• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 19/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Larissa de Alcântara Santos1; Sabrina Mércia Belarmino Gomes2; Thalita Oliveira de Melo3; Maria Regina Fonseca Barbosa de Araújo4, Yasmin Andrade Rufino Correia5, Tamires Alcântara Dourado Gomes Machado6 

      1,2,3,4,5Estudante do Curso de Nutrição – CES – UFCG; E-mail: [email protected], 6 Docente de Nutrição – CES- UFCG. E-mail: [email protected]

      Resumo:  A Pereskia aculeata Mill, conhecida no Brasil como ora-pro-nóbis, é uma planta de trepidação pertencente à família Cactaceae, naturalmente distribuída do Nordeste ao Sul do Brasil, de importância sustentável, tendo em vista a sua facilidade de cultivo, baixo custo, mínima agressão ao meio ambiente e ao solo. Caracteriza-se por uma planta alimentícia não convencional (PANC), sendo uma alternativa alimentar principalmente na atividade agropecuária, essencialmente na agricultura familiar e em famílias urbanas de baixa renda. É reconhecida por trazer inúmeras vantagens aos consumidores, pelo seu alto valor nutritivo, rica em aminoácidos essenciais, minerais, vitaminas e boas fontes de carotenoides apresentando atividades antioxidantes, tornando-se extremamente útil nas dietas humanas. Diante do exposto, este estudo tem como objetivo apresentar as características nutricionais e funcionais principais da P. aculeata e sua aplicação na alimentação e outras PANC, através de uma revisão da literatura. Onde foram observados os benefícios a sua utilização em receitas, bem como, na formulação de alimentos, enriquecendo sua composição nutricional e fornecendo compostos bioativos para os indivíduos, isso tudo sem causar impacto ambiental.

      Palavras-chave: alimentação;ora-pro-nóbis; Pereskia aculeata Mill; valor nutritivo.

      INTRODUÇÃO

      As plantas alimentícias não convencionais (PANC) são plantas que possuem uma ou mais partes comestíveis, sendo elas espontâneas ou cultivadas de forma sustentável atuando na preservação ambiental já que sua agressão é mínima ao ecossistema, e tendo por características serem exóticas ou nativas e não estão inseridas em nosso cardápio cotidiano (TULER; PEIXOTO; SILVA, 2019). Podem ser desde hortaliças até frutos, e são uma alternativa altamente nutritiva, se comparadas aos vegetais tradicionalmente utilizados, além de serem de fácil cultivo e sustentáveis, não necessitam de grandes exigências para sua produção e são adaptáveis aos diferentes tipos de solo e clima (FINK et al., 2018). Além da sua representatividade comensal por ser um alimento regional e de fácil acesso, podendo ser cultivado no quintal da casa dessas famílias e ser consumido em refeições partilhadas à mesa.

      São importantes pelo fato de além de diversificar a dieta alimentar, apresentarem um alto teor nutritivo em macro e micronutrientes, porém por ainda existirem poucos estudos sobre essas espécies e em função desta carência de informações sobre a disponibilidade, formas de uso, partes utilizadas e usos potenciais, esses recursos alimentares são desconhecidos e/ou negligenciados por uma parcela significativa da população segundo Tuler, Peixoto e Silva (2019).

      A Pereskia aculeata Mill é uma planta que pertence à família Cactaceae e se distribui em diversas partes do mundo. No Brasil, ela é conhecida como ora-pro-nóbis e está distribuída desde os estados do Rio Grande do Sul até a Bahia. Com características de trepadeira, apresenta folhas suculentas e lanceoladas, suas flores são pequenas e brancas, e os frutos são pequenas bagas amarelas, em seu caule há a presença de acúleos (falsos espinhos) (DA SILVA et al., 2014).

      Figura 1 – Planta Pereskia aculeata Mill

      Fonte: Peter Coxhead

      É considerada um complemento nutricional devido ao seu conteúdo proteico, fibras, ferro, cálcio, dentre outros. Por possuir folhas espessas e comestíveis, pode ser utilizada em várias preparações, como farinhas, saladas, refogados, tortas e massas alimentícias como o macarrão (ROCHA et al., 2009). Diante do exposto, o presente trabalho teve como objetivo analisar e apesentar o potencial de contribuição desta planta em receitas e alimentos minimamente processados, com o intuito de melhorar a qualidade nutricional, tendo em vista a sua composição e a sua sustentabilidade.

      INTERAÇÃO DAS PANC EM RECEITAS 

      Diante dos achados científicos, observou-se que as PANC Amaranthus viridis, Moringa oleífera Lam. e Pereskia aculeata Mill se destacam por serem importantes fontes de nutrientes essenciais à manutenção da saúde, como cálcio, potássio, ferro, e também por seu perfil de aminoácidos essenciais mais elevado que as plantas convencionais (FINK et al., 2018).

      Devido a sua composição possuir um alto valor nutritivo, a P. aculeata se torna comumente utilizada no enriquecimento de receitas. Segundo Hissatomi et al. (2020) ela agrega características sensoriais de sabor e textura neutras. Sendo um ingrediente versátil na utilização em receitas como na elaboração de barras de cereais, pão de sal e macarrão tipo talharim devido a sua composição química conter principalmente flavonoides, alto teor de proteínas, minerais e vitaminas, além da melhora na qualidade nutricional das massas em termos de fibras dietéticas (ROCHA et al., 2015; SATO et al., 2019; DA SILVA et al., 2014).

      De acordo com os achados da literatura, a P. aculeata pode ser associada a outras PANC como a Moringa oleífera Lam. e a Amaranthus viridis para a produção de alimentos, tendo em vista as suas propriedades nutricionais similares, possuindo altas concentrações de cálcio e ferro e teor proteico, sendo principalmente associadas na complementação alimentar no combate à desnutrição e a anemia (FINK et al., 2018).

      VALOR NUTRICIONAL DA PERESKIA ACULEATA MILL E SUA SUSTENTABILIDADE 

      A ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Mill) é uma hortaliça que possui pouca exigência em seu cultivo, com facilidade de propagação sendo totalmente viável para cultivo doméstico por apresentar uma importância ecológica e econômica, pois são encontradas e cultivadas em qualquer ambiente aproveitando áreas onde antes eram consideradas improdutivas, além de ser um alimento muito utilizado popularmente por seu baixo custo e alto valor nutritivo, fazendo-se uma boa estratégia para manter a diversificação alimentar, estimulando a manutenção da floresta, sendo caracterizada uma atividade sustentável, refletindo na conservação ambiental (HISSATOMI et al., 2020; ROCHA et al., 2008; TAKEITI et al., 2009).

      Segundo Cruz et al. (2020), tendo em vista todos os benefícios da planta e o seu elevado teor proteico como podemos observar na Tabela 1, a P. aculeata pode ser uma alternativa viável na alimentação da população vegana e vegetariana. E sua principal parte útil é a folha, devido à sua fonte de proteína, fibra dietética total (especialmente fibras solúveis), minerais (cálcio, magnésio, manganês, zinco e ferro) (TAKEITI et al., 2009).

      Tabela 1- Composição físico-química em 100g de folhas de ora-pro-nóbis.

      VARIÁVEISQUANTIDADES
      Energia26 kcal
      Proteína2,00 g
      Lipídios0,40 g
      Carboidratos5,00 g
      Fibras0,90 g
      Cálcio79,00 mg
      Fósforo32,00 mg
      Ferro3,60 mg
      Retinol250,00 mcg
      Vitamina B10,02 mg
      Vitamina B20,10 mg
      Niacina0,50 mg
      Vitamina C23,00 mg

      Fonte adaptada de: HISSATOMI, et al. 2020.

      CONCLUSÕES

      A utilização das plantas alimentícias não convencionais deve ser mais valorizada e propagada para a população. Tendo em vista a sua riqueza nutricional e variedade, trazendo consigo inúmeros benefícios à saúde e uma opção de variedade na dieta humana. Em contrapartida vale ressaltar que mais estudos voltados para os benefícios e valores nutricionais das PANC devem ser realizados, tendo em vista que elas são importantes na alimentação humana, na medicina, na economia, na sustentabilidade e na biodiversidade. Entretanto, como pontos positivos da ora-pro-nóbis podemos citar o seu uso como prevenção e tratamento da anemia, desnutrição e constipação, em razão das suas propriedades dietéticas.

      REFERÊNCIAS

      CRUZ, A. F. P et al. Plantas Alimentícias Não Convencionais: Utilização das folhas de “ora-pro-nobis”(moinho pereskia aculeata, cactaceae) no consumo humano. Visão Acadêmica, v. 21, n. 3, 2020.

      FINK, S. R. et al. Benefícios das Plantas Alimentícias não Convencionais PANCs: Caruru (Amaranthus viridis), Moringa oleífera Lam. e Ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller). Revista Pleiade, v. 12, n. 24, p. 39-44, 2018.

      HISSATOMI, C. M. et al. Utilização da planta alimentícia não convencional ora pro nobis em educação Nutricional. Brazilian Journal of Animal and Environmental Research, v. 3, n. 4, p. 3846-3855, 2020.

      ROCHA, D.R.C. et al. Macarrão adicionado de ora-pro-nóbis (Pereskia aculeata Miller) desidratado. Alimentos e Nutrição Araraquara, v. 19, n. 4, p. 459-465, 2009.

       

      ROCHA, R.Y. V. et al. Uso da planta Pereskia aculeata no desenvolvimento de barra de cereais. 2015. Maringá, n. 9, p. 4-8, 2015.

      SATO, R. et al. Nutritional improvement of pasta with Pereskia aculeata Miller: a non-conventional edible vegetable. Food Science and Technology, v. 39, p. 28-34, 2019.

      SILVA, D. O. et al. Valor nutritivo e análise sensorial de pão de sal adicionado de Pereskia aculeata. DEMETRA: Alimentação, Nutrição e Saúde, v. 9, n. 4, p. 1027-1040, 2014.

      TAKEITI, C. et al. Nutritive evaluation of a non-conventional leafy vegetable (Pereskia aculeata Miller). International Journal of Food Sciences and Nutrition, v. 60, n. sup1, p. 148-160, 2009.

      TULER, A. C.; PEIXOTO, A. L.; SILVA, N. C. B. Plantas alimentícias não convencionais (PANC) na comunidade rural de São José da Figueira, Durandé, Minas Gerais, Brasil. Rodriguésia, v. 70, 2019. 

      Tag:alimentação, ora-pro-nóbis, Pereskia aculeata Mill, Valor nutritivo

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19/08/2021

      Próximo post

      Embalagem comestível anti-Listeria foi desenvolvida
      23/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      R$20.00
      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$320.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      lançamento 🎉 É com muita alegria 🤗 que an lançamento 🎉

É com muita alegria 🤗 que anunciamos o lançamento da III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria 🧪! O evento acontecerá de 25 a 29 de Setembro de 2023 e será uma oportunidade única 💥 para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre a prática da microbiologia dentro da indústria de alimentos 🍎🍔🍺.

Com uma programação repleta de temas práticos nas áreas de Frutas e hortaliças 🌻, Carne 🥩, Laticínios 🧀, Bebidas 🍹 e Produtos panificados 🍞, você terá a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos da microbiologia de alimentos 💡. Além disso, a troca de experiências entre participantes e profissionais da indústria 🤝 criará um ambiente ideal para o aprendizado prático 💪.

Com duas edições já realizadas 📅 e mais de 500 participantes impactados 💥 com um conteúdo de extrema qualidade 💯, a Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria é um evento imperdível 🔥 para todos aqueles que buscam se desenvolver e crescer profissionalmente 🚀. E o melhor de tudo 🙌: Existe a possibilidade de inscrição gratuita 🎉!

Não perca a oportunidade de participar desse evento incrível! 🚀 A inscrição já está aberta. Acesse agora o site https://agronfoodacademy.com/semicro/ e garanta sua vaga! 

Inscreva-se agora 💻 e prepare-se para um mergulho ainda mais profundo na microbiologia de alimentos 🤿!

#SemanaNacionalDaMicrobiologiaDeAlimentos #MicrobiologiaDeAlimentos #IndústriaDeAlimentos #FrutasEHortaliças #Carne #Laticínios #Bebidas #ProdutosPanificados #AprendizadoPrático #ConteúdoDeQualidade #DesenvolvimentoProfissional #InscriçãoGratuita.
      Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, vo Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, você sabe consultar se algum alimento ou saneante está regularizado pela ANVISA?

Registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Então é imprescindível consultar se qualquer produto ou ingrediente passou pelo crivo da ANVISA. Além de ser obrigatório é importantíssimo, tendo em vista a saúde do consumidor!

Para consultar é fácil! Basta entrar no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/
Gostou? Deixa seu like e marque um amigo para espalhar essa informação!

#ANVISA #ALIMENTOS #AGRONFOODACADEMY #CONBRACA #SEMICRO
#ALIMENTOSSEGUROS #REGULATORIOS #RELEMBREAGRON
      O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira d O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira de Miranda e colaboradores membros do departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

A pesquisa foi pensada devido a busca por uma alimentação mais saudável e uma mudança no perfil alimentar da poupulação em geral, tendo estimulado pesquisas sobre alimentos e bebidas relacionados à redução de riscos à saúde, permitindo o desenvolvimento e a criação de novos produtos alimentícios.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/kombucha-de-infusao-de-cafe-arabica/

 #alimentaçãosaudável #kombucha #caféarabico #agronfoodacademy
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies