Back

Conheça o jaracatiá: uma fruta brasileira

Conheça o jaracatiá: uma fruta nativa brasileira que corre alto risco de extinção

Jaracatiá, também conhecida popularmente como mamão-bravo, mamão pimenta ou tâmara brasileira, é uma fruta nativa da Mata Atlântica, porém muito pouco conhecida. Além disso, devido ao desmatamento, a fruta corre alto risco de extinção, restando poucos exemplares do jaracatiá nativo nos remanescentes de Mata Atlântica (1).

A fruta tem formato ovalado e cor amarela alaranjada, bastante semelhante a uma papaia. Porém, o jacaratiá contém um látex (leite) característico muito forte, que pode queimar a língua e lábios e, por isso, não é recomendado comer a fruta in natura. Assim, a fruta é mais consumida depois de processada (1,2).

O fruto de jaracatiá. Fonte: (4)

O alimento sempre foi muito importante na dieta de indígenas. É dito que seu nome é derivado do tupi e significa “o indivíduo de fruto cheiroso”, devido ao seu cheiro característico. E seu sabor também é bastante famoso, levemente azedo (3).

Segundo estudo da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ), a fruta é rica em vitamina C, com aproximadamente 34 mg a cada 100 g de fruta (3). Além disso, o jaracatiá é rico em fibras e em clorofila, que podem trazer diversos benefícios à saúde.

O jaracatiá era muito abundante na Serra do Itaquerí, que fica no interior do estado de São Paulo. Hoje em dia, o doce de jaracatiá é muito famoso na cidade de São Pedro – SP, localizada no vale do Itaquerí. Foi necessário esforço da população local para que a tradição culinária da região ressurgisse. Hoje a fruta é considerada símbolo do local (1,3).

A Speranza Modesto Artesanatos Ltda., proprietária da Marca Jaracatiá, localizada em São Pedro, desenvolve várias pesquisas sobre as diversas potencialidades de uso integral do Jaracatiá. Eles produzem diversos produtos à base da fruta, como a famosa compota, além de geleia, licor, sorvete e cerveja. Além disso, eles contam com um museu que conta a história da fruta (1).

O famoso doce de jaracatiá. Fonte: (5)

Referências:

  1. O que é Jaracatiá [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 14]. Disponível em: https://jaracatia.com/o-jaracatia/
  2. O que é que há nesse tal de jaracatiá? [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 14]. Disponível em: https://www.blogs.unicamp.br/descascandoaciencia/2020/01/29/o-que-jaracatia/
  3. Jaracatiá: descubra os segredos dessa fruta também chamada de mamão bravo [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 14]. Disponível em: https://saberhortifruti.com.br/jaracatia/
  4. JJaracatiá: Fruta famosa para compotas [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 14]. Disponível em: https://revistacampoenegocios.com.br/jaracatia-fruta-famosa-para-compotas/
  5. ESALQ pesquisa o jaracatiá [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jul 14]. Disponível em: http://colunadosardinhaecologia.blogspot.com/2011/03/esalq-pesquisa-o-jaracatia.html

Graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Durante a graduação, trabalhou com expressão, purificação e caracterização biofísica de proteínas, e na área de terapia fotodinâmica aplicada à inativação de microrganismos. Atualmente, é mestranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos –UFSCar, trabalhando no desenvolvimento de filmes e fitas de frutas comestíveis como veículos para probióticos.

Leave A Reply