Back

Pesquisa estuda mecanismo de ação do limoneno contra Staphylococcus aureus

Pesquisadores estudaram o mecanismos de ação do limoneno em Staphylococcus aureus ( S. aureus )

Existe uma grande preocupação por toda a sociedade sobre os patógenos de origem alimentar, onde a contaminação por esse tipo de bactéria acontece através da ingestão de alimentos contaminados. Um dos patógenos comuns que causam riscos à segurança alimentar, causando grandes danos à saúde humana, é o Staphylococcus aureus (S. aureus), uma bactéria Gram-positiva com uma forma de agrupamentos esféricos dispostos sob o microscópio, amplamente distribuída em produtos cárneos, alimentos congelados e frutos do mar. 

Novos antimicrobianos são necessários, quando pensamos no surgimento de superbactérias. Os óleos essenciais são uma alternativa natural disponível em diversas plantas e sua ação antimicrobiana já é conhecida.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SEMICRO-1024x1024.png

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CONBRACA-1024x1024.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CBPAV-1024x1024.png

Seguindo este pensamento, pesquisadores da Faculdade de Ciências e Engenharia de Alimentos, Universidade de Hainan, Haikou, China, publicaram um estudo no Journal of Food Safety, com o trabalho intitulado: “Atividade antimicrobiana e mecanismo de limoneno contra Staphylococcus aureus” (“Antimicrobial activity and mechanism of limonene against Staphylococcus aureus”).

O objetivo do estudo foi investigar o efeito antibacteriano e o mecanismo do limoneno contra S. aureus , avaliando os efeitos do limoneno na morfologia celular, parede celular, permeabilidade da membrana celular, proteínas, ácidos nucléicos, ATP, potencial de membrana e atividade enzimática correlativa. 

Ao todo, o limoneno mostrou uma potente atividade inibitória sobre S. aureus e pode inibir S. aureus através dos seguintes aspectos. Primeiro, o limoneno pode destruir a integridade e a permeabilidade da parede celular e da membrana celular, podendo até levar à morte celular. O vazamento de proteínas, ácidos nucléicos e AKPase e o resultado da coloração com fluorescência de PI podem confirmar ainda mais essa conclusão. Além disso, a respiração bacteriana e o metabolismo energético de S. aureus foram destruídos por interferir na função do sistema enzimático no TCA (ciclo do ácido tricarboxílico) e na glicólise e inibir a ATPase, dificultando assim a síntese e decomposição de ATP. Os resultados deste trabalho revelaram preliminarmente a atividade e os mecanismos de ação do limoneno contra o S. aureus. No entanto, eles merecem uma investigação mais aprofundada a nível molecular no estudo futuro.

Gostou do conteúdo? Você pode ler mais notícias aqui.

Referência:

  1. Han Y, Chen W, Sun Z. Antimicrobial activity and mechanism of limonene against Staphylococcus aureus. J Food Saf [Internet]. 2021 Aug 15 [cited 2021 Aug 16];e12918. Available from: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/jfs.12918

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply