• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SUAS ALTERAÇÕES PELA PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA E SUAS ALTERAÇÕES PELA PANDEMIA DA COVID-19: REVISÃO

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 18/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Lauany Maria dos Santos Barreto1; Maria Eduarda Moraes Pereira2; Andressa Almeida Barbosa3; Olívia de Andrade Pinto4; Jhennifer Vitória Gomes Silva5; Magda Letícia Barreto de Freitas6

      1Estudante do Curso de Nutrição – CES – UFCG; E-mail:  [email protected], 2Nutricionista Formada pela Universidade Potiguar – UNP. E-mail: [email protected]

      Resumo: A pandemia da Covid-19, fez com que todo o mundo buscasse novas maneiras de se reinventar, principalmente os setores de alimentação. Com a adaptação aos novos protocolos exigidos pelos órgãos competentes do governo, como o uso de máscaras, álcool em gel, distanciamento social, toucas para cabelo, luvas, limpeza constante do local de trabalho e dos equipamentos utilizados para a realização das atividades, dentre outros. E assim, dar continuidade aos serviços e funcionamento dos estabelecimentos, procurando sempre otimizar os ofícios prestados tanto à população quanto aos seus manipuladores. Assegurando que o produto comercializado chegue ao cliente de acordo com as normativas pré-estabelecidas. Entretanto, o novo cenário também trouxe problemas financeiros neste ramo alimentício, como o desemprego, medo, desperdício de alimentos, decréscimo de vendas, comércios fechados e como consequência resultou no quadro de insegurança alimentar. Com isso, o presente resumo tem por objetivo verificar os efeitos da pandemia nos serviços de alimentação coletiva e a insegurança alimentar.

      Palavras–chave: Coronavírus; Unidade de Alimentação e Nutrição; Segurança Alimentar

      INTRODUÇÃO

      Em dezembro de 2019, foi identificado o SARS-CoV-2, agente etiológico da doença COVID-19 (coronavírus), responsável pela síndrome respiratória aguda grave. Em 2020, o coronavírus espalhou-se de forma acelerada pelo mundo (OPAS, 2021). A fim de conter a propagação do novo coronavírus, no início de março, a quarentena foi instalada através do isolamento social, com algumas restrições por tempo indeterminado e ordens de permanência em casa, exceto algumas atividades essenciais ou serviços considerados essenciais, por exemplo, os serviços de alimentação (PANDOLFI; MOREIRA; TEIXEIRA, 2020). 

      O questionamento do Brasil em relação à segurança alimentar e suas interfaces são de grande urgência. No contexto atual da Covid-19, há posicionamentos dos órgãos com as informações necessárias para adotar as medidas preventivas higiênicas, para evitar a disseminação do novo coronavírus. Por outro lado, ainda há incertezas que passam pelo setor de alimentos, sendo carente de orientações sobre o tema, seja em nível de produção, distribuição, comercialização ou preparo (OLIVEIRA; ABRANCHES; LAMA, 2020).  

       A execução das atividades essenciais e as condições de trabalho são possíveis fatores expositores ao vírus, a preservação da saúde dos trabalhadores de serviços essenciais é fundamental para controle da disseminação da doença e consequentemente, a manutenção da atuação destes serviços.  A fim de garantir a segurança e saúde dos trabalhadores a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou três notas técnicas que se refere a alterações nos equipamentos de proteção individual (EPI), como também a avaliação do estado de saúde dos trabalhadores e por fim, o distanciamento dentro dos estabelecimentos e higiene pessoal de embalagens e de superfície (ARANHA et al., 2020). Visto isso, torna-se importante o estudo da temática para auxiliar na verificação da repercussão da pandemia do coronavírus nos setores de alimentação. O presente trabalho teve como objetivo analisar o impacto causado nos serviços de alimentação e a segurança alimentar e nutricional no contexto da pandemia pela COVID-19.

      METODOLOGIA

       Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizada uma revisão bibliográfica com base em artigos científicos originais. Com isso, o levante bibliográfico foi efetuado em periódicos presentes nas seguintes bases de dados: Scielo, Google Acadêmico. Foram utilizados artigos científicos originais dos anos de 2020 a 2021, publicados em língua portuguesa e inglesa. Utilizando os seguintes descritores: Serviços de Alimentação; Segurança Alimentar; COVID-19. 

      RESULTADOS E DISCUSSÃO

      SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL NO CONTEXTO DA COVID – 19

      Para tentar reduzir os impactos financeiros dos serviços de alimentação (fechamento dos restaurantes e outros tipos de serviços de alimentação), causados pelas consequências da pandemia no período de isolamento social, os serviços de delivery tornaram-se comuns. Diante do novo formato, os serviços de alimentação conseguiram garantir que os produtos oferecidos fossem de boa qualidade, além de que, os órgãos de fiscalização estão fortalecendo cada vez mais as medidas preventivas, como a higiene pessoal constante e a manipulação dos produtos que são ofertados (OLIVEIRA, ABRANCHES; LANA, 2020).

      São inúmeras as consequências da pandemia na Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) no Brasil, com relação à disponibilidade dos alimentos ocorreram perdas na oferta dos alimentos produzidos pela agricultura familiar (AF), como as frutas e os vegetais; suspensão do PNAE e compra dos alimentos da AF; restrição dos transportes de produtos; bloqueio dos comércios de alimentos: restaurantes e feiras livres.  O acesso a alimentos também foi prejudicado pela diminuição/rompimento do faturamento dos trabalhadores, a redução da ingestão dos alimentos in natura, acréscimo no ganho de peso, nos transtornos alimentares relacionados com a falta de atividade física e a quarentena. Com isso, a falta de saneamento básico, da disponibilidade de água potável e redução do acesso aos serviços de saúde também podem estar ligadas a possíveis carências nutricionais, influenciados pela pandemia da COVID-19 (SILVA et al., 2020).

      SERVIÇOS DE ALIMENTAÇÃO COLETIVA NA PANDEMIA

      Em uma pesquisa realizada com 9 Unidades de Alimentação e Nutrição (UAN’s) do estado de São Paulo sobre as principais mudanças no período da pandemia. Em todas as UAN’s verificou-se o distanciamento de no mínimo um metro entre os indivíduos, com relação a mudança de recebimento dos gêneros foi de 77,8%, na fabricação das refeições ocorreu em 66,7% e na distribuição foi 66,7%. Também ocorreram modificações em 88,9% das Unidades para avaliar o estado de saúde dos funcionários como: questionamentos sobre a saúde, aferição de temperatura e verificação dos sinais gripais. (ARANHA et al., 2020). 

      Tabela 1– Teste de avaliação aplicado aos trabalhadores de UAN’s em São Paulo.

      Fonte: Tabela adaptada de Aranha et al, 2020.

      Com relação à Tabela 1, podemos observar que 100% das UAN’s estão oferecendo máscaras e luvas para os funcionários, assim 77,8% fazem o uso da máscara durante todo o período de expediente. Já relacionado com os treinamentos quanto a COVID-19, 33,3% das unidades entrevistadas realizaram e 66% não. Além disso, também ocorreu mudanças no afastamento de funcionários em cerca de 33,3%, porém 66,7% não despediu seus trabalhadores (ARANHA et al., 2020).

      Segundo Pontes et al. (2020), em uma verificação de uma UAN militar localizada no município de São Paulo, foram elaborados diversos infográficos para proporcionar o conhecimento com relação a diversos temas e com objetivo de evitar a contaminação pelo coronavírus, dentre eles estão: o manual de boas práticas, segurança alimentar, manipulação dos alimentos e saúde dos funcionários. Além disso, também foram estabelecidas medidas para diminuir a aglomeração no refeitório, com um tempo máximo de permanência de até 20 minutos, utilização obrigatória da máscara no local para ser retirada apenas na hora da refeição, higienização correta das mãos, distanciamento na fila de distribuição e entre as mesas.

      CONCLUSÕES

       Portanto, com a necessidade de ressignificar novas práticas, de acordo com os protocolos de saúde e seguindo as recomendações do distanciamento social, os serviços de alimentação buscam permanecer e progredir sua atuação do mercado de trabalho. Visto todas as dificuldades encontradas mediante a situação da pandemia do coronavírus e suas repercussões na sociedade que geram instabilidade emocional, física e financeira, o que acarreta o desemprego, insegurança alimentar e transtornos alimentares. Com isso, contornando todas essas divergências e seguindo os parâmetros exigidos pelas normativas de saúde, os serviços de alimentação vêm se inovando e passando por constantes mudanças, para dar continuidade às vendas de forma eficaz e viável ao novo cenário.

      REFERÊNCIAS

      ARANHA, F. Q. et al. Mudanças no serviço de alimentação coletiva devido a pandemia de COVID-19. The Journal of the Food and Culture of the Americas, v. 2, n. 2, p. 252-267, 2020.

      DE SOUSA FERNANDES, S. A.; SILVA, R.; DO CARMO, V. T. Produção de alimentos e segurança alimentar no Brasil durante a pandemia. Mundo e Desenvolvimento: Revista do Instituto de Estudos Econômicos e Internacionais, v. 1, n. 5, p. 92-112, 2021.

      OLIVEIRA, T. C; ACHANCES, M. V; LANA, R. M. Segurança alimentar no contexto da pandemia por SARS-CoV-2. Cadernos de Saúde Pública, v. 36, n. 4, 2020.

      Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS). Folha informativa – COVID-19. Brasília: OPAS; 2020.

      PANDOLFI, I. A.; MOREIRA, L. Q.; TEIXEIRA, E. M. B. Segurança alimentar e serviços de alimentação-revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 6, n. 7, p. 42237-42246, 2020.

      PONTES, B. P. et al. Boas práticas de produção e a percepção do manipulador em relação ao COVID-19 em uma unidade de alimentação e nutrição militar no município de São Paulo. Advances in Nutritional Sciences, v. 1, n. 1, p. 1-13, 2020.

      SILVA, R.C.R et al. Implicações da pandemia COVID-19 para a segurança alimentar e nutricional no Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, v. 25, p. 3421-3430, 2020.

      Tag:Coronavírus, segurança alimentar, unidade de alimentação e nutrição

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      RELATÓRIO DE ESTÁGIO: AVALIAÇÃO DO RESTO-INGESTA DA ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DO MUNICÍPIO DE PICUÍ/PB
      18/08/2021

      Próximo post

      KOMBUCHAS: UMA BEBIDA MILENAR QUE VEM NOVAMENTE GANHANDO DESTAQUE NOS DIAS ATUAIS
      19/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$280.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Lembrete: somente até 31/12 você garante a submi Lembrete: somente até 31/12 você garante a submissão para o e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 4 por apenas R$ 70,00 😱

Mas atenção: todas as submissões poderão ser feitas até dia 03/03/2023!

Os trabalhos passarão por avaliação e serão publicados se aprovados pelo conselho editorial.

Aceitamos pesquisas científicas e revisões de literatura dentro da temática e a publicação será feita até 30/04/2023.

As áreas de submissão são:

Análises físico-químicas de alimentos ⚗️
Microbiologia de alimentos 🧫
Pesquisa e desenvolvimento em alimentos 💡
Química e bioquímica de alimentos🧪
Segurança de alimentos🌡️
Toxicologia dos alimentos☢️
Biotecnologia de alimentos🧬
Ciência sensorial e estudos de consumo📝

Saiba mais no nosso site:
https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies