Embalagem sensor de pH baseada em extrato de casca de jabuticaba é desenvolvida
Vários cientistas pelo mundo estão buscando alternativas viáveis para substituição ou redução do uso de embalagens de materiais não renováveis. Diversos conceitos foram introduzidos devido à preocupação com os problemas ambientais, como embalagens ativas e inteligentes de alimentos. A embalagem ativa é projetada para alterar as condições ambientais em torno dos alimentos, a fim de manter ou estender a vida útil, garantindo a qualidade e segurança dos alimentos.
Embalagem inteligente é uma tecnologia inovadora que não atua diretamente para estender a vida útil dos alimentos. Ela pode envolver o uso de sensores (sensores de gás, biossensores) e indicadores (tempo-temperatura, frescor, materiais termocrômicos, presença de microrganismos patogênicos) que sinalizam as condições reais do produto, bem como portadores de dados (dispositivos de identificação por radiofrequência, códigos de barras).
Pensando na produção de uma nova embalagem, pesquisadores da Universidade de Blumenau (Tuany Gabriela Hoffmann, Betina Louise Angioletti, Sávio Leandro Bertoli e Carolina Krebs de Souza), produziram uma nova pesquisa com o objetivo de desenvolver uma formulação de filme sensor de pH à base de antocianinas extraídas da casca de jabuticaba (Myrciaria trunciflora). Também foram realizados testes a fim de avaliar as propriedades de mudança de cor do filme, onde realizou-se um teste para verificar a sensibilidade ao pH do filme, voltado para aplicação em embalagens de alimentos e sua eficácia como método visual para estimar a deterioração de alimentos em tempo real.
O trabalho foi publicado no periódico Journal of Food Science and Technology, com pesquisa intitulada “Intelligent pH-sensing film based on jaboticaba peels extract incorporated on a biopolymeric matrix” (Filme inteligente com sensor de pH baseado em extrato de casca de jabuticaba incorporado em matriz biopolimérica).
Como resultados, os filmes apresentaram respostas confiáveis às variações de pH, verificando seu potencial para aplicação em embalagens de alimentos. Essa descoberta pode informar a segurança e a qualidade de qualquer produto alimentício cuja deterioração esteja associada a alterações de pH, como crescimento microbiano e alterações químicas.
Gostou da pesquisa e quer vê-la por completo? Entre no link das referências.
Essa e outras notícias você pode encontrar no blog da Agron Food Academy, vamos ajudar a divulgar a ciência!
Referência:
Hoffmann, T.G., Angioletti, B.L., Bertoli, S.L. et al. Intelligent pH-sensing film based on jaboticaba peels extract incorporated on a biopolymeric matrix. J Food Sci Technol (2021). https://doi.org/10.1007/s13197-021-05104-6