E-book – A Indústria de Alimentos e a Economia Circular: Alimentando uma Nova Consciência

5° Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos

Resumo: Este livro reúne os trabalhos aprovados no 5° Encontro de Ciência e Tecnologia de Alimentos (5° ECTAL), organizado pelo curso de Engenharia de Alimentos da UFAPE.

Os trabalhos estão organizados nas modalidades de pesquisa e revisão de literatura distribuídos conforme os eixos temáticos do evento, que incluíram as áreas: Análises físicas, químicas e físico e/ou químicas dos alimentos; Bioquímica e biotecnologia de alimentos; Desenvolvimento e processamento de alimentos de origem animal, vegetal e/ou bebidas; Engenharia de alimentos e automação de processos; Gestão ambiental dos resíduos na indústria de alimentos; Higiene, legislação e segurança dos alimentos; Microbiologia de alimentos e análise sensorial.

Organizadores: Raimundo Bernadino Filho; Marteson Cristiano dos Santos Camelo; Andréa Galindo Carneiro Rosal; Glêce Milene Santana Gomes; Íris Barbosa de Souza; Silvana Nazareth de Oliveira


ISBN: 978-65-995396-4-0

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640

Capítulos do livro


  • DESENVOLVIMENTO DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA COMO SUBSTITUTO DE GORDURA

    DESENVOLVIMENTO DE MORTADELA DEFUMADA ELABORADA COM SURIMI DE PEIXE-VOADOR ADICIONADA DE INULINA COMO SUBSTITUTO DE GORDURA

    Resumo: Os consumidores têm procurado cada vez mais adquirir alimentos que de alguma forma possam trazer benefícios à saúde, e as carnes brancas dos peixes vão de encontro a essa nova realidade. Nesta pesquisa objetivou-se desenvolver e determinar a influência da adição de gordura animal e de inulina na composição centesimal de uma mortadela defumada elaborada com surimi de peixe-voador. …


  • PERCEPÇÃO DE BRASILEIROS AO CONSUMO DE ALIMENTOS À BASE DE INSETOS COMESTÍVEIS

    PERCEPÇÃO DE BRASILEIROS AO CONSUMO DE ALIMENTOS À BASE DE INSETOS COMESTÍVEIS

    Resumo: O consumo de insetos ou produtos derivados é definido por entomofagia. Os insetos comestíveis são alimentos alternativos que possuem grandes potenciais nutritivos, econômicos e ambientais. Assim, destaca-se a importância de avaliar o conhecimento da população sobre entomofagia, bem como investigar a intenção de consumo de um possível produto alimentar utilizando insetos em sua composição. Este trabalho teve como objetivo …


  • APLICAÇÃO DO EXTRATO DE MALVAVISCO EM HAMBÚRGUER CAPRINO E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

    APLICAÇÃO DO EXTRATO DE MALVAVISCO EM HAMBÚRGUER CAPRINO E AVALIAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS FÍSICO-QUÍMICAS DURANTE O ARMAZENAMENTO REFRIGERADO

    Resumo: O malvavisco possui um alto teor de compostos bioativos com ação antioxidante, podendo atender a nova demanda do mercado consumidor. Assim, objetivou-se obter extratos a partir das folhas e flores de malvavisco para aplicação em hambúrgueres caprinos e avaliar suas características físico-químicas durante armazenamento refrigerado. Foram elaboradas quatro formulações de hambúrgueres caprinos HC (controle); HE (1% antioxidante sintético – …


  • PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA

    PERFIL DE MERCADO DE POSSÍVEIS CONSUMIDORES DE SOJA PRÉ-COZIDA ENRIQUECIDA COM ÓLEO DE LINHAÇA

    Resumo: A soja é considerada a leguminosa mais consumida no mundo, entretanto, no setor industrial passou a ser explorada para a inclusão na formulação de novos produtos recentemente. Desta forma, o conhecimento prévio sobre o perfil do público-consumidor é um quesito importante antes de desenvolver e inserir um novo produto no mercado. Assim, objetivou-se com esta pesquisa, avaliar o perfil …


  • MONITORAMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO DE PATENTES DE IOGURTE PROBIÓTICO NO MUNDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

    MONITORAMENTO TECNOLÓGICO E CIENTÍFICO DE PATENTES DE IOGURTE PROBIÓTICO NO MUNDO NOS ÚLTIMOS 20 ANOS

    Resumo: O iogurte probiótico é um alimento bastante atrativo devido suas características sensoriais e as propriedades funcionais, atendendo a todos os públicos. A procura por alimentos saborosos e que apresentam benefícios à saúde do consumidor é uma das prioridades dos consumidores atuais, mais informados e dispostos a pagar um pouco mais para obter um alimento mais saudável. Desse modo, torna-se …


  • QUALIDADE DE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS: UMA REVISÃO

    QUALIDADE DE FRUTAS E HORTALIÇAS MINIMAMENTE PROCESSADAS: UMA REVISÃO

    Resumo: Com uma demanda mundial por alimentos prontos para serem consumidos ou preparados, os produtos hortícolas minimamente processados têm ganhado espaço nas preferências dos consumidores. Por serem práticos e ricos nutricionalmente, esse processamento mínimo é considerado uma opção para agregar valor na produção de frutas e hortaliças, surgindo um novo ramo do setor agroindustrial. O presente trabalho teve como objetivo …


  • O APROVEITAMENTO INTEGRAL DA MELANCIA (Citrullus lanatus): UMA REVISÃO DE LITERATURA

    O APROVEITAMENTO INTEGRAL DA MELANCIA (Citrullus lanatus): UMA REVISÃO DE LITERATURA

    Resumo: O Brasil encontra-se no ranking dos países que mais desperdiçam alimentos no mundo, tendo como contraste o aproveitamento integral de alimentos.  Percebe-se o crescente interesse na utilização de partes de vegetais como: cascas, talos, sementes, bagaços e folhas, que geralmente são desprezadas, mas, que recentemente em razão de sua enorme carga orgânica proporcionada e devido ao seu potencial bioativo …


  • ELABORAÇÃO E ANÁLISE FÍSICA DE SOBREMESA LÁCTEA DO TIPO MOUSSE ADICIONADA DE FARINHA DO RESÍDUO DE FRUTAS

    ELABORAÇÃO E ANÁLISE FÍSICA DE SOBREMESA LÁCTEA DO TIPO MOUSSE ADICIONADA DE FARINHA DO RESÍDUO DE FRUTAS

    Resumo: O Brasil é um grande produtor de diversos tipos de frutas que são utilizadas em larga escala pelas indústrias, consequentemente, uma quantidade elevada de resíduos orgânicos é gerada. Na maioria das vezes, eles são descartados, embora possuam considerado valor nutricional, como é o caso do maracujá e abacaxi. O que poderia ser minimizado através da sua inserção no processo …


  • CLASSIFICAÇÃO “NOVA”: UM ESTUDO DE REVISÃO

    CLASSIFICAÇÃO “NOVA”: UM ESTUDO DE REVISÃO

    Resumo: As classificações de alimentos e índices gráficos normalmente utilizados para orientar as recomendações dietéticas de uma população têm variado ao longo do tempo. A Roda dos Alimentos e a Pirâmide Alimentar estão entre as de maior destaque. Nos últimos anos, surgiram outras classificações com a proposta de categorizar os alimentos de acordo com o grau de processamento, sendo a …


  • CINÉTICA DE SECAGEM DAS SEMENTES DE MELANCIA (Citrullus vulgaris)

    CINÉTICA DE SECAGEM DAS SEMENTES DE MELANCIA (Citrullus vulgaris)

    Resumo: A melancia (Citrullus vulgaris) pertence à família das cucurbitáceas, sendo amplamente cultivada no Brasil. O consumo da fruta está relacionado à sua polpa avermelhada, rica em nutrientes e compostos bioativos. No entanto, a melancia apresenta grandes quantidades de sementes, as quais, possuem alto teor nutricional, demonstrando grande potencial para a obtenção de farinha funcional, e, consequentemente, produção de produtos …


  • FUTURO E SUSTENTABILIDADE: INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

    FUTURO E SUSTENTABILIDADE: INSETOS NA ALIMENTAÇÃO HUMANA

    Resumo: : Estudos apontam que nos próximos anos o número de habitantes na terra chegue no mínimo a 9,8 bilhões, ocorrendo assim um aumento na demanda por alimentos devido ao crescimento da população. Em virtude dessa perspectiva, pesquisadores estão em busca de novas alternativas alimentares. O presente trabalho teve como objetivo tratar do levantamento bibliográfico a respeito do conhecimento da …


  • COLD BREW COMO TENDÊNCIA: PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE IMPACTAM NA COMPOSIÇÃO DA BEBIDA

    COLD BREW COMO TENDÊNCIA: PRINCIPAIS VARIÁVEIS QUE IMPACTAM NA COMPOSIÇÃO DA BEBIDA

    Resumo: A extração à frio do café origina uma bebida denominada cold brew, com características sensoriais distintas das preparações à quente, dotada de menor amargor, maior suavidade e doçura acentuada. Várias técnicas podem ser empregadas para obtenção dessa bebida, necessitando de períodos de infusão entre 3 e 24h. A técnica empregada e outras variáveis podem influenciar no rendimento total, teor …


  • ESTUDO DO ENCOLHIMENTO DE CHIPS DE BATATA DOCE PROCESSADOS PELO MÉTODO COMBINADO DE SECAGEM E FRITURA

    ESTUDO DO ENCOLHIMENTO DE CHIPS DE BATATA DOCE PROCESSADOS PELO MÉTODO COMBINADO DE SECAGEM E FRITURA

    Resumo: A batata-doce é uma dicotiledônea, pertencente à família botânica Convolvulaceae, gênero Ipomoea e espécie Ipomoea batatas (L.) Lam, possivelmente originária das Américas Central e do Sul, sendo encontrada desde a Península de Yucatan, no México, até a Colômbia. Afim de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios em consonância com os avanços industriais, este …


  • FRUTOS DO CERRADO (Annona crassiflora, Campomanesia cambessedeana, Eugenia dysenterica) E POTENCIAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

    FRUTOS DO CERRADO (Annona crassiflora, Campomanesia cambessedeana, Eugenia dysenterica) E POTENCIAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

    Resumo: O Cerrado é um dos maiores biomas sul-americanos apresentando uma grande diversidade de frutos pouco explorados economicamente, mas com grande potencial nutritivo e sensorial. Os frutos oriundos desse bioma, como o araticum (Annona crassiflora), a gabiroba (Campomanesia cambessedeana) e a cagaita (Eugenia dysenterica), ainda são consumidos frescos e seus produtos derivados são restritos ao mercado local. A exploração comercial …


  • ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS MISTOS DE ACEROLA E HIBISCO

    ANÁLISE DO COMPORTAMENTO CINÉTICO DE FERMENTADOS ALCOÓLICOS MISTOS DE ACEROLA E HIBISCO

    Resumo: A utilização de polpas de frutas para elaboração de bebidas fermentadas representa uma alternativa para estender a vida de prateleira no pós-colheita, além de agregar valor ao produto. Em vista disso, o objetivo do presente trabalho foi acompanhar e avaliar o processo cinético de bebidas alcoólicas fermentadas mistas de acerola e hibisco. Foram elaboradas três formulações (F1, F2 e F3) …


  • PRODUÇÃO DE PIGMENTOS VERMELHOS E POTENCIAL BIOATIVO DOS EXTRATOS METABÓLICOS DE Penicillium sp. DIRA05 ISOLADO DO BIOMA CAATINGA

    PRODUÇÃO DE PIGMENTOS VERMELHOS E POTENCIAL BIOATIVO DOS EXTRATOS METABÓLICOS DE Penicillium sp. DIRA05 ISOLADO DO BIOMA CAATINGA

    Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimeMudanças de hábitos da população visando uma alimentação mais saudável e sustentável tem causado aumento na demanda da indústria alimentícia …


  • MODELAGEM CINÉTICA DA SECAGEM DE CHIPS DE BATATA DOCE

    MODELAGEM CINÉTICA DA SECAGEM DE CHIPS DE BATATA DOCE

    Resumo: A batata-doce (Ipomoea batatas L.) é um tubérculo perecível em que a expansão da cultura é restringida por falta de alternativas para sua industrialização. No sentido de valorizar a cultura da batata doce, aliando-a ao desenvolvimento de produtos alimentícios, essa pesquisa foi realizada com o objetivo de desenvolver técnicas para obtenção de chips de batata doce utilizando-se diferentes processos …


  • APLICAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS NA CINÉTICA DE SECAGEM DA BARDANA (Arctium lappa)

    APLICAÇÃO DE MODELOS MATEMÁTICOS NA CINÉTICA DE SECAGEM DA BARDANA (Arctium lappa)

    Resumo: A bardana (Arctium lappa) é uma planta medicinal não convencional, fonte de inulina e compostos bioativos. O alto conteúdo de água das raízes de bardana pode promover a oxidação e degradação dos compostos bioativos presentes, sendo necessário a aplicação de processos de preservação de produtos agroindustriais para prolongar o shelf life deste produto alimentício. Portanto, o presente trabalho tem …


  • BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS NA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

    BACTÉRIAS ÁCIDO LÁTICAS NA GERAÇÃO DE PEPTÍDEOS BIOATIVOS PARA PROMOÇÃO DA SAÚDE

    Resumo: As Bactérias Ácido Láticas (BALs) são microrganismos seguros e vastamente utilizados na indústria de alimentos. Seu sistema enzimático é composto por diversos tipos de enzimas proteolíticas, capazes de hidrolisar substratos proteicos e liberar moléculas denominadas de peptídeos bioativos, a partir da estrutura proteica nativa. Além disso, esses microrganismos são capazes de sintetizar bacteriocinas, que são peptídeos antimicrobianos. Os peptídeos …


  • CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOGÁS ORIUNDO DO BAGAÇO DE MALTE

    CARACTERIZAÇÃO E PRODUÇÃO DE BIOGÁS ORIUNDO DO BAGAÇO DE MALTE

    Resumo: As cervejas artesanais estão ganhando a cada dia mais espaço no mercado. O seu processo produtivo é dividido em várias etapas. A primeira fase é o processo de brassagem. Nessa etapa ocorre a maior geração de resíduos na forma de bagaço de malte. Uma das formas de aproveitamento desse resíduo pode ser na utilização do mesmo para a produção …


  • MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES ENVOLVENDO PROTEASES COM ATIVIDADE COLAGENOLITICA: CONTEXTO MUNDIAL E BRASILEIRO

    MONITORAMENTO TECNOLÓGICO DE PATENTES ENVOLVENDO PROTEASES COM ATIVIDADE COLAGENOLITICA: CONTEXTO MUNDIAL E BRASILEIRO

    Resumo: As proteases colagenolíticas ou colagenases, são enzimas aplicadas em uma grande diversidade de setores, sendo importante para as indústrias de farmacêutica, cosméticos e de alimentos. Nesta última, sua atividade proteolítica sobre o colágeno ajuda na transformação das propriedades dos alimentos. Dado a importância das colagenases, a inovação tecnológica se faz necessária à coleta e análise de dados por meio …


  • ECONOMIA CIRCULAR E SEUS DERIVADOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS FOCADO NA TEMÁTICA EMBALAGENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    ECONOMIA CIRCULAR E SEUS DERIVADOS CONTEXTOS ORGANIZACIONAIS FOCADO NA TEMÁTICA EMBALAGENS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

    Resumo: Com a instituição da Comissão Mundial Sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento em 1987, cujo objetivo era abordar os fundamentos do desenvolvimento sustentável, promover o avanço da economia sem oferecer riscos às espécies naturais e garantir a capacidade de recuperação da natureza surgiu o conceito de economia circular, o qual confronta a economia linear estruturada pelo sistema capitalista durante a …


  • MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E APLICABILIDADE DA QUITOSANA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    MÉTODOS DE EXTRAÇÃO E APLICABILIDADE DA QUITOSANA NOS ÚLTIMOS 5 ANOS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

    Resumo: A quitosana é um polissacarídeo natural e biodegradável derivado do processo de desacetilação da quitina (poli-(1-4)-2-acetamida-2-desoxi-β-D-glicosamina) que é considerada o segundo composto orgânico mais presente na natureza, depois da celulose. Esses polímeros podem ser encontrados em invertebrados e paredes celulares de fungos, principalmente na ordem Mucorales (classe Zygomycetes). A presente revisão sistemática tem como objetivo selecionar e avaliar estudos …


  • POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ATRAVÉS DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DA AVILCULTURA

    POTENCIAL DE GERAÇÃO DE ENERGIA ELÉTRICA NO BRASIL ATRAVÉS DA DIGESTÃO ANAERÓBIA DE DEJETOS DA AVILCULTURA

    Resumo: A avicultura é uma das atividades da agroindústria brasileira que mais cresceram nos últimos 10 anos. Impulsionada pelos mercados emergentes internacionais e pelo aumento do consumo interno, este setor apresenta folga para crescimento com impactos significativos no Produto Interno Bruto (PIB) nacional. Entretanto, o aumento da produção avícola também traz como consequências diversos impactos ambientais associados a atividade, dentre …


  • APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE LICURI PARA PRODUÇÃO DE BIOPRODUTOS VIA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

    APROVEITAMENTO DO RESÍDUO DE LICURI PARA PRODUÇÃO DE BIOPRODUTOS VIA FERMENTAÇÃO EM ESTADO SÓLIDO

    Resumo: A geração de resíduos agroindustriais e sua má disposição acarretam vários danos ambientais. Como alternativa para o problema, a fermentação em estado sólido (FES) fúngica de resíduos agroindustriais propicia produção enzimática e enriquecimento proteico do resíduo pós fermentação para acréscimo em ração animal, mitigando 100% os danos que o resíduo causaria caso disposto na natureza. Diante disso, teve-se como …


  • APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PDCA: ESTUDO DE CASO NA REDUÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NUMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

    APLICAÇÃO DA METODOLOGIA PDCA: ESTUDO DE CASO NA REDUÇÃO DE PRODUTOS NÃO CONFORMES NUMA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

    Resumo: O setor alimentício é responsável por grande volume de geração de empregos e pelo desenvolvimento econômico e social brasileiro. Diante do quadro econômico descrito e do aumento das tecnologias e inovações aliada as maiores exigências dos consumidores e do mercado, o atual setor alimentício globalizado encontra-se muito mais competitivo. Neste contexto, as empresas acabam buscando soluções em métodos e …


  • PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM QUEIJOS DE COALHO COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE BATALHA, AL

    PESQUISA DE COLIFORMES TOTAIS E TERMOTOLERANTES EM QUEIJOS DE COALHO COMERCIALIZADOS NA FEIRA LIVRE DE BATALHA, AL

    Resumo: Em diversas regiões do Brasil é muito comum a fabricação e comercialização de queijos frescos produzidos a partir de leite cru e de forma predominantemente manual. No estado de Alagoas, o queijo de coalho se destaca como um dos derivados lácteos de maior importância econômica e social, produzido vastamente por pequenos e médios produtores rurais. Apesar do expressivo consumo, …


  • PRODUÇÃO DE α – AMILASE e AMILOGLUCOSIDASE POR Aspergillus niger A PARTIR DO RESÍDUO DA BATATA INGLESA

    PRODUÇÃO DE α – AMILASE e AMILOGLUCOSIDASE POR Aspergillus niger A PARTIR DO RESÍDUO DA BATATA INGLESA

    Resumo: O objetivo do presente trabalho foi utilizar o resíduo da batata inglesa como substrato da fermentação em estado sólido (FES) pelo fungo Aspergillus niger para a produção das enzimas alfa amilase e amiloglusidase. As fermentações foram conduzidas a 30°C em estufa bacteriológica nas umidades de 35%, 60% e 75%, nos tempos de 48, 72 e 96 horas. Foram realizadas …


  • PANORAMA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E A CERTIFICAÇÃO GLOBALGAP NO SETOR FRUTICULTOR

    PANORAMA BRASILEIRO DE PRODUÇÃO E EXPORTAÇÃO DE FRUTAS E A CERTIFICAÇÃO GLOBALGAP NO SETOR FRUTICULTOR

    Resumo: O Brasil encontra-se entre os maiores produtores e exportadores de alimentos e, nesse contexto, o setor da fruticultura está em plena evolução. Dentre as frutas que mais geram receitas, pode-se citar mangas, melões, uvas, limões e limas, mamões, melancias e maçãs, representando US$ 227,6, US$ 160,4, US$ 96,1, US$ 93,7, US$ 46,3, US$ 43,9 e US$ 42,6 milhões, respectivamente, …


  • REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FATORES DE CONTAMINAÇÕES E PREVENÇÕES DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES EM CAMARÕES

    REVISÃO DE LITERATURA SOBRE FATORES DE CONTAMINAÇÕES E PREVENÇÕES DE MICRORGANISMOS DETERIORANTES EM CAMARÕES

    Resumo: Desde os primórdios da história o homem busca pela conservação de seus alimentos com afim de garantir a sua qualidade para ser consumido com segurança, logo a demanda por produtos de qualidade e seguros vem aumentando com o passar dos anos. Crustáceos são alimentos bastante consumidos e demandam cuidados em toda cadeia produtiva.  Com o objetivo identificar os fatores …


  • DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJO QUARK ELABORADO COM KEFIR

    DESENVOLVIMENTO E CARACTERIZAÇÃO DE QUEIJO QUARK ELABORADO COM KEFIR

    Resumo: O trabalho em questão teve por objetivo a elaboração de queijo Quark simbiótico utilizando grãos de kefir como cultura starter e adicionado de goma acácia. O queijo foi produzido em quatro tratamentos contendo proporções diferenciadas de goma acácia (0,0 %; 0,1 %; 0,2 %; 0,3 %). Os demais ingredientes foram padronizados: 50 % de leite; 1 % de grãos …


  • QUAL TIPO DE LEITE VOCÊ CONSOME? UMA MINI-REVISÃO SOBRE AS FRAUDES EM LEITE E OS MÉTODOS DE DETECÇÃO

    QUAL TIPO DE LEITE VOCÊ CONSOME? UMA MINI-REVISÃO SOBRE AS FRAUDES EM LEITE E OS MÉTODOS DE DETECÇÃO

    Resumo: O leite é um alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo. No entanto, dependendo da forma que é comercializado, a prática de adulterar ou fraudar torna-se bastante comum. Porém, tais práticas são consideradas criminosas, pois tendem a enganar os consumidores além de pôr em risco a saúde dos mesmos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma …


  • ALIMENTOS FUNCIONAIS EM DERIVADOS LÁCTEOS: REVISÃO

    ALIMENTOS FUNCIONAIS EM DERIVADOS LÁCTEOS: REVISÃO

    Resumo: Os alimentos funcionais são descritos como agentes que oferecem diversos benefícios a saúde e que, aliado ao seu valor nutricional, desempenham papel importante na prevenção e controle de doenças crônicas degenerativas, como diabetes, câncer, dentre outras. As substâncias bioativas encontradas nesses alimentos podem ser divididas nas seguintes categorias: probióticos e prebióticos; nesses alimentos estão dispostos componentes benéficos a saúde …


Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!