Back

PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA

Larissa de Alcântara Santos1; Sabrina Mércia Belarmino Gomes2; Thalita Oliveira de Melo3; Maria Regina Fonseca Barbosa de Araújo4, Yasmin Andrade Rufino Correia5, Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado6 

1,2,3,4,5Estudante do Curso de Nutrição – CES – UFCG; E-mail: [email protected], 6 Docente de Nutrição – CES- UFCG. E-mail: [email protected].

Resumo:  A Pereskia aculeata Mill, conhecida no Brasil como ora-pro-nóbis, é uma planta de trepidação pertencente à família Cactaceae, naturalmente distribuída do Nordeste ao Sul do Brasil, de importância sustentável, tendo em vista a sua facilidade de cultivo, baixo custo, mínima agressão ao meio ambiente e ao solo. Caracteriza-se por uma planta alimentícia não convencional (PANC), sendo uma alternativa alimentar principalmente na atividade agropecuária, essencialmente na agricultura familiar e em famílias urbanas de baixa renda. É reconhecida por trazer inúmeras vantagens aos consumidores, pelo seu alto valor nutritivo, rica em aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e boas fontes de carotenoides apresentando atividades antioxidantes, tornando-se extremamente útil nas dietas humanas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo apresentar as características nutricionais e funcionais principais da P. aculeata e sua aplicação na alimentação e outras PANC, através de uma revisão da literatura. Onde foram observados os benefícios a sua utilização em receitas, bem como, na formulação de alimentos, enriquecendo sua composição nutricional e fornecendo compostos bioativos para os indivíduos, isso tudo sem causar impacto ambiental.

Palavras-chave: alimentação;ora-pro-nóbis; Pereskia aculeata Mill; valor nutritivo.

INTRODUÇÃO

As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas de forma sustentável atuando na preservação ambiental já que sua agressão é mínima ao ecossistema, e tendo por características serem exóticas ou nativas e não estão inseridas em nosso cardápio cotidiano (TULER; PEIXOTO; SILVA, 2019). Podem ser desde hortaliças até frutos, e são uma alternativa altamente nutritiva, se comparadas aos vegetais tradicionalmente utilizados, além de serem de fácil cultivo e sustentáveis, não necessitam de grandes exigências para sua produção e são adaptáveis aos diferentes tipos de solo e clima (FINK et al., 2018). Além da sua representatividade comensal por ser um alimento regional e de fácil acesso, podendo ser cultivado no quintal da casa dessas famílias e ser consumido em refeições partilhadas à mesa.

São importantes pelo fato de além de diversificar a dieta alimentar, apresentarem um alto teor nutritivo em macro e micronutrientes, porém por ainda existirem poucos estudos sobre essas espécies e em função desta carência de informações sobre a disponibilidade, formas de uso, partes utilizadas e usos potenciais, esses recursos alimentares são desconhecidos e/ou negligenciados por uma parcela significativa da população segundo Tuler, Peixoto e Silva (2019).

A Pereskia aculeata Mill é uma planta que pertence à família Cactaceae e se distribui em diversas partes do mundo. No Brasil, ela é conhecida como ora-pro-nóbis e está distribuída desde os estados do Rio Grande do Sul até a Bahia. Com características de trepadeira, apresenta folhas suculentas e lanceoladas, suas flores são pequenas e brancas, e os frutos são pequenas bagas amarelas, em seu caule há a presença de acúleos (falsos espinhos) (DA SILVA et al., 2014).

Figura 1 – Planta Pereskia aculeata Mill

Fonte: Peter Coxhead

É considerada um complemento nutricional devido ao seu conteúdo proteico, fibras, ferro, cálcio, dentre outros. Por possuir folhas espessas e comestíveis, pode ser utilizada em várias preparações, como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como o macarrão (ROCHA et al., 2009). Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e apesentar o potencial de contribuição desta planta em receitas e alimentos minimamente processados, com o intuito de melhorar a qualidade nutricional, tendo em vista a sua composição e a sua sustentabilidade.

INTERAÇÃO DAS PANC EM RECEITAS 

Diante dos achados científicos, observou-se que as PANC Amaranthus viridis, Moringa oleífera Lam. e Pereskia aculeata Mill se destacam por serem importantes fontes de nutrientes essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, potássio, ferro, e também por seu perfil de aminoácidos essenciais mais elevado que as plantas convencionais (FINK et al., 2018).

Devido a sua composição possuir um alto valor nutritivo, a P. aculeata se torna comumente utilizada no enriquecimento de receitas. Segundo Hissatomi et al. (2020) ela agrega características sensoriais de sabor e textura neutras. Sendo um ingrediente versátil na utilização em receitas como na elaboração de barras de cereais, pão de sal e macarrão tipo talharim devido a sua composição química conter principalmente flavonoides, alto teor de proteínas, minerais e vitaminas, além da melhora na qualidade nutricional das massas em termos de fibras dietéticas (ROCHA et al., 2015; SATO et al., 2019; DA SILVA et al., 2014).

De acordo com os achados da literatura, a P. aculeata pode ser associada a outras PANC como a Moringa oleífera Lam. e a Amaranthus viridis para a produção de alimentos, tendo em vista as suas propriedades nutricionais similares, possuindo altas concentrações de cálcio e ferro e teor proteico, sendo principalmente associadas na complementação alimentar no combate à desnutrição e a anemia (FINK et al., 2018).

VALOR NUTRICIONAL DA PERESKIA ACULEATA MILL E SUA SUSTENTABILIDADE 

A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill) é uma hortaliça que possui pouca exigência em seu cultivo, com facilidade de propagação sendo totalmente viável para cultivo doméstico por apresentar uma importância ecológica e econômica, pois são encontradas e cultivadas em qualquer ambiente aproveitando áreas onde antes eram consideradas improdutivas, além de ser um alimento muito utilizado popularmente por seu baixo custo e alto valor nutritivo, fazendo-se uma boa estratégia para manter a diversificação alimentar, estimulando a manutenção da floresta, sendo caracterizada uma atividade sustentável, refletindo na conservação ambiental (HISSATOMI et al., 2020; ROCHA et al., 2008; TAKEITI et al., 2009).

Segundo Cruz et al. (2020), tendo em vista todos os benefícios da planta e o seu elevado teor proteico como podemos observar na Tabela 1, a P. aculeata pode ser uma alternativa viável na alimentação da população vegana e vegetariana. E sua principal parte útil é a folha, devido à sua fonte de proteína, fibra dietética total (especialmente fibras solúveis), minerais (cálcio, magnésio, manganês, zinco e ferro) (TAKEITI et al., 2009).

Tabela 1- Composição físico-química em 100g de folhas de ora-pro-nóbis.

VARIÁVEISQUANTIDADES
Energia26 kcal
Proteína2,00 g
Lipídios0,40 g
Carboidratos5,00 g
Fibras0,90 g
Cálcio79,00 mg
Fósforo32,00 mg
Ferro3,60 mg
Retinol250,00 mcg
Vitamina B10,02 mg
Vitamina B20,10 mg
Niacina0,50 mg
Vitamina C23,00 mg

Fonte adaptada de: HISSATOMI, et al. 2020.

CONCLUSÕES

A utilização das plantas alimentícias não convencionais deve ser mais valorizada e propagada para a população. Tendo em vista a sua riqueza nutricional e variedade, trazendo consigo inúmeros benefícios à saúde e uma opção de variedade na dieta humana. Em contrapartida vale ressaltar que mais estudos voltados para os benefícios e valores nutricionais das PANC devem ser realizados, tendo em vista que elas são importantes na alimentação humana, na medicina, na economia, na sustentabilidade e na biodiversidade. Entretanto, como pontos positivos da ora-pro-nóbis podemos citar o seu uso como prevenção e tratamento da anemia, desnutrição e constipação, em razão das suas propriedades dietéticas.

REFERÊNCIAS

CRUZ, A. F. P et al. Plantas Alimentícias Não Convencionais: Utilização das folhas de “ora-pro-nobis”(moinho pereskia aculeata, cactaceae) no consumo humano. Visão Acadêmica, v. 21, n. 3, 2020.

FINK, S. R. et al. Benefícios das Plantas Alimentícias não Convencionais PANCs: Caruru (Amaranthus viridis), Moringa oleífera Lam. e Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller). Revista Pleiade, v. 12, n. 24, p. 39-44, 2018.

HISSATOMI, C. M. et al. Utilização da planta alimentícia não convencional ora pro nobis em educação Nutricional. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 4, p. 3846-3855, 2020.

ROCHA, D.R.C. et al. Macarrão adicionado de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) desidratado. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 19, n. 4, p. 459-465, 2009.

 

ROCHA, R.Y. V. et al. Uso da planta Pereskia aculeata no desenvolvimento de barra de cereais. 2015. Maringá, n. 9, p. 4-8, 2015.

SATO, R. et al. Nutritional improvement of pasta with Pereskia aculeata Miller: a non-conventional edible vegetable. Food Science and Technology, v. 39, p. 28-34, 2019.

SILVA, D. O. et al. Valor nutritivo e análise sensorial de pão de sal adicionado de Pereskia aculeata. DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde, v. 9, n. 4, p. 1027-1040, 2014.

TAKEITI, C. et al. Nutritive evaluation of a non-conventional leafy vegetable (Pereskia aculeata Miller). International Journal of Food Sciences and Nutrition, v. 60, n. sup1, p. 148-160, 2009.

TULER, A. C.; PEIXOTO, A. L.; SILVA, N. C. B. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) na comunidade rural de São José da Figueira, Durandé, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia, v. 70, 2019. 

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!