Pesquisadores adicionam farinha de semente de abóbora em mortadelas como fonte de fibra
Pesquisadores da Universidade de Nevşehir Hacı Bektaş Veli, Nevşehir, Turquia, desenvolveram uma pesquisa, onde adicionaram na formulação da salsicha farinha de semente de abóbora a fim de aumentar o teor de fibra dietética, aumentando as qualidades nutricionais do produto.
A pesquisa foi publicada no Jornal de processamento e preservação de alimentos, tendo como título original: “Seed Pumpkin Flour as a Dietary Fiber Source in Bologna-Type Sausages“.
A farinha de semente de abóbora foi obtida da espécie Cucurbita pepo sendo utilizada como fonte de fibra alimentar na produção de linguiça tipo mortadela nos níveis de 1,5%, 2,2% e 3%.
Os resultados foram animadores, a adição da farinha não adicionou nenhum efeito negativo nas propriedades sensoriais, se transformando como possível fonte de fibra alimentar em produtos cárneos.
Gostou da pesquisa? saiba tudo no link das referências!
Referência: Mumyapan, Mübeccel, Nesimi Aktaş, and Kamil Emre Gerçekaslan. “Seed Pumpkin Flour as a Dietary Fiber Source in Bologna‐Type Sausages.” Journal of Food Processing and Preservation: e16586. https://doi.org/10.1111/jfpp.16586