AVALIAÇÃO DE PARAMETROS DE ADULTERAÇÃO EM LEITE UHT COMERCIALIZADOS EM UMA REDE DE SUPERMERCADOS DA CIDADE SÃO LUÍS – MA

Resumo: O leite apresenta-se como um dos alimentos mais completos presente na dieta do homem, por ser um alimento de alto valor nutritivo, fornecendo grande quantidade de nutrientes, vitaminas, proteínas, carboidratos, gorduras e minerais como o cálcio, tendo elevado valor biológico, o que facilita o seu aproveitamento pelo organismo. No entanto, um dos problemas mais graves e preocupantes são as diversas adulterações que podem ocorrer durante o processamento industrial de leites pasteurizados e que ocasionam riscos à saúde dos consumidores. Partindo deste contexto, optou-se por investigar uma possível ocorrência de fraudes em duas marcas de leite UHT (Integral e Semidesnatado), para averiguação da qualidade deste produto em amostras comercializadas em uma rede de supermercados da cidade de São Luís – MA. A parte metodológica e experimental foi voltada para os seguintes testes de detecção: amiláceo (amido), urina, nitrato, sacarose e água oxigenada. Os resultados encontrados mostraram-se satisfatórios, pois os testes realizados apresentaram-se negativos para todas as amostras analisadas, indicando que as marcas de leite UHT estudadas, para estes parâmetros específicos não se encontravam contaminadas.

Autores: Victor Nunes Paiva ; Maria da Glória Almeida Bandeira ; Audirene Amorim Santana ; Djavania Azevêdo da Luz *

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-44

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!