIMENTO DE FRUTOS E ºBRIX DOS FRUTOS DE ATEMOIA

Resumo: Atemoia (Annona x atemoya Mabb.) produz fruto de interesse econômico com sabor doce e agradável. Antracnose, principal doença provocada por fungo, Colletotrichum, causa perda na produção de fruto de atemoia, sendo controlada com fungicida a base de cobre. O elemento pode causar escurecimento da casca do fruto e mesmo sem perda da doçura, provocar sua desvalorização em até 40%. …

EVOLUÇÃO DA FISIOLOGIA VEGETAL SEGUNDO CHARLES DARWIN: REVISÃO

Resumo: Charles Darwin dedicou mais de 20 anos de sua vida a uma variedade de investigações em plantas superiores (angiospermas). Foi implicitamente assumido que estes estudos nas áreas de botânica descritiva e experimental fisiologia vegetal foram realizadas para corroborar seu princípio de descida com modificação. No entanto, seu filho, Francis Darwin, que era biólogo vegetal profissional, apontou que os interesses …

ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO E ARMAZENAMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CRAMBE

Resumo: Com o estímulo à produção e ao uso de biodiesel, o crambe representa uma das melhores opções para o fornecimento de matéria-prima para o setor, uma vez que contém valores expressivos de óleo em suas sementes. Entretanto, há carência de informações quanto a produção de sementes de qualidade. Objetivou-se avaliar o efeito de estádios de maturação e períodos de …

CONTROLE HORMONAL NO ENRAIZAMENTO E BROTAÇÃO ADVENTÍCIA: REVISÃO

Resumo: O desenvolvimento de raízes e brotos adventícios é influenciado pelo balanço hormonal. A diferenciação radicular e aérea é influenciada direta ou indiretamente por um grupo de hormônios que são responsáveis por diversos processos metabólicos e fisiológicos, sendo eles as auxinas, citocininas, giberelinas, etileno e ácido abscísico. Como eles são afetados por diferentes fatores, como espécies e concentrações, o entendimento …

COMPARAÇÕES DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICOS SANITÁRIAS DE HORTIFRÚTIS DE FEIRAS LIVRES DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: As feiras livres são um veículo de comercialização de grande relevância social, onde possibilita a negociação direta entre os feirantes versus consumidor, com produtos in natura, sendo estes tanto de origem vegetal, quanto animal. Visto que a manipulação inadequada dos alimentos é um dos maiores problemas causadores das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Foram encontrados diversos problemas, tais como: …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA, BÍOQUIMICA E MICROBIOLÓGICA DA PITAYA VERMELHA (Hylocereus costaricensis) MINIMAMENTE PROCESSADA ARMAZENADA SOB REFRIGERAÇÃO

Resumo: A partir do processamento mínimo notou-se um aumento no consumo de frutas e hortaliças devido à praticidade de serem prontas para o consumo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi à caracterização física, química, bioquímica e microbiológica da pitaya vermelha (Hylocereus costaricensis) minimamente processada armazenada sob refrigeração. As frutas foram obtidas de uma propriedade localizada na cidade de Marília/SP, …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DE GRÃOS DE CAFEEIROS ENXERTADOS EM APOATÃ IAC 2258

Resumo: A enxertia de cultivares de Coffea arabica L sobre Coffea canephora Pierre ex Froehn é uma alternativa para viabilizar o cultivo de cafeiros em áreas infestadas com nematoides. Entretanto, essa técnica também promove melhor desenvolvimento do sistema radicular das plantas, refletindo no crescimento da parte aérea e na eficiência na absorção de nutrientes do solo. O objetivo desse trabalho …

AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DE MELÃO AMARELO MINIMAMENTE PROCESSADO SOB DIFERENTES RECOBRIMENTOS COMESTÍVEIS

Resumo: As frutas e hortaliças, a exemplo o melão, têm sido usadas em novos processos tecnológicos, sendo algumas dessas novas tendências em âmbito mundial, como, por exemplo, o crescente consumo de vegetais minimamente processados. O objetivo deste trabalho foi avaliar a qualidade do melão amarelo minimamente processado submetido a diferentes recobrimentos a base de quitosana, amido e cálcio. Os seguintes …

ARMAZENAMENTO REFRIGERADO COMO FORMA DE PROLONGAR A VIDA ÚTIL DE BULBOS DE CEBOLA: REVISÃO

Resumo: A produção de cebola é sazonal, mas o seu consumo ocorre durante o ano inteiro, sendo necessário condições adequadas de armazenamento para reduzir as perdas e manter a qualidade dos bulbos até sua comercialização. Os bulbos de cebola são considerados de alta perecibilidade, devido a fatores fisiológicos, como respiração e brotação, além da ocorrência do ataque de patógenos. Durante …

ROCHAGEM: PRINCÍPIOS E RESULTADOS DA TÉCNICA COMO CORRETIVO

Resumo: A agricultura emprega grande volume de fertilizantes para atingir elevados patamares de produtividade. No Brasil os fertilizantes solúveis configuram a principal fonte nutricional empregada. Estes fertilizantes apresentam rápida disponibilização de nutrientes e alto custo. Tais características tornam o país dependente da importação de fertilizantes e elevam o custo de produção, representando uma vulnerabilidade para o setor. Tal fato impulsiona …

PRODUTOS PLANT BASED: DEMANDA, DESAFIOS E TENDÊNCIAS

Resumo: Nos últimos anos, a indústria de alimentos vem sofrendo intensas modificações com o desenvolvimento de novos produtos, alterações de formulações, adaptações tecnológicas e criação de novas estratégias comerciais, sendo que grande parte dessas alterações se devem as mudanças nos hábitos alimentares dos consumidores norteado pelas tendências do mercado. Aliado a esses fatores, é notório o crescimento dos indivíduos que …

SUPLEMENTAÇÃO ALIMENTAR PARA BOVINOS DE CORTE

Resumo: A pecuária na economia brasileira é de suma importância devido à exportação da carne bovina e da participação no PIB (produto interno bruto) do país. Para que haja uma oferta satisfatória frente ao exigente mercado, pecuaristas lançam mão de alternativas para aumentar a produtividade. Destas, destaca-se a suplementação, pois a nutrição é um dos pilares da pecuária, sendo um …

SISTEMAS DE ALIMENTAÇÃO DE PRECISÃO PARA SUÍNOS

Resumo: Despesas com alimentação representam cerca de 80% do custo total em sistemas de produção de suínos. As dietas nesses sistemas são convencionadas para atender exigências nutricionais médias da população e maximizar respostas produtivas. Esse tipo de estimativa nutricional pode gerar fornecimentos nutricionais excessivos, aumentando a excreção de nutrientes e os custos. Nesse sentido, essa revisão de literatura tem como …

SUPLEMENTAÇÃO NA ÉPOCA DAS ÁGUAS: REVISÃO

Resumo: A bovinocultura de corte brasileira apresenta enorme potencial de produção de proteína animal, em função das características climáticas e extensão territorial. A maior parte dos bovinos são criados a pasto, sendo as forrageiras a principal fonte de alimentação para ruminantes. A época das águas proporciona condições para o desenvolvimento e boa composição bromatológica das forrageiras. No entanto, bovinos consumindo …

EFEITOS DOS ÁCIDOS GRAXOS TRANS NA SAÚDE

Resumo: O ser humano sempre consumiu alimentos que continham ácidos graxos trans. No passado as fontes eram apenas as carnes, leite e produtos derivados de animais ruminantes, porém a partir da industrialização dos alimentos, em especial com o desenvolvimento da hidrogenação parcial dos óleos vegetais e a mudança nos padrões alimentares, seu consumo teve um aumento. Ácidos graxos trans causam …

EFEITOS DA COVID-19 SOBRE A PRODUÇÃO E COMERCIALIZAÇÃO DE OVOS DE GALINHA EM BOA VISTA-RR

Resumo: O SARS-CoV-2, causador da COVID-19, rapidamente se espalhou da cidade de Wuhan (China) para diversos países, causando perdas humanas e econômicas. Um dos setores afetados pela pandemia causada por esse vírus foi a avicultura de postura e, mesmo com a alta dos preços das proteínas, o ovo vem se destacando em meio às carnes. Neste trabalho, analisou-se o efeito …

EFEITO DO ULTRASSOM NO PROCESSAMENTO DE IOGURTE: REVISÃO

Resumo: Iogurte é um tipo de leite fermentado que apresenta uma elevada produção sendo comercializado mundialmente. Isso se deve ao elevado valor nutricional e as favoráveis características sensoriais que resultam em alta aceitabilidade. Durante o processamento, diversas etapas são aplicadas visando a obtenção de um produto de qualidade, como a padronização da mistura láctea, homogeneização, tratamento térmico, adição das culturas …

CONTEXTUALIZAÇÃO INTERGERACIONAL QUANTO AOS HÁBITOS DE CONSUMO E À DECISÃO DE COMPRA DE LEITES

Resumo: Leite e derivados são indispensáveis para a dieta humana devido à riqueza em nutrientes essenciais à saúde e longevidade nas diferentes fases da vida. O uso de conceitos Tecnológicos vem permitindo a transformação do leite em diversos tipos de produtos, justificando sua presença na mesa de diferentes gerações temporais coexistentes no Brasil. O consumo destes está diretamente associado a …

APLICAÇÃO DA TECNOLOGIA 3D EM ALIMENTOS DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

Resumo: Conhecida popularmente como impressão 3D e o termo bastante mencionado nos meios de comunicação, a prototipagem rápida ou manufatura aditiva é uma tecnologia cuja finalidade inicial era a criação de maquetes e protótipos industriais, mas que com o passar dos anos também visou quebrar paradigmas em outros setores, como no setor alimentício. Estima-se que nos próximos 30 anos, os …

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DO LEITE COMERCIALIZADO EM MUNICÍPIOS DO AGRESTE MERIDIONAL DE PERNAMBUCO

Resumo: O leite rico em nutrientes precisa atingir os requisitos básicos de qualidade higiênico-sanitária e os padrões físico-químicos, e, além disso, passar por todo o tratamento térmico sem sofrer alterações organolépticas e nutricionais para o consumo seguro, livre de microrganismos patogênicos garantindo segurança a saúde pública. Objetivo desse trabalho foi analisar a qualidade microbiológica do leite cru obtido em diferentes …

A MARKET STUDY ON THE QUALITY CHARACTERISTICS OF EGGS FROM DIFFERENT ESTABLISHMENTS

Abstract: Egg storage conditions, including sales locations, are a determining factor in maintaining the internal quality of eggs. Although eggs are an excellent protein source, they are a perishable product. The aim of this study is to investigate the quality of eggs acquired in different places (supermarkets, groceries stores, and fairs). A total of 300 eggs were obtained from three …

TENDÊNCIAS DA BIOTECNOLOGIA EM BUSCA DE UMA AGROPECUÁRIA SUSTENTÁVEL

Resumo: A presente revisão tratou da aplicação da biotecnologia como ferramenta orientada para o desenvolvimento de uma agropecuária mais sustentável. Diante da aceleração do aquecimento global e sabendo-se que o modelo convencional proporcionado pela Revolução Verde se baseou na: a) utilização de soluções paliativas para problemas estruturais; b) utilização de soluções universais para problemas específicos locais; c) utilização de insumos …

QUITOSANA COMO POTENCIAL BIOPOLÍMERO NO REVESTIMENTO DE SEMENTES ORGÂNICAS: O CENÁRIO ATUAL NO BRASIL

Resumo: A prática do cultivo orgânico tem aumentado exponencialmente em diversas regiões do planeta e pode ser justificada pela crescente demanda por uma alimentação saudável associada à uma agricultura sustentável. O Brasil atualmente ocupa o 12ª lugar no ranking de maiores produtores orgânicos, contudo, existem gargalos importantes para conseguirmos subir de posição. Podemos citar as sementes utilizadas no cultivo orgânico, …

AVALIAÇÃO DOS CONSUMIDORES DE ALIMENTOS ORGÂNICOS E CONVENCIONAIS QUANTO AO CONHECIMENTO DA UTILIZAÇÃO DE AGROTÓXICOS

Resumo: O glifosato é um dos herbicidas mais utilizados no controle de plantas daninhas do Brasil, por ser sistêmico de ação total, de largo espectro, não seletivo e pós emergente, controlando as ervas através da síntese de inibição de aminoácidos aromáticos necessários para as plantas. Este herbicida vem sendo cada vez mais utilizado nas culturas brasileiras, inclusive nas águas, tornando …

ZINGIBER OFFICINALE NAS RAÇÕES PARA CODORNAS JAPONESAS EM POSTURA: REVISÃO

Resumo: Os antibióticos são utilizados na produção animal como promotores de crescimento. Porém, recentemente há uma proibição ao uso dessas substâncias na alimentação de aves em alguns países. E com isso diversas pesquisas têm surgido com a finalidade de substituir os antibióticos por aditivos alternativos. Os aditivos fitogênicos são substâncias de origem vegetal oriundas de plantas medicinais que contêm uma …

UTILIZAÇÃO DA MANDIOCA (Manihot esculenta) NA ALIMENTAÇÃO DE FRANGOS DE CORTE: REVISÃO

Resumo: O aumento do custo das rações utilizadas na alimentação de frangos de corte, faz com que os produtores busquem alternativas que reduzam os custos de produção, mantenha a produtividade e a qualidade da carcaça. Diante dessa situação, passou-se a utilizar subprodutos da mandioca (Manihot esculenta). Sendo assim, este trabalho teve como objetivo demonstrar que a utilização da parte área …

USO DE PROBIÓTICOS NA PRODUÇÃO DE SUÍNOS: REVISÃO

Resumo: Uma microbiota equilibrada é indispensável para um intestino saudável, e consequentemente, para a melhor absorção dos nutrientes advindos da dieta. Diferente dos antibióticos, que não são seletivos e atingem tanto as bactérias patogênicas como as bactérias benéficas, os probióticos são microrganismos vivos que promovem um aumento da concentração de bactérias benéficas em detrimento das patogênicas. Eles são utilizados como …

TORTA DE LICURI (Syagrus coronata) NA ALIMENTAÇÃO DE CORDEIRAS DE DESCARTE: FATORES QUANTITATIVOS E QUALITATIVOS DOS COMPONENTES DA CARCAÇA

Resumo: Objetivou-se avaliar os níveis de inclusão da torta de licuri na dieta de ovelhas de descarte sobre os fatores quantitativos e qualitativos dos componentes da carcaça. Os procedimentos experimentais foram conduzidos com aprovação do CEUA/UESC, sob protocolo 037/2016. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado, utilizando dietas com quatro níveis de inclusão de torta de licuri: 0, 80, 160 e …

TERMOGÊNICOS UTILIZADOS NA NUTRIÇÃO DE AVES

Resumo: A produção de frangos de corte, galinhas poedeiras e codornas japonesas é a cadeia produtiva que mais cresce no Brasil. Entretanto, frequentemente é desafiada por doenças entéricas que diminuem a produtividade, bem como o estresse térmico que reduze a produção de ovos e o desempenho produtivo. A pimenta vermelha (Capsicum annum L), canela (Cinnamomum spp), gengibre (Zingiber officinale) e …

Schinus terebinthifolius Raddi, UM ANTIOXIDANTE NATURAL COMO FONTE ANTIVIRAL E SEU USO COMO ADITIVO FITOGÊNICO EM RAÇÕES DE ANIMAIS

Resumo: Os aditivos fitogênicos são produtos oriundos de plantas que são adicionados ao alimento com a finalidade de conservar, intensificar ou modificar as suas propriedades biológicas, químicas, físico-químicas e sensoriais, sem alterar o valor nutricional das dietas. Eles têm a capacidade de melhorar o desempenho e substituir os antimicrobianos como promotores de crescimento. Neste contexto, o objetivo deste trabalho é …

SELEÇÃO DE ANIMAIS RESISTENTES AO PARASITISMO

Resumo: O uso indiscriminado de anti-helmínticos tem acarratado o aumento de relatos de resistência a esses fármacos. Sendo assim, existe uma busca promissora de alternativas para o controle de parasitas e redução do uso de antiparasitários, como por exemplo, a seleção de animais resistentes. A resistência aos parasitas é a habilidade de suprimir o estabelecimento e/ou subsequente o desenvolvimento da …

OVOS DE CODORNAS: UMA ALTERNATIVA NUTRICIONAL QUE TEM CONQUISTADO A MESA DOS MAIS EXIGENTES CONSUMIDORES

Resumo: Diante do grande potencial e ampla demanda de produtos do setor avícola no território brasileiro, a diversificação tem sido intensa relacionada com a produção de ovos, principalmente de codornas. São alimentos que detêm alto teor nutricional devido ao seu conteúdo rico em vitaminas, minerais, proteínas, aminoácidos, etc., além de reportar níveis muito baixos de triglicérides. Embora o consumo de …

MELHORAMENTO GENÉTICO DE PEIXES NO BRASIL: UMA REVISÃO

Resumo: O aumento da demanda mundial por carne de peixe implica em melhoramento de novas espécies para atender ao crescente mercado. Brasil possui um grande potencial para o desenvolvimento do setor aquícola, por apresentar condições favoráveis, tais como clima favorável e água em grande quantidade, favorecendo assim, o crescimento da aquicultura no país. Entretanto, poucos animais explorados comercialmente são geneticamente …

IMOBILIDADE TÔNICA: ESTRATÉGIA DEFENSIVA DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS CONTRA POSSÍVEIS PREDADORES

Resumo: Diante da ameaça de predação e da ocorrência da seleção natural resultou-se para animais como presas, uma enorme variedade de adaptações fisiológicas, morfológicas, químicas e comportamentais para se defenderem. Existem evidências pertinentes de que a domesticação e criação animal fizeram com que houvesse perda de reação mediante o medo e/ou estresse de inúmeras espécies, levando os animais a terem …

ESTRUTURA DOS BANCOS DE GERMOPLASMA E SUA INTEGRAÇÃO NOS PROGRAMAS DE CONSERVAÇÃO

Resumo: As constantes mudanças climáticas que vem ocorrendo mundialmente têm preocupado a comunidade científica no que diz respeito à conservação dos recursos genéticos animais, principalmente as raças que estão localmente adaptadas às diversas regiões, e tem ganhado importância no meio. Em meio às questões demonstradas, no contexto da conservação do recurso genético animal surge à necessidade de iniciativas sustentáveis para …

CONTROLE ALTERNATIVO DE ANTRACNOSE E PODRIDÕES PÓS-COLHEITA EM FRUTOS DE GOIABA ORGÂNICA

Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar a eficácia de tratamentos alternativos com fosfitos no controle de doenças pós-colheita de acessos de goiaba cultivados em sistema orgânico. Frutos de três acessos suscetíveis à antracnose, L1P2, Taquaritinga Comum e Kioshi 1 foram submetidos aos tratamentos: T1: Fosfito de Mn (30% P2O5 + 9% Mn/3,0 mL L-1); T2: Fosfito de Zn (40% P2O5 …

BIOTECNOLOGIAS APLICADAS AO PARASITISMO

Resumo: Acredita-se que a resitência está relacionada a herança de genes ou locos genômicos que através da expressão de moléculas, regulam a imunidade do hospedeiro com a principal função de limitar e controlar a patologia. Os principais tipos de marcadores moleculares, evidencia-se os marcadores RFLP e microssatélite ou locos VNRT (Variable Number of Tandem Repeats), nos quais funcionam utilizando o …

ÉPOCA DE COLHEITA E ARMAZENAMENTO DE SEMENTES DE CAPIM-BUFFEL

Resumo: A definição do momento ideal de colheita é um dos principais aspectos a serem considerados para a obtenção de sementes de alta qualidade fisiológica, a qual pode ser influenciada pelo tempo de armazenamento. Assim, objetivou-se com este estudo avaliar a qualidade fisiológica de sementes de capim-buffel colhidas em diferentes épocas e submetidas ao armazenamento. O delineamento experimental utilizado foi …

CONSORCIAÇÃO DE GRAMÍNEAS E LEGUMINOSAS: REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: O consórcio de gramíneas e leguminosas é uma alternativa sustentável, que melhora a fertilidade do solo e, consequentemente, permite a recuperação de áreas degradadas. Em pastagens consorciadas, o aporte de nitrogênio proveniente da fixação biológica pela simbiose leguminosa-rizobium é uma das suas principais características. Como benefícios para a produção animal destacam-se a possibilidade de aumento na oferta de forragem …

CARACTERÍSTICAS MORFOGÊNICAS E PRODUTIVAS DE Megathyrsus maximus cv. MOMBAÇA E cv. ARUANA SOB DIFERENTES NÍVEIS DE FÓSFORO

Resumo: O fósforo (P) é um macronutriente essencial para o desenvolvimento das plantas. Em solos tropicais a baixa disponibilidade de P é um fator limitante para a produtividade das pastagens. O objetivo deste trabalho foi avaliar as características morfogênicas e produtivas de cultivares de Megathyrsus maximus em resposta a diferentes níveis de fósforo na fase inicial de crescimento. O experimento …

ÁCIDO ASCÓRBICO NO POTENCIAL FISIOLÓGICO DE SEMENTES DE CAMPIM-MARANDU SOB ESTRESSE HÍDRICO

Resumo: A disponibilidade hídrica constitui um dos principais fatores que influencia o processo germinativo, afetando o estabelecimento da cultura. Assim, alternativas capazes de atenuar tais efeitos se tornam de grande relevância. Objetivou-se com o presente estudo avaliar o efeito de doses de ácido ascórbico sobre o potencial fisiológico de sementes de capim-marandu submetidas à diferentes condições hídricas. O experimento foi …

USO DE REVESTIMENTOS EM FRUTOS

Resumo: A perda de alimentos ocorre em nível mundial tendo seu maior índice no setor de frutas de hortaliças. Uma das tecnologias pós-colheita que são empregadas e reduzem essas perdas, são os revestimentos, podendo ser comestíveis ou não. Eles apresentam vantagens por serem de baixo custo e preservarem as características físicas, nutricionais e sensoriais de frutas e hortaliças. O presente …

TERMORREGULAÇÃO EM FRANGOS DE CORTE

Resumo: O Brasil caracteriza- se por ser um país predominantemente agrícola, porém, é um país tropical que apresenta altas temperaturas e estas por sua vez, influenciam diretamente no bem-estar das aves. Animais monogástricos apresentam metabolismo acelerado devido sua alta taxa de crescimento corporal em período muito curto de tempo, sendo esses ainda mais susceptíveis a grandes variações de temperatura e …

RELAÇÃO PLANTA-MICRORGANISMOS ENDOFÍTICOS NA CULTURA DE TECIDOS VEGETAIS

Resumo: O processo de micropropagação possibilita a maior rapidez regenerativa das plantas, facilitando a propagação mais rápida quando as tecnologias convencionais são difíceis. No entanto, a ocorrência de bons resultados na micropropagação depende da otimização de enumeras variáveis. Ao final, uma das principais dificuldades na micropropagação de plantas é a contaminação microbiana dos explantes in vitro, a qual afeta o …

RECONHECIMENTO E DIFUSÃO SOBRE AS PLANTAS ALIMENTÍCIAS NÃO CONVENCIONAIS – PANC

Resumo: No Brasil, muitas plantas têm sido comercializadas com o nome de plantas alimentícias não convencionais (PANC). No entanto, pouco se sabe sobre estas plantas, por vezes negligenciadas, subutilizadas, porém de alto valor nutricional e de baixo valor econômico. Diante do exposto foi realizada uma pesquisa on-line, com o objetivo de avaliar os conhecimentos da população sobre tópicos relacionados as …

PROTOCOLO DE DESINFESTAÇÃO PARA ESTABELECIMENTO IN VITRO DE GÉRBERAS

Resumo: A gérbera (Gerbera jamesonii Bolus Ex. Hook), pertencente à família Asteraceae, é considerada uma das flores de corte mais populares do mundo, devido a diversidade de cores e formas das flores. O método de propagação vegetativa in vivo é feito pelo uso de estacas de rizoma, no entanto, a multiplicação por meio deste método é muito lenta para ser …

POTENCIALIDADES E LIMITAÇÕES NA PRODUÇÃO DE SEMENTES DE ESPÉCIES FORRAGEIRAS DE CLIMA TROPICAL

Resumo: Uma boa formação de pastagens começa pela qualidade da semente forrageira. O uso de sementes de baixa qualidade e a escolha indevida da forrageira influenciará diretamente na formação inicial do pasto. No entanto, as espécies forrageiras tropicais exibem algumas dificuldades, como a desuniformidade na maturação e dormência nas sementes, cujo aspectos como natureza, intensidade e persistência não estão totalmente …

PERDAS PÓS-COLHEITA COMO DESAFIO PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: REVISÃO

Resumo: O agronegócio nos últimos anos tem passado por variações tanto na oferta de alimentos bem como no valor comercializado dos produtos. Isto tem gerado variações de preços, que tem sido sentido pelo consumidor final. Um dos gargalos em toda a logística do agronegócio é a grande perda de alguns produtos alimentícios. Este artigo teve por objetivo descrever o processo …

PERDAS PÓS-COLHEITA COMO DESAFIO PARA UMA AGRICULTURA SUSTENTÁVEL: REVISÃO

Resumo: O agronegócio nos últimos anos tem passado por variações tanto na oferta de alimentos bem como no valor comercializado dos produtos. Isto tem gerado variações de preços, que tem sido sentido pelo consumidor final. Um dos gargalos em toda a logística do agronegócio é a grande perda de alguns produtos alimentícios. Este artigo teve por objetivo descrever o processo …

DOSES DE FÓSFORO E INOCULAÇÃO COM Bradyrhizobium NAS CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS DO FEIJÃO-CAUPI

Resumo: O feijão-caupi é considerado uma das leguminosas mais cultivadas no mundo, sendo importante fonte de proteína para a alimentação humana. Uma prática crescente nos últimos anos é o uso de inoculantes com estirpes de bactérias do gênero Rhizobium, as quais intervêm na fixação do nitrogênio atmosférico ao solo pelas leguminosas. Objetivou-se com este trabalho avaliar a interação entre diferentes …

PRODUTIVIDADE DE PASTAGEM SOB DOSES E FONTES DE FERTILIZANTES NITROGENADOS COM EFICIÊNCIA AUMENTADA

Resumo: A espécie Urochloa brizantha cv. Marandu é uma das gramíneas mais utilizadas em todo país, para estas plantas persistirem em solos arenosos, a fertilização é necessária devido à sua menor fertilidade natural. A reposição periódica de nutrientes do solo é de grande importância. Para melhor eficiência da adubação nitrogenada, novas tecnologias surgiram no mercado. Objetivou-se avaliar o efeito da …

PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO NOROESTE E ALTA PAULISTA, SAFRA 2020/21

Resumo: A definição da cultivar e da época de semeadura apropriadas para cada localidade de cultivo são de suma importância para se alcançar altas produtividades de soja. O presente estudo, teve como objetivo analisar a performance produtiva de variadas cultivares de soja nos municípios do Noroeste, na safra 20/21. Nos três locais os experimentos foram instalados no delineamento em blocos …

INOCULAÇÃO DE SEMENTE DE MILHO COM Azospirillum brasilense ALTERA A RESPOSTA DA CULTURA A ADUBAÇÃO FOSFATADA?

Resumo: A inoculação de milho com Azospirillum brasilense é uma prática que visa a promoção de crescimento radicular e, consequentemente, melhor aproveitamento dos recursos do solo. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito da inoculação de Azospirillum brasilense em diferentes doses de fósforo na cultura do milho. O experimento foi conduzido na safra 20/21 no município …

ESTIMATIVA DA RADIAÇÃO SOLAR GLOBAL EM FUNÇÃO DE FAIXAS DE AMPLITUDE TÉRMICA E PRECIPITAÇÃO PELO MODELO DE HARGREAVES E SAMANI

Resumo: Considerando a vulnerabilidade do setor agropecuário diante das variações climáticas e da necessidade de gerar estratégias de manejo, muitos estudos buscam meios eficientes de estimar variáveis climáticas em determinadas regiões. Neste sentido, esta pesquisa teve o objetivo de calibrar o modelo de Hargreaves e Samani para estimar a radiação solar em Jaú-SP, em função da precipitação e da amplitude …

EFEITO DE SUBSTRATOS ISOLADOS E EM COMBINAÇÃO NO CRESCIMENTO DE MUDAS DE MORANGUEIRO

Resumo: No cultivo do morangueiro o uso de mudas de qualidade representa a obtenção de plantas mais responsivas as práticas de manejo adotados ao longo do cultivo, mais produtivas e de melhor estado fitossanitário. A produção de mudas ocorre a partir do enraizamento de estolões, podendo ser produzidas mudas de raiz nua ou de torrão. Neste último caso, o substrato …

MICRONUTRIENTES PARA REDUÇÃO DO EFEITO ALELOPÁTICO DA CANOLA SOBRE A CULTURA DA SOJA

Resumo: O sistema de rotação de culturas tem trazidos vários benefícios tanto para o produtor quanto para o solo. Entretanto o sistema de rotação de cultura da canola com a soja pode causar danos na germinação e no desenvolvimento de plantas de soja, devido à liberação de compostos alelopáticos liberados pela palhada da canola. Diante disso, esse trabalho tem como …

EFEITO DE DIFERENTES LÂMINAS DE IRRIGAÇÃO, DENSIDADES DE PLANTIO E PODA DO CACHO PARA CULTURA DA BANANA (MUSA SPP. L).

Resumo: A irrigação pode ser dita como uma prática imprescindível principalmente nas regiões as quais as precipitações são abaixo da evapotranspiração, onde deve ser realizada tanto de forma a atender as necessidades da cultura como também a aplicação de lâminas precisas evitando o desperdício. Dessa forma, esse trabalho tem o objetivo de fazer uma revisão de literatura sob o Efeito …

EFEITO DE ESTIMULANTES COMERCIAIS NA ACLIMATIZAÇÃO DE ORQUÍDEAS Cattleya caulescens (Lindl.) Van den Berg (ORCHIDACEAE)”

Resumo: As orquídeas são vegetais pertencentes à família Orchidaceae, que por apresentarem características marcantes, como o seu formato, tamanho e diferentes colorações das flores. Atualmente nota-se uma expansão em sua comercialização principalmente do gênero Cattleya caulescens, devido o interesse desde colecionadores até população em geral. Entretanto, é necessário métodos de propagação eficientes para a propagação da espécie, em larga escala, …

PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO SUDESTE PAULISTA, SAFRA 2020/21

Resumo: A cultura da soja merece destaque por exercer uma relevante contribuição na melhoria dos sistemas produtivos paulistas, atuando principalmente na sucessão de culturas e reforma de áreas canavieiras A definição cultivar mais adequada para cada região e cada sistema é de suma importância para se alcançar altas produtividades de soja. Objetivou-se com o presente estudo analisar a performance produtiva …

DESENVOLVIMENTO DE BEBIDAS EM PÓ: COMPARAÇÃO SENSORIAL ENTRE DIFERENTES SABORES E COLÁGENOS

Resumo: Alimentos ou ingredientes funcionais são aqueles que produzem efeitos benéficos a saúde, além de suas funções nutricionais básicas, são caracterizados por ter um valor nutritivo inerente à sua composição química, por oferecer vários benefícios à saúde, além de poder desempenhar um papel importante na redução do risco de doenças crônicas degenerativas. Diante dos inúmeros alimentos considerados funcionais, o colágeno …

AVALIAÇÃO DE DIFERENTES DOSES DE NK NA PRODUÇÃO MILHO FERTIRRIGAÇÃO

Resumo: O Brasil apresenta rendimento médio para a cultura do milho na região nordeste, onde está associado a plantios pouco tecníficados e à falta de irrigação e de adubações tecnicamente recomendadas. O nitrogênio e o potássio são os nutrientes mais exigidos e devem ser aplicados de acordo com as exigências de cada cultivar, nível tecnológico, fertilidade do solo, produção esperada, …

TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA PISCICULTURA: UMA REVISÃO

Resumo: A aquicultura é a única forma de garantir pescados suficientes para o mundo, haja visto que os estoques mundiais de peixes selvagens estão se esgotando em uma velocidade cada vez maior. A aquicultura precisa de tecnologias inovadoras para aumentar a produção de peixes. Tecnologias inovadoras, incluindo edição de genoma, inteligência artificial, sistemas de recirculação, proteínas e óleos alternativos para …

INFLUÊNCIA DA FAIXA DE PESO AO ABATE SOBRE O RENDIMENTO DE CORTE DA TILÁPIA DO NILO

Resumo: A aquicultura é considerada um dos sistemas de produção de alimentos que vem se desenvolvendo a cada dia, sendo a produção de peixe mais conhecida como piscicultura. O rendimento das partes comestíveis é um dos critérios para a escolha dos peixes cultivados, sendo a tilápia do Nilo a segunda espécie de peixe mais cultivada, pois apresenta carne branca, textura …

ESTRESSE E SEUS EFEITOS NA QUALIDADE DA CARNE DE PEIXE: REVISÃO

Resumo: Na aquicultura, os procedimentos de manejo dos peixes são muitas vezes traumáticos, podendo causar graves reações fisiológicas e bioquímicas. Com o aumento da produção aquícola, percebe-se a necessidade de conhecer a influência do manejo sobre a qualidade da carne. Assim, o objetivo desta revisão bibliográfica foi avaliar como o estresse pode afetar a qualidade da carne em peixes. Através …

ADULTERAÇÕES DE PRODUTOS DE PESCADO: REVISÃO

Resumo: O pescado representa uma variedade de espécies de animais, como peixes, moluscos, crustáceos dentre outros, e é uma excelente fonte de proteínas e ômega-3 além de vitaminas com excelente valor nutricional. Seu consumo está interligado à prevenção de diversas doenças cardíacas e distúrbios metabólicos no organismo humano. A produção de pescado apresenta grande desenvolvimento e crescimento mundial, principalmente entre …

ZONEAMENTO BIOCLIMÁTICO PARA PRODUÇÃO DE VACAS LEITEIRAS NO ESTADO DO PARANÁ

Resumo: A pecuária leiteira apresenta grande influência dos elementos climáticos no conforto térmico animal e na produção leiteira. Dessa forma, o objetivo deste trabalho é realizar o zoneamento bioclimático para vacas leiteiras no estado do Paraná utilizando índices térmicos de temperatura e umidade (ITU). Foram coletados dados climáticos de temperatura média do ar e umidade relativa para 399 municípios através …

ATIVIDADE BIOFUNGICIDA DO ÓLEO ESSENCIAL DE Lavandula dentata CONTRA Macrophomina phaseolina

Resumo: Lavandula dentata (lavanda) é conhecida por suas propriedades antimicrobianas como planta medicinal com amplo potencial de uso. Os compostos químicos constituintes do seu óleo essencial (OE) são ricos em propriedades biológicas interessantes para o setor agrícola, como antioxidantes, antibacterianas e antifúngicas. Diante a urgência por substâncias eficazes e menos tóxicas em substituição aos agrotóxicos convencionais no manejo de fungos …

CARACTERIZAÇÃO DOS ÁCIDOS GRAXOS EM PEIXES DE ÁGUA DOCE: UMA REVISÃO

Resumo: A composição de ácidos graxos em pescado está sendo intensamente pesquisado, principalmente devido as suas propriedades benéficas à saúde. Os ácidos graxos poli-insaturados da série ômega-3, são amplamente reconhecidos como sendo nutrientes essenciais para seres humanos, pois exercem uma variedade de benefícios para a saúde através da sua ação molecular, celular e fisiológica. Os peixes são a principal fonte …

DESENVOLVIMENTO E AVALIÇÃO CINÉTICA DE BEBIDAS ALCOÓLICAS FERMENTADAS DE GOIABA, MANGA, MELÃO E TANGERINA

Resumo: O setor de bebidas alcoólicas vem ganhando cada vez mais destaque, ofertando uma variedade de produtos, fazendo uso de uma diversidade de matérias-primas. Frutas têm sido bastante empregadas para elaboração de bebidas alcoólicas fermentadas, sendo consideradas alternativas viáveis, visto que apresentam características necessárias para tal finalidade. Nesse contexto, o presente trabalho objetivou o desenvolvimento, caracterização e estudo cinético de …

PESQUISA DE HÁBITOS DE CONSUMO DE ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL PELA POPULAÇÃO DA CIDADE DE FORTALEZA – CEARÁ

Resumo: A maioria da população de países em desenvolvimento não tem acesso ao conhecimento sobre bons alimentos e condições de higiene, o que pode ter implicações negativas no preparo desses, como um maior risco ao desenvolvimento de doenças transmitidas por alimentos (DTA). Partindo-se da hipótese que é necessário conhecer como as pessoas de uma dada região se relacionam com o …

ANTOCIANINAS: ESTRUTURA QUÍMICA, ESTABILIDADE E EXTRAÇÃO

Resumo: As antocianinas são pigmentos hidrossolúveis amplamente distribuídos na natureza. Por proporcionarem uma grande gama de coloração e possuírem elevada capacidade antioxidante, são consideradas promissoras para a utilização como corantes naturais em alimentos. Quimicamente, as antocianinas são compostas por uma antocianidina e um açúcar conjugado havendo a possibilidade de conjugação também com ácidos alifáticos ou aromáticos, ligados aos açúcares da …

POTENCIAL BIOLÓGICO E NUTRICIONAL DA PRÓPOLIS VERMELHA PRODUZIDA NO NORDESTE BRASILEIRO: UMA REVISÃO

Resumo: A própolis é uma substância resinosa coletada pelas abelhas, composta por uma mistura de diferentes partes botânicas das plantas como botões florais, exsudatos juntamente com as próprias enzimas salivares e a cera das abelhas, resultando em uma variedade de texturas, colorações e consistências. Sua composição química pode variar em decorrência de inúmeros fatores como diferentes continentes, regiões, época da …

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS FERMENTADAS A BASE DE FRUTAS DO SEMIÁRIDO SERGIPANO

Resumo: O Semiárido Sergipano dispõe de uma diversidade de frutíferas, podendo-se citar o mandacaru, tamarindeiro e umbuzeiro, que tem frutos com propriedades únicas e atrativas. Frutas tidas como exóticas, não são tão populares, este fato está associado a perecibilidade, fato que dificulta o escoamento. Nesse contexto o processamento destas se torna essencial para melhor aproveitamento. Tendo isso este estudo tem …

POTENCIAL ANTIBACTERIANO IN VITRO E TOXICOLÓGICO IN VIVO DAS FOLHAS DO JAMBO VERMELHO (Syzygium malaccensis, Myrtaceae) FRENTE A ZEBRAFISH (D. rerio) ADULTO

Resumo: Este trabalho reporta o potencial antibacteriano in vitro e toxicológico in vivo das folhas do jambo (Syzygium malaccense) frente a zebrafish (Danio rerio) adulto (ZFa). As folhas de jambo foram submetidas a desidratação (35 ± 2°C) por 24 horas, trituração e posterior extração de metabólitos por decocção, infusão e maceração com água destilada. Os extratos obtidos foram liofilizados e …

PARASITOS ZOONÓTICOS TRANSMITIDOS PELO CONSUMO INADEQUADO DE PEIXES: REVISÃO

Resumo: O pescado é um alimento obtido tanto pela captura quanto pela criação em cativeiro. Diante disso, deve-se estar ciente de que estes animais convivem naturalmente com diferentes espécies de parasitos. O objetivo dessa revisão foi descrever os principais parasitos encontrados em bonito-listrado, além de demostrar as principais formas de detecção. Dentre os parasitos descritos, atenção especial deve ser dada …

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO ENZIMÁTICA ASSISTIDA POR ULTRASSOM DE ÓLEO DE SEMENTE DE ROMÃ (Punica granatum L.)

Resumo: A produção e o consumo da romã, em especial do suco, têm crescido nos últimos anos. Contudo, tem-se aumentado os subprodutos dessa indústria. A utilização das sementes para obtenção de óleo é uma possibilidade vantajosa, pois ela é detentora de compostos nutracêuticos a exemplo do ácido púnico, um isômero do ácido linolênico. Novas alternativas de extração de óleo têm …

MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES DA POPULAÇÃO DE BELÉM (PA) DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Resumo: Este artigo teve como objetivo identificar e analisar os novos hábitos alimentares dos moradores de Belém (PA) face à pandemia global do novo coronavírus (SARS-CoV-2). A pesquisa de campo ocorreu durante os dias 03 e 10 de junho de 2020, de forma online, na plataforma Google Forms, a partir da aplicação de um questionário que contou com a participação …

MÉTODOS DE QUANTIFICAÇÃO DE γ-ORIZANOL NO ÓLEO DE ARROZ

Resumo: O arroz (Oriza sativa) é considerado um alimento básico na alimentação da população brasileira, sendo o Rio Grande do Sul o principal produtor do cereal. Este grão atingiu a marca de aproximadamente 500 milhões de toneladas produzidas em 2019, com o Brasil ocupando a nona posição no ranking de países produtores no mesmo período. O cereal possui em sua …

MÉTODOS DE IDENTIFICAÇÃO DE CULTIVARES DE ARROZ (Oryza sativa L.): REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo: O arroz é um dos cereais mais produzidos e consumidos no mundo, mais de 3,5 bilhões de pessoas a cada ano dependem desta matéria-prima. A composição química deste grão e consequentemente o seu valor nutritivo variam em função de alguns fatores como a variedade, ambiente, manejo, processamento e armazenamento. Pesquisas indicam que os subprodutos do arroz podem ser usados …

ÓLEO ESSENCIAL DE MANJERICÃO: CARACTERÍSTICAS E PROPRIEDADES

Resumo: Os óleos essenciais (OE) são conhecidos principalmente pela fragrância que exalam, mas além disso esses óleos também possuem importantes propriedades antioxidantes e antimicrobianas. Devido a essas propriedades, diversas podem ser as aplicações dos óleos essenciais, podendo variar de utilização para terapia natural, ou até mesmo como aromatizante na elaboração de conservas vegetais e azeites. Além disso, várias técnicas podem …

ESTUDO DO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA EM FATIAS DE ABACATE

Resumo: Buscando facilitar a procura dos consumidores por alimentos mais saudáveis, a desidratação osmótica proporciona o desenvolvimento de produtos prontos para o consumo com qualidades nutricionais e sensoriais atrativas. A desidratação osmótica aplicada às fatias de polpa de abacate apresenta um produto novo, com uma proposta de alimento funcional. Nesse contexto, foi realizada a caracterização físico-química do abacate in natura, …

ESTUDO CINÉTICO E DESENVOLVIMENTO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS FERMENTADAS DE ABACAXI, ACEROLA, MAÇÃ E MELANCIA

Resumo: Bebidas alcoólicas fermentadas, são alternativas para apresentação comercial de algumas frutas, tais como, abacaxi, acerola, maçã e melancia, frutas que que tem grande potencial para processamento, vistas suas características sensoriais, nutricionais e tecnológicas. Nesse sentido o presente estudo tem por objetivo desenvolver, caracterizar e avaliar a cinética de bebidas alcoólicas fermentadas a base de abacaxi, acerola, maçã e melancia. …

EFEITOS BENÉFICOS DA BIOMASSA DE BANANA VERDE EM INDIVÍDUOS PRÉ-DIABÉTICOS E DIABÉTICOS: UMA REVISÃO

Resumo: O diabetes mellitus é um grupo heterogêneo de anormalidades metabólicas, associadas a complicações microvasculares relacionadas à hiperglicemia, e outras doenças metabólicas, implicando em maior risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares (DCV). Com o aumento do número de casos de doenças neste perfil a demanda por dietas saudáveis tem aumentado enfaticamente, com a finalidade de melhorar o metabolismo da glicose …

DETERMINAÇÃO DO GRAU DE ACIDEZ E TEOR DE PROTEÍNAS EM LEITE IN NATURA PROVENIENTE DE FAZENDAS DA REGIÃO DO ALTO PARANAÍBA-MG

Resumo: Considerando a importância do leite na dieta humana, a presente pesquisa teve como objetivo principal a determinação dos níveis de proteína bruta pelo método de Kjedahl e do grau de acidez pelas técnicas Dornic e alizarol, em 57 amostras de leite in natura (congelado) provenientes de diversas fazendas de diferentes municípios da região do Alto Paranaíba- MG. Após a …

COMPOSTOS BIOATIVOS DO CAMU-CAMU NO COMBATE À COMORBIDADES ASSOCIADAS À OBESIDADE

Resumo: A obesidade é definida como uma doença crônica relacionada a diversas comorbidades como diabetes mellitus 2, hipertensão arterial e dislipidemias e todas elas, por sua vez, estão relacionadas a maior risco de desenvolvimento de doença cardiovascular e consequente maior mortalidade. Diversos trabalhos com análises químicas e bioquímicas, bem como também estudos com interações in vitro e in vivo, têm …

CARACTERÍSTICAS SENSORIAIS DAS PIRAZINAS NO AROMA DOS ALIMENTOS: UMA REVISÃO

Resumo: As pirazinas pertencem a uma classe de compostos voláteis que constituem o aroma de diversos alimentos e bebidas, contribuindo com notas de odor diversas, como pungência, doce, avelã, floral, torrado, caramelo, nozes, semelhantes ao café, cacau e amêndoas. Elas podem ser produzidas naturalmente nos alimentos, formadas a partir do tratamento térmico ou por meio de microrganismos, aumentando sua concentração …

LIOFILIZAÇÃO DE CAMU-CAMU: UMA ALTERNATIVA PARA O CONSUMO E MELHOR CONSERVAÇÃO

Resumo: A secagem de frutos por liofilização é um processo tecnológico importante na busca de soluções para viabilização de consumo, conservação e distribuição de alguns alimentos, especialmente alguns frutos amazônicos cujas propriedades medicinais, sabor e cor ficam preservados nesse processo em relação a outros tipos de secagem. O camu-camu é um produto promissor ao mercado e à agroindústria pelo grande …

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E POTENCIAL REDUTOR DE PESO DO SHAKE DE Psidium guajava L. (GOIABEIRA)

Resumo: A obesidade é um problema de saúde pública cuja prevalência tem aumentado no mundo. As etiologias mais comuns estão relacionadas aos hábitos de vida, que consequentemente, podem levar a desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Com o aumento da incidência, fica claro que terapêuticas como alimentação saudável, medicamentos e atividade física não têm sido eficazes para todos os indivíduos, sendo necessárias …

ANTOCIANINAS: FONTES, APLICAÇÃO E MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

Resumo: Este estudo apresenta os diferentes métodos, desenvolvidos recentemente, quanto a quantificação, extração, manutenção, aplicação e fontes de antocianinas. Um dos métodos mais eficiente de extração de antocianinas a partir de fontes alimentares é a extração líquida pressurizada. As fontes, são bastante variadas e pode-se extrair antocianinas de diferentes resíduos agroindústrias, como é o caso dos bagaços de uva, da …

ANÁLISE MICROBIOLÓGICA DE CARNE MOÍDA BOVINA COMERCIALIZADA NO MUNÍCIPIO DE JAGUARIBE – CEARÁ

Resumo: A carne bovina é um alimento de amplo consumo em todo o território brasileiro, sendo comercializada em diferentes cortes, principalmente na forma de carne moída. Possui alto valor nutritivo, entretanto, apresenta elevada deterioração em virtude a proliferação de microrganismos. Tendo em vista a importância deste alimento para a população, objetivou-se neste trabalho a realização da análise microbiológica em carnes …

ANÁLISE LOCACIONAL DE INDÚSTRIA DE UVA PASSA EM EMBALAGENS INDIVIDUAIS

Resumo: O Brasil é um dos países de destaque na produção de frutas, dentre elas a uva. Mesmo com este potencial, ainda é importador de uva passa e explora pouco o processo de secagem da uva para agregar valor e reduzir os prejuízos pelo desperdício do manejo da fruta in natura. Para analisar a oportunidade de implantação de uma indústria …

ANÁLISE DA ATIVIDADE ANTIOXIANTE DE VINHOS TINTOS ELABORADOS POR DIFERENTES TECNOLOGIAS DE VINIFICAÇÃO: REVISÃO

Resumo: O vinho tinto vem sendo muito apreciado pelo seu apelo sensorial e benefícios à saúde conferidos pelos agentes antioxidantes presentes. A concentração de agentes antioxidantes depende principalmente da variedade de uva, mas sofre influência das técnicas de produção da videira e das tecnologias de vinificação empregadas durante a elaboração do vinho. Foram encontrados 19 estudos ligados diretamente ao assunto …

A CADEIA PRODUTIVA E AS MARGENS DE COMERCIALIZAÇÃO DA PESCADA AMARELA (Cynoscions acoupa) EM BELÉM-PA

Resumo: Os maiores produtores de pescado do Estado do Pará estão concentrados na microrregião do Salgado Paraense, localizada próximo ao litoral, sendo caracterizada com expressiva biodiversidade de fauna marinha, com a presença de peixes de água doce e de água salgada. Entre as espécies reproduzidas em cativeiro e capturadas nas pescarias nessa região, a Pescada Amarela (Cynoscion acoupa) destaca-se por …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO JATOBÁ-DO-CERRADO

Resumo: O Brasil apresenta uma das maiores diversidades de espécies frutíferas do mundo, sendo que algumas ainda não são conhecidas, e outras pouco exploradas devido sua regionalização. O jatobá-do-cerrado (Hymenaea stigonocarpa), é um legume seco, de coloração que varia entre o marrom-claro ao marrom-escuro e apresenta baixa quantidade de lipídios, alto teor de fibras solúveis e insolúveis e alguns minerais …

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO E INTENÇÃO DE CONSUMO DE LEITE ASININO: DADOS INICIAIS NO BRASIL

Resumo: Esta pesquisa objetivou avaliar o conhecimento e intenção de consumo do leite asinino e explorar atitudes e percepções que influenciam nessa escolha. Foi realizada uma pesquisa de opinião e a coleta de dados foi composta por questões de múltipla escolha e incluiu três partes: dados socioeconômicos; dados sobre o consumo de leite e derivados, com destaque para o leite …

DESENVOLVIMENTO DE GELEIA DIET DE MORANGO E YACON

Resumo: Os alimentos funcionais são considerados a nova tendência do mercado alimentício, devido a procura por produtos mais saudáveis. O objetivo deste trabalho foi desenvolver geleias de morango diet acrescida de yacon, a fim de atender diabéticos e como uma opção de alimento funcional, rico em fibra solúvel, além de avaliar as características físico-quimicas e microbiológicas do produto. As análises …

AVALIAÇÃO FÍSICO – QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DO TAMBACU COM ESCAMA E DESCAMADO EM DIFERENTES PERÍODOS DE ESTOCAGEM SOB CONGELAMENTO

Resumo: O pescado desde a antiguidade é, uma importante fonte de alimentos e a aquicultura no Brasil vem crescendo a cada ano superando a taxa da pecuária. Mesmo com o crescimento gradual, o consumo nacional de pescado ainda é relativamente baixo, devido principalmente pela falta de qualidade destes. Esse trabalho teve como objetivo avaliar o efeito do tempo de estocagem …

EFEITO DOS METABÓLITOS PRESENTES EM FERMENTADO ACÉTICO NA SAÚDE HUMANA

Resumo: A grande apreciação por parte dos consumidores tem impulsionado a produção de vinagre dos mais variados substratos, como frutas, vegetais, mel, substratos ricos em amido, melaço ou caldo de cana e aguardentes, entre outros. Diante disso, o presente capítulo objetivou reunir informações acerca dos benefícios que os vinagres balsâmicos e de arroz proporcionam a saúde humana, averiguando quais compostos …

APROVEITAMENTO DE LEITELHO NO DESENVOLVIMENTO DE BEBIDA LÁCTEA FERMENTADA

Resumo: O desenvolvimento e o lançamento de novos produtos alimentícios têm aumentado significativamente, devido à globalização e às maiores exigências dos consumidores. Assim, objetivou-se elaborar bebida láctea fermentada acrescida de leitelho e avaliar suas características físico-químicas. Foram elaboradas quatro formulações de bebidas lácteas fermentadas, sendo elas: F0 = 50% de leite e 50% de soro de leite (controle); F1 = …