PRODUÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE FILME ANTIOXIDANTE DE PECTINA CÍTRICA E EXTRATO DE JUÇARA

Resumo:

A aplicação de um produto biodegradável para compor a mistura geleificante que dá origem ao filme é uma alternativa limpa, porém, ainda se encontra em fase de teste, uma vez que se precisa conhecer suas propriedades a fundo para possíveis proteção em alimentos. A aplicabilidade da pectina cítrica na formação de filmes possui uma demanda satisfatória, já que é um material de baixo curso e renovável. O objetivo deste trabalho foi identificar o perfil físico-químico de filmes de pectina cítrica aditivado com extrato de juçara (Euterpe edulis), conferindo-lhes atividade antioxidante. Estes filmes foram obtidos pelo método casting utilizando a proporção de 1:1 (água:juçara). As abordagens matemáticas e estatísticas solidificaram o desenvolvimento dos melhores modelos, obtidas pelas funções do programa Matlab® R2015a (The Mathworks Inc., Natick, Ma, USA). Empregou-se o método passo a passo através da função “stepwisefit”, utilizando a melhor combinação dos fatores com base na adição ou exclusão de termos para estabelecer um modelo, sendo avaliados a partir de um teste de significância (p <0,05). Realizou-se 12 ensaios experimentais, onde variou-se as concentrações do extrato de pectina e juçara, obtendo-se como respostas, umidade, espessura, solubilidade, permeabilidade ao vapor de água e espectroscopia de infravermelho. A incorporação do extrato de juçara aos filmes de pectina proporcionou um aumento na capacidade antioxidante destes, sem alterações que modificassem as características físico-químicas, elevando seu potencial para utilização como filme de característica antioxidante.

Autores: Thamires Thaise Silva dos Santos ; Louryval Coelho Paixão ; Adones Almeida Rocha ; Mikele Cândida Sousa de Sant’Anna ; Ana Karoliny da Silva Raposo ; Gustavo Augusto Silva Santos ; Audirene Amorim Santana *

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-38

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta