Inteligência Artificial pode ajudar a deixar as frutas mais saborosas
A Inteligência Artificial pode ajudar a otimizar cultivares para atender às preferências do consumidor
De acordo com o trabalho “Metabolomic selection for enhanced fruit flavor” publicado recentemente, quais sabores e compostos químicos tornam uma determinada variedade de frutas mais atraente para os consumidores podem ser identificados e previstos usando inteligência artificial.
O sabor, definido pelos cientistas como a interação entre aroma e sabor, é quimicamente complexo. Os açúcares, ácidos e compostos amargos nos alimentos interagem com os receptores gustativos em nossas línguas para invocar o sabor, enquanto os compostos voláteis que interagem com os receptores olfativos em nossos narizes são responsáveis pelo aroma.
A criação de sabor é uma tarefa difícil por muitas razões diferentes. Por um lado, os programas de melhoramento de plantas de frutas e hortaliças precisam melhorar várias características diferentes que atraem produtores e consumidores. Criar a combinação genética ideal que cubra todas essas características é difícil, então os programas de melhoramento geralmente se concentram em melhorar a resistência a doenças e aumentar o rendimento, sem priorizar o sabor. Os cientistas que trabalham com melhoramento de plantas também devem avaliar centenas a milhares de variedades potenciais. Testar uma única amostra de forma objetiva requer painéis de consumidores de até 100 pessoas, o que pode ser caro e impraticável de organizar.
Para agilizar esse processo, cientistas da Universidade da Flórida, EUA, desenvolveram um algoritmo para prever como os consumidores classificarão o sabor em tomates e mirtilos. Eles criaram um banco de dados contendo todos os compostos conhecidos associados ao sabor em todas as variedades dessas frutas. Em seguida, compararam esse banco de dados com as classificações do painel de consumidores existentes sobre doçura, acidez, umami, sabor geral e preferência de diferentes variedades. Ao modelar como as classificações do consumidor variavam com a composição química de diferentes variedades dessas frutas, isso permitiu determinar quais compostos mais influenciam a percepção do sabor.
Os cientistas descobriram que os compostos orgânicos voláteis responsáveis pelo aroma são uma grande parte do motivo pelo qual as pessoas gostam de uma determinada variedade. Eles também conseguiram identificar vários compostos químicos que mais contribuem para essa percepção de sabor e doçura em tomates e mirtilos.
O sabor desempenha um papel importante nas variedades de frutas que as pessoas escolhem para comer. Os pesquisadores acreditam que os modelos podem ajudar os programas de melhoramento de plantas a desenvolver variedades de frutas mais saborosas, tornando mais fácil determinar o que objetivamente torna uma variedade mais saborosa do que outra sem a necessidade de reunir grandes painéis de consumidores.
Confira o vídeo sobre a pesquisa:
Confira mais notícias como essa no nosso Blog.
Referências:
- The Conversation. What makes a fruit flavorful? Artificial intelligence can help optimize cultivars to match consumer preferences [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Mar 24]. Disponível em: https://theconversation.com/what-makes-a-fruit-flavorful-artificial-intelligence-can-help-optimize-cultivars-to-match-consumer-preferences-176491
- UF/IFAS. UF/IFAS researchers creating an ‘Artificial Intelligence Connoisseur’. [Internet]. 2022 [acesso em 2022 Mar 24]. Disponível em: https://blogs.ifas.ufl.edu/news/2022/02/07/uf-ifas-researchers-creating-an-artificial-intelligence-connoisseur/
- Colantonio V, Ferrão LF, Tieman DM, Bliznyuk N, Sims C, Klee HJ, Munoz P, Resende Jr MF. Metabolomic selection for enhanced fruit flavor. Proceedings of the National Academy of Sciences. 2022 Feb 15;119(7):e2115865119.