Back

Embalagem comestível anti-Listeria foi desenvolvida

Embalagem comestível anti-Listeria foi desenvolvida contendo nanocelulose bacteriana (BNC) e Lactobacillus sakei

Pesquisadores do Departamento de Higiene Alimentar e Controle de Qualidade da Faculdade de Medicina Veterinária, Irã, publicaram um artigo no jornal Food Bioscience intitulado: “Fabrication of anti-Listeria film based on bacterial cellulose and Lactobacillus sakei-derived bioactive metabolites; application in meat packaging”.

O filme comestível tem o intuito de ser aplicado como embalagem ativa em cortes cárneos tendo em vista sua segurança microbiológica.

O objetivo do estudo foi fabricar um filme antimicrobiano otimizado com Lactobacillus sakei e BNC. O filme fabricado foi usado para minimizar o crescimento de Listeria monocytogenes in vitro e em hambúrgueres de carne de búfalo.

Métodos de revestimento comuns e ultrassônicos foram usados ​​para a preparação dos filmes. A concentração de pós-bióticos (produtos do metabolismo dos probióticos) mostrou um efeito significativo nas propriedades antibacterianas do filme, enquanto o tempo de revestimento não foi uma variável eficaz. O tratamento ultrassônico foi um grande avanço e facilitou a adsorção de pós-bióticos ao BNC. No entanto, a sonicação mostrou um efeito adverso pequeno nas propriedades mecânicas dos filmes.

Quando verificou-se a ação dos filmes revestindo os hambúrgueres, descobriu-se que o filme suplementado com pós-bióticos teve alta atividade antibacteriana (mais de 2 log de redução) do que o controle sem filme. Os pesquisadores indicaram que essas descobertas confirmam o sucesso na produção de um filme antimicrobiano baseado em BNC e pós-bióticos para aplicação em carne. Embora a sonicação tenha causado pequenas mudanças na estrutura do filme, por outro lado, ela aumentou a adsorção de pós-bióticos e melhorou a liberação de pós-bióticos na carne.

Para saber mais sobre a pesquisa, acesse neste link: https://doi.org/10.1016/j.fbio.2021.101218

Acesse nosso blog.

Referência:

Fabrication of anti-Listeria film based on bacterial cellulose and Lactobacillus sakei-derived bioactive metabolites; application in meat packaging, Yasaman Rasouli, Mehran Moradi et al.Food Bioscience, 42, 8 2021.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply