book-4

Sobre a editora

Um dos grandes objetivos da Agron Food Academy é promover a divulgação científica na área de alimentos. Pensando nisso, a empresa fundou seu braço de editoração de livros científicos.

Conselho editorial

No processo de editoração contamos com profissionais qualificados, buscando a melhor qualidade do conteúdo publicado e respeitando sempre as normas da comunidade científica!

course-5

Chamadas abertas

Últimas publicações

AVALIAÇÃO DE PARAMETROS DE ADULTERAÇÃO EM LEITE UHT COMERCIALIZADOS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS DA CIDADE SÃO LUÍS – MA

Resumo: O leite apresenta-se como um dos alimentos mais completos presente na dieta do homem, por ser um alimento de alto valor nutritivo, fornecendo grande quantidade de nutrientes, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais como o cálcio, tendo elevado valor biológico, o que facilita o seu aproveitamento pelo organismo. No entanto, um dos problemas mais graves e preocupantes são as …

MOTIVAÇÃO E LIDERANÇA EM AMBIENTES DE SEGURANÇA COLETIVA DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO

Resumo: Este trabalho analisa o conceito de motivação e liderança como forma de garantir o bem-estar, providência, qualidade e segurança na produção de alimentos e de todos os colaboradores de uma empresa, especificamente, de uma unidade de alimentação e nutrição. Dessa forma, foi importante apresentar tópicos imprescindíveis sobre os princípios e a necessidade de haver um bom potencial para ser …

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM E DA QUALIDADE DE NÉCTAR DE LARANJA COMERCIALIZADOS EM CURRAIS NOVOS – RN

Resumo: Nas últimas décadas, o mercado brasileiro de bebidas cresceu exponencialmente devido à tendência de aliar o consumo de alimentos práticos e saborosos à uma alimentação saudável. Um dos produtos de maior aceitação nesse mercado, são os néctares de fruta, destacando-se o de laranja, devido ao sabor agradável, alto valor nutricional, teor de vitamina C e efeito antioxidante. O objetivo …

APLICAÇÃO DE CRISTALIZAÇÃO EM FRUTAS EM DIFERENTES ESTAGIOS DE MATURAÇÃO E SUA QUALIDADE

Resumo: O processamento de frutas e hortaliças resultam em uma quantidade substancial de resíduos na forma de cascas, sementes e bagaço, Este trabalho teve por objetivo desenvolver e analisar as características microbiológicas e físico-químicas de frutas desidratadas osmoticamente (cristalizadas) em diferentes estágios de maturação. Foram realizadas análises físico-químicas de atividade de água, acidez titulável, pH, umidade, sólidos solúveis e análises …

UMA ABORDAGEM SOBRE O APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DE ORIGEM VEGETAL NA FABRICAÇÃO DE ALIMENTOS

Resumo: O processamento de frutas e hortaliças resultam em uma quantidade substancial de resíduos na forma de cascas, sementes e bagaço, e grande parte desses resíduos gerados são descartados no meio ambiente, sendo utilizados para fins de compostagem ou aproveitados como fonte na alimentação para animais; no entanto, o aproveitamento destes resíduos poderia contribuir significativamente para a redução dos impactos …

POTENCIAL DE APROVEITAMENTO TECNOLÓGICO DOS RESÍDUOS DA FILETAGEM DA TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus L.): UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: O pescado é considerado um alimento fonte de proteínas, além de oferecer outros nutrientes fundamentais para saúde humana, tais como vitaminas, minerais e ácidos graxos essenciais. Dentre os peixes mais produzidos e consumidos no Brasil, têm-se a tilápia do Nilo, que se caracteriza por sua carne branca, com sabor delicado e textura firme. Neste sentido, um dos principais produtos …

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILME ANTIOXIDANTE DE PECTINA CÍTRICA E EXTRATO DE JUÇARA

Resumo: A aplicação de um produto biodegradável para compor a mistura geleificante que dá origem ao filme é uma alternativa limpa, porém, ainda se encontra em fase de teste, uma vez que se precisa conhecer suas propriedades a fundo para possíveis proteção em alimentos. A aplicabilidade da pectina cítrica na formação de filmes possui uma demanda satisfatória, já que é …

ELABORAÇÃO DE NÉCTAR DE POLPA DE BACURI: ESTUDO FÍSICO-QUÍMICO E SENSORIAL

Resumo: O mercado de frutos regionais tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil, tanto pela procura de alternativas por parte dos produtores, como pela busca de novas opções de frutas pelos consumidores. Dentre os frutos com alta prioridade para estudos e incentivos destaca-se o bacuri (Platonia insignis Mart.), por sua importância econômica nas regiões Norte e Meio-Norte do Brasil …

BIOPOLÍMEROS DE ALGINATO ADITIVADO COM RESÍDUO DE CENOURA: CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMCA E ANTIOXIDANTE

Resumo: Atualmente, um dos grandes problemas enfrentados pela sociedade mundial é o descarte indevido de embalagens não biodegradáveis no meio ambiente. Para minimizar esse grave problema, novas tecnologias e produtos vêm sendo desenvolvidos, isto é, a elaboração de materiais biodegradáveis quando descartados no meio ambiente. A utilização de biopolímeros formados por polímeros incorporados de compostos naturais, que conservam o alimento, …

DESENVOLVIMENTO DE NOVOS PRODUTOS POR MEIO DO EMPREGO DE CARNE MECANICAMENTE SEPARADA DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus): UMA REVISÃO

Resumo: O pescado é considerado um alimento fonte de proteínas, além de oferecer outros nutrientes fundamentais para a saúde humana. Além disso, a indústria do pescado tem aumentado sua produção gradativamente todos os anos, consequentemente, contribuindo para o aumento de geração de resíduos a partir do processamento dos peixes. Dessa forma, estudos apresentam formas de aproveitamento a partir da CMS …

ELABORAÇÃO DE SORVETE VEGANO COM ADIÇÃO DE PROBIÓTICO Lactobacillus acidophilus: AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL

Resumo: O sorvete é um tipo de gelado comestível obtido a partir da emulsão de gordura e proteína, com adição de outros ingredientes e armazenado a temperatura abaixo de zero grau. Este trabalho teve como objetivo elaborar sorvete isento de leite bovino com adição de adição de probiótico Lactobacillus acidophilus. Com a finalidade de atestar a inocuidade foram avaliados os …

CARACTERÍSTICAS DO CUPUAÇU E POTENCIAL NUTRICIONAL E FUNCIONAL DAS SEMENTES PARA A AGROINDÚSTRIA

Resumo: A Amazônia compreende a floresta tropical mais biodiversificada do mundo e dentre as espécies vegetais nativas exploradas da Amazônia encontra-se o cupuaçuzeiro que é cultivado nos estados do Acre, Amazonas, Pará, Rondônia e Maranhão. O cupuaçu possui um grande valor econômico para a região Amazônica, porém ainda há um desperdício significativo de partes da fruta não utilizado pela indústria …

PROSPECÇÃO CIENTÍFICA (2010-2020): ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E/OU APLICAÇÃO ALIMENTÍCIA DO ÓLEO EXTRAÍDO DO MESOCARPO DO BURITI (Mauritia flexuosa L.)

Resumo: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira oleaginosa que contém uma multiplicidade de compostos bioativos benéficos à saúde humana. Do mesocarpo do buriti pode ser extraído um óleo, o qual é um antioxidante natural, com capacidade de prevenir doenças e potencial utilização em alimentos. Nesse contexto, objetivou-se por meio do presente estudo realizar uma prospecção científica sobre a …

O PROCESSO DE PRODUÇÃO DE GOMAS DE MASCAR

Resumo: As gomas de mascar surgiram, primitivamente, há séculos, e hoje fazem parte de um mercado lucrativo que está em constante desenvolvimento no Brasil e no mundo, uma indústria que tem inovado, principalmente, na formulação e no modo de apresentação dos produtos. Elas ocupam um mercado nada desprezível, e que se encontra em contínua expansão, movimentando bilhões de dólares por …

CARACTERÍSTICAS TECNOLÓGICAS DE MORTADELA DE CARNE MECAMICAMENTE SEPARADA DE TILÁPIA COM SABOR DE CAMARÃO

Resumo: As indústrias de processamento de peixes geram grandes quantidades de resíduos, que quando não aproveitados ou descartados de forma adequada, representam um potencial perigo para o meio ambiente. A utilização dos resíduos da filetagem de peixes para obtenção de Carne Mecanicamente Separada (CMS) pode ser uma alternativa de matéria-prima na elaboração de alimentos. Objetivou-se nesta pesquisa desenvolver e avaliar …

DESENVOLVIMENTO DE BRIGADEIRO COM ADIÇÃO DA BIOMASSA DA BANANA VERDE

Resumo: Os alimentos com características funcionais apresentam diversas propriedades benéficas a saúde. A banana verde é considerada um desses alimentos, pois possui o amido resistente, que é fermentado no intestino grosso pela microbiota bacteriana, contribuindo para aumentar o volume fecal e reduzir o risco de câncer de cólon. O objetivo do estudo foi desenvolver um brigadeiro com biomassa da banana …

INFLUÊNCIA DOS REVESTIMENTOS DE GEL DE ALOE VERA E GOMA DE FENO-GREGO NA ATIVIDADE MICROBIOLÓGICA EM MAÇÃ CV. FUJI MINIMAMENTE PROCESSADA

Resumo: A maçã (Malus domestica) é uma fruta mundialmente produzida e consumida. Quando minimamente processada, seu metabolismo, frescor e qualidade sensorial se alteram, diminuindo sua vida de prateleira e tornando sua comercialização um desafio para a indústria. Neste estudo, o objetivo foi desenvolver e aplicar o revestimento comestível ativo à base de gel de Aloe vera (40% m/v) e goma …

MICRO-ORGANISMOS DE PREOCUPAÇÃO NO CULTIVO E CONSUMO DE TILÁPIA (Oreochromis spp.): UMA REVISÃO

Resumo: A tilapicultura é uma atividade em constante expansão mundialmente. Entretanto, tem muitos riscos quanto à sua biossegurança, uma vez que patologias causadas por micro-organismos são os principais fatores limitantes para a expansão dessa. Micro-organismos como Aeromonas hydrophila, Edwardsiella tarda e Francisella noatunensis já são frequentemente associados a danos significativos de perdas na produção de tilápias. Além desses, Salmonella spp., …

REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DOS ASPECTOS SOBRE A CONTAMINAÇÃO EM OVOS COMERCIALIZADOS NO BRASIL

Resumo: O ovo é tido como um alimento de alta qualidade nutricional propiciando inúmeros benefícios para a saúde, além de sua praticidade e versatilidade, sendo um produto acessível e de fácil preparo. Portanto, a preocupação com a qualidade de ovos para consumo tem sido uma questão bastante discutida, visto que se trata de um alimento frágil, altamente perecível e suscetível …

RASTREABILIDADE DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICOS – SANITÁRIAS DE QUEIJO DE COALHO TIPO ARTESANAL: UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: O queijo de coalho artesanal é um produto derivado do leite, tradicional da região Nordeste do Brasil, elaborado, geralmente, com o leite cru. Os processos de fabricação são bastante criteriosos, visto que, em todas as etapas da produção têm grande possibilidade de apresentarem microrganismos contaminantes que podem ser patogênicos, ou indicadores das más condições higiênico sanitárias do local de …

REVISÃO SOBRE O DESENVOLVIMENTO DE KOMBUCHÁ

Resumo:A indústria de alimentos está em constante evolução para atender as demandas dos consumidores, que cada vez mais vem demonstrando interesse em produtos que possuam benefícios relacionados a saudabilidade e bem estar, e neste sentido os produtos fermentados atendem a essas demandas, em especial a Kombuchá que é obtida através da fermentação aeróbia e fermentação anaeróbia do mosto obtido pela …

SORVETE SIMBIÓTICO “MOOD FOOD” UTILIZANDO YACON E Lactobacillus plantarum 299v: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo:Alimentos simbióticos são aqueles que contém probióticos em conjunto com prebióticos. Os probióticos possuem a capacidade de manter a microbiota intestinal em equilíbrio, à medida que os prebióticos contribuem para o desenvolvimento e ação dos microrganismos. O yacon é um alimento com potencial prebiótico, colocando-se como alternativa para o desenvolvimento de um sorvete simbiótico utilizando o microrganismo Lactobacillus plantarum 299v. …

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE MORTADELA DE CMS DE TILÁPIA DO NILO COM SABOR CAMARÃO

Resumo:A utilização dos resíduos da filetagem de peixes, como da tilápia do Nilo, para obtenção de Carne Mecanicamente Separada (CMS) pode ser uma alternativa de matéria-prima na elaboração de alimentos. Nesta pesquisa objetivou-se desenvolver e avaliar as características microbiológicas e sensoriais de uma mortadela elaborada com CMS de tilápia com sabor de camarão. Foram desenvolvidas três formulações de mortadelas com …

DESENVOLVIMENTO DE SORO DE QUEIJO BOVINO DESPROTEINIZADO COMO SUBSTRATO PARA PRODUÇÃO DE EXOPOLISSCARÍDEOS (EPS) MICROBIANO

Resumo:O soro de queijo bovino é um dos principais resíduos da indústria de lácteos. Apesar de ser utilizado para fabricação de alguns produtos, ainda é amplamente descartado e de maneira inadequada, provocando danos ambientais e econômicos. Entretanto, o soro possui alto poder nutritivo podendo ser útil em processos fermentativos. O objetivo deste trabalho é desenvolver um soro de queijo bovino …

POTENCIAL FERMENTATIVO DE BACTERIAS ÁCIDO LÁCTICAS AUTOCTONES: AVALIAÇÃO QUALITATIVA

Resumo:As Bactérias Ácido Láticas (BAL) autóctones têm sido investigadas nos últimos anos devido ao seu potencial fermentativo, além de atribuir características regionais aos produtos. Esse experimento foi realizado no laboratório da UFAPE e teve como objetivo, avaliar qualitativamente mix (pools) de BAL isoladas de queijo tipo coalho comercializados em feiras-livres da cidade de Garanhuns, PE. Foram utilizadas 5 amostras de …

EFEITO DA OZONIZAÇÃO NA CONSERVAÇÃO DOS ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo:A indústria de alimentos tem buscado progressivamente tecnologias alternativas para garantir a segurança e a qualidade dos produtos visando atendendo aos anseios dos consumidores. Pesquisas sobre tecnologias capazes de inativar microrganismos patogênicos e deterioradores com mínimas alterações sobre as propriedades nutricionais, técnico-funcionais e sensoriais dos alimentos estão em amplo desenvolvimento. Neste contexto, a utilização do ozônio vem se tornando uma …

EFFECT OF PINEAPPLE PEEL FLOUR IN PROBIOTIC ICE CREAM ON PHYSICOCHEMICAL PROPERTIES, CELL VIABILITY AND SENSORIAL ASPECTS

Resumo: Agro-industrial waste deriving from fruits processing industries are rich in fibers and have potential to be incorporated into food. This work aims to study the effect of adding pineapple peel flour (PPF) to probiotic ice cream on the physicochemical properties, cell viability of Lactobacillus rhamnosus ATCC 7469 and sensory aspects. PPF was characterized in terms of pH, water activity, …

BACTÉRIAS DA AMAZÔNIA COM POTENCIAL USO EM PROCESSOS FERMENTATIVOS E INDUSTRIAL

Resumo: Enzimas microbianas têm sido alvo da indústria biotecnológica visto a ampla variedade de aplicação e a facilidade de obtenção em escala laboratorial. Dentre os microrganismos de interesse, fungos filamentosos e actinobactérias tem se destacado como fontes potenciais de diversas enzimas hidrolíticas, proteases e lipases. Ambientes pouco explorados podem abrigar uma diversidade microbiana produtora de diversos metabólitos primários e secundários …

PRODUÇÃO, DESAFIOS E ESTRATÉGIAS UTILIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DE SUCOS PROBIÓTICOS FERMENTADOS DE FRUTAS: UMA REVISÃO

Resumo: A demanda por produtos não-lácteos contendo probióticos tem crescido muito nos últimos anos, devido, principalmente, ao aumento na quantidade de indivíduos intolerantes à lactose, alérgicos às proteínas do leite, veganos e vegetarianos, como também, a ampliação do conhecimento sobre os benefícios desses alimentos. O aumento na procura desses produtos pode impulsionar e incentivar o desenvolvimento de novas tecnologias que …

CARACTERÍSTICAS NUTRICIONAIS E AVALIAÇÃO SENSORIAL DE BRIGADEIROS ADICIONADOS DE NIBS DE CACAU ORIUNDOS DE LIMOEIRO DO NORTE – CEARÁ

Resumo: Objetivou-se nesse estudo realizar a avaliação sensorial de brigadeiros adicionados de nibs de cacau. Foram obtidas amêndoas curadas de frutos de cacau (Theobroma cacao L.) oriundos do município de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará, Brasil. Após a obtenção do nibs, realizou-se as análises centesimais de lipídios, proteínas, umidade, cinza e amido. Em seguida, foram criadas duas formulações …

CARACTERÍSTICAS DO CONSUMO DE EXTRATO AQUOSO DE TANSAGEM (Plantago major L.) NO BRASIL

Resumo: O Brasil se destaca por ser o segundo maior consumidor de café comparado com o mundo, os dados confirmam que este produto está presPlantago major é uma espécie amplamente distribuída no Brasil, onde é conhecida popularmente como tansagem. Esta planta possui ação antioxidante, adstringente, digestiva, entre várias outras, decorrentes da presença de compostos bioativos. Este estudo teve como objetivo …

CONSUMO DE CAFÉ NO BRASIL: UMA REVISÃO

Resumo: O Brasil se destaca por ser o segundo maior consumidor de café comparado com o mundo, os dados confirmam que este produto está presente em 81% dos lares brasileiros. Para saber a qualidade desta bebida é realizado através da análise sensorial um processo seletivo que avalia diversas características físicas, químicas e sensoriais do café, logo após é realizado uma …

PERFIL DE CONSUMIDORES DE CARNE E PRODUTOS CÁRNEOS CAPRINOS E OVINOS DA REGIÃO OESTE POTIGUAR

Resumo: A maioria dos produtos de panificação pode ser incorporada de diferentes ingredientes, o que contribui para a sua diversificação nutriciO mercado de carnes e produtos derivados de caprinos e ovinos é bastante promissor. Para inserção de novos produtos cárneos, são necessários estudos voltados para melhor compreender o perfil dos consumidores. Assim, neste contexto, objetivou-se com este estudo, avaliar o …

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA NAS FARINHAS E SENSORIAL EM BISCOITOS COOKIE FORTIFICADOS COM FARINHA DE TURU (Teredo sp)

Resumo: A maioria dos produtos de panificação pode ser incorporada de diferentes ingredientes, o que contribui para a sua diversificação nutricional. Os biscoitos estão entre os produtos mais populares e são consumidos quase em todos os níveis da sociedade. Isto se deve a fatores como facilidade de consumo, variedades, vida de prateleira relativamente longa e custo acessível. É permitida a …

CIÊNCIA SENSORIAL E MÍDIAS SOCIAIS: UMA REVISÃO

Resumo: A análise sensorial é a avaliação dos sinais recebidos através dos sentidos da visão, audição, paladar, olfato e tato. É considerada um processo-chave no desenvolvimento de novos produtos e essencial para entender os consumidores, preenchendo a lacuna entre as características do produto e a percepção e aceitação do consumidor. Com a intensificação do processo de globalização e dos avanços …

PERFIL DO CONSUMIDOR DE CAFÉ NO ALTO JEQUITINHONHA – MG

Resumo: O café pertence à família Rubiaceae Egênero Coffea L. e é considerado uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Brasil se destaca pela produção e exportação. O Vale do Jequitinhonha apresenta uma representativa porção dessa produção cafeeira. Assim, o trabalho teve por objetivo avaliar as preferências e o comportamento do consumidor de café diante a diversidade do produto …

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE DIFERENTES MARCAS DE PRODUTOS LÁCTEOS

Resumo: Tendo em vista a necessidade de adequação dos rótulos às normativas e legislação vigentes, o presente trabalho teve como objetivo avaliar se as informações nutricionais, ingredientes e rotulagem de diferentes marcas de produtos lácteos, comercializados na cidade Solânea-PB, estariam em conformidade com a legislação vigente. Para isso foram realizadas visitas à diferentes estabelecimentos comerciais no município de Solânea no …

PROCESSAMENTO E ANÁLISE SENSORIAL DE LINGUIÇA FRESCAL DE FRANGO ADICIONADA DO EXTRATO DA PIMENTA ROSA

Resumo: Os extratos naturais se tornaram uma alternativa promissora para substituir os antioxidantes sintéticos, devido aos seus constituintes fitoquímicos. A pimenta rosa é uma planta alimentícia não convencional rica em compostos fenólicos e seu extrato pode ser útil como antioxidante natural. Nesse contexto, objetivou-se avaliar as características sensoriais de linguiças de frango elaboradas com diferentes concentrações de antioxidantes naturais (extrato …

CARACTERÍSTICAS E APLICAÇÕES DA AMORA PRETA (Rubus spp): UMA REVISÃO

Resumo: A amoreira é uma planta rústica pertencente à família Rosaceae, gênero Rubus, origem Asiática e introduzida no sul do Brasil na década de 70. A fruta destaca-se pela sua variedade nutricional, tecnológica e medicinal. Pelas características de perecibilidade e sazonalidade da amora preta o consumo in natura se torna limitado, neste sentido a aplicação de tecnologias de processamento são …

AVALIAÇÃO FÍSICO- QUÍMICA DO CAJUZINHO-DO- CERRADO SUBMETIDO AO PROCESSO DE DESIDRATAÇÃO OSMÓTICA SEGUIDO DE SECAGEM

Resumo: Entre as principais frutíferas encontradas no Brasil, no estado de Goiás destaca-se o cajuzinho-do-cerrado. Um grande problema enfrentado na cadeia produtora do cajuzinho-do-cerrado é a sua conservação, pois se trata de uma fruta extremamente perecível devido a sua alta atividade de água. A desidratação osmótica usada como pré-tratamento, seguido de secagem é uma boa alternativa para propiciar a redução …

ESTUDO DAS PRINCIPAIS TÉCNICAS ANALÍTICAS UTILIZADAS NA DETERMINAÇÃO DE CAFEÍNA

Resumo: O cafeeiro é uma das culturas que mais destaca-se no cenário brasileiro e mundial pela qualidade da bebida. Entre os principais fatores do sucesso do café está a presença da cafeína, uma substância psicoativa presente em diferentes partes da planta. O consumo mundial per capita de cafeína, é da ordem de 3 a 7 mg/kg/dia, ou seja, aproximadamente 200 …

PECTIN: CHARACTERISTICS, PROPERTIES AND ITS ROLE IN THE SURVIVAL OF PROBIOTICS

Resumo: Pectin is a soluble fiber present in the cell wall of vegetables and is also found in abundance in the skins, marcs, and pulps of some fruits, as one of the main structural components of plants. Its industrial application is quite wide due to a chemical structure in its molecule that influences its molecular characteristics. It has gelling, stabilizing, …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DA FARINHA DE CASCA DE GUAPEVA (POUTERIA GARDNERIANA RADLK)

Resumo:A região do cerrado possui cerca de 204 milhões de hectares de extensão e é conhecido como um dos biomas com maior biodiversidade do mundo. Uma fruta típica dessa região é a Guapeva (Pouteria gardneriana Radlk), fruta de sabor adocicado, elevada carga nutricional e com ação antioxidante no organismo humano. O presente trabalho tem como objetivo avaliar as propriedades físico-químicas …

CARACTERIZAÇÃO FISICO-QUÍMICA E MICROBIOLÓGICA DE VINAGRES ARTESANAIS ELABORADOS A PARTIR DAS CASCAS DE ABACAXI “TURIAÇÚ”

Resumo:A polpa de abacaxi geralmente é bastante apreciada, entretanto, suas cascas normalmente são descartadas, sem nenhum reaproveitamento. Pensando em uma alternativa sustentável para evitar este desperdício do fruto, o presente trabalho teve como objetivo a elaboração de vinagres artesanais de cascas de abacaxi “Turiaçu”. Três formulações de vinagres artesanais a nível de bancada foram elaboradas. Destas foram avaliadas características físico-químicas …

Tabela nutricional de bolo para dietas restritivas contendo castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)

Resumo: A castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) ou castanha do Pará é uma matéria-prima da sociobiodiversidade brasileira que apresenta alta qualidade nutricional. O presente trabalho objetivou elaborar a tabela nutricional de um bolo contendo castanha-do-brasil, sem adição de açúcares, leite ou derivados, adequado para dietas restritivas, e cuja formulação havia sido previamente divulgada na forma de tutorial em um vídeo. A partir …

ASPECTOS NUTRICIONAIS DA CARNE CAPRINA E SUA APLICAÇÃO EM PRODUTOS CÁRNEOS

Resumo: Por seu valor nutritivo, possuindo baixo teor de gordura saturada e calorias, além de proteínas de excelente qualidade, a carne caprina tem despertado o interesse do mercado consumidor nos últimos tempos. Assim, uma melhor forma de aproveitamento dessa carne, é através da elaboração de embutidos. Dessa forma o objetivo trabalho é analisar quais as propriedades nutritivas da carne caprina, …

A IMPORTÂNCIA DA ROTULAGEM PARA O PÚBLICO COM RESTRIÇÕES ALIMENTARES: REVISÃO

Resumo: Quando se trata de segurança alimentar, os rótulos são considerados ferramentas para informar e orientar o cliente em relação às porções, quantidades e qualidade nutricional dos produtos, favorecendo escolhas mais saudáveis para o dia a dia. Portanto, é notável a importância dos rótulos alimentares como fonte de informação para quem busca uma alimentação equilibrada, especialmente para o público que …

UTILIZAÇÃO DE AGRO-RESÍDUOS VEGETAIS COMO MATÉRIA PRIMA PARA ELABORAÇÃO DE FARINHAS: REVISÃO

Resumo: Este trabalho teve como objetivo realizar uma revisão da literatura sobre a utilização de agro-resíduos como matéria prima para a produção de farinhas, tendo como enfoque as sementes. Neste processo, analisar suas etapas de produção e respectivas composições nutricionais, capacidades funcionais, assim como suas aplicabilidades e aceitabilidades na alimentação humana. Foram analisadas as características de cinco tipos de sementes …

PROCESSO DE ALCALINIZAÇÃO DO CACAU: REVISÃO

Resumo: O cacau, um dos frutos mais relevantes no cenário nacional, faz parte da formulação de chocolates e pode ser aplicado em diferentes processos. A alcalinização é uma etapa opcional no processamento do cacau, trazendo um diferencial ao produto final em relação a perfil com menos amargor, cores mais intensas e melhor dispersão. O objetivo deste trabalho é discutir a …

CARACTERÍSTICAS DO SORGO E POTENCIALIDADES PARA A APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Resumo: O cultivo do sorgo foi direcionado por muitos anos para a cobertura do solo e para a alimentação animal (ração e forrageira). No entanto, este grão apresenta-se como um cereal com potencial inovador para a indústria de alimentos em função da composição química, como carboidratos, proteínas, lipídeos, minerais, vitaminas e compostos bioativos. Os principais processamentos envolvidos na industrialização do …

OTIMIZAÇÃO DO SISTEMA CROMATOGRÁFICO PARA DETERMINAÇÃO DE AMINOÁCIDOS

Resumo: O estudo das condições cromatográficas é muito importante para assegurar a estabilidade térmica dos analitos, bem como a sua transferência eficiente e seletividade. Nesse sentido, dentre as principais variáveis para análise de aminoácidos em alimentos pode-se considerar a temperatura do injetor e a programação do forno da coluna. Portanto, este trabalho teve como objetivo otimizar um método para determinação …

ELABORAÇÃO DE QUEIJO TIPO MINAS PADRÃO MATURADO EM LICOR E DETERMINAÇÃO DO PRAZO COMERCIAL

Resumo: Os queijos são alimentos derivados do leite, ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio, iodo, zinco, selênio, fósforo e vitaminas, existindo variados tipos, feitos a partir de diferentes leites e diferentes processos de produção. Entende-se por queijo maturado, o produto no qual sofreu trocas bioquímicas e físicas necessárias e características da variedade do queijo. Os licores, principalmente os …

A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A NOTCO®

Resumo: Com os recentes avanços tecnológicos, incorporar inteligência artificial no processo produtivo industrial já se configura como uma possibilidade muito mais acessível e executável. Este trabalho aborda um estudo de caso de uma empresa multinacional que utiliza técnicas de inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de produtos alimentícios. Fundada em 2015 no Chile, a NotCo® utiliza uma plataforma de IA …

ELABORAÇÃO DE PEIXE DULCÍCOLA APERTIZADO

Resumo: O baixo consumo de peixes é percebido pela ausência de variedade de produtos no mercado, já que os peixes são comercializados em sua maioria inteiros ou filetados, dificultando o seu preparo. Desse modo, uma forma de acrescentar o pescado a dieta é a produção de produtos inovadores utilizando peixes pouco valorizados ou resíduos do processamento de peixes, apresentando ao …

COMPOSTOS BIOATIVOS PRESENTES EM CHÁS E INFUSÕES DE PANCS: REVISÃO

Resumo: No Brasil encontra-se 13% da riqueza da biota mundial. Aproximadamente 10% da flora brasileira possuem partes comestíveis que poderiam ser utilizadas para incrementar a diversidade alimentar. Isso reflete o pouco aproveitamento das espécies nativas e a supervalorização das plantas exóticas, essas espécies recebem o título de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Destacam-se como plantas que possuem uma ou mais …

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE BLENDA POLIMÉRICA SUSTENTÁVEL PARA USO COMO EMBALAGEM DE ALIMENTOS

Resumo: Zeína (Ze) e acetato de celulose (AC) são polímeros de base biológica estudados, em separado, para elaboração de embalagens biodegradáveis. Contudo, o desempenho mecânico apresentado é inferior aos plásticos convencionais. Nesse contexto, objetivou-se a elaboração e caracterização de uma blenda, ou mistura, polimérica AC:Ze a fim de obter um novo material com características melhoradas. Diferentes proporções mássicas AC:Ze foram …

GELEIAS DO CERRADO

Resumo: Boa parte das frutas são alimentos altamente perecíveis e, para evitar perdas, elas podem ser processadas de forma a produzir um alimento com prazo de validade maior, como por exemplo, a geleia. O processamento de frutos do cerrado é relevante, pois, além de evitar perdas, também traz valorização para a região e pode gerar produtos de características sensoriais agradáveis …

OBTENÇÃO DE CHAYA EM PÓ COMO FORMA DE AGREGAÇÃO DE VALOR PARA AGRICULTURA FAMILIAR E UTILIZAÇÃO NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Resumo:Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) têm se mostrado ótimas alternativas para diversificação da alimentação, além de contribuírem para o fortalecimento da agricultura familiar. A Chaya (Cnidoscolus aconitifolius), pertencente ao gênero Cnidoscolus e à família Euforbiácea, é considerada uma PANC, originária da Mesoamérica e domesticada no Brasil. É uma planta perene, com hábito arbustivo, usada na alimentação e como planta medicinal. …

PROPOSTA DE CATCHUP INOVADOR COM CAQUI (Diospyros kaki L.): DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO

Resumo: Arrozes pigmentados (Oryza sativa L.) são produtos com características nutricionais e sensoriais desejáveis ao uso culinário. Por O caqui é uma fruta rica nutricionalmente e com importante produção no Brasil, porém, dado expressiva perda pós-colheita, estratégias de melhor aproveitamento são relevantes. O objetivo deste estudo foi desenvolver catchups com caqui e caracterizá-los quanto aos parâmetros físico-químicos, teor de compostos …

CARACTERÍSTICAS AGRONÔMICAS, NUTRICIONAIS E GASTRONÔMICAS DE ARROZES PIGMENTADOS: UMA REVISÃO

Resumo: Arrozes pigmentados (Oryza sativa L.) são produtos com características nutricionais e sensoriais desejáveis ao uso culinário. Por conta dessas propriedades vários estudos têm sido realizados nos anos recentes para pesquisar a aplicabilidade dessas matérias-primas, inclusive como ingredientes gastronômicos. Este trabalho abordou aspectos diversos sobre os arrozes pigmentados a partir de uma revisão de literatura. O levantamento bibliográfico foi feito …

PRODUÇÃO DE LIPOSSOMAS ALIMENTÍCIOS UTILIZANDO A TÉCNICA DE INJEÇÃO DE ETANOL

Resumo: Os lipossomas são vesículas nanométricas constituídas por fosfolipídios, que possuem como característica principal a capacidade de promover o encapsulamento de compostos tanto hidrofóbicos quanto hidrofílicos, uma vez que, internamente, possuem dois compartimentos internos – um de natureza apolar e outro polar. Os lipossomas podem variar conforme as diferentes técnicas que podem ser utilizadas para sua obtenção, assim como, pela …

APROVEITAMENTO DE RESÍDUOS DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ NO SETOR DE COSMÉTICOS: REVISÃO

Resumo: O café é um importante produto agrícola mundial, por ser uma das bebidas mais consumidas no mundo. O Brasil é o maior produtor e exportador de café do mundo. Após a colheita do café, ocorre seu processamento, que gera uma grande quantidade de resíduos, ricos em compostos químicos com propriedades benéficas para a saúde humana. No entanto, estes mesmos …

PRODUÇÃO DE CERVEJAS SEM GLÚTEN: UMA REVISÃO

Resumo: O presente estudo buscou revisar sobre a produção de cervejas sem glúten e como as pesquisas têm buscado soluções tecnológicas de processos mecânicos, químicos e bioquímicos para a produção de cerveja com baixo teor de glúten ou sem glúten, bem como alternativas na utilização dos insumos normalmente utilizados, como a cevada, o trigo, a aveia e o centeio, combinados …

UTILIZAÇÃO DA FARINHA DO TEGUMENTO E DA AMÊNDOA DA MANGA VARIEDADE ‘ESPADA’ NA ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS

Resumo: A manga (Mangifera indica L.) é um fruto com boa aceitação no mercado devido ao sabor e textura agradáveis, no entanto muito deste fruto se perde como resíduos agroindustriais, os quais podem funcionar como base para o desenvolvimento de novos produtos alimentícios. O objetivo deste trabalho foi utilização da farinha do tegumento e da amêndoa de manga da variedade …

PRODUTOS ANÁLOGOS DE CARNE À BASE DE PLANTAS: UMA REVISÃO SOBRE TENDÊNCIAS DE MERCADO E CARACTERIZAÇÃO

Resumo: Os análogos de carne, também conhecidos como carne vegetal ou à base de plantas, são produtos alimentícios com aspectos organolépticos e nutricionais semelhantes à carne convencional, podendo ser produzidos a partir de diversas proteínas vegetais, assim como fungos e algas marinhas. A carne à base de plantas geralmente é rica em minerais essenciais como ferro, cálcio e zinco, entre …

PÃO DE COENTRO COM ADIÇÃO DE SPIRULINA: DESENVOLVIMENTO, AVALIAÇÃO FÍSICA E TECNOLÓGICA

Resumo: Quando se trata de segurança alimentar, os rótulos são considerados ferramentas para informar e orientar o cliente em relação às porções, quantidades O pão é um dos derivados de cereais mais ingeridos na atualidade, com significativa relevância para a gastronomia moderna. As microalgas estão ganhando magnitude nos últimos tempos em decorrência de suas possibilidades de utilização no setor farmacêutico …

ENCAPSULAÇÃO DE CORANTES NATURAIS POR EMULSIFICAÇÃO

Resumo: As emulsões são sistemas heterogêneos termodinamicamente instáveis, compostos por dois líquidos imiscíveis, que constituem uma fase contínua e uma fase dispersa na forma de gotículas. Nos últimos anos, a emulsificação tem sido um método empregado para a encapsulação de compostos bioativos sensíveis, seja como técnica principal ou preliminar, combinada com liofilização, spray drying, gelatinização iônica, entre outras. Nesse trabalho, …

HIDROMEL: UMA REVISÃO SOBRE ALGUMAS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS DESTA BEBIDA MILENAR

Resumo: O hidromel é uma bebida milenar que tem passado por um renascimento nos últimos anos. As características químicas do hidromel estão intimamente relacionadas com a composição das matérias-primas empregadas na elaboração da bebida. A avaliação da composição química dos hidroméis pode ser realizada a partir do acompanhamento de diferentes parâmetros, principalmente o teor de açúcar, etanol, glicerol, bem como …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DO MURICI IN NATURA E DESIDRATADO

Resumo: O murici (Byrsonima crassifolia) é um fruto que apresenta coloração amarela, com formato levemente achatado e esférico, e dispõe de um diâmetro aproximado de 1,5 a 2,0 cm. Neste trabalho, objetivou-se analisar as características físico-químicas do murici in natura e desidratado. Os frutos in natura e desidratado foram analisados quanto aos parâmetros pH, acidez total titulável (ATT), umidade e …

DESENVOLVIMENTO E POTENCIAL DE UTILIZAÇÃO DE EMBALAGENS ATIVAS BIODEGRADÁVEIS EM MORANGA MINIMAMENTE PROCESSADA

Resumo: Abóboras da espécie Cucurbita maxima Duchesne são hortaliças popularmente conhecidas no Brasil como morangas. O abastecimento do varejo com produtos vegetais minimamente processados já é realidade, contudo observa-se que a possibilidade de extensão do tempo de prateleira desses produtos é de grande interesse a fim de facilitar a comercialização, assim como evitar o desperdício. A utilização de embalagens contendo …

EFEITO DA TEMPERATURA NA CINÉTICA DE SECAGEM DA CASCA DE PITAYA (Hylocereus undathus)

Resumo: A pitaya é o fruto proveniente de cactos do gênero Hylocereus a qual apresenta grande valor nutricional devido ao seu alto conteúdo de minerais, vitamina C, fibras e compostos antioxidantes como fenóis e betacianinas. A casca da pitaya é o principal resíduo do processamento da fruta, podendo ser utilizada no desenvolvimento de diversos produtos alimentícios de alto valor agregado …

COMPORTAMENTO REOLÓGICO DE GELEIAS DE MELANCIA COM PIMENTA

Resumo: O conhecimento do comportamento reológico de geleias fornece informações que auxiliam a indústria de alimentos no dimensionamento do processo e equipamentos para o seu processamento. O objetivo deste trabalho foi estudar o comportamento reológico de geleias de melancia com pimenta dedo-de-moça, utilizando diferentes concentrações de sacarose e adição de maltodextrina nas formulações. As diferentes formulações de geleias foram obtidas …

ESTUDO DE REVISÃO EM MÉTODOS DE ANÁLISE PARA REDUÇÃO DOS CARBOIDRATOS

Resumo: Nota-se um aumento na ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) nos últimos anos. Sedentarismo, alimentação inadequada, tabagismo e uso nocivo do álcool são fatores que contribuem para esta ascendência. Este fator está relacionado com o alto consumo de produtos ultra processados. Tendo em vista este panorama, diversas ações de promoção à saúde e alimentação saudável estão sendo realizadas, …

STAPHYLOCOCCUS COAGULASE POSITIVA: PERFIL DE SENSIBILIDADE E FORMAÇÃO DE BIOFILME DE ISOLADOS ORIUNDOS DO PROCESSO DE ORDENHA

Resumo: Staphylococcus coagulase positiva é causador de toxinfecções alimentares e, também, é o principal gênero causador de mastite bovina, podendo ser veiculado ao leite e produtos lácteos, trazendo riscos aos consumidores. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil de sensibilidade, observar a formação de biofilme de cepas de Staphylococcus coagulase positiva isoladas de ambiente de ordenha frente à meticilina; …

MAPA DE PREFERÊNCIA EXTERNO DE COOKIES ELABORADOS COM CAFÉ ARÁBICA E ADIÇÃO DE INULINA

Resumo: O açúcar é um dos principais responsáveis pelas doenças não-transmissíveis, como obesidade, doenças cardiovasculares e diabetes. A inulina, um carboidrato não-digerível traz vários efeitos benéficos à saúde podendo ser utilizada em muitos produtos como substituto do açúcar. Este trabalho teve por objetivo desenvolver cookies com café arábica, substituindo parcialmente o açúcar por inulina e analisar o efeito da inulina …

ABORDAGEM GERAL SOBRE INSETOS COMESTÍVEIS

Resumo: O consumo de insetos comestíveis por humanos é denominado entomofagia e é bastante influenciado por questões culturais e religiosas, sendo muito importante pelo seu valor nutricional. O objetivo principal dessa revisão foi apresentar uma abordagem geral sobre estudos com insetos comestíveis, abrangendo estudos sensoriais, aspectos e qualidade nutricional, processamento de insetos e alimentos contendo insetos em suas formulações. Por …

EFEITO DA ADIÇÃO DE SPIRULINA NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS, FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E SENSORIAIS DE BISCOITOS: REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: A Spirulina é reconhecida por seu elevado teor protéico, de ácidos graxos essenciais e de compostos bioativos. Além de já ser comercializada na forma de suplemento, cresce o interesse pela sua aplicação em alimentos como forma de agregar valor a alimentos frequentemente consumidos, principalmente da área de panificação, como biscoitos. O objetivo desta revisão é compreender, por meio da …

ANÁLISE DA CRENÇA POPULAR EM MITOS SOBRE LÁCTEOS

Resumo: O leite e seus derivados são alimentos muito importantes em uma dieta saudável e equilibrada, mas ainda são vítimas de notícias falsas e sensacionalistas veiculadas nas mídias sociais, muitas vezes divulgadas com interesse comercial, por imposição de uma ideologia ou por simples falta de informação. Surgem, assim, argumentos, sem qualquer embasamento científico, que são divulgados como verdade absoluta por …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DOS FRUTOS DE NONI EM CRESCIMENTO

Resumo:Noni é um fruto que foi recentemente introduzido no Brasil, como uma matéria-prima com forte apelo comercial devido as características benéficas a ele atribuídas e aos aspectos relacionados ao consumo. O objetivo deste trabalho foi caracterizar o noni, ao longo do seu crescimento por meio da caracterização físico-química. Os frutos cultivados em sombra e pleno sol foram coletados em 2009 …

SUBPRODUTOS DO MELÃO (Cucumis melo L.) NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: UMA REVISÃO

Resumo: As indústrias alimentícias geram toneladas de subprodutos constituídos por sementes, cascas e caroços. No processamento do melão, cerca de 60% do fruto é desperdiçado. A fabricação de novos alimentos é uma alternativa para redução desses desperdícios proporcionando uma alimentação mais rica nutricionalmente. Assim, considerando que os subprodutos do melão podem ser reaproveitados na fabricação de novos alimentos mais nutritivos, …

FATORES PARA OCORRÊNCIA DE CARNE BOVINA DFD

Resumo:O crescente número de consumidores de carne bovina e suas exigências têm demandado o desenvolvimento de novas técnicas que se proporcione o bem-estar animal, principalmente, no pré-abate, visto que esse possui grande influência na qualidade da carne. Ao ser exposto a uma situação de estresse, por vezes crônico, o animal tende a consumir as suas reservas energéticas (glicogênio) no período …

ELABORAÇÃO E ANÁLISE SENSORIAL DE REDUÇÃO DE POLPA DE MURUCI (Byrsonima crassifolia (L.) Kunth) COM CACHAÇA

Resumo: O muruci (Byrsonima crassifolia (L.) Kunth) é um fruto que ocorre em praticamente todo o território nacional, podendo ser consumido in natura, como também pode ser aproveitado para ser consumido em forma de sucos, sorvetes, e outros preparados culinários. O fruto possui cor amarela quando maduro, polpa carnosa, sabor intenso e azedo. Em sua composição, o muruci contém pouca …

FRAUDES ALIMENTARES EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: UMA REVISÃO

Resumo: Com o aumento da produção e da demanda por alimentos de origem animal, a sua segurança e autenticidade passaram a ser pontos chave de interesse econômico e de saúde públicos. Estes alimentos são susceptíveis às contaminações em diversas etapas de produção, tanto de forma acidental quanto intencional, sendo esta segunda considerada fraude alimentar. A fraude é considerada crime e …

VINHO LARANJA: REVISÃO

Resumo: O vinho é uma bebida muito atrativa, tanto em termos sensoriais (aroma, cor e sabor), como por ter ação antioxidante atrelada ao seu consumo moderado. Segundo a legislação, existem três classificações quanto à coloração dos vinhos: branco, rosado e tinto. Contudo, nos últimos tempos, algumas vinícolas iniciaram o desenvolvimento e disseminação de um vinho denominado “vinho laranja”, “vinho âmbar” …

CARACTERIZAÇÃO DE FORMAS VIÁVEIS NÃO CULTIVÁVEIS (VNC) DE Campylobacter jejuni 

Resumo: Campylobacter jejuni é pouco conhecida quanto às características epidemiológicas e morfológicas, principalmente no estado viável não cultivável (VNC), não detectável em metodologias tradicionais de cultivo e identificação. Objetivou-se observar aspectos comportamentais, morfológicos e a organização intracelular de C. jejuni na forma VNC. Utilizou-se 27 cepas sob estresse térmico, nutricional e oxidativo, avaliou-se o tempo de aquisição integral de VNC. …

Tabela nutricional de bolo para dietas restritivas contendo castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)

Resumo: A castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) ou castanha do Pará é uma matéria-prima da sociobiodiversidade brasileira que apresenta alta qualidade nutricional. O presente trabalho objetivou elaborar a tabela nutricional de um bolo contendo castanha-do-brasil, sem adição de açúcares, leite ou derivados, adequado para dietas restritivas, e cuja formulação havia sido previamente divulgada na forma de tutorial em um vídeo. A partir …

COMPARAÇÃO DOS NÍVEIS DE AMINA BIOGÊNICA EM CAMARÕES DE ÁGUA DOCE E CAMARÕES MARINHOS

Resumo: A utilização da radiação ultravioleta UV-C tem ganhado espaço na indústria de alimentos devido à sua eficácia na eliminação de mAs aminas biogênicas presentes no pescado podem acarretar problemas de saúde ao consumidor relacionado às intoxicações alimentares e reações alérgicas. Dentre as principais aminas biogênicas encontradas em peixes, camarões de água doce e camarões marinhos, destaca-se a histamina, que …

UTILIZAÇÃO DE FARINHA DE LINHAÇA MARROM (Linum usitatissimun l.) NA PRODUÇÃO DE QUICHE SEM GLÚTEN: ANÁLISES DA COMPOSIÇÃO CENTESIMAL, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL

Resumo: O desenvolvimento de produtos alimentícios diferenciados, com qualidade nutricional e alegações para fins especiais destinados a portadores de doença celíaca e com intolerância ao glúten, é importante para aumentar a oferta no mercado, oportunizando a escolha de alimentos mais saudáveis. O presente estudo teve por objetivo desenvolver uma quiche com farinhas de linhaça e arroz, e avaliar sua composição …

APLICABILIDADE DA LUZ ULTRAVIOLETA EM PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

Resumo: A utilização da radiação ultravioleta UV-C tem ganhado espaço na indústria de alimentos devido à sua eficácia na eliminação de microrganismos patogênicos e deteriorantes, como bactérias, fungos, vírus, protozoários e algas. A tecnologia exige baixo custo em manutenção e equipamentos quando comparado a outros métodos de conservação, além de não gerar resíduos para o meio ambiente, se tornando uma …

ANÁLISES DA QUALIDADE DA ÁGUA DE PRODUÇÃO DE UMA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS LOCALIZADA NO RIO GRANDE DO NORTE

Resumo: A água é a substância em maior abundância e o elemento mais essencial para a manutenção da vida de todos os seres vivos do planeta. Com isso, torna-se imprescindível controlar e exigir sua qualidade. Os critérios utilizados para verificar a qualidade da água são os aspectos físicos, químicos e biológicos. No preparo de alimentos existem muitas etapas nas quais …

ELABORAÇÃO DE IOGURTE ADICIONADO DE GELEIA DE MARACUJÁ

Resumo: A boa aceitabilidade no consumo de derivados lácteos tem levado a indústria de alimentos a desenvolver diferentes sabores de produtos considerados tradicionais, com a finalidade de ampliar as opções de consumo. Esse trabalho teve como objetivo desenvolver formulações de iogurte adicionados de geleia de maracujá, e avaliar as suas características sensoriais. Os iogurtes foram preparados com cultura láctica termofílica …

SUCO DE MAÇÃ PRENSADO A FRIO BIOCONSERVADO COMO BASE PARA BEBIDAS VEGETAIS: VIDA ÚTIL E PERCEPÇÃO SENSORIAL

Resumo: A produção de sucos prensados a frio tem crescido continuamente. Seu processamento não inclui o uso do calor ou aditivos químicos como método de conservação, resultando em produtos com melhores características nutricionais e sensoriais, mas vida útil curta. Nesse sentido, o presente trabalho objetivou estender a vida útil de bebidas de vegetais prensados a frio utilizando suco de maçã …

SAUDABILIDADE DE BEM-ESTAR NO RÓTULO DE ALIMENTOS: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: A tecnologia e seus avanços fazem com que os consumidores busquem mais por informações, tornando-lhes mais atualizados e exigentes por inovações e tendências do mercado. Mudanças de pensamentos, como avanços de produtos orgânicos, baixo teor de açucares, sódio e gorduras, pensando na saudabilidade dos alimentos faz com que a demanda por alimentos saudáveis com ingredientes cada vez mais naturais …

ANÁLISE QUALITATIVA DO CARDÁPIO DE UMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL NO INTERIOR DO CEARÁ

Resumo: A alimentação é um direito social, assim cabe ao poder público adotar ações para promover a Segurança Alimentar e Nutricional (SAN). Dessa forma, objetivou-se avaliar qualitativamente os aspectos nutricionais e sensoriais das preparações de um cardápio oferecido às crianças da educação infantil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa, descritiva e transversal, realizado em uma escola. A análise do …

O USO DA REAÇÃO DE MAILLARD PARA QUEIMA PROPOSITAL E CONTROLADA DE ALIMENTOS

Resumo: A queima proposital dos alimentos é uma técnica de cocção baseada na Reação de Maillard e a caramelização de insumos, na qual vem gerando controvérsias sobre o uso dela em pratos elaborados por profissionais da área alimentar, pois muito se diz a respeito da formação de nitrosaminas, os peróxidos, os ácidos graxos trans (AGT), os hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (HAP) …

ELABORAÇÃO DE KOMBUCHA ARTESANAL A BASE DE CHÁ VERDE E CAPIM-SANTO SABORIZADOS COM SUCO DE SERIGUELA: AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FISICO-QUÍMICAS

Resumo: Kombucha é um chá fermentado e gaseificado de origem chinesa e possui sabor adocicado e ligeiramente ácido. É resultado da fermentação do chá verde ou preto açucarado, onde é adicionado uma cultura simbiótica de leveduras e bactérias que formam um biofilme denominado SCOBY. O presente trabalho teve como finalidade a realização do processo de fermentação para a elaboração de …

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS DE CLITORIA TERNATEA USANDO METODOLOGIA DE SUPERFÍCIE DE RESPOSTA

Resumo: Butterfly pea (Clitoria Ternatea) é uma leguminosa da família Fabaceae com origem asiática, sendo amplamente cultivada no Brasil. As pétalas das flores da Clitoria Ternatea (CT) apresentam altos teores de compostos fenólicos, responsáveis pela alta atividade antioxidante, antimicrobiana e coloração azulada. O objetivo deste estudo foi avaliar os efeitos das variáveis solvente-sólido (mL g-1) e concentração de etanol (v/v) na …

QUALIDADE MICROBIOLÓGICA DO QUEIJO COALHO ARTESANAL NA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL: UMA REVISÃO

Resumo:O queijo coalho artesanal é considerado um dos produtos de maior importância para o crescimento econômico no Nordeste brasileiro. Todavia, sua ingestão encontra-se associada ao aumento da ocorrência de intoxicação alimentar, em decorrência da produção, manipulação e venda que ocorrem muitas vezes de maneira inapropriadas. Dessa forma, a presente pesquisa teve por objetivo analisar na literatura científica a qualidade microbiológica …

USO DO INFRAVERMELHO PRÓXIMO (NIR) NO CONTROLE DE QUALIDADE DE FRUTAS: REVISÃO

Resumo:A elevação da comercialização e produção de alimentos é acompanhada pelo aumento de infecções, enfermidades e mortes reDiversas análises podem ser utilizadas para mensurar a qualidade dos frutos, como o teor de sólidos solúveis, pH, acidez, cor, teores de compostos bioativos, dentre outras. Essas análises podem ser utilizadas como parâmetros pré e/ou pós-colheita. Os métodos mais comuns utilizados na determinação …

AVANÇOS TECNOLÓGICOS PARA SEGURANÇA DE ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo:A elevação da comercialização e produção de alimentos é acompanhada pelo aumento de infecções, enfermidades e mortes relacionadas ao consumo de alimentos contaminados, fazendo com que os processos de produção sejam cada vez mais controlados, a fim de se assegurar a inocuidade. O objetivo principal desse trabalho é identificar e caracterizar as inovações tecnológicas que ajudam as indústrias alimentares no …

A IMPORTÂNCIA DA ATMOSFERA DE GÁS CARBÔNICO E DO MATERIAL DE EMBALAGEM NO PROLONGAMENTO DA ESTABILIDADE DO CAFÉ TORRADO MOÍDO E EM GRÃOS

Resumo: Devido ao aumento da demanda de exportação dos cafés especiais em detrimento dos cafés commodities, aumentou-se a preocupação com o tipo de embalagem utilizado para esse produto, que é mais sensível. O valor comercial dos grãos de café (Coffea arabica L.) está diretamente ligado à sua qualidade e às perdas sensoriais estão associadas ao armazenamento indevido do produto. Novas …

FARINHA D’ÁGUA RIQUEZA DO BRASIL

Resumo: A farinha de mandioca é o produto obtido a partir das raízes do gênero Manihot, submetidas a processo tecnológico adequado de fabricação e beneficiamento. Na região Norte e Nordeste faz parte da alimentação diária da população. No Maranhão, a farinha se destaca como importante produto da agricultura familiar, onde um número expressivo de famílias do meio rural vive da …

DETERMINAÇÃO DA COMPOSIÇÃO PROXIMAL DE DIVERSOS ALIMENTOS DE ORIGEM VEGETAL E ANIMAL

Resumo: As doenças pós-colheita causadas por fitopatógenos constituem um grave problema e provocam perdas de aproximadA determinação da composição proximal é fundamental para permitir a caracterização de alimentos, a otimização de processos tecnológicos, a elaboração de tabelas nutricionais e rotulagem nutricional de alimentos, além de auxiliar no controle de qualidade de produtos alimentícios. O objetivo deste trabalho foi avaliar amostras …

FRUTAS: CONTAMINAÇÃO POR MICOTOXINAS, AGROTÓXICOS E ESTRATÉGIAS DE MITIGAÇÃO

Resumo: As doenças pós-colheita causadas por fitopatógenos constituem um grave problema e provocam perdas de aproximadamente 80% do valor total da produção de frutas no Brasil. Micotoxinas e agrotóxicos são relatados como os principais contaminantes encontrados em frutas. Neste documento estão discutidas as principais micotoxinas e agrotóxicos presentes em frutas e as estratégias empregadas para mitigação destes contaminantes, visando contribuir …

QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA EM BONITO LISTRADO (Katsuwonus pelamis)

Resumo: O peixe e seus produtos derivados estão entre os alimentos de origem animal mais comercializados em todo o mundo. O atum é particularmente suscetível à formação de histamina, uma vez que contêm grandes quantidades de histidina livre em o tecido muscular. Sua deterioração ocorre devido suas características intrínsecas. Alguns parâmetros físico-químicos, como bases voláteis totais – N-BVT, pH e …

AVALIAÇÃO DAS AÇÕES PARA IMPLEMENTAÇÃO DA ROTULAGEM NUTRICIONAL EM PRODUTOS AGROINDUSTRIAIS NA POLIFEIRA DO AGRICULTOR 

Resumo: A forma de apresentação de um produto é tão importante quanto o produto em si.  Neste contexto, as agroindústrias familiares muitas vezes não dispõem de assessoramento para criação do rótulo e com frequência os produtos são vendidos sem rótulo ou com rotulagem inadequada. Em vista disso, este trabalho teve como objetivo avaliar o aproveitamento de ações de implementação da …

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA DE Salmonella TYPHIMURIUM ISOLADAS DE ALIMENTOS E HUMANOS NO BRASIL

Resumo: As infecções por S. Typhimurium representam risco a saúde pública, sendo um dos principais sorovares envolvidos na salmonelose humana. Objetivou-se determinar os perfis de resistência a antimicrobianos de importância para o tratamento de salmonelose humana em 43 cepas de S. Typhimurium isoladas de alimentos e pacientes humanos entre os anos de 2011 a 2017. As cepas foram avaliadas quanto …

AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE ALIMENTOS FABRICADOS EM INHUMAS-GO

Resumo: Os rótulos de alimentos possuem informações que agregam valor ao produto, tendo como principal função a comunicação entre o fabricante e o consumidor. Essas informações permitem que os consumidores façam escolhas e analisem a quantidade e qualidade dos constituintes nutricionais presentes no alimento. É fundamental que as declarações estejam expressas de forma clara e exata, para que não haja …

CONTAMINAÇÃO DE AMOSTRAS DE PEITO DE AVES DEFUMADAS POR HIDROCARBONETOS POLICÍCLICOS AROMÁTICOS

Resumo: Os hidrocarbonetos policíclicos aromáticos (HPAs) podem ser encontrados em produtos cárneos defumados e, devido aos efeitos altamente tóxicos que podem causar no organismo humano, o monitoramento em produtos alimentícios é fundamental. O objetivo deste estudo foi avaliar os teores de quatro HPAs em produtos de aves defumados, incluindo chester, frango e peru. Os procedimentos analíticos empregados foram saponificação, extração …

MASSA FRESCA SEM GLÚTEN: DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO

Resumo: Massas alimentícias são muito apreciadas pela população, e a maior parte desse produto encontrado no mercado, é a base de farinha de trigo. Tendo em vista que atualmente a sociedade busca cada vez mais alimentos que unem praticidade e saúde, e que muitas pessoas possuem alergia ao glúten presente no trigo, uma massa alimentícia isenta de glúten, com adição …

MUDANÇAS CAUSADAS PELA NOVA ROTULAGEM NUTRICIONAL DOS ALIMENTOS EMBALADOS: REVISÃO

Resumo: A rotulagem nutricional de alimentos embalados é fundamental para promoção de saúde pública, da alimentação adequada e saudável e para o combate à obesidade e às doenças crônicas não transmissíveis. Apesar disso, as informações utilizadas nos rótulos dos alimentos podem ser de difícil entendimento ao consumidor, gerando dúvida quanto à saudabilidade dos mesmos. Nesse contexto, se faz necessário o …

PANORAMA GERAL DO MERCADO DE CARNE SUÍNA

Resumo: A carne suína é uma fonte de proteína animal muito consumida, tornando a suinocultura uma atividade praticada em diversas regiões do mundo e de grande importância socioeconômica. Além disso, a carne suína tem ganhado a preferência dos consumidores em relação a carne bovina, principalmente na Europa e países asiáticos. No que se refere ao Brasil, a suinocultura brasileira evoluiu, …

ELABORAÇÃO DE BEBIDA LÁCTEA NÃO FERMENTADA DE BÚFALA

Resumo: A alergia da proteína do leite bovino é desencadeada por uma resposta imunológica do organismo e é tratada com a exclusão desse alimento da dieta, diante dessa situação torna-se importante a elaboração de novos produtos lácteos que atendam às necessidades nutricionais desse público, sem causar malefícios à saúde. O objetivo do presente trabalho foi elaborar uma bebida láctea achocolatada …

AVALIAÇÃO DAS BOAS PRÁTICAS DE MANIPULAÇÃO DO PESCADO COMERCIALIZADO NA REGIÃO BAIXO SÃO FRANCISCO

Resumo: O objetivo do presente trabalho foi avaliar as condições higiênico-sanitárias e as Boas Práticas de Manipulação dos pescados criados e comercializados nos Povoado Mussuípe e Betume ambos localizados no Município de Neópolis – SE. Assim, foi possível identificar diversos riscos que comprometem a saúde e a integridade do consumidor, tanto do ponto de vista físico, químico e principalmente microbiológico. …

AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE MAIONESE CASEIRA OFERECIDA EM LANCHONETES DO BAIRRO PLANALTO EM NATAL-RN

Resumo: Devido a uma rotina cada vez mais cheia de atividades, as pessoas passaram a se alimentar mais em lanchonetes e restaurantes, como uma forma de economizar tempo. A maionese caseira é um alimento popular nesses estabelecimentos, porém por trás desse produto existem riscos à saúde humana que podem ser provenientes tanto da sua matéria-prima como da falta de higiene …

DIAGNÓSTICO BIOCLIMÁTICO PARA PRODUÇÃO DE MELÃO NO MUNICÍPIO DE PATOS – PB

Resumo: A condições ambientais que possibilitam o cultivo do meloeiro estão relacionadas, sobretudo, aos fatores climáticos, tais como temperatura, luminosidade, umidade relativa do ar e características do solo e, a junção dessas condições pode favorecer ao meloeiro aumentar a produtividade de frutos e qualidade comercial. A pesquisa teve como objetivo avaliar as condições climatológicas e verificar a viabilidade da produção …

POTENCIAL DO AMIDO DE MANDIOCA (Manihot esculenta) E GELATINA DE PEIXE NA PRODUÇÃO DE BIOPOLÍMEROS: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA

Resumo: A mandioca tem sua produção incentivada pela Organização das Nações Unidas (ONU) para combate à insegurança alimentar, e o Brasil se destaca como o quarto maior produtor mundial. Além disso, o país possui uma crescente atividade pesqueira, registrando cerca de 800 toneladas no ano de 2020. No entanto durante ambos os processos de industrialização evidencia-se grande desperdício, seja por …

EXTRATO DE CAMU-CAMU RICO EM BIOATIVOS: UM ESTUDO DE SUA ADIÇÃO EM SORVETE

Resumo: O camu-camu é uma fonte de antioxidante e é encontrada na região da Amazônia. Estudos têm demonstrado a importância do consumo de alimentos que contenham antioxidantes devido aos benefícios que eles oferecem à saúde humana. Assim, o objetivo deste trabalho foi elaborar um sorvete com a adição de extrato rico em compostos bioativos de camu-camu e avaliar suas características …

ELABORAÇÃO DE EMPANADO DE TILÁPIA DO NILO (Oreochromis niloticus)

Resumo: O pescado é uma importante fonte de proteína na alimentação humana, de fácil digestibilidade e baixa teor de gordura. A tilápia é um pescado de ampla oferta e demanda e pode ser consumida de diferentes formas. Também é utilizada como matéria-prima para a obtenção de subprodutos, como o kani-kama e o surimi. O trabalho teve como objetivo elaborar um …

CONTEXTUALIZAÇÃO DA ATUAÇÃO DA VIGILÂNCIA SANITÁRIA MUNICIPAL EM SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO: REVISÃO

Resumo: A Vigilância Sanitária (VISA) tem o objetivo de proteger a saúde da população mediante o controle sanitário sobre produtos e serviços relacionados com a saúde, além de criar normas e padrões sanitários, fiscalizar e orientar os setores regulados. No caso específico de serviços de alimentação, estes são fiscalizados pelas equipes durante as inspeções com intuito de avaliar as boas …

PICOLÉ COMO EXCELENTE ALTERNATIVA DE ALIMENTO: REVISÃO

Resumo: O picolé é um gelado comestível, muito procurado por crianças e adolescentes, possui grande produção e consumo no Brasil, é refrescante, vendido em ruas, shoppings e tem ganhado destaque na alta gastronomia. Apesar de comumente ser relacionado como um alimento utilizado apenas como sobremesa, o picolé pode apresentar um alto valor nutricional dependendo de sua composição. Atualmente, existem programas …

COMIDA DE RUA E SEGURANÇA DE ALIMENTOS EM SALVADOR – BA: UMA REVISÃO

Resumo: A Comida de rua é o alimento ou bebida preparado e/ou vendido por ambulantes, em ruas e locais públicos. A comida de rua é de fundamental importância devido a seu baixo preço e acessibilidade. A metodologia desta pesquisa tem como base a análise na literatura científica sobre os assuntos pertinentes a comida de rua e a condições de higiene. …

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TÉRMICA DE MEMBRANAS DE CELULOSE BACTERIANA PRODUZIDAS A PARTIR DE EXTRATO DE SOJA

Resumo: A celulose bacteriana apresenta excelentes propriedades mecânicas e físicas que lhe proporcionam diversas aplicações. Neste trabalho foram produzidas celulose bacteriana a partir do meio salino e fonte de carbono extrato de soja nas concentrações 10, 20 e 30 g/L. As membranas produzidas apresentaram-se com características macroscópicas semelhantes. Os espectros de infravermelho apresentaram-se semelhantes e com a presença dos principais …

BEM-ESTAR ANIMAL NO ABATE HALAL DE FRANGOS: REVISÃO

Resumo: O Brasil tem feito alto investimento na avicultura de corte e se destaca mundialmente no setor. Cumprindo o padrão exigente de produção, o país se consagra como o maior exportador mundial de carne de frango Halal. A população muçulmana segue rigorosas leis de acordo com o islamismo, para o abate dos animais, e o frigorífico que pretende comercializar com …

FARINHA DE BAGAÇO DE MAÇÃ: UMA ALTERNATIVA PARA APROVEITAMENTO DE COPRODUTO DA AGROINDÚSTRIA

Resumo: Agroindústrias de suco de maçã geram uma quantidade expressiva de bagaço que são, normalmente, inexploradas ou destinadas para atividades de baixo valor agregado. Tais resíduos, que são ricos em nutrientes e compostos bioativos, quando manejados inadequadamente, podem gerar diversos impactos ambientais.  Assim, objetivou-se promover a valorização de subproduto agroindustrial de maçã por meio do desenvolvimento de uma farinha de …

PRODUÇÃO DE POLIHIDROXIBUTIRATO (PHB) POR BACTÉRIAS A PARTIR DE COPRODUTOS E RESÍDUOS DA INDÚSTRIA AGROALIMENTAR

Resumo: AHá décadas que os polímeros produzidos por micro-organismos são foco de diversas investigações científicas por constituírem potenciais substitutos para materiais sintéticos pouco sustentáveis. Neste cenário, o polihidroxibutirato (PHB), um biopolímero bacteriano com propriedades termoplásticas, tem se destacado devido à sua total biodegradabilidade na natureza. Suas características de resistência à umidade, gases e gorduras, além da atoxicidade e biocompatibilidade, implicam …

PROSPECÇÃO TECNOLÓGICA DO LEVEDO COMO RESÍDUO DA INDÚSTRIA CERVEJEIRA

Resumo: A indústria cervejeira tem crescido com o passar dos últimos anos e, consequentemente, os resíduos das leveduras do gênero Saccharomyces, utilizadas na fermentação da bebida, também aumentam no mesmo sentido. Uma vez que esse subproduto apresenta diversas propriedades de interesse nos mais diferentes setores industriais, um mapeamento tecnológico foi realizado nas bases de dados Escritório Europeu de Patentes (EPO), …

PRODUÇÃO E APLICAÇÕES ALIMENTARES DA FARINHA DE RESÍDUOS DA ACEROLA: UMA REVISÃO

Resumo: A acerola é uma fruta climatérica e tropical, apresenta um alto teor de vitamina C e seu cultivo é favorável nas regiões do Nordeste e Sudeste. Devido à crescente expansão da fruticultura no Brasil e no mundo, assim como do setor de processamento de frutas, é crescente a geração de resíduos, que em alguns casos pode se aproximar a …

FERMENTAÇÃO DO CAFÉ 

Resumo: O café é umas das bebidas mais consumidas, sendo responsável por grande movimentação econômica mundial. Atualmente, diversos estudos têm sido realizados para melhorar as qualidades sensoriais desse comodity. Os cafés especiais têm se tornado os mais consumidos.  O presente trabalho é uma revisão da literatura sobre cáfes e cafés especiais, considerando processos de fermentações e a geração de sabores …

TEOR DE SELÊNIO EM DIFERENTES OLEAGINOSAS: UMA REVISÃO

Resumo: O selênio é um mineral essencial importante para diversas funções biológicas, incluindo ação antioxidante, síntese de hormônios e auxílio na prevenção de doenças. Nos alimentos de origem vegetal, sua biodisponibilidade e toxicidade são dependentes da especiação em que se encontra, sendo a selenometionina uma das formas mais biodisponível e menos tóxica. O teor deste mineral em alimentos é dependente …

FONTES DE CONTAMINAÇÃO ANIMAL, AMBIENTAL E HUMANA PARA O LEITE DURANTE A ORDENHA

Resumo: Os procedimentos empregados para obtenção do leite são determinantes para gerar um produto de boa qualidade. Conhecer os microrganismos contaminantes e os pontos que geram contaminação possibilita a adoção de medidas de controle. Assim, o objetivo deste trabalho foi determinar os principais pontos de contaminação do leite cru por microrganismos aeróbios mesófilos e grupo coliforme durante a ordenha. Foram …

EFEITOS DA MELATONINA NA MITIGAÇÃO DO ESTRESSE ABIÓTICO EM FRUTAS E VEGETAIS

Resumo: A melatonina é uma biomolécula constituída de triptofano, sendo encontrada em todos os organismos vivos, como microrganismos, animais e plantas. Seu descobrimento se deu em 1958, a partir da glândula pineal de bovinos. Contudo, foi apenas em 1995 que a sua presença nas plantas foi constatada. Assim, a presente revisão teve como objetivo investigar se a aplicação exógena da …

CAROTENOIDES DE LEVEDURAS: UMA ABORDAGEM SOBRE MÉTODOS DE EXTRAÇÃO

Resumo: Os carotenoides são um importante grupo presente em diversos organismos, desde plantas a microrganismos. Seu interesse comercial está relacionado com seus benefícios à saúde e em sua utilização como corante. Estudos de diferentes métodos de extração vêm aumentando com o desenvolvimento de processos biotecnológicos e a crescente demanda por fontes alternativas de carotenoides naturais. Importante nos processos biotecnológicos a …

ESTUDO DOS TEORES DE POLIFENÓIS TOTAIS EM AZEITONAS AO LONGO DA COLHEITA

Resumo: As principais características sensoriais do azeite de oliva são devido à sua composição em compostos fenólicos totais, conferindo exclusivo aroma e sabor, além de apresentarem propriedades de promoção à saúde, e conservação do azeite. A pesquisa objetivou acompanhar os conteúdos de compostos fenólicos totais dos frutos de azeitonas de diferentes cultivares durante a colheita, observando-se as diferenças em tais …

ASPECTO QUÍMICO E BIOATIVADADE DA JACA (Artocarpus heterophyllus): UMA REVISÃO

Resumo: Artocarpus heterophyllus é uma árvore perene distribuída em regiões tropicais, e seu fruto (jaca) é conhecido como o maior fruto arbóreo do mundo. Está entre as espécies mais estudadas do gênero Artocarpus, de forma que, suas partes têm sido alvo do interesse em estudos fitoquímicos e biológicos. Os componentes isolados e atividades biológicas de A. heterophyllus constituíram o objetivo …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE FRUTOS DE ARAÇÁ (Psidium cattleianum): UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo: No estado de Santa Catarina observa-se a existência de uma grande variedade de frutas nativas, dentre elas o araçá (Psidium cattleyanum). No Brasil são conhecidas duas cultivares, uma de película amarela e outra de cor roxo-avermelhada, ambas utilizadas para o consumo in natura e processamento. Avaliações de sua composição físico-química tornam-se interessantes visando o seu melhor aproveitamento. Sendo assim, visando …

ACEITABILIDADE DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS FUNCIONAIS RICOS EM ÔMEGA-3: UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo:A procura da população por alimentos mais saudáveis tem aumentado nos dias atuais. A utilização de alguns ingredientes ricos em ácidos graxos ômega 3, que são associados a diversos benefícios à saúde, na fabricação de produtos apreciados pelos consumidores é uma forma de associar qualidade nutricional e palatabilidade. Assim, o presente estudo teve por objetivo revisar a literatura científica sobre …

CICLODEXTRINAS E SEU POTENCIAL DE APLICAÇÃO EM ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo: As ciclodextrinas (CDS) são polissacarídeos cíclicos constituídos por unidades de D-glicopiranose, ligadas por meio de ligações glicosídicas do tipo α–(1,4). As ciclodextrinas naturais mais comuns são α–CD, β–CD e γ–CD, que possuem respectivamente 6, 7 e 8 unidades de glicose em sua estrutura. Devido à conformação de cadeira da glicopiranose, as ciclodextrinas possuem a forma de um cone truncado, …

DESENVOLVIMENTO DE KOMBUCHA A PARTIR DE RESÍDUOS SÓLIDOS DO PROCESSAMENTO DE CAFÉ ARÁBICA

Resumo: A embalagem inteligente tem como princípio monitorar o alimento e emitir uma resposta visual ao consumidor. Uma das possibilidades é a incorporação junto as matrizes poliméricas de compostos colorimétricos sensíveis ao pH, como as antocianinas. Poucos são os trabalhos que realizaram a aplicação destes materiais in situ devido à dificuldade de compatibilizar o produto com a matriz poliméricas a …

DETERMINAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS EM MASSA FRESCA ENRIQUECIDA COM MIX DE FARINHAS DA FRAÇÃO FOLIAR DE HORTALIÇAS

Resumo: O enriquecimento nutricional de alimentos através do uso de partes não convencionais é uma das formas de auxiliar no decréscimo do desperdício de alimentos. Essas partes como as folhas e talos de hortaliças possuem grande aporte nutricional, além da presença de compostos fenólicos, muitas vezes apresentando maiores teores do que as partes nobres dos vegetais. Os compostos fenólicos são …

EFEITO DAS CONDIÇÕES DE INFUSÃO SOBRE O TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS DO EXTRATO AQUOSO DE FOLHAS DE TANSAGEM (Plantago major L.)

Resumo: O consumo de extrato aquoso de diversas espécies vegetais tem sido uma prática comum pela população mundial, em função das propriedades terapêuticas resultantes de uma série de compostos benéficos presentes nesses extratos. Entre as plantas com uso medicinal, a tansagem tem se destacado pelas propriedades benéficas à saúde, atribuídas principalmente aos compostos fenólicos. As condições de preparo da infusão …

ANTOCIANINAS: CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS E SUA APLICAÇÃO COMO SENSOR COLORIMÉTRICO EM EMBALAGENS INTELIGENTES PARA ALIMENTOS

Resumo: A embalagem inteligente tem como princípio monitorar o alimento e emitir uma resposta visual ao consumidor. Uma das possibilidades é a incorporação junto as matrizes poliméricas de compostos colorimétricos sensíveis ao pH, como as antocianinas. Poucos são os trabalhos que realizaram a aplicação destes materiais in situ devido à dificuldade de compatibilizar o produto com a matriz poliméricas a …

TRATAMENTOS ALTERNATIVOS AOS SULFITOS NA VINIFICAÇÃO DE UVA BRANCA E INFLUÊNCIA NAS REAÇÕES DE OXIDAÇÃO E COMPOSIÇÃO DO VINHO: REVISÃO

Resumo: Durante as diferentes etapas do processo de elaboração de vinhos brancos, os principais problemas que podem ocorrer são as reações de oxidação e escurecimento. O metabissulfito de potássio é o principal produto enológico utilizado em todo o mundo, pois apresenta excelente eficácia não só nas reações oxidativas, como também no controle de microrganismos. No entanto, estudos demonstram que, em …

CARACTERIZAÇÃO DO SORO DE QUEIJO CAPRINO SUBMETIDO A DIFERENTES TRATAMENTOS FÍSICOS PARA UTILIZAÇÃO COMO MEIO DE CULTURA

Resumo: O soro de queijo é o principal subproduto da indústria de laticínios, vários estudos buscam alternativas para a utilização do soro de queijo pela indústria como fonte de energia na fermentação de produtos alimentícios, devido ao seu alto valor nutricional, destacando o teor de lactose. O soro de queijo caprino desproteinizado pode ser utilizado como meio de cultura de …

CARACTERIZAÇÃO DE FARINHAS OBTIDAS COM RESÍDUOS DA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS

Resumo: O desperdício de alimentos é cerne de muitas discussões nos últimos anos, devido aos seus impactos ambientais e seu contraste com a fome no mundo. Parte dele é causado pela indústria alimentícia e uma importante forma de minimizá-lo e ainda tornar os alimentos mais acessíveis é pelo aproveitamento de resíduos gerados por essa. O presente trabalho teve como objetivo …

A UTILIZAÇÃO DA MICROALGA SPIRULINA NA GARANTIA DA SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL

Resumo: Para atender as necessidades mundiais de alimentação e proteção ambiental, métodos alternativos de obtenção de alimentos estão sendo estudados, como o uso de ingredientes naturais e/ou bioativos para enriquecer formulações. A microalga Spirulina vem sendo considerada matéria-prima com grande potencial, pois sem fornecer riscos à saúde, apresenta, em sua composição proteínas, aminoácidos essenciais, minerais e vitaminas e sua incorporação …

Aceitabilidade sensorial de barras de cereais saborizadas com seriguela (Spondias purpúrea) desidratada

Resumo: A demanda por alimentos nutritivos, seguros e com alegações de propriedades funcionais está crescendo mundialmente. Por exemplo, as barras de cereais podem ser opções de interesse comercial, principalmente quando incorporadas de diferentes frutas desidratadas. Nesse sentido, objetivou-se com a presente pesquisa investigar o efeito da adição de seriguela desidratada sobre aceitação dos atributos sensoriais, índices de aceitabilidade e intenção …

VITAMINA K: HISTÓRICO E NOVAS PERSPECTIVAS

Resumo: A vitamina K é uma das quatro vitaminas lipossolúveis essenciais ao organismo. Sua principal função e a mais conhecida é atuar no processo de coagulação sanguínea. Estudos mais recentes, porém, têm demonstrado a relação entre os níveis inadequados de vitamina K no organismo com o desenvolvimento de diversas outras patologias como a aterosclerose, câncer, diabetes e doenças neurodegenerativas como …

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE QUIBE DE CARNE COM ADIÇÃO DA TORTA DA AMÊNDOA DE PEQUI (Caryocar coriacium Wittm.)

Resumo: O pequizeiro Caryocar Coriacium Wittm. é uma espécie nativa, perene, típica da região do Cerrado, especialmente na Chapada do Araripe, que pode ser classificada como frutífera ou oleaginosa devido às suas características e formas de utilização. A torta, em particular, apresenta inúmeras possibilidades de aplicação, incluindo farinhas, produtos para panificação, embutidos, cereais, salgados e biscoitos. O presente trabalho teve …

BENEFÍCIOS DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE DE Schinus terebinthifolius Raddi NO USO COMO ADITIVO FITOGÊNICO EM RAÇÕES DE ANIMAIS

Resumo: A aroeira-vermelha (Schinus terebinthifolius Raddi) apresenta grande potencial de utilização na elaboração de aditivos alimentares, devido à presença de metabólitos secundários em sua composição como os ácidos fenólicos e flavonoides que são associados às atividades biológicas dessa planta. Dessa forma, o objetivo desta pesquisa consistiu em realizar um levantamento bibliográfico a respeito da análise da composição química dos frutos …

ASPECTO NUTRICIONAL DA FARINHA DA SEMENTE DA JACA E USO NA ELABORAÇÃO DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Resumo: Artocarpus heterophyllus, mais conhecida como jaca, é uma espécie tropical pertencente à família Moraceae, sendo nativa do Índia e comum na Ásia, África e regiões da América do Sul. É conhecida por ser a maior fruta comestível do mundo e de consumo versátil, podendo ser in natura, cozida, como compotas, geleias, marmeladas, sorvetes e mousses. A semente, que por …

ÁCIDOS GRAXOS POLI-INSATURADOS DE CADEIA LONGA: IMPACTO NO DESENVOLVIMENTO CEREBRAL E VISUAL

Resumo: A alimentação infantil sempre foi alvo de cuidados da família. Passando por uma mudança muito grande com o fornecimento de fórmula infantil para as crianças. Pesquisas demonstram que a prevalência da amamentação materna tem diminuído ao longo dos anos. Um dos nutrientes que deve estar presente na alimentação infantil é os ácidos graxos, que fornecem energia e ácidos graxos …

AVALIAÇÃO DA ESTABILIDADE TÉRMICA DE BLENDAS DE CELULOSE BACTERIANA/CARBOXIMETILCELULOSE INCORPORADAS COM EXTRATO DE LICOPENO PARA APLICAÇÃO EM EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS

Resumo: A embalagem de alimentos desempenha um papel importante na segurança de alimentos. Devido a problemas ambientais e econômicos causados pelos polímeros não-biodegradáveis, o uso de biopolímeros vem se tornando uma alternativa ambientalmente ecológica. Dentre os biopolímeros mais estudados para aplicação em embalagens alimentícias, tem-se a celulose bacteriana (CB). Isso pode ser atribuído às suas características de biodegradabilidade, de biocompatibilidade, …

AS BOAS PRÁTICAS AGROPECUÁRIAS (BPA) NA PECUÁRIA DE LEITE: UMA REVISÃO

Resumo: Leite de qualidade é aquele obtido de vacas sadias e bem alimentadas, que têm suas características nutritivas e composição original garantidas e preservadas ao longo de todo o processo de beneficiamento e/ou produção de derivados. É livre de resíduos (medicamentos, pesticidas, micotoxinas), adulterantes e microrganismos patogênicos, de forma a não oferecer riscos ao ambiente, ao animal e ao ser …

PERCEPÇÃO SOBRE ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL E MACRONUTRIENTES POR IDOSOS EM ÁREA RURAL DE SOLÂNEA – PB

Resumo: O envelhecimento é um processo natural, marcado por mudanças biopsicossociais relacionadas à passagem do tempo. O objetivo do trabalho foi avaliar a percepção de idosos sobre macronutrientes e alimentos saudáveis na área rural do município de Solânea-PB. A metodologia empregada foi quantitativa e qualitativa e os dados foram coletados por meio de entrevista semiestruturada contendo questões a respeito do …

METATAXONOMIA COMPARATIVA DAS REGIÕES V2V3 vs. V4 DO GENE 16S EM AMOSTRAS DE LEITE BOVINO

Resumo: A produtividade do leite é influenciada por diversos fatores, dentre eles pela ação de microrganismos deteriorantes e patogênicos. A forma padrão para identificação desses microrganismos é por meio de cultura; porém, atualmente tem-se utilizado tecnologias moleculares, como sequenciamento, que podem fornecer resultados mais rápidos e precisos, identificando muitos microrganismos de uma só vez e de maneira independente do cultivo. O …

COMPARAÇÃO DA ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS ENTRE CHÁ MATE E CHÁ PRETO COMERCIAIS

Resumo: Chá mate (Ilex paraguariensis St. Hill) e chá preto (Camellia sinensis L. Kuntze) possuem diversas substâncias orgânicas bioativas, com propriedades antioxidantes, entre elas diversos polifenóis, e seu consumo traz benefícios para saúde. Por meio deste estudo, analisou-se o teor de compostos fenólicos totais e a atividade antioxidante em cinco amostras de produtos, denominados pelas siglas A1, A2 e A3 …

BACTERIOCINAS ENQUANTO CONSERVANTE ALIMENTAR

Resumo: A crescente demanda por alimentos seguros e saudáveis e o potencial risco de alimentos preservados quimicamente levaram a buscas por conservantes de origem natural atuando com efeito antimicrobiano. Bacteriocinas são peptídeos microbianos com atividade frente a micro-organismos deteriorantes e patógenos de interesse. Comercialmente, as bacteriocinas nisina e pediocina PA-1 podem ser utilizadas enquanto bioconservantes, no entanto apresentam espectro de …

APLICAÇÕES DE ENZIMAS NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo: Enzimas são catalisadores biológicos capazes de acelerar as reações químicas por meio da diminuição da energia de ativação. Diversas enzimas têm sido aplicadas em diferentes segmentos da indústria de alimentos, incluindo laticínios, panificação, sucos, refrigerantes, cervejas, carnes e pescados. Elas podem estar presentes naturalmente na matriz alimentar ou serem adicionadas com o objetivo de melhorar as propriedades técnico-funcionais, nutricionais …

EFEITO DO ULTRASSOM NA ESTRUTURA E PROPRIEDADES TÉCNICO-FUNCIONAIS DAS PROTEÍNAS DO LEITE

Resumo: As proteínas do leite apresentam diversas aplicações na indústria de alimentos devido às suas propriedades técnico-funcionais e qualidade nutricional que determinam a estabilidade e qualidade do produto final. Durante o processamento do leite, os tratamentos térmicos aplicados induzem a mudanças estruturais das proteínas, principalmente das soroproteínas, melhorando as suas propriedades técnico-funcionais. Entretanto, tecnologias não convencionais, como o ultrassom (US), …

MICROENCAPSULAÇÃO DE COMPOSTOS BIOATIVOS EM ALIMENTOS: DESAFIOS E POTENCIALIDADES

Resumo: A busca por uma alimentação mais saudável tem impulsionado a indústria de alimentos a desenvolver estratégias para atender os anseios dos consumidores. Neste sentido, a oferta de alimentos que contenham compostos bioativos torna-se interessante e proporciona maior saudabilidade na dieta dos indivíduos. No entanto, esses compostos precisam ser entregues de forma segura, estável e eficaz, sendo necessário a utilização …

RESISTÊNCIA ANTIMICROBIANA EM SALMONELLA HEIDELBERG: IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA

Resumo: A resistência antimicrobiana de patógenos é considerado um problema global devido os riscos para a segurança alimentar e à saúde pública mundial. O presente estudo teve como objetivo avaliar as características genotípicas e fenotípicas de 20 estirpes de S. Heidelberg (SH) isoladas de frangos de corte produzidos no Brasil. Este sorovar é uma ameaça a saúde pública pela presença …

EXTRAÇÃO E AVALIAÇÃO DE CARBOIDRATOS DO FRUTO DO GRAVATÁ (Bromelia balansae Mez.)

Resumo: Bromelia balansae Mez. é uma planta nativa da Mata Atlântica, que pode ser encontrada em diversas regiões do território brasileiro. Seu fruto é utilizado pela medicina popular como expectorante em infecções respiratórias e no tratamento de tosse. Apesar de ser bastante utilizado pela cultura popular, o fruto do gravatá ainda foi pouco estudado, assim, o objetivo deste trabalho foi …

ASPECTOS DA PRODUÇÃO DE INOCULANTES PARA USO AGRÍCOLA

Resumo: Inoculantes agrícolas estão entre os recentes avanços para uma agricultura sustentável e menos poluente, consistindo em produtos biológicos contendo um ou mais micro-organismos capazes de promover o crescimento de plantas, sendo os mais comuns as formulações a partir de rizóbios. Essas bactérias são amplamente estudadas por sua importância biológica na fixação de nitrogênio aos solos quando em simbiose com …

COMPOSTOS BIOATIVOS EM FRUTAS EXÓTICAS BRASILEIRAS: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo: O Brasil, país tropical, possui diversidade de espécies frutíferas nativas e exóticas com potencial para consumo in naturae industrial. Essas espécies despertam o interesse devido à grande quantidade de compostos bioativos, como os carotenoides, compostos fenólicos e ácidos graxos. Este trabalho é uma revisão bibliográfica sobre compostos bioativos em frutas exóticas brasileiras. Autores: Gabriela Carolina Milanezzi1; Beatriz Camargo Barros de …

KOMBUCHA E SEU POTENCIAL EFEITO ANTIDIABÉTICO: REVISÃO

Resumo: A kombucha é uma bebida rica em compostos com propriedades antioxidantes, proveniente da fermentação do chá da Camellia sinensis adicionado de açúcar, por uma cultura simbiótica de bactérias e leveduras (SCOBY). Esta bebida passou a ganhar popularidade, principalmente devido as alegações de uma bebida promotora da saúde, se espalhou por diversos países, e atualmente é consumida e comercializada a …

COMPOSTOS FENÓLICOS DO PÓ DA AMÊNDOA DA CARNAÚBA (COPERNICIA PRUNIFERA)

Resumo: A espécie Artocarpus heterophyllus (jaca) é uma árvore perene distribuída em regiões tropicais, com frutos arbóreos que se destacam pelo tamanho e semente, que podem representar até 15% do seu peso fruto. No processamento desse fruto para diversos fins alimentícios, um volume considerável de resíduos é gerado, principalmente de sementes. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi O …

ELABORAÇÃO E ANÁLISE DE BOLO ENRIQUECIDO COM A FARINHA PROVENIENTE DA SEMENTE DA JACA (Artocarpus heterophyllus)

Resumo: A espécie Artocarpus heterophyllus (jaca) é uma árvore perene distribuída em regiões tropicais, com frutos arbóreos que se destacam pelo tamanho e semente, que podem representar até 15% do seu peso fruto. No processamento desse fruto para diversos fins alimentícios, um volume considerável de resíduos é gerado, principalmente de sementes. Nesse sentido, o objetivo do presente trabalho foi utilizar …

ÁCIDOS GRAXOS COMPONENTES FUNCIONAIS DA CARNE: REVISÃO

Resumo: Nos últimos anos, vem crescendo a preferência dos consumidores por alimentos que, além de nutrirem, apresentam efeitos benéficos à saúde e que podem prevenir algumas doenças. Estes alimentos são definidos como alimentos funcionais, os quais apresentam componentes bioativos responsáveis por ações como: antioxidante, pró-inflamatório, imunoprotetor, entre outras. Como exemplo destes componentes temos os ácidos graxos (AG), que são lipídeos …

O METABOLISMO DAS LEVEDURAS NOS PROCESSOS FERMENTATIVOS: UMA REVISÃO

Resumo: A fermentação de leveduras de diferentes fontes de carboidratos vegetais é uma das tecnologias humanas mais antigas, e suas origens remontam ao período Neolítico. No metabolismo da glicose, mais especificamente na via glicolítica, ocorre uma interação entre genes, enzimas e elementos inorgânicos que estão envolvidos nas principais reações de fermentação, nessas reações, etapas como a glicólise e catabolismo do …

DESENVOLVIMENTO DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA COMO SUBSTITUTO DE GORDURA

Resumo: Os consumidores têm procurado cada vez mais adquirir alimentos que de alguma forma possam trazer benefícios à saúde, e as carnes brancas dos peixes vão de encontro a essa nova realidade. Nesta pesquisa objetivou-se desenvolver e determinar a influência da adição de gordura animal e de inulina na composição centesimal de uma mortadela defumada elaborada com surimi de peixe-voador. …

PERCEPÇÃO DE BRASILEIROS AO CONSUMO DE ALIMENTOS À BASE DE INSETOS COMESTÍVEIS

Resumo: O consumo de insetos ou produtos derivados é definido por entomofagia. Os insetos comestíveis são alimentos alternativos que possuem grandes potenciais nutritivos, econômicos e ambientais. Assim, destaca-se a importância de avaliar o conhecimento da população sobre entomofagia, bem como investigar a intenção de consumo de um possível produto alimentar utilizando insetos em sua composição. Este trabalho teve como objetivo …

APLICAÇÃO DO EXTRATO DE MALVAVISCO EM HAMBÚRGUER CAPRINO E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

Resumo: O malvavisco possui um alto teor de compostos bioativos com ação antioxidante, podendo atender a nova demanda do mercado consumidor. Assim, objetivou-se obter extratos a partir das folhas e flores de malvavisco para aplicação em hambúrgueres caprinos e avaliar suas características físico-químicas durante armazenamento refrigerado. Foram elaboradas quatro formulações de hambúrgueres caprinos HC (controle); HE (1% antioxidante sintético – …

PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA

Resumo: A soja é considerada a leguminosa mais consumida no mundo, entretanto, no setor industrial passou a ser explorada para a inclusão na formulação de novos produtos recentemente. Desta forma, o conhecimento prévio sobre o perfil do público-consumidor é um quesito importante antes de desenvolver e inserir um novo produto no mercado. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o perfil …

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO DE PATENTES DE IOGURTE PROBIÓTICO NO MUNDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

Resumo: O iogurte probiótico é um alimento bastante atrativo devido suas características sensoriais e as propriedades funcionais, atendendo a todos os públicos. A procura por alimentos saborosos e que apresentam benefícios à saúde do consumidor é uma das prioridades dos consumidores atuais, mais informados e dispostos a pagar um pouco mais para obter um alimento mais saudável. Desse modo, torna-se …

QUALIDADE DE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS: UMA REVISÃO

Resumo: Com uma demanda mundial por alimentos prontos para serem consumidos ou preparados, os produtos hortícolas minimamente processados têm ganhado espaço nas preferências dos consumidores. Por serem práticos e ricos nutricionalmente, esse processamento mínimo é considerado uma opção para agregar valor na produção de frutas e hortaliças, surgindo um novo ramo do setor agroindustrial. O presente trabalho teve como objetivo …

O APROVEITAMENTO INTEGRAL DA MELANCIA (Citrullus lanatus): UMA REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: O Brasil encontra-se no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo, tendo como contraste o aproveitamento integral de alimentos.  Percebe-se o crescente interesse na utilização de partes de vegetais como: cascas, talos, sementes, bagaços e folhas, que geralmente são desprezadas, mas, que recentemente em razão de sua enorme carga orgânica proporcionada e devido ao seu potencial bioativo …

ELABORAÇÃO E ANÁLISE FÍSICA DE SOBREMESA LÁCTEA DO TIPO MOUSSE ADICIONADA DE FARINHA DO RESÍDUO DE FRUTAS

Resumo: O Brasil é um grande produtor de diversos tipos de frutas que são utilizadas em larga escala pelas indústrias, consequentemente, uma quantidade elevada de resíduos orgânicos é gerada. Na maioria das vezes, eles são descartados, embora possuam considerado valor nutricional, como é o caso do maracujá e abacaxi. O que poderia ser minimizado através da sua inserção no processo …

CLASSIFICAÇÃO “NOVA”: UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: As classificações de alimentos e índices gráficos normalmente utilizados para orientar as recomendações dietéticas de uma população têm variado ao longo do tempo. A Roda dos Alimentos e a Pirâmide Alimentar estão entre as de maior destaque. Nos últimos anos, surgiram outras classificações com a proposta de categorizar os alimentos de acordo com o grau de processamento, sendo a …

CINÉTICA DE SECAGEM DAS SEMENTES DE MELANCIA (Citrullus vulgaris)

Resumo: A melancia (Citrullus vulgaris) pertence à família das cucurbitáceas, sendo amplamente cultivada no Brasil. O consumo da fruta está relacionado à sua polpa avermelhada, rica em nutrientes e compostos bioativos. No entanto, a melancia apresenta grandes quantidades de sementes, as quais, possuem alto teor nutricional, demonstrando grande potencial para a obtenção de farinha funcional, e, consequentemente, produção de produtos …

FUTURO E SUSTENTABILIDADE: INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Resumo: : Estudos apontam que nos próximos anos o número de habitantes na terra chegue no mínimo a 9,8 bilhões, ocorrendo assim um aumento na demanda por alimentos devido ao crescimento da população. Em virtude dessa perspectiva, pesquisadores estão em busca de novas alternativas alimentares. O presente trabalho teve como objetivo tratar do levantamento bibliográfico a respeito do conhecimento da …

COLD BREW COMO TENDÊNCIA: PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE IMPACTAM NA COMPOSIÇÃO DA BEBIDA

Resumo: A extração à frio do café origina uma bebida denominada cold brew, com características sensoriais distintas das preparações à quente, dotada de menor amargor, maior suavidade e doçura acentuada. Várias técnicas podem ser empregadas para obtenção dessa bebida, necessitando de períodos de infusão entre 3 e 24h. A técnica empregada e outras variáveis podem influenciar no rendimento total, teor …

ESTUDO DO ENCOLHIMENTO DE CHIPS DE BATATA DOCE PROCESSADOS PELO MÉTODO COMBINADO DE SECAGEM E FRITURA

Resumo: A batata-doce é uma dicotiledônea, pertencente à família botânica Convolvulaceae, gênero Ipomoea e espécie Ipomoea batatas (L.) Lam, possivelmente originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatan, no México, até a Colômbia. Afim de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios em consonância com os avanços industriais, este …

FRUTOS DO CERRADO (Annona crassiflora, Campomanesia cambessedeana, Eugenia dysenterica) E POTENCIAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo: O Cerrado é um dos maiores biomas sul-americanos apresentando uma grande diversidade de frutos pouco explorados economicamente, mas com grande potencial nutritivo e sensorial. Os frutos oriundos desse bioma, como o araticum (Annona crassiflora), a gabiroba (Campomanesia cambessedeana) e a cagaita (Eugenia dysenterica), ainda são consumidos frescos e seus produtos derivados são restritos ao mercado local. A exploração comercial …

ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS MISTOS DE ACEROLA E HIBISCO

Resumo: A utilização de polpas de frutas para elaboração de bebidas fermentadas representa uma alternativa para estender a vida de prateleira no pós-colheita, além de agregar valor ao produto. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi acompanhar e avaliar o processo cinético de bebidas alcoólicas fermentadas mistas de acerola e hibisco. Foram elaboradas três formulações (F1, F2 e F3) …

PRODUÇÃO DE PIGMENTOS VERMELHOS E POTENCIAL BIOATIVO DOS EXTRATOS METABÓLICOS DE Penicillium sp. DIRA05 ISOLADO DO BIOMA CAATINGA

Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimeMudanças de hábitos da população visando uma alimentação mais saudável e sustentável tem causado aumento na demanda da indústria alimentícia …

MODELAGEM CINÉTICA DA SECAGEM DE CHIPS DE BATATA DOCE

Resumo: A batata-doce (Ipomoea batatas L.) é um tubérculo perecível em que a expansão da cultura é restringida por falta de alternativas para sua industrialização. No sentido de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de desenvolver técnicas para obtenção de chips de batata doce utilizando-se diferentes processos …

APLICAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS NA CINÉTICA DE SECAGEM DA BARDANA (Arctium lappa)

Resumo: A bardana (Arctium lappa) é uma planta medicinal não convencional, fonte de inulina e compostos bioativos. O alto conteúdo de água das raízes de bardana pode promover a oxidação e degradação dos compostos bioativos presentes, sendo necessário a aplicação de processos de preservação de produtos agroindustriais para prolongar o shelf life deste produto alimentício. Portanto, o presente trabalho tem …

BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS NA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

Resumo: As Bactérias Ácido Láticas (BALs) são microrganismos seguros e vastamente utilizados na indústria de alimentos. Seu sistema enzimático é composto por diversos tipos de enzimas proteolíticas, capazes de hidrolisar substratos proteicos e liberar moléculas denominadas de peptídeos bioativos, a partir da estrutura proteica nativa. Além disso, esses microrganismos são capazes de sintetizar bacteriocinas, que são peptídeos antimicrobianos. Os peptídeos …

CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOGÁS ORIUNDO DO BAGAÇO DE MALTE

Resumo: As cervejas artesanais estão ganhando a cada dia mais espaço no mercado. O seu processo produtivo é dividido em várias etapas. A primeira fase é o processo de brassagem. Nessa etapa ocorre a maior geração de resíduos na forma de bagaço de malte. Uma das formas de aproveitamento desse resíduo pode ser na utilização do mesmo para a produção …

MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES ENVOLVENDO PROTEASES COM ATIVIDADE COLAGENOLITICA: CONTEXTO MUNDIAL E BRASILEIRO

Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimentos. Dado a importância das colagenases, a inovação tecnológica se faz necessária à coleta e análise de dados por meio …

ECONOMIA CIRCULAR E SEUS DERIVADOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS FOCADO NA TEMÁTICA EMBALAGENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Resumo: Com a instituição da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, cujo objetivo era abordar os fundamentos do desenvolvimento sustentável, promover o avanço da economia sem oferecer riscos às espécies naturais e garantir a capacidade de recuperação da natureza surgiu o conceito de economia circular, o qual confronta a economia linear estruturada pelo sistema capitalista durante a …

MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E APLICABILIDADE DA QUITOSANA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo: A quitosana é um polissacarídeo natural e biodegradável derivado do processo de desacetilação da quitina (poli-(1-4)-2-acetamida-2-desoxi-β-D-glicosamina) que é considerada o segundo composto orgânico mais presente na natureza, depois da celulose. Esses polímeros podem ser encontrados em invertebrados e paredes celulares de fungos, principalmente na ordem Mucorales (classe Zygomycetes). A presente revisão sistemática tem como objetivo selecionar e avaliar estudos …

POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ATRAVÉS DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DA AVILCULTURA

Resumo: A avicultura é uma das atividades da agroindústria brasileira que mais cresceram nos últimos 10 anos. Impulsionada pelos mercados emergentes internacionais e pelo aumento do consumo interno, este setor apresenta folga para crescimento com impactos significativos no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entretanto, o aumento da produção avícola também traz como consequências diversos impactos ambientais associados a atividade, dentre …

APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE LICURI PARA PRODUÇÃO DE BIOPRODUTOS VIA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

Resumo: A geração de resíduos agroindustriais e sua má disposição acarretam vários danos ambientais. Como alternativa para o problema, a fermentação em estado sólido (FES) fúngica de resíduos agroindustriais propicia produção enzimática e enriquecimento proteico do resíduo pós fermentação para acréscimo em ração animal, mitigando 100% os danos que o resíduo causaria caso disposto na natureza. Diante disso, teve-se como …

APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PDCA: ESTUDO DE CASO NA REDUÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NUMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

Resumo: O setor alimentício é responsável por grande volume de geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro. Diante do quadro econômico descrito e do aumento das tecnologias e inovações aliada as maiores exigências dos consumidores e do mercado, o atual setor alimentício globalizado encontra-se muito mais competitivo. Neste contexto, as empresas acabam buscando soluções em métodos e …

PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM QUEIJOS DE COALHO COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE BATALHA, AL

Resumo: Em diversas regiões do Brasil é muito comum a fabricação e comercialização de queijos frescos produzidos a partir de leite cru e de forma predominantemente manual. No estado de Alagoas, o queijo de coalho se destaca como um dos derivados lácteos de maior importância econômica e social, produzido vastamente por pequenos e médios produtores rurais. Apesar do expressivo consumo, …

PRODUÇÃO DE α – AMILASE e AMILOGLUCOSIDASE POR Aspergillus niger A PARTIR DO RESÍDUO DA BATATA INGLESA

Resumo: O objetivo do presente trabalho foi utilizar o resíduo da batata inglesa como substrato da fermentação em estado sólido (FES) pelo fungo Aspergillus niger para a produção das enzimas alfa amilase e amiloglusidase. As fermentações foram conduzidas a 30°C em estufa bacteriológica nas umidades de 35%, 60% e 75%, nos tempos de 48, 72 e 96 horas. Foram realizadas …

PANORAMA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E A CERTIFICAÇÃO GLOBALGAP NO SETOR FRUTICULTOR

Resumo: O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e exportadores de alimentos e, nesse contexto, o setor da fruticultura está em plena evolução. Dentre as frutas que mais geram receitas, pode-se citar mangas, melões, uvas, limões e limas, mamões, melancias e maçãs, representando US$ 227,6, US$ 160,4, US$ 96,1, US$ 93,7, US$ 46,3, US$ 43,9 e US$ 42,6 milhões, respectivamente, …

REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FATORES DE CONTAMINAÇÕES E PREVENÇÕES DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES EM CAMARÕES

Resumo: Desde os primórdios da história o homem busca pela conservação de seus alimentos com afim de garantir a sua qualidade para ser consumido com segurança, logo a demanda por produtos de qualidade e seguros vem aumentando com o passar dos anos. Crustáceos são alimentos bastante consumidos e demandam cuidados em toda cadeia produtiva.  Com o objetivo identificar os fatores …

DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJO QUARK ELABORADO COM KEFIR

Resumo: O trabalho em questão teve por objetivo a elaboração de queijo Quark simbiótico utilizando grãos de kefir como cultura starter e adicionado de goma acácia. O queijo foi produzido em quatro tratamentos contendo proporções diferenciadas de goma acácia (0,0 %; 0,1 %; 0,2 %; 0,3 %). Os demais ingredientes foram padronizados: 50 % de leite; 1 % de grãos …

QUAL TIPO DE LEITE VOCÊ CONSOME? UMA MINI-REVISÃO SOBRE AS FRAUDES EM LEITE E OS MÉTODOS DE DETECÇÃO

Resumo: O leite é um alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo. No entanto, dependendo da forma que é comercializado, a prática de adulterar ou fraudar torna-se bastante comum. Porém, tais práticas são consideradas criminosas, pois tendem a enganar os consumidores além de pôr em risco a saúde dos mesmos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma …

ALIMENTOS FUNCIONAIS EM DERIVADOS LÁCTEOS: REVISÃO

Resumo: Os alimentos funcionais são descritos como agentes que oferecem diversos benefícios a saúde e que, aliado ao seu valor nutricional, desempenham papel importante na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas, como diabetes, câncer, dentre outras. As substâncias bioativas encontradas nesses alimentos podem ser divididas nas seguintes categorias: probióticos e prebióticos; nesses alimentos estão dispostos componentes benéficos a saúde …

MISTURA PARA BOLO: AVALIAÇÃO QUANTITATIVA E QUALITATIVA

Resumo: Misturas para bolo são preparações constituídas basicamente de açúcar, farinha de trigo, amidos ou féculas, gordura e ingredientes que conferem cor, sabor e aroma, dentre outros aditivos, sendo, portanto, considerado um alimento ultraprocessado. Seu consumo tem aumentado nos últimos anos devido à facilidade e rapidez no preparo e por apresentar um bom custo-benefício, o que acarretou também no aumento …

BATATA DOCE TIPO CHIPS OBTIDOS POR DIFERENTES PROCESSOS DE SECAGEM: ANÁLISES FÍSICAS E COMPOSIÇÃO CENTESIMAL

Resumo: A necessidade de valorização da cultura da batata doce, aliada ao desenvolvimento de novos produtos alimentícios naturais, viabiliza estudos que busquem novos processos de beneficiamento, bem como a caracterização precisa dos produtos obtidos, desta forma o objetivo deste trabalho foi analisar a composição centesimal, diferença de cor e crocância por fraturabilidade de chips de batata doce obtidos por diferentes …

ROTULAGEM DE CERVEJAS: UM ESTUDO DE REVISÃO

Resumo: A cultura cervejeira demonstrou um elevado crescimento e desenvolvimento tecnológico no século XXI. Em 2020, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em Pernambuco, a produção de cervejas artesanais é a maior da região Norte/Nordeste, representada por cerca de 6 milhões de litros por ano. As diferentes composições …

MÉTODOS ESPECTROANALÍTICOS PARA DIFERENCIAÇÃO DE LEITE ORGÂNICO E CONVENCIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: A população mundial se preocupa cada vez mais com o risco de ingerir alimentos que contenham resíduos de agrotóxicos e fármacos veterinários, portanto, há um aumento significativo no consumo de alimentos orgânicos. O leite tem uma importante participação nesse mercado e o aumento da demanda, em conjunto com o alto valor agregado deste produto, o torna suscetível à fraude, …

IMPORTÂNCIA DO MONITORAMENTO AMBIENTAL PARA GARANTIR A SEGURANÇA DOS ALIMENTOS

Resumo: O monitoramento ambiental é elencado como uma das ferramentas para prevenir a contaminação cruzada microbiológica na indústria de alimentos. Este controle envolve análises periódicas de microrganismos patogênicos e indicadores em pontos previamente mapeados, permitindo evidenciar tendências de desvios que possam ocasionar riscos de contaminação dos alimentos que entram em contato com superfícies contaminadas ou dispersos por correntes de ar …

PERFIL SENSORIAL E ACEITABILIDADE DE NÉCTAR DE LARANJA FABRICADO E COMERCIALIZADO NO ESTADO DE SERGIPE

Resumo: O consumo de sucos e néctares é tendência mundial. A laranja se destaca como o sabor mais consumido entre as bebidas de frutas prontas para consumo. Objetivou-se obter o perfil sensorial e avaliar a aceitação de duas marcas de néctar de laranja comercializados no estado de Sergipe. Para isso, foram adquiridos 2 lotes de 2 marcas de néctares de …

INFLUÊNCIA DA ADIÇÃO DE PIMENTA ROSA (Schinus terebinthifolius Raddi) NAS PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DE GELEIA DE GOIABA

Resumo: A goiaba é uma fruta com alta qualidade nutricional, considerada fonte de vitaminas, compostos fenólicos e fibras alimentares. Entretanto, ainda há um alto desperdício da fruta, sendo necessário o emprego de técnicas de conservação, dentre elas destaca-se o desenvolvimento de geleias. A aroeira, (Schinus terebinthifolius Raddi) é uma planta que vem sedo utilizada pela sua ação terapêuticas em diversas …

AVALIAÇÃO QUALITATIVA DO POTENCIAL FERMENTATIVO DE BACTÉRIAS ÁCIDO LÁCTICAS AUTÓCTONES

Resumo: Produtos lácteos fermentados com Bactérias Ácido Láticas (BAL) autóctones apresentam um excelente potencial para a indústria de alimentos por conservar características regionais nos produtos. Esse experimento foi realizado no laboratório da UFAPE e teve como objetivo, avaliar qualitativamente as BAL isoladas de amostras de leite caprino (C2, C5, C6, C7 e C8. Incialmente foi realizado o isolamento das BAL …

BETALAÍNAS: EXTRAÇÃO E ESTABILIDADE – BREVE REVISÃO

Resumo: A cor é um dos atributos mais perceptíveis nos alimentos, de forma a desempenhar papel relevante no sucesso de um produto alimentício no mercado.  A busca por colorir alimentos de forma a torná-los atraentes levou a indústria a desenvolver uma gama de corantes sintéticos, estes por sua vez são conhecidos atualmente por causarem danos à saúde do consumidor. Com …

APROVEITAMENTO DE RESÍDUO AGROINDUSTRIAL NA ELABORAÇÃO DE BARRAS DE CEREAIS

Resumo: O aproveitamento dos resíduos agroindústrias como fonte de matéria-prima para novas matérias e produtos podem contribuir positivamente para a minimização da poluição ambiental, bem como diminuir os custos de produção e permitir a sua valorização econômica. O presente trabalho, tem por objetivo a utilização do resíduo predominante da indústria cervejeira como ingrediente principal na produção de barras de cereais. …

PERFIL DO GUARANÁ EM PÓ NATURAL E INDUSTRIALIZADO

Resumo: O guaraná predominantemente da região amazônica, é exclusivamente brasileiro e tem valor altamente energético. O pó é produzido a partir de sementes secas e trituradas, moídas ou piladas, sendo utilizado frequentemente em suplementos energéticos, no preparo de bebidas caseiras ou industriais, em virtude das suas propriedades tônicas e estimulantes, com o intuito de levar a reposição energética da cafeína …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE POLPAS DE GOIABA PRODUZIDAS POR PEQUENOS PRODUTORES ASSOCIADOS AO PROGRAMA DE AQUISIÇÃO DE ALIMENTOS DA CIDADE DE AFOGADOS DA INGAZEIRA, PE

Resumo: A produção de polpa de frutas é uma alternativa promissora no processamento de frutos, favorecida por fatores como variedade de matéria-prima, praticidade, além de gerar renda para pequenos produtores. Logo, é essencial garantir que os requisitos básicos de qualidade sejam atendidos. O trabalho teve como objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos de polpas de fruta de goiaba, a fim de …

ELABORAÇÃO DO IOGURTE GREGO E DIFERENÇAS PARA O IOGURTE TRADICIONAL: UMA REVISÃO

Resumo: O iogurte do tipo grego (labneh) é um produto fermentado, produzido pelo processo de eliminação do soro do iogurte através do processo de dessoragem e vem ganhando cada dia mais consumidores em todo o mundo principalmente no Brasil. Essa revisão sistemática teve como objetivos analisar e discutir os dados e informações provenientes de estudos sobre produção e características do …

ESTUDO DE REVISÃO DE LITERATURA DE MÉTODOS DE ANÁLISE PARA DETERMINAÇÃO DE ZERO LACTOSE

Resumo: A lactose, o principal carboidrato do leite, é formada pela união de uma glicose e uma galactose. A maioria dos mamíferos perde a capacidade de digeri-la por meio da diminuição geneticamente programada da atividade da lactase, que ocorre logo após o desmame, e recebe o nome de hipolactasia. A lactose não hidrolisada alcança o intestino grosso onde serve de …

CORRELAÇÃO ENTRE O ÍNDICE DE ACIDEZ E PERÓXIDO EM ÓLEOS DE PEIXE

Resumo: Entre os anos de 2005 a 2012, o óleo de peixe encapsulado foi o suplemento alimentar mais consumido na Europa e nos Estados Unidos, em 2020 ocupou a terceira posição. No Brasil, o consumo deste suplemento alimentar ocupa a posição de quarto lugar, atrás dos suplementos vitamínicos e minerais. A suscetibilidade da peroxidação lipídica nos alimentos depende da composição …

PROCESSAMENTO E CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICAS DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS DE ACEROLA E HIBISCO

Resumo: Fermentado de fruta é a bebida com graduação alcoólica entre 4% e 14% (v/v). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo formular e caracterizar físico-quimicamente as bebidas mistas a partir da polpa de acerola e da infusão do hibisco, antes e após o processo de fermentação. Foram realizadas as seguintes determinações nas amostras obtidas: sólidos solúveis totais, pH, acidez …

INFLUÊNCIA DO TEMPO DE ARMAZENAMENTO NAS CARACTERÍSTICAS FÍSICAS E FÍSICO-QUÍMICAS DE CAFÉS ARÁBICA E CONILON

Resumo: O cafeeiro apresenta duas espécies de maior valor econômico: Coffea arabica e canephora. Essa cultura agrícola apresenta exigências devido às condições específicas de cultivo, e a qualidade do produto final é influenciada por fatores genéticos e por operações como armazenamento, processamento e secagem. O objetivo deste trabalho foi avaliar a influência do tempo de armazenamento nas características físicas e …

ESTUDO DO TEMPO DE BATIMENTO E USOS DE ADITIVOS NA QUALIDADE DA ESPUMA DE BACURI

Resumo: O bacuri é um fruto que apresenta constituintes nutricionais (sacarídeos, vitaminas e minerais) com valores superiores às encontradas em outras frutas regionais. Acredita-se que as perdas pós-colheita do bacuri ultrapassem 50% da produção. A técnica de secagem em camada de espuma é uma evidência, constituindo-se como um processo simples e que necessita de tempo curto, relacionado a outros métodos …

ACEITAÇÃO SENSORIAL DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA

Resumo: A produção de embutidos de pescado representa uma alternativa promissora para atrair consumidores que hoje buscam alimentos de conveniência com fácil preparo e alto valor nutricional. Objetivou-se nesta pesquisa avaliar a qualidade microbiológica, aceitação sensorial e intenção de compra de uma mortadela elaborada com surimi de peixe-voador adicionada de inulina como redutor de gordura. Os tratamentos foram definidos num …

ELABORAÇÃO DE EXTRATO AROMÁTICO A PARTIR DE RESÍDUOS INDUSTRIAIS DE CAMARÃO BRANCO

Resumo: A indústria de beneficiamento do camarão gera grande quantidade de resíduos que são verdadeiras fontes de contaminação do meio ambiente, destacando-se os cefalotórax e cascas que são comumente descartados e não aproveitados. Nesta pesquisa objetivou-se a elaboração de extratos a partir de resíduos industriais sólidos de camarão da espécie Litopenaeus vannamei, e através de análises físico-química, microbiológica e sensorial …

PERCEPÇÃO DE PRODUTORES BRASILEIROS DE BOVINOS LEITEIROS SOBRE O IMPACTO DE MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA PRODUÇÃO

Resumo: O trabalho visou aprofundar a compreensão da visão de produtores de bovinos leiteiros sobre o conceito de mudanças climáticas e de seus impactos na produção. Foram realizados o levantamento de produtores de gado leiteiro, o convite para participarem da pesquisa, elaboração e divulgação de questionário em plataforma online, e análise e interpretação dos dados. As questões abordaram: i) caracterização …

EFEITO DO AMBIENTE NA PRODUÇÃO DE LEITE

Resumo: A zona de conforto térmico dos animais refere-se a uma faixa de temperatura onde não se necessita de mudanças fisiológicas ou comportamental para manter a temperatura corporal, nessa faixa ocorre a maior eficiência produtiva. Assim, objetivou-se avaliar a influência dos fatores climáticos através do Índice de Temperatura Equivalente (ETI) sobre a produção de leite. Os animais experimentais foram vacas …

PRODUÇÃO E AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DE CERVEJAS ARTESANAIS COM ADIÇÃO DE FRAMBOESA VERMELHA (Rubus idaeus L.)

Resumo: A cerveja artesanal é um produto de excelente qualidade e de alto valor de mercado, possuindo aromas e sabores diferentes, voltado a um mercado consumidor que busca produtos diferenciados. A adição de novos ingredientes para a obtenção de cervejas pode contribuir com o desenvolvimento do setor, atraindo mais consumidores. A framboesa é um fruto de excelente qualidade nutricional e …

VARIABILIDADE DOS COMPONENTES DO LEITE DE VACAS DA RAÇA HOLANDÊS EM DIFERENTES HORÁRIOS DE ORDENHA

Resumo: A composição química do leite sofre variações durante a vida produtiva da vaca, podendo ser influenciada por diversos fatores. Dentro deste aspecto, é possível que fatores intrínsecos como o horário de ordenha, esteja ligado às variações encontradas nos componentes do leite. Sendo assim, o objetivo deste estudo foi avaliar a variabilidade dos teores de gordura, proteína, sólidos totais e …

VALORAÇÃO ECONÔMICA DE INDICADORES ZOOTÉCNICOS NA CAPRINOCULTURA E OVINOCULTURA: REVISÃO

Resumo: Os indicadores zootécnicos refletem o desempenho de uma propriedade, conduzindo possíveis tomadas de decisão, enquanto a valoração desses indicadores permite comparar a importância relativa dos mesmos e priorizar a abordagem dos índices produtivos com maior impacto no lucro. Dessa forma, o objetivo dessa revisão é apresentar o método da valoração econômica de índices zootécnicos como ferramenta de gestão e …

SISTEMA SILVIPASTORIL COMO ESTRATÉGIA DE CONTROLE DO ESTRESSE TÉRMICO EM BOVINOS LEITEIROS: UMA BREVE REVISÃO

Resumo: Os efeitos deletérios ocasionados pelo estresse térmico em vacas leiteiras resultam em modificações fisiológicas e comportamentais, que culminam na redução da produção de leite e no desempenho reprodutivo, o que compromete o potencial econômico das fazendas. O sistema de produção de leite a pasto submete os animais à influência climática do ambiente ao qual estão expostos, os deixando ainda …

SAZONALIDADE DA INFECÇÃO HELMINTICA EM EQUINOS

Resumo: Infecções parasitárias são extremamente importantes em equinos, devido aos prejuízos causados, e tendem a acometê-los durante toda a vida do animal. No entanto, a prevalência de helmintos pode aumentar ou diminuir, nas dependências de fatores climáticos ou susceptibilidade do hospedeiro. Diante disso, a observação da dinâmica sazonal da infecção helmíntica em equinos mantidos a pasto é de extrema importância …

RESISTÊNCIA ANTI-HELMÍNTICA EM EQUINOS

Resumo: Dos fatores que devem ser levados em consideração no quesito sanidade dos equinos, as infecções helmínticas ocupam lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes causados pelos parasitos gastrintestinais. O uso indiscriminado de drogas na tentativa do combate desses parasitos pode levar ao surgimento da resistência anti-helmíntica, que representa um problema crescente na produção animal. Tendo em vista a carência …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE REQUEIJÃO CREMOSO COM POLPA DE FRUTAS

Resumo: Produto típico do Brasil, o requeijão cremoso é o mais consumido no país quando comparado aos outros queijos fundidos. Através desse grande consumo novos mercados do produto com a adição de novos ingredientes em sua composição ganham destaque e espaço. Devido à importância do requeijão cremoso no mercado brasileiro este trabalho teve como objetivo desenvolver e caracterizar quanto aos …

RECICLAGEM ANIMAL EM SUAS DIVERSAS CATEGORIAS: REVISÃO

Resumo: Aliado ao crescimento das agroindústrias há a grande preocupação com o aumento das quantidades de resíduos de origem animal produzidos, necessitando estes de uma correta destinação. Devido às suas características intrínsecas, tais resíduos possuem um alto potencial poluidor, onde a sua perecibilidade causaria riscos de transmissão de doenças e de contaminação ambiental. Dessa forma as indústrias devem atuar baseadas …

DE ORIGEM ANIMAL: REVISÃO

Resumo: O mercado consumidor procura cada vez mais por alimentos naturais, sustentáveis, ecológicos e que respeitem o bem-estar animal. A alta produtividade requerida nos animais de produção de sistemas convencionais trouxe desvantagens neste quesito. Ao não utilizar agrotóxicos, substâncias tóxicas, fertilizantes químicos e sintéticos, e ao criar animais em sistemas extensivos, os alimentos orgânicos ganham uma demanda cada vez maior. …

A IMPORTÂNCIA DO LEVANTAMENTO FLORÍSTICO E PALINOLÓGICO PARA A CERTIFICAÇÃO DE PRODUTOS APÍCOLAS E MELIPONÍCOLAS

Resumo: O estudo florístico e palinológico de uma determinada localidade envolve várias etapas de trabalho de campo e laboratório. A coleta de plantas em floração para confecção de exsicatas e lâminas de microscopia contendo os grãos de pólen dessas plantas é parte essencial para diversas pesquisas. No presente trabalho foi realizada a coleta de plantas do entorno do IFSULDEMINAS – …

IMPACTOS ECONÔMICOS E SANITÁRIOS DA CISTICERCOSE NA BOVINOCULTURA DE CORTE BRASILEIRA: UMA REVISÃO

Resumo: O Brasil é um dos maiores produtores e exportadores de carne bovina do mundo, título que foi conquistado através do grande esforço e tecnologia depositados para produzir cada vez mais, com qualidade superior. Apesar disso, a bovinocultura de corte ainda está sujeita a uma série de enfermidades que acarretam em grandes perdas produtivas no decorrer da produção, ocasionando em …

IMPACTO DO RESÍDUO DAS LACTONAS MACROCÍCLICAS NOS MICROORGANISMOS PRESENTES NO AMBIENTE E NA DECOMPOSIÇÃO DAS FEZES DE BOVINOS

Resumo: Os parasitos influenciam de maneira significativa a bovinocultura no Brasil, sendo a aplicação de endectocidas da família das lactonas macrocíclicas umas das formas mais utilizadas para o controle, porém podem proporcionar contaminação ao ambiente, visto que sua eliminação é principalmente via fezes e urina. as altas concentrações destes fármacos excretadas nas fezes, principalmente nas primeiras semanas pós-tratamento, afetam as …

FUNGOS NEMATÓFAGOS NO CONTROLE BIOLÓGICO DE NEMATOIDES GASTRINTESTINAIS DE EQUINOS MANTIDOS À PASTO

Resumo: Os equinos são apontados como sendo um dos animais mais susceptíveis a uma gama de parasitos e podem abrigar várias espécies em um mesmo momento. O parasitismo ocupa lugar de destaque devido aos prejuízos consequentes da infecção parasitária. Conforme a carga parasitária, os helmintos podem causar desde um pequeno desconforto abdominal, fraqueza, pelagem áspera, retardo de crescimento, hiporexia, anemia, …

USO DE FITOTERAPICOS COM ATIVIDADE ANTI-HELMÍNTICA EM OVINOS

Resumo: As doenças parasitárias representam impacto negativo em potencial para a produção animal, comprometendo, muitas vezes, o processo de transformação dos produtos de origem animal, com perdas estimadas em 13,96 bilhões de dólares/ano, sendo mais da metade (U$ 7,10 bilhões) relacionadas somente aos nematoides gastrintestinais. A sensibilidade desses animais a estes parasitas tornou-se grande problema na produção devido a estas …

ESTRESSE TÉRMICO NA PRODUÇÃO DE FRANGOS DE CORTE E POEDEIRAS: IMPACTOS E SOLUÇÕES NUTRICIONAIS

Resumo: A avicultura vem passando por grandes transformações no decorrer dos anos, tornando cada vez mais produtiva, sendo garantido pelos avanços nos manejos, controle sanitário e de biosseguridade, avanços na nutrição e melhoramento genético e aplicação de tecnologia que garantiu melhores condições ambientais. Esses avanços permitiu aumentar a produção com o objetivo de atender a demanda de carne de frango …

INFLUÊNCIA DO PRÉ-TRATAMENTO DA MATÉRIA-PRIMA E TIPO DE ADOÇANTE SOBRE AS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DE LICORES DE MANGA (Mangifera indica L.)

Resumo: A produção de licores de manga visa a exploração de uma fruta já aceita na alimentação da população brasileira, oferta de novos produtos e aproveitamento de excedentes em picos de safra. Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar a influência do pré-tratamento da matéria-prima e tipo de adoçante sobre as características físico-químicas de licores de manga. Para isso, foram desenvolvidas …

O PODER ANTIOXIDANTE DE COMPOSTOS FENOLICOS PRESENTE EM ESPÉCIES VEGETAIS E SUA AÇÃO SOBRE A PRESSÃO ARTERIAL

Resumo: A disfunção endotelial leva a hipertensão arterial, doença que enfrenta complicações em seu tratamento tradicional. O presente estudo busca exibir o efeito positivo que moléculas antioxidantes fenólicas contidas em extratos vegetais exercem sobre a vaso regulação, contribuindo assim para que sejam desvendados novos alimentos funcionais e possíveis fitofármacos. Para tanto foi necessário um estudo sobre o mecanismo de controle …

O USO DA LEUCENA NA DIETA DE DIFERENTES ANIMAIS: REVISÃO

Resumo: A Leucena (Leucaena leucocephala) é uma leguminosa que chega a 5 metros de altura e tem fácil adaptação em regiões de semiárido. Como forrageira, as folhagens e ramos delgados verdes ou fenados desta planta são usados na dieta de ruminantes, pois contém bom aporte de proteína, cálcio, fósforo, minerais e carotenos. Entretanto, o uso da leucena na dieta animal …

OTIMIZAÇÃO DA EXTRAÇÃO DE COMPOSTOS FENÓLICOS TOTAIS EM CEBOLA ROXA (Allium Cepa L.) UTILIZANDO PROCESSO ASSISTIDO POR ULTRASSOM

Resumo: A cebola roxa contém significativo conteúdo de compostos fenólicos e a extração desses compostos é interessante para aplicações na indústria alimentícia e farmacêutica. Nesse sentido, a busca por ferramentas que possam reduzir o tempo e o custo de extração são requisitos necessários. O ultrassom apresenta diversas vantagens em comparação com as tecnologias convencionais, como por exemplo, maior poder de …

PEPTÍDEOS BIOATIVOS: OBTENÇÃO E PROPRIEDADES BIOLÓGICAS

Resumo: A crescente procura por uma alimentação mais saudável por parte dos consumidores têm estimulado a produção de estudos para a identificação de compostos que sejam nutricionalmente benéficos à saúde. Nessa perspectiva, surgem os peptídeos bioativos. Esses compostos podem ser derivados de proteínas vegetais e animais e apresentam grande interesse industrial devido às propriedades biológicas, como atividade antioxidante, anti-hipertensiva, antimicrobiana, …

PERESKIA ACULEATA MILLER (ORA-PRO-NÓBIS): BENEFÍCIOS À SAÚDE E POTENCIAL PARA USO EM PRODUTOS ALIMENTÍCIOS

Resumo: Plantas alimentícias não convencionais (PANC) são alimentos com alto potencial nutricional que apresentam consumo local ou regional. Tradicionalmente, não são consumidas pela população em larga escala, exercendo influência na alimentação de populações específicas. Dentre as diversas PANC encontradas no Brasil, destaca-se a Pereskia aculeata Miller, conhecida popularmente como ora-pro-nóbis (OPN). Essa PANC pertence à família Cactacea e foi apelidada …

PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS E SISTEMA DE DA CULTURA DA CEBOLA: REVISÃO

Resumo: A cebola está entre as hortaliças mais importantes e produzidas do Brasil. O surgimento de novas tecnologias, como cultivares mais produtivas e técnicas de manejo mais adequadas, modificaram o sistema de produção de cebola ao longo dos anos, possibilitando um melhor aproveitamento da área de cultivo e resultando em ganhos de produtividade. Entretanto, alguns fatores ainda podem limitar seu …

PRODUÇÃO DE HIDROMEL POR Saccharomyces cerevisiae (LALVIN RC 212) DE TRIGO (Triticum sp.)

Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …

PRODUÇÃO DE SOJA NA REGIÃO NORDESTE DO ESTADO DE SÃO PAULO, SAFRA 2020/21

Resumo: Popularmente conhecida como a “bebida dos Deuses”, o hidromel é uma bebida alcoólica fermentada, produzida a partir do mosto de mel que pode conter de 4 a 18% de etanol (v/v-1). O farelo de trigo, normalmente utilizado para ração animal ou descartado como resíduo, tem grande potencial para uso industrial no processamento de alimentos, especialmente no ramo de bebidas …

PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO QUÍMICA DE COOKIES COM FARINHA DA AMÊNDOA DE CHICHÁ.

Resumo: Amêndoa chichá (Sterculiastriata A. St. Hil e Naudin), conhecida comumente como chichá-do-cerrado e amendoim-do-campo, é uma espécie nativa do Brasil, encontrada nas regiões norte, nordeste, centro-oeste e sudeste. Tendo em vista o potencial da amêndoa de chichá e a escassez de informações que permitam o aproveitamento adequado dessa amêndoa na dieta humana, objetivou-se neste estudo verificar a viabilidade da …

QUALIDADE DE POLPAS MISTAS A BASE DE FRUTAS, HORTALIÇAS E INGREDIENTES FUNCIONAIS

Resumo: A transformação das frutas frescas em polpas é impulsionada devido à alta perecibilidade das matérias-primas e é responsável por agregar valor econômico aos frutos, diminuindo desperdícios e perdas, aumentando a vida útil com consequente manutenção da qualidade. Com isso, o objetivo do presente trabalho foi a elaboração e avaliação da qualidade de formulações de polpas mistas a base de …

RESPOSTA FISIOLÓGICA DE DIFERENTES NÍVEIS DE DÉFICIT HÍDRICO EM TOMATE MICRO-TOM

Resumo: O tomateiro é uma cultura muito relevante para a economia, com produção mundial de 177.118.248 toneladas/frutos/ano, sendo a China o maior produtor do mundo e o Brasil em 9ª posição. Todavia é uma espécie sensível à seca, que afeta seu desenvolvimento e produtividade. Como resposta, o tomateiro promove alterações fisiológicas buscando atenuar estes efeitos. Assim sendo, é de fundamental …

USO DO FRUTA-PÃO COMO REVESTIMENTO COMESTÍVEL PARA CONSERVAÇÃO DE MELÃO MINIMAMENTE PROCESSADO

Resumo: Uma tecnologia que pode ser empregada para o aproveitamento do fruta-pão é a extração do amido para utilização como recobrimentos comestíveis em frutas e hortaliças, que visa aumentar a vida útil dos frutos, mantendo suas características de qualidade. Diante disso, objetivou-se com este trabalho utilizar o amido extraído do fruta-pão como recobrimento comestível em melão ‘pele de sapo’ minimamente …

CARACTERIZAÇÃO MICROSCÓPICA DA GEOPRÓPOLIS PRODUZIDA POR MELIPONÍNEOS NO BRASIL

Resumo: A geoprópolis possui potencial medicinal e vem sendo estudada devido à sua complexa composição química. O presente trabalho teve como objetivo apresentar a revisão da literatura relacionada à Palinologia da geoprópolis, buscando elucidar sobre as possíveis fontes de resinas vegetais para as espécies de abelhas sem ferrão nas cinco regiões brasileiras. A partir de palavras-chave selecionadas, foram encontrados 16 …

ALOJAMENTO DE EQUINOS EM ESTABULAÇÃO COLETIVA: PERSPECTIVAS E DESAFIOS

Resumo: O sistema de alojamento de cavalos em estábulos individuais é o mais utilizado devido à facilidade no momento do manejo, além da prevenção de lesões por brigas. Porém, os diferentes sistemas de alojamento disponíveis apresentam inadequações e traz vários problemas para o bem-estar psicológico e fisiológico dos cavalos, visto que são animais sociáveis e necessitam de movimentação. Tendo em …

OTIMIZAÇÃO DO BEM-ESTAR DE BOVINOS EM CONFINAMENTO

Resumo: O confinamento de bovinos tem sido uma técnica largamente utilizada no Brasil, uma vez que confere maiores produções por área comparado ao sistema a pasto, o que permite atender à crescente demanda por proteína animal. No entanto, normalmente, animais terminados em confinamento, são oriundos de um ambiente pastoril, logo, quando transferidos para o confinamento, podem ter o bem-estar comprometido. …

COMPONENTES DE VARIÂNCIA PARA A IDADE AO PRIMEIRO PARTO EM SUÍNOS: REVISÃO

Resumo: Este trabalho apresenta uma revisão de literatura sobre estimativas de componentes de variância para a idade ao primeiro parto em suínos, enfatizando os efeitos aleatórios utilizados no modelo estatístico e os valores de herdabilidade obtidos para essa característica. Atualmente, há certa escassez relacionada a trabalhos acerca do uso de diferentes efeitos aleatórios na estimação dos componentes de variância para …

COMPORTAMENTO DE DIFERENTES CATEGORIAS DE AVES CRIADAS EM REGIÃO DE CLIMA QUENTE

Resumo: Objetivou-se com a presente pesquisa avaliar o comportamento de cinco genótipos de aves criadas em clima quente. O experimento foi realizado no município de Santo Antônio de Leverger, Mato Grosso. Foram utilizadas 25 aves com cinco genótipos diferentes (linhagem Hisex, galinha poedeira Negra Avifran, Negra Gigante, Carijó e Índio gigante) criadas em sistema Free – range. O registro das …

CONSUMO DE CARNE BOVINA EM BELÉM DO PARÁ: PERCEPÇÃO DE ESTUDANTES DE ENSINO FUNDAMENTAL, MÉDIO E SUPERIOR EM RELAÇÃO AO BEM-ESTAR DE BOVINOS, DO SISTEMA DE PRODUÇÃO AO ABATE

Resumo: O avanço tecnológico e as exigências dos consumidores em relação ao processo de criação e engorda dos animais de produção tornaram o mercado pecuário ávido por atingirem maiores inovações e melhorias, nem sempre destinando adequado bem-estar aos animais. A presente pesquisa teve como objetivo analisar se as práticas de manejo animal influenciam no momento de compra da carne bovina, …

IMPORTÂNCIA ECONÔMICA RELACIONADA A PRODUÇÃO DE MARACUJÁ AMARELO (PASSIFLORA EDULIS F. FLAVICARPA) NO NORDESTE

Resumo: A fruticultura é um dos principais subsetores da agricultura, tendo em vista que essa atividade consiste em uma ferramenta de captação e distribuição de renda. Objetivou-se com essa pesquisa, apresentar a produção do fruto do maracujá no Nordeste brasileiro, destacando a sua importância para a economia. O trabalho ocorreu através de levantamentos sobre a produção e comercialização do fruto …

FRAUDES EM AZEITE DE OLIVA

Resumo: O azeite de oliva é um produto originado a partir das azeitonas que são frutos da oliveira Olea europaea L. O seu consumo vem aumentando constantemente, tornando o Brasil um dos maiores importadores mundiais de azeite de oliva, sendo que esta não é uma produção típica do país. Em consequência do alto consumo do azeite de oliva e ao …

FERMENTADO DE FRUTA: REVISÃO

Resumo: O Brasil é um importante produtor mundial de frutas, no entanto, o país apresenta altos índices de desperdício, principalmente durante o processo de comercialização, por se tratar de matéria-prima facilmente suscetível à degradação. Frutas, em geral, apresentam características sensoriais adequadas para produção de bebida fermentada e, aliada à necessidade de se ampliar a sua produção e consumo em diversos …

FATORES CLIMÁTICOS NO CULTIVO DA BANANEIRA

Resumo: A banana é cultivada em mais de 130 países, sendo produzidas em regiões tropicais e subtropicais. É considerada uma das frutas mais consumidas no mundo, apresentando aroma e sabor distinto, seu consumo pode ser in natura, processada ou industrializada. É rica em carboidratos, vitaminas A, B, C, minerais, fitoesteróis e compostos antioxidantes. O seu cultivo é economicamente viável, mas …

ESTABILIDADE AERÓBICA DE FARELO DE GLÚTEN DE MILHO ÚMIDO ADITIVADO COM TIMOL

Resumo: A utilização de coprodutos na nutrição animal tem interesse abrangente, desde a redução de custo com alimentos, a não competição por alimentos para humanos, além de aspectos ambientais. Devido a esse fato, o objetivo desse trabalho foi avaliar a estabilidade aeróbica de farelo de glúten úmido aditivado com diferentes doses de timol. Foram utilizadas 5 doses de timol (D1 …

COMPOSIÇÃO BIOATIVA E ATIVIDADES BIOLÓGICAS DO NONI: REVISÃO

Resumo: Noni (Morinda citrifolia L., família Rubiaceae) produz fruto semelhante ao das espécies de Annonaceae. É cultivado em muitos países como cultura alimentar. No Brasil, o fruto é ainda pouco conhecido, sendo consumido na forma in natura ou quando destinado ao processamento agroindustrial. Tem sido apontado como fruto de grande expressão socioeconômica no mundo devido a sua composição química diferenciada …

LIMITAÇÕES E OPORTUNIDADES NO DESEMPENHO DA CADEIA PRODUTIVA DO CÔCO BABAÇU

Resumo: A cadeia produtiva do babaçu se destaca no extrativismo vegetal no Brasil, em decorrência da área de abrangência, 13 a 18 milhões de hectares em 279 municípios, bem como das inúmeras potencialidades e atividades econômicas que podem ser desenvolvidas por meio dela. Apesar de todo potencial apresentado, o coco babaçu ainda é pouco explorado, por não apresentar uma cadeia …

CADEIAS PRODUTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO DA AGROENERGIA NO NORTE DO BRASIL: LIMITANTES E PERSPECTIVAS FUTURAS

Resumo: Embora a região norte do Brasil seja menos desenvolvida socioeconomicamente em relação às demais regiões devido à falta de investimentos governamentais, pode-se afirmar que, a mesma vem se destacando significativamente na produção agrícola brasileira ao longo dos últimos anos. Entre as principais culturas cultivadas no território, destaca-se, em especial, a produção de soja. Essa expansão agrícola regional é beneficiada …

AVALIAÇÃO FÍSICO-QUÍMICA DE DOCE ELABORADO COM TOMATE E MAÇÃ SEM ADIÇÃO DE AÇÚCAR

Resumo: A região do Centro-Oeste possui uma forte agricultura de tomateiros, onde o tomate é bastante consumido. Estudos atuais indicam que o tomate é rico em carotenoides e esses auxiliam na prevenção de doenças crônicas, entre outras. Foram analisadas três formulações de doce de maçã com tomate sem adição de açúcar, sendo identificadas como F1, F2 e F3, utilizando, respectivamente, …

AVALIAÇÃO DO TEOR DE COMPOSTOS FENÓLICOS NO CAULE, FOLHA E FRUTO “ORA-PRO-NOBIS” (Pereskia aculeata Miller)

Resumo: Pereskia aculeata Miller é uma trepadeira arbustiva popularmente conhecida como “ora-pro-nobis. Na medicina tradicional, as folhas são utilizadas como anti-inflamatórias cicatrizantes e emolientes. O objetivo desse estudo foi avaliar o potencial de compostos fenólicos do caule, folha e fruto da Pereskia aculeata Miller. O caule e folhas foram lavados e secos em estufa de circulação a 60º, ±2ºC, e …

AVALIAÇÃO AGRONÔMICA DE CULTIVARES DE SOJA NO VALE DO PARANAPANEMA PAULISTA, SAFRA 2020/2021.

Resumo: Realizou-se a avaliação agronômica de diferentes cultivares de soja nos Municípios de Assis, Cândido Mota e Palmital, localizados no Estado de São Paulo, obtidos na safra 2020/2021. O delineamento experimental utilizado foi o de blocos inteiramente casualizados, com 20 cultivares e 4 repetições por ensaio, sendo que as médias foram agrupadas pelo teste de Scott-Knott a 5% de probabilidade. …

ADIÇÃO DE FRUTAS NA PRODUÇÃO DE CERVEJA: REVISÃO

Resumo: A cerveja, apreciada por muitos e ganhando cada vez mais consumidores, é a bebida alcoólica mais consumida no Brasil. O constante e exponencial crescimento deste mercado, juntamente com a busca por produtos diferenciados, faz com que a cerveja seja produzida com além de seus quatro ingredientes básicos. As frutas são alimentos ricos nutricionalmente, possuem cores, aromas, texturas e sabores …

APROVEITAMENTO TECNOLOGICO DE PARTES NÃO CONVENCIONAIS DE PRODUTOS DE ORIGEM VEGETAL

Resumo: Um dos principais problemas relacionados a produção de alimentos, é a quantidade de resíduos orgânicos que são gerados devido as suas operações. Grandes percas dos produtos de origem vegetal se dão devido não utilizar integramente os produtos, sendo que o Brasil está entre as 10 nações que mais desperdiçam alimentos. O acumulo desses resíduos vem trazendo grandes impactos negativos …

ANALYSIS OF THE PACKAGING LABELS OF CREAM CRACKER ADDED WITH CASHEW NUTS

Abstract: The objective of this work was to analyze packaging labels of cream crackers added with cashew nut flour, using the information contained on the label (low saturated fat content; source of unsaturated fats; no addition of trans-fats). An online questionnaire was applied, aimed at the adult population of the city of Fortaleza, State of Ceará of both sexes. The …

USO DE AGENTES DE PRÉ-TRATAMENTO NA AGRICULTURA: UMA REVISÃO

Resumo: A germinação de sementes e a emissão da parte aérea (PA) são etapas determinantes para o desenvolvimento bem-sucedido de uma planta. Contudo, uma ampla gama de estresses ambientais, tais como salinidade, inundações, seca, extremos de temperatura, metais pesados, etc, impactam o crescimento e causam perdas de safras em todo o mundo. Neste sentido o condicionamento pré-semeadura pode garantir a …

ANÁLISE DOS IMPACTOS DO DÉFICIT HÍDRICO NO METABOLISMO DA SACAROSE EM FRUTOS DE TOMATEIRO

Resumo: O tomateiro (Solanum lycopersicum) é uma das hortaliças mais cultivadas no mundo e corresponde a um ótimo modelo biológico para o desenvolvimento de frutos carnosos. Pesquisas verificaram que o déficit hídrico possibilita o acúmulo de açucares solúveis no tomate. As enzimas metabolizadoras da sacarose desempenham atividades essenciais no metabolismo de açucares nos frutos e, devido à base restrita de …

TECNOLOGIAS EMERGENTES PARA O PROCESSAMENTO DE PESCADO: REVISÃO

Resumo: O consumo de produtos oriundos da piscicultura tem crescido consideravelmente, e tende a aumentar nas próximas décadas, tanto pela demanda do consumidor, como pelas inovações tecnológicas que a mesma vem passando, principalmente nas técnicas de processamento para desenvolvimento de produtos práticos e convenientes. Com isso, o objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica acerca das tecnologias emergentes …

SORO DO LEITE: QUALIDADE NUTRICIONAL, TÉCNICO-FUNCIONALIDADE E POTENCIAL BIOLÓGICO

Resumo: O soro do leite é obtido majoritariamente a partir da produção de queijos. É um coproduto de elevada importância nos laticínios, devido ao elevado volume produzido, atraente qualidade nutricional e inúmeras funcionalidades. Dentre as potenciais aplicações destaca-se a utilização como ingrediente em formulações de diversos alimentos, visando melhorar as propriedades técnico-funcionais dos produtos elaborados como: solubilidade, capacidade de retenção …

SORO DO LEITE DE CABRA: IMPORTÂNCIA PARA O PEQUENO PRODUTOR

Resumo: No Brasil, o leite de cabra possui grande importância econômica e social, oferecendo vantagem competitiva em relação ao leite de vaca pela sua melhor digestibilidade. Grande parte do leite é destinada para produção de queijo, sendo muitos desses queijos elaborados por pequenos produtores, de forma artesanal. A produção de queijo gera uma grande quantidade de soro, que comumente é …

QUALIDADE FÍSICO-QUÍMICA, MICROBIOLÓGICA E SENSORIAL DE SORVETE SABOR CAJÁ COM SUBSTITUIÇÃO DO AÇÚCAR POR MEL

Resumo: Consumidos mundialmente os sorvetes são produtos alimentícios obtidos a partir de uma emulsão de gorduras e proteínas, com ou sem adição de outros ingredientes e substâncias, ou de uma mistura de água, açúcares e outros ingredientes. O mel é um alimento biológico de grande valor nutricional e o cajá é um fruto extremamente aromático e rico em carotenoides. Diante …

PROCESSAMENTO DE QUEIJO PRÉ-COZIDO MATURADO

Resumo: O queijo pré-cozido é uma inovação tecnológica do queijo de coalho tradicional, comumente encontrado na região do Alto Sertão Sergipano. A maturação de queijos consiste na transformação das suas características, oferecendo novos atributos sensoriais bastante distintos. Este estudo objetivou parametrizar as condições de produção de um queijo pré-cozido maturado, a partir de condições de processamento pré-estabelecidas. Além do desenvolvimento …

PERFIL DO CONSUMIDOR BRASILEIRO E FATORES QUE INFLUENCIAM NO CONSUMO DE CARNE OVINA E SEUS DERIVADOS: UMA REVISÃO

Resumo: A cadeia produtiva ovina desempenha importante papel socioeconômico para o Brasil. O conhecimento dos aspectos do consumo de carne e de seus derivados, bem como o delineamento do perfil dos consumidores, torna-se relevante para o desenvolvimento desta atividade. Dessa forma, este trabalho objetivou analisar o perfil dos consumidores brasileiros e os fatores que influenciam o consumo da carne ovina …

PERFIL DE CONSUMO DE PRODUTOS À BASE DE PESCADO

Resumo: O pescado é considerado um alimento de alto poder nutricional, especialmente como fonte de proteínas, no entanto, este tem muita susceptibilidade ao desenvolvimento e ação de micro-organismos deteriorantes, que usufruem das suas características intrínsecas, como a alta atividade de água, a baixa acidez e a oxidação. Como alternativa de contornar esta situação e promover o alto, diversificado e seguro …

MACRO E MICROMINERAIS EM GADO DE CORTE E LEITE, SUÍNOS E AVES DE CORTE E POSTURA

Resumo: Dentre as substâncias que os animais necessitam para um bom funcionamento do organismo, têm-se os minerais, que estão envolvidos com funções importantes e podem ser divididos em macro e micronutrientes. O presente trabalho tem como objetivo evidenciar as principais funções de cada macro e micromineral no organismo de bovinos de corte e leite, suínos e aves de corte e …

INCLUSÃO DE LEVEDURAS E SEUS COMPONENTES EM DIETAS DE ANIMAIS NÃO-RUMINANTES

Resumo: Devido ao seu perfil nutricional, as leveduras passaram a ganhar atenção não somente na nutrição humana como também animal. A levedura apresenta teores de proteína bruta considerados elevados, com excelente balanço de aminoácidos essenciais, sendo considerada uma ótima fonte proteica de origem microbiana. Além disso, as leveduras podem ser classificadas também como um alimento funcional, pois são ricas em …

EFEITO DA FIBRA ALIMENTAR SOBRE O DESEMPENHO E CARACTERÍSTICAS MORFO-HISTOLÓGICAS DA MUCOSA INTESTINAL DE COELHOS

Resumo: Embora pouco explorada comercialmente, a cunicultura apresenta indícios de ser uma atividade com grande potencial de expansão, fazendo-se necessária a adoção de novas estratégias que viabilizam uma melhora na produção. Por ser um herbívoro de ceco funcional, a anatomia digestória do coelho permite um bom aproveitamento de volumosos de baixo custo, como hortaliças e forrageiras desidratadas, e em termos …

MICROBIOTA E A RELAÇÃO COM IMUNIDADE E ÍNDICES DE DESEMPENHO EM SUÍNOS: REVISÃO

Resumo: O trato gastrointestinal (TGI) dos mamíferos contém uma comunidade microbiana complexa que afeta aspectos da saúde, do desenvolvimento e até mesmo comportamentais nos animais. O estabelecimento destes microrganismos no início da vida tem consequências à longo prazo no estado de saúde do animal, sendo demonstrado até a vida adulta. A cooperação adequada entre os microrganismos gastrointestinais e o hospedeiro …

MISTURA MINERAL OU CLORETO DE SÓDIO EM SUPLEMENTOS PARA BOVINOS DE CORTE NA TERMINAÇÃO EM PASTEJO

Resumo: Aventa-se a hipótese de que a substituição da mistura mineral por cloreto de sódio nos suplementos de baixo consumo não influencie o desempenho dos animais e a rentabilidade do sistema de produção. Objetivou-se avaliar o desempenho, a rentabilidade e as características de carcaça de bovinos em terminação, alimentados com suplementos contendo cloreto de sódio ou mistura mineral na composição. …

PRINCIPAIS DESAFIOS QUE AFETAM A SAÚDE INTESTINAL DAS AVES

Resumo: O trato gastrointestinal das aves é colonizado por microrganismos benéficos e maléficos, vivendo de maneira comensal. As bactérias benéficas influenciam positivamente a integridade intestinal, funcionalidade da barreira de proteção, resposta imunológica, digestão e absorção dos nutrientes. As bactérias maléficas causadoras de enterites nas aves são: Clostridium colinum (enterite ulcerativa), Clostridium perfringens (enterite necrótica), Campylobacter jejuni e Campylobacter coli (enterite …

RAÇA E SEXO: EFEITOS NO DESEMPENHO DE BOVINOS DE CORTE EM CONFINAMENTO

Resumo: Com o avanço das pesquisas voltadas a tecnologia da carne e buscando melhorar o ganho de peso dos animais, tem-se utilizado sistemas de criação alternativos. Dentre esses, está o confinamento, usado principalmente na fase de terminação de bovinos de corte. Nesse contexto, objetivou-se avaliar a influência da composição racial e sexo sobre o desempenho de bovinos em confinamento. O …

RELAÇÃO DO BEM-ESTAR E A SANIDADE NA AVICULTURA

Resumo: A cadeia avícola compreende várias fases, desde sua origem, ainda nas granjas, até a chegada ao comércio e à casa dos consumidores. Visto que o bem-estar animal é uma preocupação e um tema falado nos últimos tempos. Consumidores estão cada vez mais exigentes, preocupam com a segurança alimentar e exigem que os animais de produção sejam criados em sistemas …

ESTUDO DE REVISÂO DE LITERATURA DO 5-HIDROXIMETILFURUFURAL EM MEL

Resumo: O 5-hidroximetilfurufural (HMF) está presente no mel devido à decomposição da frutose e glicose. Sendo que a sua quantidade varia conforme as práticas de apicultura e sua vida de prateleira. As legislações estabelecem um limite que vária de 40 a 80 mg/kg, dependendo da origem geográfica do mel. Existe um interesse em Saúde Pública em estudar o HMF devido …

INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

Resumo: A entomofagia, isto é, a prática de comer insetos, não é um hábito recente para alguns povos. No entanto, o interesse pelo seu consumo ao redor do mundo tem aumentado nos últimos anos devido ao seu elevado valor nutricional, potenciais benefícios à saúde e baixo impacto ambiental. Além disso, a busca pela segurança alimentar tem motivado as pesquisas para …

MATURAÇÃO DE QUEIJO DE COALHO COM VINHOS

Resumo: O queijo de coalho é derivado tradicionalmente do leite de vaca, com potencial socioeconômico promissor no Nordeste, podendo ser empregadas tecnologias para melhorar e/ou acentuar suas características sensoriais de forma a agregar valor ao produto. O objetivo deste trabalho foi maturar queijos de coalho, provenientes da agroindústria laticinista do Alto Sertão Sergipano, em vinhos, e avaliar suas caraterísticas físico-químicas …

PANORAMA DE EXPORTAÇÃO DE CARNE SUÍNA ENTRE 2016 e 2020

Resumo: A suinocultura brasileira representa um percentual importante para a exportação mundial de carnes, estando em 4º colocado entre os maiores exportadores, além de gerar renda e reverberar no crescimento do país. Assim, objetivou-se com este trabalho realizar um estudo retrospectivo dos índices de exportação da carne suína originária do Brasil entre os anos de 2016 e 2020. Para tanto, …

COMO O MANEJO DAS PLANTAS DANINHAS IMPACTA O DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DE POMARES JOVENS DE LIMA ÁCIDA TAHITI

Resumo: Apesar da importância comercial da lima ácida Tahiti, ainda são poucas as pesquisas a respeito de práticas de cultivo, sobretudo sobre o manejo das plantas daninhas. O objetivo do presente trabalho foi avaliar o efeito contínuo da convivência com as plantas daninhas ou de adoção do manejo químico ou mecânico das plantas daninhas sobre o desenvolvimento vegetativo de um …

BENEFÍCIOS NUTRICIONAIS DA INCLUSÃO DE MICROALGAS NA ALIMENTAÇÃO DE NÃO-RUMINANTES

Resumo: As microalgas são constituintes importantes de muitos ecossistemas, respondendo por mais da metade da produção primária total na base da cadeia alimentar mundial. Suas características levaram ao desenvolvimento de pesquisas constantes sobre o uso dessa biomassa para alimentação humana e animal. Na busca por fontes alternativas na nutrição animal, as microalgas começaram a ser exploradas, ganhando espaço na produção …

AVALIAÇÃO VISUAL DE BOVINOS DE CORTE: REVISÃO

Resumo: O biotipo satisfatório para a produção de carne são animais com estrutura óssea, musculatura e comprimento corporal desenvolvidos, estas características auxiliam no potencial para deposição de músculos. A avaliação morfológica dos bovinos de corte contribui na seleção de animais mais produtivos ou na formação de lotes em função do sistema de produção. A seleção de animais para as características …

ÁCIDOS GRAXOS POLIINSATURADOS NA DIETA DE CÃES E SUA INFLUÊNCIA SOBRE O PERFIL DE ÁCIDOS GRAXOS DA RETINA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Resumo: Ácidos graxos poliinsaturados desempenham importante papel, tanto no desenvolvimento quanto na saúde da retina dos cães. O objetivo dessa revisão de literatura foi entender como os ácidos graxos da dieta podem impactar na saúde da retina de cães. A busca de artigos foi feita nas bases Web of Science, Scopus e Pubmed utilizando o método PICO (População; Interesse e …

AÇÃO CICATRIZANTE DA INFUSÃO DE FOLHAS DE PATA-DE-VACA (Bauhinia forficata) SOBRE FERIDA ORTOPÉDICA EM BOVINO DE LEITE

Resumo: As feridas cutâneas comprometem a produção de bovinos de leite, além de gerar gastos financeiros com fármacos convencionais que nem sempre são suficientes para a cura. Alternativamente, a fitoterapia pode ser útil pela presença de compostos ativos, além de geralmente ter menor custo, destacando-se a planta “pata-de-vaca” (Bauhinia forficata, BAUH), popularmente usada por sua ação cicatrizante. O presente trabalho …

MÉTODOS DE ESTERILIZAÇÃO NA TÉCNICA DO INSETO ESTÉRIL

Resumo: A Técnica do Inseto Estéril (TIE) utiliza métodos que permitem o emprego de uma espécie predadora para o controle da praga alvo. Para tanto, ocorre a multiplicação em massa de determinada praga em meio artificial, esterilização e liberação dos insetos tratados em dado ambiente. Desta forma, ao cruzarem com indivíduos selvagens se obtém gerações estéreis comprometendo o potencial produtivo …

MÉTODOS DE CONTROLE NO MANEJO DE CYPERUS ROTUNDUS NA HORTICULTURA

Resumo: Cyperus rotundus L. apresenta-se entre as plantas daninhas mais invasivas e de difícil manejo no mundo, podendo causar grandes perdas em áreas agrícolas. A presente revisão busca apresentar as características reprodutivas e de adaptação ecofisiológica de C. rotundus e as práticas recomendadas para o manejo da espécie na horticultura. A sua forma de propagação, principalmente vegetativa via tubérculos, é …

BIOLOGIA E MANEJO DE Eleusine indica

Resumo: O capim pé-de-galinha, Eleusine indica (L.) é uma gramínea C4 anual que se desenvolve espontaneamente em todo o território brasileiro. Essa espécie está entre as gramíneas mais problemáticas do mundo, tendo registro em 60 países em mais de 50 tipos de cultura. Para essa espécie existem relatos de resistência em 12 países, sendo primeiro caso no Brasil em 2003 …

EVOLUÇÃO DA PRODUTIVIDADE DE POMARES JOVENS DE LIMA ÁCIDA TAHITI EM RESPOSTA AO MANEJO DE PLANTAS DANINHAS

Resumo: Apesar da importância comercial da lima ácida Tahiti, ainda são poucas as pesquisas a respeito de práticas de cultivo, sobretudo sobre o manejo das plantas daninhas. , o objetivo do presente trabalho é avaliar o efeito do tempo de convivência com as plantas daninhas e de adoção do manejo químico ou mecânico das plantas daninhas sobre os componentes da …

EFEITO DOS ELEMENTOS MINERAIS A EFICIÊNCIA DE HERBICIDAS EM PLANTAS

Resumo: A mistura de tanque com a utilizando adubos foliares e herbicidas atualmente é liberada no Brasil sendo comum para as maiores da cultura, trazendo como principais vantagens um custo reduzido e uma menor compactação no solo. Desse modo, esse trabalho tem como objetivo realizar uma revisão bibliográfica apresentado alguns resultados encontrados na literatura para os principais ingredientes ativos (glifosato, …

CONTROLE DE PLANTAS DANINHAS NAS BRÁSSICAS: REVISÃO

Resumo: As brássicas são hortaliças de grande importância econômica e na alimentação humana saudável, sendo rica em antioxidantes, ácido fólico, ferro, fibras, vitaminas A, B, C, E, K e zinco. Entretanto, a qualidade e a produtividade das brássicas podem ser prejudicadas pela convivência com plantas daninhas durante o período de crescimento e desenvolvimento da cultura, pois estas competem com luz, …

GRAU DE INTERFERÊNCIA DAS PLANTAS DANINHAS

Resumo: Plantas daninhas é toda espécie que cresce em local indesejado que interfira no interesse humano e do meio ambiente. Existem relatos de plantas daninha em parábola bíblica, onde se faz a separação do joio e do trigo, em que é prejudicial as culturas utilizadas na alimentação humana, sendo um dos problemas mais antigo da humanidade. Na atualidade, mesmo com …

FATORES DE INFLUÊNCIA NA FLORAÇÃO, FRUTIFICAÇÃO E PEGAMENTO DE FRUTOS EM FRUTÍFERAS

Resumo: O objetivo do presente estudo foi buscar, através da consulta em periódicos, os fatores que levam a essa condição, bem como os impactos que podem causar em floração, frutificação e produtividade. A busca de informações foi realizada a partir da consulta de artigos científicos, indexados nas bases Scielo, Web of Science, Scopus e Periódicos Capes, e de acordo com …

EXTRAÇÃO DA PROTEÍNA E ANÁLISE DOS PERFIS HEMAGLUTINANTE E ANTICOAGULANTE COM SANGUE HUMANO “O” POSITIVO, DE FRUTOS DA CASTANHOLA (TERMINALIA CATAPPA LINN.)

Resumo: Nos cotilédones de algumas sementes podem conter proteínas com atividades biológicas específicas, como as lectinas que são capazes de aglutinar eritrócitos, ou inibidores de proteases que agem anticoagulantes naturais que regulam a atividade de proteases. Assim, este trabalho teve por objetivo realizar a extração das proteínas presentes nos cotilédones da semente da castanhola em pHs diferenciados, além de verificar …

APLICAÇÃO FOLIAR DE HIDRÓXIDO DE COBRE, ESCURECIMENTO DE FRUTOS E ºBRIX DOS FRUTOS DE ATEMOIA

Resumo: Atemoia (Annona x atemoya Mabb.) produz fruto de interesse econômico com sabor doce e agradável. Antracnose, principal doença provocada por fungo, Colletotrichum, causa perda na produção de fruto de atemoia, sendo controlada com fungicida a base de cobre. O elemento pode causar escurecimento da casca do fruto e mesmo sem perda da doçura, provocar sua desvalorização em até 40%. …

EVOLUÇÃO DA FISIOLOGIA VEGETAL SEGUNDO CHARLES DARWIN: REVISÃO

Resumo: Charles Darwin dedicou mais de 20 anos de sua vida a uma variedade de investigações em plantas superiores (angiospermas). Foi implicitamente assumido que estes estudos nas áreas de botânica descritiva e experimental fisiologia vegetal foram realizadas para corroborar seu princípio de descida com modificação. No entanto, seu filho, Francis Darwin, que era biólogo vegetal profissional, apontou que os interesses …

ESTÁDIOS DE MATURAÇÃO E ARMAZENAMENTO NA GERMINAÇÃO DE SEMENTES DE CRAMBE

Resumo: Com o estímulo à produção e ao uso de biodiesel, o crambe representa uma das melhores opções para o fornecimento de matéria-prima para o setor, uma vez que contém valores expressivos de óleo em suas sementes. Entretanto, há carência de informações quanto a produção de sementes de qualidade. Objetivou-se avaliar o efeito de estádios de maturação e períodos de …

CONTROLE HORMONAL NO ENRAIZAMENTO E BROTAÇÃO ADVENTÍCIA: REVISÃO

Resumo: O desenvolvimento de raízes e brotos adventícios é influenciado pelo balanço hormonal. A diferenciação radicular e aérea é influenciada direta ou indiretamente por um grupo de hormônios que são responsáveis por diversos processos metabólicos e fisiológicos, sendo eles as auxinas, citocininas, giberelinas, etileno e ácido abscísico. Como eles são afetados por diferentes fatores, como espécies e concentrações, o entendimento …

COMPARAÇÕES DAS CONDIÇÕES HIGIÊNICOS SANITÁRIAS DE HORTIFRÚTIS DE FEIRAS LIVRES DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS: REVISÃO DE LITERATURA

Resumo: As feiras livres são um veículo de comercialização de grande relevância social, onde possibilita a negociação direta entre os feirantes versus consumidor, com produtos in natura, sendo estes tanto de origem vegetal, quanto animal. Visto que a manipulação inadequada dos alimentos é um dos maiores problemas causadores das Doenças Transmitidas por Alimentos (DTA’s). Foram encontrados diversos problemas, tais como: …

CARACTERIZAÇÃO FÍSICA, QUÍMICA, BÍOQUIMICA E MICROBIOLÓGICA DA PITAYA VERMELHA (Hylocereus costaricensis) MINIMAMENTE PROCESSADA ARMAZENADA SOB REFRIGERAÇÃO

Resumo: A partir do processamento mínimo notou-se um aumento no consumo de frutas e hortaliças devido à praticidade de serem prontas para o consumo. Sendo assim, o objetivo desta pesquisa foi à caracterização física, química, bioquímica e microbiológica da pitaya vermelha (Hylocereus costaricensis) minimamente processada armazenada sob refrigeração. As frutas foram obtidas de uma propriedade localizada na cidade de Marília/SP, …