Embalagem comestível para o público vegano é fruto de pesquisa
Pesquisadores criaram um Filme de dupla camada comestível à base de resíduos da produção de soja para produtos alimentícios perecíveis. Além disso a mesma pode ser consumida por veganos.
Diante de um cenário onde as dietas que reduzem o consumo de carne começaram a crescer em popularidade. Muitos consumidores estão se esforçando para mudar para uma dieta mais equilibrada e verde, assim, o vegetarianismo e o veganismo estão se tornando cada vez mais populares. Dependendo do tipo de dieta, a categorização e a percepção de produtos à base de plantas pelo consumidor podem variar. Consumidores vegetarianos e veganos concentram mais sua atenção na naturalidade dos alimentos, sua qualidade e benefícios para a saúde.
Um público exigente, que precisa de novas técnologias! Pensando em inovar, pesquisadores da Universidade de Agricultura – Polônia decidiram criar um experimento para investigar a possibilidade de usar os filmes antioxidantes de camada única e dupla desenvolvidos como um material de embalagem para produtos de proteína vegetariana e vegana. Além disso, tendo em vista as tendências atuais de consumo, um outro objetivo do estudo foi avaliar o grau de biodegradação e potencial de toxicidade em relação aos filmes desenvolvidos.
A metodologia do trabalho foi avaliar a aplicação do filme em tofu verificando se haveria alterações nos parâmetros físico-químicos (perda de peso, textura e cor do peso seco), qualidade microbiológica (contagem microbiana total, leveduras e bolores, bactérias psicotrópicas) e oxidação lipídica (valores de peroxidase e ácido, TBARS, perfil de ácidos graxos) .
Como resultado os autores virificaram que os filmes sofrem biodegradação quase completa em 10 dias e não apresentam toxicidade para as sementes de agrião durante seu crescimento. Os filmes não são eficazes na inibição do crescimento de microrganismos em amostras de tofu. Além disso, eles não são eficientes em inibir a oxidação dos lipídios do tofu. Em comparação com o controle, as amostras de tofu cobertas com os filmes de biopolímero apresentaram teor de umidade significativamente menor e maior perda de peso, bem como dureza durante todo o período de armazenamento.
Apesar da ideia inovadora, os resultados encontrados não foram satisfatórios!
Gostou da pesquisa e quer vê-la por completo? Entre no link das referências.
Essa e outras notícias você pode encontrar no blog da Agron Food Academy, vamos ajudar a divulgar a ciência!
Referência: Tkaczewska, Joanna, et ai. “Película de dupla camada comestível antioxidante à base de resíduos da produção de soja como embalagem ativa vegana para produtos alimentícios perecíveis.” Química de Alimentos 400 (2023): 134009. https://doi.org/10.1016/j.foodchem.2022.134009
Tag:biodegradável, embalagem, vegana