AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM E DA QUALIDADE DE NÉCTAR DE LARANJA COMERCIALIZADOS EM CURRAIS NOVOS – RN

Resumo: Nas últimas décadas, o mercado brasileiro de bebidas cresceu exponencialmente devido à tendência de aliar o consumo de alimentos práticos e saborosos à uma alimentação saudável. Um dos produtos de maior aceitação nesse mercado, são os néctares de fruta, destacando-se o de laranja, devido ao sabor agradável, alto valor nutricional, teor de vitamina C e efeito antioxidante. O objetivo deste trabalho foi avaliar a rotulagem de diferentes marcas comerciais de néctar de laranja e suas propriedades físico-químicas. O estudo foi realizado com cinco marcas de néctar de laranja, denominadas A, B, C, D e E, comercializados no município de Currais Novos, Rio Grande do Norte. Foram avaliados os parâmetros físico-químicos sólidos solúveis (ºBrix) e acidez titulável (%) e comparados pela média e desvio padrão. A avaliação da rotulagem foi realizada por comparação dos rótulos dos produtos com as legislações vigentes. Os resultados físico-químicos dos néctares de laranja variaram entre as marcas com teores de sólidos solúveis variando de 7,26 a 11,56 °Brix e acidez titulável de 4,1 a 13,06 g ácido cítrico/100 mL. Já para a análise de rotulagem nutricional das marcas avaliadas, todas as cincos marcas de néctar apresentaram adequadas quanto às exigências da legislação vigente portanto, as mesmas não apresentam nenhuma restrição para comercialização na Cidade de Currais Novos – RN, cumprindo quase todos os requisitos estabelecidos.

Autores: Geovana Vitória Barbosa de Medeiros ; Laura Vanessa Borges Paz ; Pahlevi Augusto de Sousa ; Auriana de Assis Regis ; Rafael Souza Cruz  

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-42

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!