• Home
  • Eventos
  • Blog
  • Editora
  • Contato
  • Área de Submissões
    • Meu Perfil
    Agron Food Academy
    • Home
    • Eventos
    • Blog
    • Editora
    • Contato
    • Área de Submissões
    • Meu Perfil

      Capítulo de livro

      Organização – Agron Food Academy
      Agron Food Academy » JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy

      JOGOS LÚDICOS COMO FERRAMENTAS DE EDUCAÇÃO ALIMENTAR E NUTRICIONAL

      • Escrito por II ENOTND
      • Categorias Capítulo de livro
      • Data 05/08/2021
      • Comentários 0 comentário

      Maciel Pereira de Oliveira1; João Pedro Cesário Félix2; Alef Ribeiro dos Santos3; Fernando Luiz Nunes de Oliveira4; Geíza Alves Azeredo5

      1Técnico em Nutrição e Dietética do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros–CAVN; E-mail: [email protected], 2Estudante do Curso de Bacharelado em Agroindústria-CCHSA–UFPB; E-mail: [email protected], 3Estudante do Curso de Bacharelado em Agroindústria-CCHSA–UFPB; E-mail: [email protected],4Docente/pesquisador do Depto de Agricultura – CCHSA – UFPB. E-mail: [email protected], 5Docente/pesquisadora do Depto de Gestão e Tecnologia Agroindustrial – CCHSA – UFPB. E-mail: [email protected]

      Resumo: A transmissão de conhecimentos sobre alimentação e nutrição pode ser feita com ações de educação alimentar e nutricional, que visam informar aos indivíduos sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis, além de ampliar o conhecimento individual para, assim, possibilitar melhorias na qualidade de vida. Pensando em desenvolver nas escolas essas ações com crianças, buscou-se elaborar, durante o estágio remoto de nutrição em saúde coletiva. jogos educativos e lúdicos, para facilitar a transmissão de conhecimentos pelos professores, além de tornar mais atrativa a participação dos estudantes. A orientação do estágio ocorreu de forma remota, por meio de encontros síncronos, momentos em que se discutia os objetivos do jogo, a quem se destinava, os materiais que seriam necessários, a forma de jogar e o método de avaliação dos resultados. Foram elaborados 5 jogos, intitulados de ‘memorizando frutas’, ‘construindo a pirâmide alimentar’, ‘semáforo da alimentação’, ‘pesca nutritiva’ e o ‘Qual é a fruta?’. Mesmo diante das adversidades impostas pelo distanciamento social, foi possível desenvolver a atribuição que cabe ao profissional técnico em nutrição e dietética, de participar na elaboração de material educativo para orientação da comunidade escolar.

      Palavras–chave: nutrição; jogos educativos; escola

      INTRODUÇÃO

      Considerando o processo de transição alimentar que vem acontecendo no Brasil, com o aumento da obesidade em todas as faixas etárias e classes sociais, atribuído às mudanças que ocorreram nos padrões alimentares, percebe-se a necessidade de desenvolver ações no sentido de melhorar a forma como as crianças estão se alimentando (PIETRUSZYNSKI et al., 2010).

      Transmitir conhecimento sobre alimentação e nutrição pode ser feito com ações de educação alimentar e nutricional, que visam informar aos indivíduos sobre os alimentos saudáveis e não saudáveis e ampliar o conhecimento individual para, assim, possibilitar melhorias em sua qualidade de vida (SILVA et al., 2013).

      Parte dessas ações podem e devem ser realizadas na escola, onde professores e alunos podem estabelecer diálogos sobre práticas alimentares. Dada a importância desta discussão, foi instituído pela Lei Nº 13.666, de 16 de maio de 2018, o conteúdo de educação alimentar e nutricional nos currículos escolares (BRASIL, 2018).

      Buscando colaborar com esse propósito e tornar a ação mais atrativa, buscou-se elaborar jogos educativos e lúdicos como ferramentas de educação alimentar e nutricional, voltados para crianças de 6 a 12 anos.

      MATERIAL E MÉTODOS

      Considerando o período de pandemia provocado pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), o estágio curricular de Nutrição em Saúde Coletiva não pode ser realizado de forma presencial. Também não foi possível ter a orientação de uma supervisora que atuasse em alguma Unidade Básica de Saúde, pelo fato da extinção, mediante Nota Técnica nº 3/2020, dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF), local de trabalho de alguns nutricionistas da atenção básica.

      Desse modo, a orientação do estágio se deu por meio da orientadora e docente do Curso Técnico em Nutrição e Dietética, do Colégio Agrícola Vidal de Negreiros (CAVN – UFPB), que sugeriu o desenvolvimento de jogos educativos e lúdicos, no tema de alimentação e nutrição, voltados para crianças de 6 a 12 anos.

      A orientação ocorreu de forma remota, por meio de encontros síncronos, momentos em que se discutia os objetivos do jogo, a quem se destinava, os materiais que seriam necessários, a forma de jogar e o método de avaliação dos resultados.

      RELATO DE EXPERIÊNCIA

      Dentre os diversos jogos elaborados, como o ‘memorizando frutas’, ‘construindo a pirâmide alimentar’ e o ‘semáforo da alimentação’, será aqui descrito como se deu a elaboração de dois jogos educativos: a ‘pesca nutritiva’ e o ‘Qual é a fruta?’.

      Pesca nutritiva

      Público alvo: Crianças de 6 a 12 anos.

      Objetivo da atividade: promover uma discussão sobre os benefícios e malefícios de alguns alimentos e produtos alimentícios.

      Materiais e ferramentas necessários: Caixas de papelão, varas de bambu, linha de nylon, TNT, grampos, dois imãs, isopor, cola para isopor, estilete, tesoura, cola quente, pó de madeira e imagens de alimentos in natura e industrializados.

      Montagem da atividade: uma caixa de papelão grande de TV foi recortada e revestida com TNT, na qual foi colocado pó de serra para disposição das figuras de alimentos saudáveis e não saudáveis a serem pescadas. Essas figuras foram coladas em pedaços de isopor e na parte superior de cada isopor foram colocados dois clips, para facilitar a pescaria. Outras duas caixas foram revestidas com TNT, sendo uma vermelha e outra verde, enfeitadas com carinhas que expressavam as feições das crianças (na verde, criança saudável e feliz e na vermelha criança doente e triste) (Figura 1). As varas de pesca, foram construídas de bambu, linhas de nylon e o anzol era um ímã, de forma a não causar acidentes às crianças.

      Forma de jogar: A turma é convidada a formar duas filas, de forma que fiquem em frente à caixa da pescaria. É entregue uma vara de pesca a cada criança e a elas informado que podem pescar qualquer figura. Para dinamizar o jogo, sugere-se estipular o tempo de 1 minuto para a pescaria. Ao pescar a figura, a criança deve retirar a figura do anzol e colocar dentro da caixa vermelha ou verde, conforme o que ela acha que o consumo daquele alimento vá causar: se alegria ou tristeza. O mediador não deverá interferir na escolha das crianças. E assim, o jogo vai continuando com os próximos de cada fila.

      Avaliação: Após a participação de todas as crianças, o mediador da atividade deverá pegar as duas caixas (vermelha e verde), sentar-se no chão e pedir que as crianças também sentem, em formato de círculo, para iniciar o processo de discussão. O mediador deverá retirar da caixa uma figura por vez e perguntar aos alunos se eles concordam que alimento deixa a criança feliz (se retirada a figura da caixa verde) ou se doente ou triste (se retirada da caixa vermelha).

      Figura 1. Jogo da pesca nutritiva elaborado para crianças de 6 a 12 anos.

      Qual é a fruta?

      Público alvo: Crianças de 6 a 12 anos.

      Objetivo da atividade: Promover o conhecimento sobre frutas e o desenvolvimento do tato.

      Materiais e ferramentas necessários: Uma caixa de papelão, TNT, EVA, cola quente, tesoura e imagens de frutas.

      Montagem da atividade: Foi feita em uma caixa de papelão dois buracos em lados opostos, onde as crianças deverão introduzir suas mãos. A caixa foi revestida com TNT verde por dentro e por fora e suas aberturas laterais foram cobertas, parcialmente. Em seguida, foram cortados retângulos de papelão, revestidos com EVA preto e sobre ele figura de uma fruta, totalizando 10 cartões diferentes (Figura 2). Dentro da caixa serão colocadas as 10 frutas que aparecem nos cartões, em duplicata. Serão elas: morango, manga, goiaba, pera, abacate, graviola, caju, limão, laranja, banana, maçã e mamão.

      Figura 2. Jogo ‘Qual é a fruta’ elaborado para crianças de 6 a 12 anos.

      Forma de jogar: Nessa atividade poderão participar duas crianças por vez. Inicia-se o jogo pedindo que cada criança se posicione em frente de uma das aberturas da caixa. Em seguida, pede-se que cada criança pegue um cartão (que estará com a figura voltada para baixo), olhe a figura que nele consta e introduza as suas mãos na caixa, a fim de procurar, apenas com o tato, a fruta in natura que representa aquela figura.

      Avaliação: À medida que a criança vai encontrando a fruta que aparece no cartão escolhido, o mediador vai parabenizando e estimulando os demais para fazerem com calma e concentração. Se ocorrer o caso de alguma criança pegar uma fruta que não corresponda à figura, o mediador deverá levantar questionamentos se a criança já viu aquela fruta, se já consumiu e, em caso negativo ou positivo, oferecerá outra fruta igual para o consumo, previamente higienizada e reservada apenas para este fim.

      CONCLUSÕES

      Mesmo diante das adversidades impostas pelo distanciamento social, foi possível desenvolver uma atividade que faz parte das atribuições do profissional técnico em nutrição e dietética, que é a de participar na elaboração de material técnico e educativo para orientação da comunidade escolar.

      Espera-se que ferramentas como estas possam ser utilizadas em ações de educação alimentar e nutricional, a fim de despertar nas crianças, por meio de jogos lúdicos, a imaginação, o desenvolvimento dos sentidos, a capacidade cognitiva e a interação, tão importantes para o seu desenvolvimento.

      REFERÊNCIAS

      BRASIL. Lei 13.666, 16 de maio de 2018. Altera a Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de

      1996 (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional), para incluir o tema transversal da educação alimentar e nutricional no currículo escolar. Brasília: Ministério da Educação, 2018.

      PIETRUSZYNSKI, E. B. et al. Práticas pedagógicas envolvendo a alimentação no ambiente escolar: apresentação de uma proposta. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 13, n. 2, p. 223-229, maio/ago. 2010.

      SILVA. M. X. et al. Projeto piloto: considerações de alunos do ensino fundamental sobre método de educação alimentar. Em Extensão, v. 12, n. 2, p. 51-64, jul./dez. 2013.

      Tag:Escola, jogos educativos, nutrição

      • Share:
      author avatar
      II ENOTND

      Post anterior

      IMPORTÂNCIA DA ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL PARA CRIANÇAS E ADOLESCENTES, E A INFLUÊNCIA DA ESCOLA NA OBTENÇÃO DE BONS HÁBITOS ALIMENTARES: UMA REVISÃO
      05/08/2021

      Próximo post

      PRÁTICAS DE SAÚDE COLETIVA DESENVOLVIDAS NO NÚCLEO DE APOIO A SAÚDE DA FAMÍLIA DO MUNICÍPIO DE BORBOREMA – PB.
      05/08/2021

      Você também pode gostar

      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES FUNCIONAIS E VALOR NUTRITIVO DA Pereskia aculeata Mill E SUA INTERAÇÃO COM OUTRAS PANC: UMA REVISÃO DA LITERATURA
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PROPRIEDADES ANTIOXIDANTES DA GELEIA DE ACEROLA COM MELÃO DE SÃO CAETANO
      19 agosto, 2021
      Trabalhos publicados como capítulo de livro pela editora Agron Food Academy
      PRÁTICAS PARA UTILIZAÇÃO INTEGRAL DA BANANA EM FORMULAÇÕES DE PRODUTOS ALIMENTÍCIOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA
      19 agosto, 2021

      Deixe uma resposta Cancelar resposta

      Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

      Pesquisar

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos

      R$280.00

      Receba nosso conteúdo


      Sign up for Newsletter

      Be one step ahead with our latest deals, offers and discount for Education themes

      logo_agro_food copiar

      Contamos com instrutores com experiência e atuação no mercado, design didático EAD voltado à prática, materiais de estudo intuitivos e assessoria acadêmica presente.

      Nossos eventos buscam ligar a área acadêmica com o setor produtivo, buscando parceiros em diversas instituições de pesquisa e oferecendo palestras sempre atuais e cursos práticos.

      Contato

      • (16) 993355004
      • [email protected]

      Links Úteis

      • Cursos
      • Eventos
      • Área de Afiliados
      • Política de Privacidade
      • Termos de Uso
      • Contato
      • Minha Conta
      • Fórum

      agronfoodacademy

      Ajudamos empresas e estudantes a terem uma experiência cheia de amor e conhecimento em ciências dos alimentos

      agronfoodacademy
      ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aprovei ⚠️ Hoje (23/01), é o último dia para aproveitar o lote promocional do Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) 2023. Se você ainda não finalizou a sua inscrição, a hora é essa! ⚠️

O Clasa vai reunir centenas de profissionais da área de ciência e tecnologia de alimentos, pesquisadores, professores e estudantes de toda a América Latina. A programação do evento foi elaborada visando incentivar o pensamento sobre ações para a produção segura de alimentos considerando a qualidade e a sustentabilidade.

O período para adquirir a inscrição no VALOR PROMOCIONAL vai somente até às 23h59 de HOJE.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos. Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. Link na bio ou https://agronfoodacademy.com/clasa/

#Clasa #portalefood #Agronfoodacademy #alimentos #congresso
      A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nan A revisão realizada por pesquisadores da Guru Nanak Dev University, e publicada com o título “Phenolic composition, antioxidant potential and health benefits of citrus peel” no jornal Food Research International, traz um olhar para a casca de frutas cítricas como potencial fonte substancial de compostos naturais que melhoram a saúde.

Sendo as cultivadas em maior abundância no mundo, as frutas cítricas são conhecidas por suas propriedades antioxidantes que trazem benefícios para a saúde humana. Sua casca representa de 40 a 50% da massa total da fruta, e, geralmente, é considerada um desperdício. Porém, é fonte de compostos naturais, particularmente compostos fenólicos e carotenoides.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/beneficios-casca-de-citricos/
#benefíciosasaúde #cascadecítricos #agronfoodacademy
      🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para gara 🚨🚨🚨 INSCRIÇÕES ABERTAS! Corra para garantir o valor do lote promocional (LINK NA BIO).

📍 O Rio de Janeiro já está de braços abertos para receber o Congresso Latino-Americano de Segurança de Alimentos (Clasa) nos dias 08 e 09 de agosto de 2023, no Hotel Vila Galé, na Cidade do Rio, de forma 100% presencial.

@clasaalimentos 

São esperados centenas de profissionais, pesquisadores e estudantes de vários países da América Latina nesta primeira edição, que promete ser histórica!

➡️ Para quem é o Congresso

Todos os profissionais, estudantes e empresas nacionais e internacionais da área de Segurança de Alimentos podem participar do congresso.

➡️ Programação

Durante dois dias, os inscritos participarão de ricas palestras nacionais e internacionais e poderão fazer networking com profissionais de diferentes países, uma oportunidade única! Haverá espaço para expositores e submissão de trabalhos.

Faça parte disso! Garanta sua vaga e programe-se. (Link na bio)

#clasaalimentos #riodejaneiro #congressodealimentos #agronfoodacademy #alimentos
      A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento A FAPESP e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), no âmbito do acordo de cooperação científica entre as instituições, lançam uma chamada de propostas de apoio à fixação de jovens doutores.

A chamada está inscrita no Programa do CNPq de Apoio à Fixação de Jovens Doutores no Brasil. Especificamente, o edital organizado com a FAPESP tem o propósito de contribuir para a retenção de jovens doutores em Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) e empresas, em áreas consideradas de vanguarda científico-tecnológica e/ou em temas estratégicos para o estado de São Paulo.

https://agronfoodacademy.com/agencias-lancam-chamada-para-fixacao-de-doutores-no-brasil/
      A pesquisa foi realizada por cientistas do Institu A pesquisa foi realizada por cientistas do Institute of Food Science Research, e publicada com o título: “Anti-inflammatory effect of two pomegranate seed oils obtained by green technologies in Caco-2 cells using the bioaccessible fraction from in vitro gastrointestinal digestion” no jornal Food Research International

Com beneficios comprovados, os ácidos α-linoléicos conjugados (CLAs) apresentam efeitos anticancerígenos, antiobesidade, antidiabéticos e anti-hipertensivos. No entanto, estão apenas presentes em gorduras animais e produtos lácteos. Devido a essa limitada fonte de recurso, recaí sobre a indústria alimentícia a fabricação, de forma sintética, de diferentes tipos de CLAs.

Saiba mais no link: https://agronfoodacademy.com/efeito-anti-inflamatorio-roma/
##alimentacaosaudável #romã #agronfoodacademy
      A fabricação de filmes com características come A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

https://agronfoodacademy.com/embalagens-de-soro-de-leite/

#sorodeleite #Agronfoodacademy #filmescomestiveis
      Lembrete: somente até 31/12 você garante a submi Lembrete: somente até 31/12 você garante a submissão para o e-book “Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços”, volume 4 por apenas R$ 70,00 😱

Mas atenção: todas as submissões poderão ser feitas até dia 03/03/2023!

Os trabalhos passarão por avaliação e serão publicados se aprovados pelo conselho editorial.

Aceitamos pesquisas científicas e revisões de literatura dentro da temática e a publicação será feita até 30/04/2023.

As áreas de submissão são:

Análises físico-químicas de alimentos ⚗️
Microbiologia de alimentos 🧫
Pesquisa e desenvolvimento em alimentos 💡
Química e bioquímica de alimentos🧪
Segurança de alimentos🌡️
Toxicologia dos alimentos☢️
Biotecnologia de alimentos🧬
Ciência sensorial e estudos de consumo📝

Saiba mais no nosso site:
https://agronfoodacademy.com/produto/cta-vol4/
      Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: proprie Confira nosso artigo sobre "Sálvia-comum: propriedades e benefícios" no blog do nosso site: agronfoodacademy.com

#agronfoodacademy
      Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das Irene Rodrigues Freitas (@irenerfreitas), Uma das autoras do livro digital ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES, tem um super convite! 

Dia 19/12/2022 às 17:00 todas as autoras estarão reunidas para o lançamento do livro e as mesmas gostariam de contar com sua presença!

A transmissão acontecerá no youtube da Editora Agron Food Academy pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=cj3TFSp_AVs

Esperamos vocês!
      Siga-nos

      Feito com amor por Agencia TDW - Todos os direitos reservados © - Agron Food Academy

      Esse site usa cookies