Back

É possível obter embalagens a partir de soro de leite?

O trabalho em questão foi escrito por Marieli Rosseto et al. 2022 e publicado no Journal of the Science of Food and Agriculture com o título original: Whey-based polymericfilms for foodpackaging applications: a review of recenttrends.

O objetivo da revisão foi realizar uma análise bibliométrica e revisão de literatura sobre a produção de filmes à base de soro de leite para aplicação em embalagens de alimentos. Os filmes à base de soro de leite apresentam características diferenciadas quando comparados a outros biopolímeros, como capacidade antimicrobiana e imunomoduladora.

Os autores destacam que a indústria alimentícia está sempre em busca de novas estratégias para prolongar a vida útil dos alimentos. Estes desempenham um papel essencial na qualidade, segurança, transporte, armazenamento e exposição de uma grande variedade de alimentos frescos e processados ​​e contribuem para a sustentabilidade ambiental. Os filmes à base de soro de leite apresentam características diferenciadas quando comparados a outros biopolímeros, como capacidade antimicrobiana e imunomoduladora.

O soro é obtido enzimaticamente pela adição de enzimas proteolíticas ou pela coagulação do leite pela ação do ácido lático, resultando em soro doce e soro ácido. Ele possui de 4 a 6 g de proteína por litro, o que lhe confere um certo grau de estabilidade estrutural e, devido às suas propriedades funcionais, como gelatinização, emulsificação, solubilidade, formação de espuma e viscosidade, tem sido utilizado em diversas aplicações alimentícias.

Como o soro de leite pode virar uma embalagem?

Os autores trazem diferentes métodos de obtenção pois o processo de obtenção de películas à base de soro de leite varia em função da sua aplicação (embalagem alimentar ou película comestível). Dependendo do método escolhido deve-se ter um pré-tratamento sobre o soro antes de se obter a embalagem.

As embalagens podem ser obtidas por:

Extrusão: A matéria-prima funde sob o fornecimento de calor e entrada de energia causada pelo atrito entre os parafusos, tornando-se moldável e, em seguida, é prensada através da matriz extrusora na forma desejada;
Moldagem por injeção: O polímero é fundido no cilindro da máquina e, em estado líquido, é injetado no molde por um pistão. Em contato com as paredes do molde, o material solidifica e adquire a forma pré-determinada;
Fundição: Geralmente usado em pequena escala em nível de laboratório. O filme é espalhado manualmente sobre uma placa de Teflon ou placa de Petri, seguido de secagem;
Moldagem por compressão: O composto de moldagem é colocado na cavidade aberta do molde, então o molde é fechado. Calor e pressão são aplicados até que o material adquira a forma desejada;

    Conclusão do estudo

    Os autores deixam descrito que a avaliação do soro de leite, assim como o investimento em pesquisa e tecnologia, são avanços fundamentais para a expansão das atividades da indústria de laticínios em todo o mundo. 

    A fabricação de filmes com características comestíveis é de grande interesse para as indústrias de alimentos e embalagens hoje, devido às demandas ambientais emergentes quanto ao uso de plásticos e à necessidade de materiais biodegradáveis ​​alternativos que possam fornecer funções de armazenamento e manutenção para uma vida útil semelhante às formas de embalagem sintéticas convencionais. 

    Sob essas perspectivas, os pesquisadores acreditam que um maior foco nas pesquisas para a obtenção de filmes à base de soro de leite com propriedades melhoradas, principalmente o soro de leite comum, considerando sua alta disponibilidade e baixo valor agregado, pode favorecer avanços significativos na utilização dessas embalagens, contribuindo diretamente para o desenvolvimento científico. desenvolvimento e preservação tecnológica e ambiental.

    Gostou da pesquisa? Você consegue ter acesso a revisão na íntegra no link da referência!

    Referência: Rosseto, M., Rigueto, C. V. T., Alessandretti, I., de Oliveira, R., Raber Wohlmuth, D. A., Loss, R. A., … & Richards, N. S. P. D. S. (2022). Whey‐based polymeric films for food packaging applications: a review of recent trends. Journal of the Science of Food and Agriculture. https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1002/jsfa.12310

    Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

    Leave A Reply

    //
    //
    Jaelyson Max
    Atendimento Agron

    Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

    Atendimento 100% humanizado!