FRUTOS DO CERRADO (Annona crassiflora, Campomanesia cambessedeana, Eugenia dysenterica) E POTENCIAL APLICAÇÃO NA INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: REVISÃO

Resumo: O Cerrado é um dos maiores biomas sul-americanos apresentando uma grande diversidade de frutos pouco explorados economicamente, mas com grande potencial nutritivo e sensorial. Os frutos oriundos desse bioma, como o araticum (Annona crassiflora), a gabiroba (Campomanesia cambessedeana) e a cagaita (Eugenia dysenterica), ainda são consumidos frescos e seus produtos derivados são restritos ao mercado local. A exploração comercial dos frutos é realizada pelas famílias locais de forma extrativista ou por comunidades organizadas em associações e ou cooperativas. Essas espécies frutíferas são fontes de minerais, vitaminas e compostos bioativos, que favorecem o seu uso. Diversas pesquisas têm avaliado o emprego desses frutos na elaboração de diferentes produtos alimentícios (polpa, suco, néctar, vinho, pão, sorvete, geleia, iogurte, entre outros), gerando alternativas para diminuir as perdas no pós-colheita, agregar valor e estender a sazonalidade dos frutos. Além disso, são possíveis de extração de seus compostos bioativos, como carotenóides, polifenólicos e ácido ascórbico, que apresentam capacidade antioxidante para utilização com fins nutracêuticos.

Autores: Francine Oliveira Batista; Romaildo Santos de Sousa

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-23

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!