• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE ÉSTERES DE AÇÚCARES DE ÁCIDOS GRAXOS: REVISÃO DA LITERATURA
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      PRODUÇÃO ENZIMÁTICA DE ÉSTERES DE AÇÚCARES DE ÁCIDOS GRAXOS: REVISÃO DA LITERATURA

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 19/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Francisco Lucas Chaves Almeida1; Giovanna Totti Bullo1,2;
      Marcus Bruno Soares Forte1

      ¹Laboratório de Engenharia Metabólica e Bioprocessos, Departamento de Engenharia e Tecnologia de Alimentos, Faculdade de Engenharia de Alimentos, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil; [email protected], [email protected]

      ²Faculdade de Engenharia Química, Universidade Estadual de Campinas, São Paulo, Brasil, [email protected]

      Resumo: Os ésteres de açúcares são amplamente utilizados como biossurfactantes em diversos campos industriais, principalmente na indústria de alimentos. Nos últimos anos, a obtenção por rota enzimática tem ganhado destaque principalmente por se apresentar como uma alternativa amigável ao meio ambiente, e por isso, muitos estudos vêm sendo desenvolvidos principalmente fazendo uso de lipases. Assim, essa revisão visa uma síntese dos relatos da literatura no tocante a esse importante processo. Como fonte de busca, foram utilizadas a base de dados do Web of Science© e o Google Acadêmico. Os trabalhos encontrados foram selecionados de acordo com objetivo da revisão e posteriormente apresentados e discutidos de forma crítica. Ao final do estudo, ficou evidente a importância do grupo de compostos de ésteres de açúcares e também o ganho de relevância no tocante a sua produção por meio de rota enzimática utilizando lipases.

      Palavras-chave: ésteres de açúcares, enzimas, lipases.

      INTRODUÇÃO

      Os ésteres de ácidos graxos de açúcares (EAGA) também conhecidos como ésteres de açúcares são biossurfactantes utilizados em diversos campos industriais, principalmente de alimentos, cosméticos e fármacos. Os EAGA têm ganhado destaque nos últimos anos sobretudo por serem biodegradáveis, inodoros, não irritantes e não tóxicos. Além disso, estudos também relatam outras propriedades como atividade antibacteriana, antifúngica, emulsificante, emoliente (produto utilizado para hidratar ou restaurar a oleosidade), entre outras (EL-BAZ et al., 2021).

      Apesar de poderem ser sintetizados através de esterificação química, estudos vêm sendo realizados para produção por meio de esterificação enzimática, a qual têm se destacado especialmente por ser um processo mais amigável ambientalmente do que a rota química. Ao mesmo tempo, processos enzimáticos fazem uso de condições amenas de reação, apresentam alta especificidade e regioseletividade, além de evitar a degradação desses compostos durante a reação (NGUYEN et al., 2019).  As lipases e esterases são as enzimas comumente empregadas para a síntese dos ésteres de açúcares (YAO et al., 2016).

      As lipases (triacilglicerol acil hidrolases, EC 3.1.1.3) e esterases (carboxil ester hidrolases, EC 3.1.1.1) pertencem a família das hidrolases. As lipases são ativas principalmente em substratos insolúveis, como por exemplo os triglicerídeos, enquanto as esterases preferencialmente atuam em ésteres simples. Além disso, somente as lipases apresentam o fenômeno de ativação interfacial, ou seja, algumas delas têm uma tampa lipoproteica conhecida como “lid” que é responsável pelo fenômeno de ativação interfacial das lipases quando em meio hidrofóbico (LOPES et al., 2011; SCHMID; VERGER, 1998). É importante destacar que por serem mais utilizadas na literatura, os estudos apresentados nessa revisão irão focar na utilização de lipases.

      É importante frisar ainda que já existem na literatura pesquisas que utilizam diversas combinações diferentes de substratos para a obtenção de diferentes ésteres de açúcar, proporcionando assim propriedades distintas ao produto final. Além disso, sabe-se que há na literatura o reporte de uma diversa quantidade de lipases diferentes, e que cada uma dessas apresenta características peculiares, podendo essas proporcionar um processo/produto diferente. Nesta perspectiva, tendo em vista a vasta possibilidade de aplicação dos ésteres de açúcares e a diversidade de processos enzimáticos já relatados, esta revisão visa uma síntese dos relatos da literatura no tocante a esse importante processo.

      ÉSTERES DE AÇÚCARES: PRODUÇÃO ENZIMÁTICA E APLICAÇÃO

      Os ésteres de ácidos graxos de açúcares, como já mencionado anteriormente apresentam importante relevância para a indústria e podem serem obtidos por diversas rotas. No tocante a produção, os EAGA são obtidos a partir da formação de ligações éster entre o grupo hidroxila de açúcares e o grupo carboxila de ácidos graxos ou seus respectivos ésteres (Figura 1) (KLIBANOV, 1989; ZAKS; KLIBANOV, 1985). É importante frisar ainda que o comprimento da cadeia carbônica, natureza do açúcar, e as diferentes ligações possíveis entre as duas cadeias (hidrofílica e alquílica hidrofóbica) estão diretamente relacionados às propriedades físico-químicas finais de cada éster de açúcar (ZHENG et al., 2015).

      Figura 1 – Processo para obtenção de éster de açúcar de ácido graxo

      Fonte: (SASAYAMA et al., 2021)

      Muitos estudos para produção enzimática de ésteres de açúcares vêm sendo propostos na literatura. (SIEBENHALLER et al., 2018) propuseram a produção de diferentes ésteres vinílicos de ácidos graxos utilizando mel e xarope de agave (alternativa vegana) como substratos. Após processo utilizando 20 mg de lipase B da Candida antarctica, imobilizada em resina acrílica (iCalB), 200 μL de um éster vinílico de ácido graxo (palmitato de vinil, laurato de vinil, decanoato de vinil ou octanoato de vinil) e 2,5 mL de mel ou xarope de agave, agitação de 50 rpm, 50°C por 48h, eles verificaram que foi possível obter glucose-6-octanoato e fructose-octanoato a partir do mel e xarope, respectivamente. 

      Um interessante processo integrado para obtenção de ésteres laurato de D-glucose e D-xilose e pentil xilosídeos a partir do reaproveitamento de farelo de trigo foi proposto por (JOCQUEL et al., 2021). A produção dos ésteres de açúcares se deu por um processo de acilação da D-glucose e D-xilose utilizando a lipase Novozim 435® na presença de ácido láurico (esterificação) ou laurato de metila (transesterificação). Ao final do processo, os melhores resultados foram obtidos quando utilizado o laurato de metila como doador acil, chegando a resultados de 61 mM (éster laurato de D-glucose) e 10 mM (éster laurato de D-xilose), os quais correspondem a uma conversão de 92% e 23% da D-glucose e D-xilose, respectivamente. 

      É importante frisar que, além do estudo da produção de novos compostos e otimização dessas condições de produção para uma melhoria da produtividade, é de extrema relevância pesquisas voltadas para a aplicação dessas novas moléculas, e alguns desses estudos também serão discutidos nessa sessão.

      Um estudo conduzido a partir do reaproveitamento de um subproduto do processamento do amido de milho, o farelo de milho, mostrou que é possível produzir um éster de açúcar de ácido ferúlico (EAGF) e utilizá-lo em processos no tocante à proliferação de bifidobactérias intestinais. Nesse trabalho, camundongos com envelhecimento induzido pela D-galactose foram submetidos a administração de diferentes doses intragástrica (100, 200 e 300 mg kg−1 dia−1 peso corporal) do éster de açúcar estudado, e após o período de estudo constatou-se que o EAGF pôde promover a proliferação de bifidobactérias no intestino dos camundongos estudado, havendo uma proliferação rápida nos 24 primeiros dias de alimentação, sendo que durante todo o período os camundongos que receberam a dose baixa apresentaram o melhor efeito em promover a proliferação das bifidobactérias (DAI; ZHANG; GENG, 2019).

      Uma segunda pesquisa recente (NGUYEN et al., 2021) realizou a integração dos processos de produção e aplicação de um éster de açúcar, os autores realizaram a otimização para obtenção do éster de maltoheptaose-palmitato – G7-PA (10% de dimetilsulfóxido, razão molar de 0,2 de maltoheptaose, 33,5 U da lipase CALB imobilizada por 1g de ácido palmítico a 60°C) obtendo conversão superior a 92,75% após 24h de processo e posteriormente realizaram a comparação do poder de emulsão do G7-PA  e um éster de açúcar comercial (sacarose S-PA). Os autores perceberam que ambos os ésteres criaram emulsões estáveis em pH moderado, mas que o G7-PA apresentou melhores resultados em pH 3, enquanto a emulsão preparada com S-PA foi floculada. Ainda, verificaram que a emulsão G7-PA demonstrou melhor distribuição de gotículas estáveis do que a S-PA utilizando uma baixa concentração de emulsificante (0,1%).

      Baseado nisso, é de suma importância perceber que os estudos voltados para otimização e aperfeiçoamento da produção de ésteres de açúcares tem alcançado resultados promissores no tocante a rendimentos, e que ainda a aplicação desses ésteres vem se mostrando bastante promissora.

      CONCLUSÕES

      Conclui-se que os ésteres de açúcares apresentam relevante importância para diversos setores industriais, principalmente para a área de alimentos, podendo serem utilizados como biossurfactantes e que a síntese por rota enzimática se apresenta como uma alternativa ecologicamente amigável para obtenção desses compostos, quando comparada a rota química. Além disso, percebe-se que diversos substratos e processos, inclusive integrados ao reaproveitamento de subprodutos vêm sendo proposto nesse mercado. Destaca-se ainda que esse estudo avaliou a aplicação dos ésteres de açúcares somente nas áreas de alimentos e nutrição, sendo também interessante a expansão para outras áreas em levantamentos futuros.

      AGRADECIMENTOS

      Os autores agradecem o suporte financeiro da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) [2019-03399-8] e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

      REFERÊNCIAS

      DAI, J.; ZHANG, W.; GENG, X. Effect of ferulic acid sugar ester with high molecular mass from corn bran on proliferation of intestinal bifidobacteria in aged mice induced by D-galactose: The role of HFASE in the intestine. Journal of Food Biochemistry, v. 43, n. 11, p. 1-9, 2019.

      EL-BAZ, H. A. et al. Enzymatic synthesis of glucose fatty acid esters using scos as acyl group-donors and their biological activities. Applied Sciences (Switzerland), v. 11, n. 6, 2021.

      JOCQUEL, C. et al. An Integrated Enzymatic Approach to Produce Pentyl Xylosides and Glucose/Xylose Laurate Esters From Wheat Bran. Frontiers in Bioengineering and Biotechnology, v. 9, 7 abr. 2021.

      KLIBANOV, A. Enzymatic catalysis in anhydrous organic solvents. Trends in Biochemical Sciences, v. 14, n. 4, p. 141–144, abr. 1989.

      LOPES, D. B. et al. Lipase and esterase – to what extent can this classification be applied accurately? Ciencia e Tecnologia de Alimentos, v. 31, n. 3, p. 608–613, 2011.

      NGUYEN, P. C. et al. Enzymatic synthesis and characterization of maltoheptaose-based sugar esters. Carbohydrate Polymers, v. 218, n. April, p. 126–135, 2019.

      NGUYEN, P. C. et al. A novel maltoheptaose-based sugar ester having excellent emulsifying properties and optimization of its lipase-catalyzed synthesis. Food Chemistry, v. 352, n. November 2020, p. 129358, 2021.

      SASAYAMA, T. et al. Process for continuous production of sugar esters of medium-chain fatty acid: Effect of residence time on productivity and scale-up design. Journal of Food Engineering, v. 305, p. 110608, set. 2021.

      SCHMID, R. D.; VERGER, R. Lipases: Interfacial Enzymes with Attractive Applications. Angewandte Chemie International Edition, v. 37, n. 12, p. 1608–1633, jul. 1998.

      SIEBENHALLER, S. et al. Lipase-Catalyzed Synthesis of Sugar Esters in Honey and Agave Syrup. Frontiers in Chemistry, v. 6, n. February, p. 1–9, 2018.

      YAO, T. et al. The Lipase-catalyzed Synthesis of Sugar Ester in Non- aqueous Medium. n. Emcs, p. 320–323, 2016.

      ZAKS, A.; KLIBANOV, A. M. Enzyme-catalyzed processes in organic solvents. Proceedings of the National Academy of Sciences, v. 82, n. 10, p. 3192–3196, 1 maio 1985.

      ZHENG, Y. et al. Sugar Fatty Acid Esters. In: Polar Lipids. [s.l.] Elsevier, 2015. p. 215–243.

      Tag:enzimas, Ésteres de açúcares, Lipases

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      POTENCIALIDADE DO AZEITE DE OLIVA E PRÉ-EMULSIFICAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS: UMA REVISÃO DE LITERATURA
      19/08/2021

      Próximo post

      PERCEPÇÃO DO DISCENTE SOBRE O USO DE MÍDIAS DIGITAIS COMO RECURSO PEDAGÓGICO NA DISCIPLINA DE MICROBIOLOGIA DOS ALIMENTOS
      19/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$280.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Lembrete: somente até 31/12 você garante a submi Lembrete: somente até 31/12 você garante a submissão para o e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 4 por apenas R$ 70,00 😱

Mas atenção: todas as submissões poderão ser feitas até dia 03/03/2023!

Os trabalhos passarão por avaliação e serão publicados se aprovados pelo conselho editorial.

Aceitamos pesquisas científicas e revisões de literatura dentro da temática e a publicação será feita até 30/04/2023.

As áreas de submissão são:

Análises físico-químicas de alimentos ⚗️
Microbiologia de alimentos 🧫
Pesquisa e desenvolvimento em alimentos 💡
Química e bioquímica de alimentos🧪
Segurança de alimentos🌡️
Toxicologia dos alimentos☢️
Biotecnologia de alimentos🧬
Ciência sensorial e estudos de consumo📝

Saiba mais no nosso site:
https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies