Back
Embalagem ativa, frango, deterioração

Embalagem que indica qualidade do frango é desenvolvida

Um novo sensor de adesivo foi fabricado com base em vermelho de metila e testes foram conduzidos para detectar o frescor de cortes de frango

A crescente demanda dos consumidores por frescor e segurança dos produtos alimentícios está aumentando continuamente. Para atender a essas necessidades, foram desenvolvidas novas tecnologias de embalagem que possuem funções inteligentes e métodos de identificação na embalagem, como a embalagem inteligente. 

Pensando em desenvolver uma nova embalagem inteligente, pesquisadores da Faculdade de Farmácia, Universidade de Jember – Indonésia, publicaram um trabalho de pesquisa na revista Packaging Technology and Science com o título “A Novel On-Package Sticker Sensor Based on Methyl Red for Real-Time Monitoring of Broiler Chicken Cut Freshness” (Um novo sensor de adesivo na embalagem baseado em vermelho de metila para monitoramento em tempo real do frescor do corte de frango).

O objetivo do estudo foi usar vermelho de metila e membrana de celulose para construir um sensor de adesivo na embalagem de baixo custo para determinar o frescor de cortes de frango embalados. 

Os resultados dos testes mostraram que o sensor pode ser usado para avaliar o frescor dos cortes de frango, devido à mudança de cor do vermelho de metila/membrana de celulose.

imagem
Aplicação de vermelho de metila / membrana de celulose como sensor adesivo visual para o frescor da carne de frango (à esquerda: às 2 he à direita: após 10 h à temperatura ambiente).

O sensor de etiqueta pode ser usado como uma ferramenta eficaz para o monitoramento em tempo real da qualidade microbiana da carne fresca embalada.

Gostou? Entre no link da referência e veja o estudo completo!

No nosso blog, tem muitas outras postagens como essa! Clique aqui

Referência:

A Novel On-Package Sticker Sensor Based on Methyl Red for Real-Time Monitoring of Broiler Chicken Cut Freshness; Bambang Kuswandi, Jayus et al. Packaging Technology and Science, 27, 1, 1 2014. https://doi.org/10.1002/pts.2016

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply