Back

Mercado de cervejas artesanais cresce no Brasil e aumenta interesse pela produção nacional de lúpulo

O aumento da produção de cervejas artesanais ampliou a procura por lúpulo de qualidade, matéria-prima que é quase 100% importada

O Brasil é o 3º maior produtor de cerveja do mundo, atrás apenas de China e Estados Unidos. Segundo o portal do Mapa, o Brasil chegou a um total de 1.383 cervejarias registradas no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em 2020, um aumento de 14,4% em relação ao ano anterior.

O lúpulo é um ingrediente essencial para a fabricação de cerveja, responsável pelo aroma e amargor da bebida. Porém, a indústria cervejeira importa quase 100% dessa matéria-prima. Com o aumento no mercado de cervejas artesanais, aumentou a procura por lúpulo de qualidade, já que as cervejas artesanais utilizam uma maior quantidade deste produto para sua produção do que cervejas convencionais. Para atender a essa demanda, produtores brasileiros iniciaram o cultivo de lúpulo no país nos últimos anos.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CBPAV-1024x1024.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é CONBRACA-1024x1024.png
O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é SEMICRO-1024x1024.png
Lúpulo

Com o objetivo de desenvolver subsídios para promover o fortalecimento de uma cadeia produtiva para o lúpulo no Brasil, em outubro de 2020, o Mapa, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, iniciou um projeto de cooperação técnica junto ao Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) para identificar oportunidades, articular parcerias e elaborar um plano de viabilidade técnica e econômica para produção de lúpulo no país. 

A grande vantagem é que o lúpulo é uma cultura de alto valor agregado e não precisa de grandes extensões territoriais para ser cultivado, podendo ser uma excelente oportunidade para agricultura familiar, gerando mais renda, desenvolvimento e ajudando a manter as famílias no campo, de acordo com o consultor do projeto Mapa/IICA.

Outro insumo que compõe cerveja é a cevada, matéria-prima do malte, principal fonte de açúcares fermentáveis, que confere corpo, cor, aromas e sabores para a bebida. Com o aumento do mercado cervejeiro a procura por cevada também aumentou. É estimado que cerca de 68% de cevada é importada e 32% é produzida nacionalmente.

Referência:

  1. Mapa. Mercado cervejeiro cresce no Brasil e aumenta interesse pela produção nacional de lúpulo e cevada [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Ago 13]. Disponível em: https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/noticias/mercado-cervejeiro-cresce-no-brasil-e-aumenta-interesse-pela-producao-de-lupulo-e-cevada

Graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Durante a graduação, trabalhou com expressão, purificação e caracterização biofísica de proteínas, e na área de terapia fotodinâmica aplicada à inativação de microrganismos. Atualmente, é mestranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos –UFSCar, trabalhando no desenvolvimento de filmes e fitas de frutas comestíveis como veículos para probióticos.

Leave A Reply