Livro

LIOFILIZAÇÃO DE CAMU-CAMU: UMA ALTERNATIVA PARA O CONSUMO E MELHOR CONSERVAÇÃO

Resumo: A secagem de frutos por liofilização é um processo tecnológico importante na busca de soluções para viabilização de consumo, conservação e distribuição de alguns alimentos, especialmente alguns frutos amazônicos cujas propriedades medicinais, sabor e cor ficam preservados nesse processo em relação a outros tipos de secagem. O camu-camu é um produto promissor ao mercado e à agroindústria pelo grande potencial nutricional, no entanto, devido à elevada acidez desse fruto, ocorre rápida oxidação e tempo de viabilidade para consumo do fruto in natura limitado. Além disso, a aceitação da ingesta do fruto fresco também é restrita pelo sabor cítrico muito acentuado. O objetivo deste trabalho é discutir as principais vantagens da liofilização do camu-camu, com base na literatura, descrevendo também as principais etapas desse processo.

Autores: Samantha Xena Nunes Quadros; Edvan Alves Chagas; Carlos Alberto Nogueira de Almeida; Lycia Silva Ribeiro, Ana Beatriz Pires de Souza

DOI: 10.53934/9786599539626.13

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!