Livro

ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E POTENCIAL REDUTOR DE PESO DO SHAKE DE Psidium guajava L. (GOIABEIRA)

Resumo: A obesidade é um problema de saúde pública cuja prevalência tem aumentado no mundo. As etiologias mais comuns estão relacionadas aos hábitos de vida, que consequentemente, podem levar a desenvolvimento de doenças cardiovasculares. Com o aumento da incidência, fica claro que terapêuticas como alimentação saudável, medicamentos e atividade física não têm sido eficazes para todos os indivíduos, sendo necessárias novas estratégias terapêuticas para o tratamento da obesidade. Uma dessas estratégias é utilização de Psidium guajava L. (goiabeira) de diferentes formas. Dados da literatura mostram que P. guajava possui capacidade termogênica e de inibir enzimas digestivas (lipases e amilases). O objetivo desse trabalho foi verificar a atividade antioxidante e eficácia na redução de ganho de peso do shake obtido da P. guajava. Formulação de shake foi elaborada de acordo com BR102019001482-2. A atividade antioxidante foi realizada utilizando DPPH (2,2-difenil-1-picrilhidrazila). Na avaliação do efeito sobre ganho de peso corporal do shake, foram utilizados ratos Wistar com 16 semanas de idade sob dieta padrão. Os animais foram divididos em dois grupos tratados com shake e não tratados, sendo realizada a administração oral do shake por 4 semanas a partir da 12ª semana pós desmame. A atividade antioxidante, expressa em porcentagem de DPPH consumido, foi 20% no tempo 0 e 89% no tempo 30 minutos. Quanto à atividade biológica, os animais tratados com shake tiveram estagnação do ganho de peso corporal após o início do tratamento. Assim, sugere-se que o shake obtido de P. guajava pode ser uma alternativa terapêutica utilizada na redução e/ou manutenção de peso corporal.

Autores: Daiane Cristina de Assis Braga; Paula Magalhães Gomes; Rosana Gonçalves Rodrigues-das-Dôres; Leonardo Máximo Cardoso

DOI: 10.53934/9786599539626.12

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!