QUAL TIPO DE LEITE VOCÊ CONSOME? UMA MINI-REVISÃO SOBRE AS FRAUDES EM LEITE E OS MÉTODOS DE DETECÇÃO

Resumo: O leite é um alimento amplamente consumido no Brasil e no mundo. No entanto, dependendo da forma que é comercializado, a prática de adulterar ou fraudar torna-se bastante comum. Porém, tais práticas são consideradas criminosas, pois tendem a enganar os consumidores além de pôr em risco a saúde dos mesmos. Diante disso, este trabalho teve como objetivo realizar uma mini-revisão acerca das fraudes realizadas no leite in natura e apresentar os métodos utilizados para a sua detecção. Os principais tipos de fraudes encontrados na literatura para adulteração do leite foram: adição de água, utilização de reconstituintes de densidade, neutralizantes de acidez, adição de substâncias conservantes e adição de soro de leite. De modo geral, as fraudes são praticadas com intuito de reduzir perdas e aumentar lucratividade, e possuem objetivos específicos como: aumento do volume do leite comercializado, esconder as alterações decorrentes da ação microbiana através da mudança de densidade e modificação da acidez. Existem diversos métodos simples e de baixo custo que podem ser utilizados para verificar a presença de substâncias adicionadas intencionalmente no leite, como a análise de crioscopia, pH, acidez em graus Dornic, densidade, utilização da solução lugol, método do ácido rosólico e fenolftaleína. Portanto, o monitoramento da qualidade do leite é de suma importância para garantir a comercialização de produtos seguros. Uma vez que, com a evolução da ciência e tecnologia novos métodos foram incorporados nos laboratórios, trazendo resultados mais precisos, rápidos e com pouca utilização de reagentes.

Autores: Desirée Bridgitt de França Bernardo; Maria Laura Lucena Gouveia; Wallysson Wagner Vilela Santos; Weverton Siqueira Mota Silva; Gerla Castello Branco Chinelate

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539640-47

Capítulo do livro:

A indústria de alimentos e a economia circular: alimentando uma nova consciência

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!