• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 19/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Jade Morais Alves1; Camila Neves Meireles Costa2; Thallyta Alanna Ferreira Viana das Neves3; Maria Lúcia da Conceição4

      1Graduada do Curso de Nutrição – CCS – UFPB; E-mail: [email protected], 2Graduada do Curso de Nutrição – CCS – UFPB; E-mail: [email protected], 3Graduada do Curso de Nutrição – CCS – UFPB; E-mail: [email protected], 4 Doutora em Ciências da Saúde – CCS – UFPB; E-mail: [email protected]

      Resumo: A utilização de recursos digitais na educação vem sendo amplamente empregada como ferramenta facilitadora para as atividades do professor e seus monitores, tendo em vista que tais ferramentas têm auxiliado nos estudos extraclasse. Sendo assim, o estudo teve por objetivo apresentar recursos digitais como métodos complementares de ensino e aprendizagem, bem como facilitadores na troca de informações entre alunos/alunos, alunos/monitores e alunos/professor. Um questionário online foi respondido por trinta discentes que cursaram a disciplina Microbiologia dos Alimentos do curso de Nutrição/UFPB no período de 2017.2 e 2018.1, este foi aplicado através da plataforma Google Docs. O aplicativo WhatsApp Messenger apresentou-se como ferramenta digital mais utilizada entre os discentes para a maioria das questões avaliadas, com exceção para a entrega de atividades didáticas em que o e-mail obteve maior percentual de uso. Considerando os resultados obtidos, concluiu-se que a utilização de recursos digitais no processo de ensino/aprendizagem se mostrou efetiva, considerando que seu uso media de forma prática informações que estão em constante atualização. Portanto, destaca-se a necessidade de práticas pedagógicas que acompanhem o desenvolvimento das novas mídias de forma que consigam promover a inserção destas ferramentas digitais no meio acadêmico.

      Palavras–chave: ferramentas digitais; monitoria; redes sociais

      INTRODUÇÃO

      A monitoria tem sido amplamente utilizada pelas universidades como processos auxiliares de ensino que visam promover a interdisciplinaridade, objetivando também unir teoria e prática durante as atividades desenvolvidas, auxiliando o docente e contribuindo para melhorar o aprendizado dos discentes, além de despertar o interesse na disciplina acadêmica (SANTOS; ANACLETO 2007). A educação vem passando ao longo dos anos por intervenções em escala mundial, como também nacional, a forma mais comumente vivenciada é a presencial, que vem contando com a implementação de tecnologias. O ensino fundamentou-se na contribuição nacional e estrangeira que tratam e consideram as tecnologias digitais como potencializadoras de novos textos, novas formas de pensar e novas práticas pedagógicas (SILVA et al., 2017).

      A utilização de recursos digitais na educação vem sendo amplamente empregados como ferramentas facilitadoras para as atividades do professor e seus monitores. As ferramentas digitais, como redes sociais, têm auxiliado nos estudos extraclasse (PESSOA et al., 2016). Sendo assim, o presente trabalho teve como objetivo apresentar recursos digitais como métodos complementares de ensino e aprendizagem, bem como facilitadores na troca de informações entre alunos/alunos, alunos/monitores e alunos/professor na disciplina de Microbiologia dos Alimentos.

      MATERIAL E MÉTODOS

      Para viabilizar a avaliação do uso de mídias digitais como mediadoras de aprendizagem e comunicação entre monitor e discentes, na disciplina de Microbiologia dos Alimentos do curso de Nutrição/UFPB, foi elaborado um formulário online contendo cinco questões de múltipla escolha, e uma subjetiva. As perguntas abordaram itens como recurso mais utilizado para contatar o monitor, ferramenta mais utilizada para esclarecimento de dúvidas e envio de material didático. O formulário foi aplicado através da plataforma Google Docs com trinta discentes que cursaram a disciplina no período de 2017.2 e 2018.1.

      RELATO DE EXPERIÊNCIA

      Do total de discentes que responderam ao questionário foram gerados os resultados apresentados a seguir. Observou-se que o aplicativo WhatsApp Messenger foi a ferramenta utilizada por 83,3% (25 alunos) dos alunos para contatar o monitor, seguida por e-mail 13,3% (4 alunos) e presencial 3,4% (1 aluno), como mostra a Figura 1.

      Figura 1 – Percentual da ferramenta utilizada com maior frequência pelos discentes para contatar o monitor.

      Fonte: própria.

      Em relação ao instrumento mais utilizado para o compartilhamento de informações acadêmicas com outros discentes, os recursos digitais WhatsApp Messenger e e-mail, 53,3% (16 alunos) e 43,3% (13 alunos) respectivamente, mostraram-se mais significativos quando comparados ao presencial, que representou 3,4% (1 aluno).

      Figura 2 – Percentual do instrumento mais utilizado para o compartilhamento de informações entre os discentes.

      Fonte: própria.

      No que se refere ao recurso mais utilizado para elucidação de dúvidas, expresso na Figura 3, ressalta-se que 80% (24 alunos) dos alunos faz uso do WhatsApp Messenger, seguido pela utilização do e-mail 10% (3 alunos) e presencial 6,7% (2 alunos). Já com relação à entrega de atividades didáticas, o E-mail apresentou maior percentual se comparado aos demais recursos, totalizando 96,7% (29 alunos) (Figura 4).

      Figura 3 – Percentual do utilizado com maior frequência para elucidação de dúvidas sobre aulas práticas.

      Fonte: própria.

      Figura 4 – Percentual da ferramenta mais utilizada para cumprir a entrega de atividades didáticas na disciplina.

      Fonte: própria.

      A Figura 5 demonstra que a utilização de recursos digitais nos aspectos de comunicação e aprendizado é considerada positiva por 96,7% (29 alunos), mostrando-se mais expressiva que a opção negativa, que representou apenas 3,3% (1 aluno) do percentual total.

      Figura 5 – Percentual da opinião dos discentes sobre recursos digitais facilitarem a comunicação e aprendizagem na disciplina de Microbiologia dos Alimentos.

      Fonte: própria.

      Dos trinta discentes que responderam as questões de múltipla escolha, apenas vinte e um (70%) responderam a subjetiva. Esta possibilitou a avaliação do desempenho e atendimento do monitor deixando espaço sugestões de mudanças. De modo geral, os discentes avaliaram o desempenho e atendimento como satisfatórios, ressaltando a contribuição para compreensão de assuntos e elucidação de dúvidas. 

      Estudo realizadopor Luna et al. (2016) apresentou a utilização de recursos digitais na disciplina de Clínica Infantil I do curso de Odontologia com resultados que se assemelham aos do presente estudo. O aplicativo WhatsApp Messenger foi apontado como principal ferramenta para esclarecimento de dúvidas representando 65,3% do total de discentes. Foram obtidos resultados expressivos acerca da utilização do aplicativo como recurso pedagógico e colaborador no aspecto de aprendizagem, totalizando um percentual de 85,7% e 91,8 respectivamente.

      Pesquisa realizada por César et al. (2016) avaliou a percepção do discente diante da utilização de mídias sociais no processo ensino aprendizagem do módulo Recursos e Habilidades Fisioterapêuticas I. O WhatsApp Messenger novamente mencionado como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem, sendo considerada positiva por todos os discentes que participaram do estudocorrespondendo a um percentual de 100%.

      CONCLUSÕES

      Diante do exposto, foi possível constatar que a utilização de recursos digitais como métodos complementares e facilitadores no processo de ensino/aprendizagem entre discentes e monitor se mostrou efetiva.  É imprescindível que este novo formato de ensino seja implementado, tendo em vista a possibilidade de mediar de maneira prática informações que estão em constante atualização. Portanto, destaca-se a necessidade de práticas pedagógicas que acompanhem o desenvolvimento das novas mídias de forma que consigam promover a inserção destas ferramentas digitais.

      REFERÊNCIAS

      CÉSAR, I. G.; SILVA, L. N.; BEZERRA, L. M. M.; SILVA, G. P. F. Percepção do discente diante da utilização de mídias sociais no processo de ensino aprendizagem. Anais XVI Encontro de Iniciação à Docência, out. 2016.

      LUNA, C. F. D. de; EVANGELISTA, I. G.; DIOGO, F.de S.; SPANOS, C. R.; ROCHA, G. S. T. da. Recurso pedagógico interdisciplinar: mídias sociais. Anais XVI Encontro de Iniciação à Docência, out. 2016.

      PESSOA, M. de L; NASCIMENTO, E. M. S.; FREIRE, J.; CHIODEROLI, C. A. Uso do aplicativo Whatsapp Messenger como ferramenta para o ensino. Encontros Universitários da UFC, v. 1, Fortaleza, 2016.

      SANTOS, V. T.; ANACLETO, C. Monitorias como Ferramenta Auxiliar para Aprendizagem da Disciplina Bioquímica: uma análise no Unileste-MG. Revista Brasileira de Ensino de Bioquímica e Biologia Molecular. n. 01, p.2-8, 2007.

      SILVA, T. B.; NOGUEIRA, K. J. C.; ANDRADE, L. L.; PONTE, N. M.; SOUSA, G. V. de.; PORTELA, J. P.; RODRIGUES, J. Uso da ferramenta WhatsApp como método complementar de ensino e aprendizagem na Monitoria de Anatomia Humana, Relato de Experiência. In: Anais do IV Outubro Acadêmico – UNINTA. Anais…Sobral (CE) UNINTA, 2017.

      Tag:Ferramentas digitais, monitoria, redes sociais

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE ÉSTERES DE AÇÚCARES DE ÁCIDOS GRAXOS: REVISÃO DA LITERATURA
      19/08/2021

      Próximo post

      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$280.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Lembrete: somente até 31/12 você garante a submi Lembrete: somente até 31/12 você garante a submissão para o e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 4 por apenas R$ 70,00 😱

Mas atenção: todas as submissões poderão ser feitas até dia 03/03/2023!

Os trabalhos passarão por avaliação e serão publicados se aprovados pelo conselho editorial.

Aceitamos pesquisas científicas e revisões de literatura dentro da temática e a publicação será feita até 30/04/2023.

As áreas de submissão são:

Análises físico-químicas de alimentos ⚗️
Microbiologia de alimentos 🧫
Pesquisa e desenvolvimento em alimentos 💡
Química e bioquímica de alimentos🧪
Segurança de alimentos🌡️
Toxicologia dos alimentos☢️
Biotecnologia de alimentos🧬
Ciência sensorial e estudos de consumo📝

Saiba mais no nosso site:
https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies