Back

Embalagem que indica frescor de produtos cárneos é desenvolvida

A Embalagem é feita de carboximetilcelulose como matriz, antocianinas como indicador e óxido de grafeno como intensificador. O interessante desta embalagem, é que além de indicar a qualidade da carne, a mesma é totalmente biodegradável!

O sistema de embalagem inteligente, atraiu interesse por causa de sua detecção visual rápida e simples sobre a qualidade dos alimentos durante o armazenamento e transporte. Na prática, substâncias alcalinas voláteis seriam liberadas de produtos proteicos ou gordurosos durante a decomposição, como dimetilamina, trimetilamina e amônia, resultando em condição alcalina, bem como nas mudanças de pH. Os filmes colorimétricos, que contam com o princípio de funcionamento das mudanças de cor induzidas pelo pH, são os escolhidos desejáveis ​​para avaliar com precisão o frescor dos alimentos.

Pesquisadores da Universidade politécnica de Dalian – China, desenvolveram uma embalagem biopolimérica de carboximetilcelulose, com propriedades de indicar a qualidade de produtos cárneos. O trabalho intitulado: “Biodegradable intelligent film for food preservation and real-time visual detection of food freshness” foi publicado na revista Food Hydrocolloids.

Objetivou-se no trabalho criar filmes compósitos de carboximetilcelulose, antocianinas e óxido de grafeno, com elevada barreira a vapores de água e resistência à tração. Além de indicar a qualidade de produtos cárneos embalados.

Os filmes foram preparados pelo método comum de moldagem . Os filmes colorimétricos foram preparados derramando 70 mL de líquido filmogênico em placa de Petri de vidro com diâmetro de 15 cm e secos a 50 oC por 16 horas e foram armazenados em temperatura ambiente com 30% de umidade relativa (UR) antes de mais testes. 

Os filmes inteligentes exibiram maior resistência à água, barreira de gás e resistência à tração. Além disso, o filme apresentou excelente biodegradabilidade em ambiente natural. Quando aplicado na detecção em tempo real do frescor da carne suína, o filme sensível ao pH, exibiu uma resposta de cor visualmente discernível. Os resultados indicaram que o filme elaborado pode efetivamente alertar os consumidores contra a ocorrência de deterioração de alimentos.

Gostou? Veja essa e mais notícias no nosso Blog! 

Referência: Zhao, Y., Du, J., Zhou, H., Zhou, S., Lv, Y., Cheng, Y., … & Wang, H. (2022). Biodegradable intelligent film for food preservation and real-time visual detection of food freshness. Food Hydrocolloids, 107665. https://doi.org/10.1016/j.foodhyd.2022.107665

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply