• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 19/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Thalia Amannara Melo da Costa1; Mayara Gabrielly Germano de Araújo2; Edson Douglas Silva Pontes3; Vanessa Bordin Viera4

      1Discente do Curso de Nutrição – CES – UFCG; E-mail: [email protected]

      2 Nutricionista – CES – UFCG; E-mail: [email protected]

      3Mestrando em Engenharia de Alimentos – CTRN – UFCG; E-mail: [email protected]

      4Docente do departamento de Nutrição – CES – UFCG. E-mail: [email protected]

      Resumo: As frutas são importantes alimentos, pois são ricos em vitaminas, minerais, fibras, além de possuir um alto potencial antioxidante, que por sua vez são capazes de prevenir doenças como o câncer. Entretanto, devido as suas características fisiológicas ainda há um grande desperdício de frutas, sendo necessárias estratégias para minimizar esse efeito. Uma alternativa viável é a elaboração de geleias que além de evitar o desperdício, amplia a forma de consumo dessas frutas, sobretudo do melão de São Caetano, uma fruta não convencional subutilizada que apresenta diversas propriedades nutricionais. Assim, objetivou-se a elaborar uma geleia mista de acerola e melão de São Caetano e avaliar suas propriedades antioxidantes. A geleia apresentou uma quantidade de fenólicos totais de 106,60 mg EAG/100g; flavonoides totais de 58,13 mg CE/100g e Atividade antioxidante de 0,79 µmol TE/g. Diante dos resultados, a geleia apresentou um alto teor de compostos fenólicos totais e flavonoides totais, além de uma excelente capacidade antioxidante.

      Palavras–chave: plantas alimentícias não convencionais; conservação de frutas; Momordica charantia

      INTRODUÇÃO

      As frutas são ótimas fontes de micronutrientes e fibras, por isso, são de grande importância na alimentação. Seu consumo adequado está relacionado à prevenção de doenças cardiovasculares e cânceres (BRASIL, 2014; OPAS, 2013). Elas apresentam um curto período para o consumo por causa de mudanças fisiológicas, para diminuir o desperdício e aumentar as várias formas de consumo de frutas, podem ser feitos diversos produtos alimentícios, sendo a geleia um desses produtos (PINTO, 2013).

      A geleia é um produto proveniente da obtenção da cocção de partes de frutas ou frutas inteiras, polpas ou suco de frutas e açúcar, a adição de água, e outros ingredientes que são opcionais na elaboração da geleia (BRASIL, 1978).

      A acerola (Malpighia emarginata D.C.) é uma fruta tropical nativa da América que devido suas características nutricionais e sensoriais, levam a um amplo uso da fruta em preparações como suco, geleias e compota (SILVA; DUARTE; BARROZO, 2016).

      Segundo Couto (2006), Melão de São Caetano (Momordica charantia L.) é uma planta de origem asiática, porém muito distribuída no Brasil, é uma trepadeira que se espalha rápido pelo chão, árvores ou cerca, de cheiro desagradável e possui o fruto de gosto amargo. Sendo muito utilizada como antibacteriano, anti-helmíntico, antiviral, antioxidante, cicatrizante e inseticida (JOSEPH; JINI, 2013).

      Diante do exposto, objetivou-se elaborar uma geleia mista de acerola com melão de São Caetano e avaliar suas propriedades antioxidantes

      MATERIAL E MÉTODOS

      LOCAL DE EXECUÇÃO DA PESQUISA

      O processamento do produto adscrito foi executado no Laboratório de Tecnologia de Alimentos (LTA) do Centro de Educação e Saúde da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG/CES) e as avaliações dos compostos fenólicos, dos flavonoides e atividade antioxidante foram realizadas em triplicata no Laboratório de Bromatologia da referida instituição.

      Foram utilizados os seguintes ingredientes: acerola, melão de São Caetano, água potável e açúcar cristal, estes foram adquiridos no comércio local de Cuité-PB, com exceção dos melões que foram coletados na UFCG/CES.

      MATÉRIA-PRIMA

      A geleia utilizada foi previamente elaborada. Resumidamente, utilizou-se a proporção de 50 frutos: 50 açúcares), em que a composição total dos frutos foram 80% acerola e 20% de melão de São Caetano. As frutas foram liquidificadas junto a água (40% de água referente a quantidade total de frutas), peneiradas e levadas ao fogo até a obtenção da geleia. Por fim, a geleia foi resfriada e utilizada nas análises.

      DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE FENÓLICOS TOTAIS

      Para determinar o teor de compostos fenólicos totais utilizou-se metodologia descrita por Liu et al. (2002). A absorbância foi medida a 765 nm utilizando espectrofotômetro. Também foi realizado um branco com a ausência da geleia para zerar o espectrofotômetro. O conteúdo de compostos fenólicos totais das amostras foi determinado utilizando uma curva padrão preparada com ácido gálico. Os resultados foram expressos em mg equivalentes de ácido gálico (EAG) por cem gramas de amostra (mg EAG/100 g).

      DETERMINAÇÃO DO CONTEÚDO DE FLAVONOIDES TOTAIS

      O teor de flavonoides totais foi determinado de acordo com o método proposto por Zhishen et al. (1999). A absorbância da amostra foi medida a 510 nm usando um espectrofotômetro contra um branco na ausência da geleia. O teor de flavonoides totais dos extratos foi determinado usando uma curva padrão de equivalentes de catequina (EC). Os resultados foram expressos em mg equivalentes de catequina (EC) por cem gramas de amostra (mg EC/100 g).

      ATIVIDADE ANTIOXIDANTE IN VITRO – MÉTODO FRAP

      Para determinação da atividade antioxidante por meio da redução do ferro (FRAP) foi utilizada metodologia descrita por Benzie e Strain (1996), adaptada por Pulido et al. (2000). Para cada extrato foi realizado um branco, sem adição da geleia. Após, as absorbâncias foram medidas em espectrofotômetro a 593 nm.  Para determinar a atividade antioxidante (FRAP) dos extratos foi utilizada curva de calibração com Trolox e os resultados foram expressos em µmol de trolox/g de amostra.

      RESULTADOS E DISCUSSÃO

      No contexto alimentar, os antioxidantes são definidos como substâncias capazes de impedir e controlar total ou parcialmente o processo de oxidação lipídica e deterioração (GULCIN, 2020). A Tabela 1 apresenta os escores médios das análises de antioxidantes e compostos fenólicos da geleia.

      Tabela 1 -Flavonóides totais, compostos fenólicos e atividade antioxidante da geleia de acerola e melão de São Caetano.

      VARIÁVEISMÉDIADESVIO PADRÃO
      Fenólicos totais (mg EAG/100g)106,600,00
      Flavonoides totais (mg CE/100g)58,130,00
      Atividade antioxidante (µmol TE/g)0,790,00

      A geleia de acerola obteve valores médios de 106,60; 58,13; e 0,79 para fenólicos totais, flavonoides totais e atividade antioxidante, respectivamente. Lima et al. (2020) avaliaram as propriedades antioxidantes de uma geleia mista de uva com carnaúba por técnica de FRAP e encontraram um valor de 0,04, valor inferior ao desse estudo.

      Couto et al. (2020) encontraram o valor médio de 2,86 ± 0,78 para flavonoides totais em uma geleia de cupuaçu obtida a partir do mesocarpo. Os valores encontrados pelos autores são inferiores ao deste estudo.

      Os altos teores antioxidantes na geleia mista discutida neste trabalho, podem estar associadas a adição do melão de São Caetano. Estudos conduzidos por Chen et al. (2019) descrevem sobre o poder antioxidante da fruta. Conforme Fonseca et al. (2017) as Plantas Alimentícias Não Convencionais (como o melão de São Caetano), são excelentes alternativas para atender à crescente demanda de consumo visando benefícios à saúde como alimentos funcionais com propriedades bioativas, antioxidantes e ação nutracêutica.

      CONCLUSÕES

      Infere-se que a geleia de acerola e melão de São Caetano possui um alto potencial antioxidante, podendo ser uma alternativa para um melhor aproveitamento das frutas.

      REFERÊNCIAS

      BENZIE, I. F. F.; STRAIN, J. J. Ferric reducing ability of plasma (FRAP) as a measure of antioxidant power: The FRAP assay. Analytical Biochemistry, v. 239, p.70-76, 1996.

      BRASIL. Secretaria de Atenção Básica. Departamento de Atenção Básica. Guia alimentar para a população brasileira. 2. ed. Brasília: Ministério da Saúde; 2014.

      BRASIL. Ministério da Saúde.  Secretaria de Vigilância Sanitária. Resolução Normativa nº. 15 de 4 de maio de 1978. Define termos sobre geleia de frutas.

      CHEN, F. et al. Antioxidant activity of Momordica charantia polysaccharide and its derivatives. International journal of Biological Macromolecules, v. 138, p. 673-680, 2019.

      COUTO, M. E. O. Coleção   De   Plantas   Medicinais   Aromáticas   E   Condimentares-Pelotas: Embrapa Clima Temperado, 2006. 91 p.

      COUTO, A. G. V. et al. Avaliação físico-química e bioativa da polpa e geleia produzida a partir do fruto de Theobroma grandflorum Schum (Cupuaçú). Revista Arquivos Científicos (IMMES), v. 3, n. 2, p. 1-9, 2020.

      FONSECA, C. et al. A importância das Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCS) para a sustentabilidade dos sistemas de produção de base ecológica. Cadernos de Agroecologia, v. 13, n. 1, 2018.

      GULCIN, İ. Antioxidants and antioxidant methods: An updated overview. Archives of toxicology, v. 94, n. 3, p. 651-715, 2020.

      JOSEPH, B.; JINI, D. Antidiabetic effects of Momordica charantia (bitter melon) and

      it’s medicinal potency. Asian Pacific J. Tropical Disease, v. 3, n. 2, p.93-102, 2013.

      LIMA, J. S. et al. Elaboração e Avaliação da Capacidade Antioxidante da Geleia de Uva Isabel com Carnaúba. Research, Society and Development, v. 9, n. 6, 2020.

      LIU, M.; LI, X. Q.; WEBER, C.; LEE, C. Y.; BROWN, J.; LIU, R. H. Antioxidant and antiproliferative activities of raspberries. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 50, n. 10, p. 2926-2930, 2002.

      ORGANIZAÇÃO PAN-AMERICANA DE SAÚDE (OPAS), Organização Mundial da Saúde (OMS). Doenças crônico-degenerativas e obesidade: estratégia mundial sobre alimentação saudável, atividade física e saúde. Brasília: OPAS, OMS; 2003.

      PINTO, P. M. Pós-colheita de abiu, bacupari e camu-camu, nativos da Região Amazônica, cultivados no Estado de São Paulo. 2013. Tese (Doutorado em Fitotecnia) – ESALQ, Universidade de São Paulo, Piracicaba, 2013.

      PULIDO, R. et al. Antioxidant activity of dietary polyphenols as determined by a modified ferric reducing/antioxidant power assay. Journal of Agricultural and Food Chemistry, v. 48, n. 8, p. 396-402, 2000.

      SILVA, P. B.; DUARTE, C. R.; BARROZO, M. A. S. Dehydration of acerola (Malpighia emarginata DC) residue in a new designed rotary dryer: Effect of process variables on main bioactive compounds. Food and Bioproducts Processing, v. 98, p. 62-70, 2016. ZHISHEN, J. et al. The determination of flavonoid contents in mulberry and their scavenging effects on superoxide radicals. Food Chemistry, v. 64p. 555−559, 1999.

      Tag:Conservação de frutas, Momordica charantia, Plantas alimentícias não convencionais

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19/08/2021

      Próximo post

      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria

      R$20.00
      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$320.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      lançamento 🎉 É com muita alegria 🤗 que an lançamento 🎉

É com muita alegria 🤗 que anunciamos o lançamento da III Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria 🧪! O evento acontecerá de 25 a 29 de Setembro de 2023 e será uma oportunidade única 💥 para aprimorar suas habilidades e conhecimentos sobre a prática da microbiologia dentro da indústria de alimentos 🍎🍔🍺.

Com uma programação repleta de temas práticos nas áreas de Frutas e hortaliças 🌻, Carne 🥩, Laticínios 🧀, Bebidas 🍹 e Produtos panificados 🍞, você terá a chance de se atualizar sobre as últimas tendências e desenvolvimentos da microbiologia de alimentos 💡. Além disso, a troca de experiências entre participantes e profissionais da indústria 🤝 criará um ambiente ideal para o aprendizado prático 💪.

Com duas edições já realizadas 📅 e mais de 500 participantes impactados 💥 com um conteúdo de extrema qualidade 💯, a Semana Nacional da Microbiologia de Alimentos na Indústria é um evento imperdível 🔥 para todos aqueles que buscam se desenvolver e crescer profissionalmente 🚀. E o melhor de tudo 🙌: Existe a possibilidade de inscrição gratuita 🎉!

Não perca a oportunidade de participar desse evento incrível! 🚀 A inscrição já está aberta. Acesse agora o site https://agronfoodacademy.com/semicro/ e garanta sua vaga! 

Inscreva-se agora 💻 e prepare-se para um mergulho ainda mais profundo na microbiologia de alimentos 🤿!

#SemanaNacionalDaMicrobiologiaDeAlimentos #MicrobiologiaDeAlimentos #IndústriaDeAlimentos #FrutasEHortaliças #Carne #Laticínios #Bebidas #ProdutosPanificados #AprendizadoPrático #ConteúdoDeQualidade #DesenvolvimentoProfissional #InscriçãoGratuita.
      Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, vo Hoje o Agron Tips vai falar sobre legislação, você sabe consultar se algum alimento ou saneante está regularizado pela ANVISA?

Registro é o ato legal que reconhece a adequação de um produto à legislação sanitária. Trata-se de um controle feito antes da comercialização, sendo utilizado no caso de produtos que possam apresentar eventuais riscos à saúde.

Então é imprescindível consultar se qualquer produto ou ingrediente passou pelo crivo da ANVISA. Além de ser obrigatório é importantíssimo, tendo em vista a saúde do consumidor!

Para consultar é fácil! Basta entrar no site: https://consultas.anvisa.gov.br/#/alimentos/
Gostou? Deixa seu like e marque um amigo para espalhar essa informação!

#ANVISA #ALIMENTOS #AGRONFOODACADEMY #CONBRACA #SEMICRO
#ALIMENTOSSEGUROS #REGULATORIOS #RELEMBREAGRON
      O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira d O trabalho foi desenvolvido por Jenifer Ferreira de Miranda e colaboradores membros do departamento de Bromatologia, Faculdade de Farmácia, Universidade Federal Fluminense, Niterói, RJ, Brasil

A pesquisa foi pensada devido a busca por uma alimentação mais saudável e uma mudança no perfil alimentar da poupulação em geral, tendo estimulado pesquisas sobre alimentos e bebidas relacionados à redução de riscos à saúde, permitindo o desenvolvimento e a criação de novos produtos alimentícios.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/kombucha-de-infusao-de-cafe-arabica/

 #alimentaçãosaudável #kombucha #caféarabico #agronfoodacademy
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies