Back

Pesquisadores criam sorvete a partir do hidrolisado de clara de ovo

Técnica permitiu que pesquisadores criassem um sorvete funcional a partir do hidrolisado de clara de ovo

O sorvete é uma das sobremesas congeladas mais populares do mundo hoje, e seu consumo global está aumentando. A intolerância à lactose generalizada e as alergias ao leite de vaca são as principais causas da demanda do consumidor por alternativas ao leite, junto com aqueles que seguem uma dieta sem laticínios

Tentando trazer uma alternativa para o problema, pesquisadores da Instituto de Pesquisa em Ciência de Alimentos, Madri, Espanha, publicaram um trabalho no International Journal of Gastronomy and Food Science, com título: Development of functional ice cream with egg white hydrolysates (Desenvolvimento de sorvete funcional com hidrolisado de clara de ovo).

O objetivo da pesquisa foi formular um sorvete funcional à base de um hidrolisado de clara de ovo, que não apresentava nenhum componente lácteo e também tinha baixo teor de gordura e açúcar.

Para obter o sorvete, diferentes formulações de sorvetes à base de hidrolisado de clara de ovo foram desenvolvidas e analisadas por meio de uma análise sensorial. 

Os resultados indicaram que os sorvetes à base de hidrolisado de clara de ovo apresentaram propriedades sensoriais semelhantes às de um sorvete comercial à base de leite, concluindo assim que os sorvetes à base de hidrolisado de clara de ovo sem lácteos podem ser comercializados como uma alternativa saudável no futuro, especialmente visando grupos específicos da população como intolerantes à lactose, alérgicos às proteínas do leite ou pessoas que apresentam sobrepeso, obesidade ou outras complicações relacionadas.

Gostou do trabalho? Veja o trabalho completo neste link: https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2021.100334

Gostaria de ver mais notícias como essa? Veja no nosso blog.

Referência:

M.I. López-Martínez, S. Moreno-Fernández, M. Miguel, Development of functional ice cream with egg white hydrolysates, International Journal of Gastronomy and Food Science, Volume 25, 2021, 100334, ISSN 1878-450X, https://doi.org/10.1016/j.ijgfs.2021.100334.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply