Back
corante azul

Corante azul ciano natural é descoberto por cientistas

Corante azul ciano natural: uma antocianina única de origem alimentar pode substituir o azul brilhante sintético

Pesquisadores de diferentes instituições de ensino, publicaram um trabalho intitulado: Discovery of a natural cyan blue: A unique food-sourced anthocyanin could replace synthetic brilliant blue (Traduzido para o português: Descoberta de um azul ciano natural: uma antocianina única de origem alimentar pode substituir o azul brilhante sintético), na revista Science Advances.

A pesquisa traz como solução a descoberta de um corante azul ciano natural com potencial de substituir o corante sintético.

Os autores apontaram que a cor dos alimentos é crítica para as indústrias de alimentos e bebidas, pois influencia muitas propriedades além de visuais atraentes, incluindo sabor, segurança e valor nutricional. O azul é uma das cores mais raras na paleta de alimentos da natureza – especialmente o azul ciano – dando às indústrias poucas fontes de corantes alimentares azuis naturais.

Segundo os mesmos, encontrar um corante azul ciano natural equivalente ao FD&C Blue No. 1 continua sendo um desafio para toda a indústria e o assunto de vários programas de pesquisa em todo o mundo. 

Em síntese, a descoberta foi possível combinando técnicas modernas de química analítica, ciência alimentar, bioquímica, biologia sintética, ciência da cor e química computacional. Com isso, os pesquisadores encontraram, caracterizaram e definiram um caminho para a produção de um corante azul ciano de origem natural cujas propriedades de cor são quase idênticas às aqueles do FCF azul brilhante padrão da indústria (FD&C Blue No. 1), a partir de uma transformação enzimática de antocianinas de repolho roxo na antocianina desejada.

O corante também é capaz de produzir cores verdes superiores em comparação com muitos corantes azuis naturais existentes. Esta descoberta, que exigiu uma colaboração global, fornecendo uma solução para uma necessidade de longa data de corante alimentar, principalmente buscando sanar às crescentes demandas dos consumidores pela utilização de ingredientes mais naturais nos alimentos, mantendo uma paleta de cores vibrantes.

Esta pesquisa pode ser acessada aqui

Leia mais:

Referência:

  1. Denish PR, Fenger J-A, Powers R, Sigurdson GT, Grisanti L, Guggenheim KG, et al. Discovery of a natural cyan blue: A unique food-sourced anthocyanin could replace synthetic brilliant blue. Sci Adv [Internet]. 2021 Apr 1 [cited 2021 Jul 9];7(15):eabe7871. Available from: https://advances.sciencemag.org/content/7/15/eabe7871

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!