Back

Camu-camu: a fruta brasileira rica em vitamina C

A Amazônia possui grande diversidade de frutas nativas e muitas são desconhecidas, consumidas apenas por animais silvestres. Uma dessas frutas pouco conhecidas é o camu-camu (ou caçari): a fruta brasileira que contém mais vitamina C, superando a acerola em 20 vezes e o limão em 100 vezes (1).

Características

O camu-camu (Myrciaria dubia (HBK) McVaugh) é uma espécie silvestre pertencente à família Myrtaceae, mesma família que a jabuticaba. É uma fruta pequena, com diâmetro de 1 a 3,2 cm, de coloração vermelha arroxeada e cerca de 10 gramas (1,2). Cresce nas margens dos rios, principalmente nas épocas de cheias, na região Amazônica, cobrindo partes da Colômbia, Venezuela, Peru e Brasil. O camu-camuzeiro frutifica entre novembro e março e pode atingir de 3 a 6 metros de altura (1,2).

Muitas pesquisas de melhoramento de sementes são feitas por instituições de pesquisa como a Embrapa Amazônia Oriental e o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA) e estão possibilitando a adaptação da árvore em áreas não inundadas (2).

A fruta do camu-camu é considerada a fonte natural mais rica em vitamina C do Brasil, além de ser uma importante fonte de antioxidantes, β-caroteno, compostos fenólicos, minerais como potássio, ferro, cálcio e fósforo, e vários tipos de aminoácidos como serina, valina e leucina (3).

A fruta é azeda e adstringente e é mais consumida processada na forma de sorvetes, geleias e licores, compotas, entre outros (1). Apesar do alto valor nutritivo, é pouco conhecido no Brasil, mas já é amplamente utilizada em outros países (1). O Japão e a União Européia são os principais mercados de exportação de produtos de camu-camu, como polpa, extrato e suco (3). Além disso, a fruta também é muito utilizada na indústria farmacêutica, principalmente devido ao seu alto teor de vitamina C e agentes antioxidantes (2).

Benefícios à saúde

O camu-camu é considerado uma superfruta, isto é, possui alto valor nutricional devido a sua riqueza em nutrientes, propriedades antioxidantes comprovados e benefícios para a saúde (4).

A fruta é rica em vitamina C, que atua na prevenção de infecções gerais, no combate aos radicais livres causadores de envelhecimento e como auxiliar no fortalecimento do sistema imunológico (5).

Não apenas a vitamina C, mas a alta concentração de polifenóis encontradas no fruto também é responsável ​​por suas propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Ácido fenólico, flavonóides e taninos presentes na fruta são eficazes para inibir a atividade das enzimas α-amilase e α-glucosidase, que são responsáveis ​​pela digestão dos carboidratos. Portanto, é eficaz no controle do diabetes tipo II e complicações cardiovasculares associadas (6).

Diversos estudos podem ser encontrados na literatura para pesquisar os benefícios do camu-camu. Por exemplo, um estudo do INPA evelou o efeito do fruto do camu-camu na redução de gorduras e açúcar no sangue de adultos saudáveis (7). No trabalho de Anhê e colaboradores (8), foram feitos estudos em ratos que indicaram que o camu-camu pode ter um papel no combate à obesidade: os camundongos que foram alimentados com a fruta amazônica ganharam 50% menos peso do que os ratos que não a consumiram (7,8).

Referências

1. Embrapa. Camu-camu: potencial da fruta e oportunidades – YouTube [Internet]. 2021 [Acesso 2021 Jun 2]. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=qLEKylbcJu8

2. Cunha-Santos EC, Viganó J, Neves DA, Martínez J, Godoy HT. Vitamin C in camu-camu [Myrciaria dubia (HBK) McVaugh]: evaluation of extraction and analytical methods. Food research international. 2019 Jan 1;115:160-6.

3. Akter MS, Oh S, Eun JB, Ahmed M. Nutritional compositions and health promoting phytochemicals of camu-camu (Myrciaria dubia) fruit: A review. Food Research International. 2011 Aug 1;44(7):1728-32.

4. Aditivos & Ingredientes. As Superfrutas [Internet]. 2021 [aesso em 2021 Jun 2]. Disponível em: http://insumos.com.br/aditivos_e_ingredientes/materias/84.pdf

5. Revista Pesquisa Fapesp. Saudável camu-camu [Internet]. 2004 [acesso em 2021 Jun 2]. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/saudavel-camu-camu/

6. HealthSoul. Benefícios do Camu camu ou Myrciaria Dubia – Healthsoul [Internet]. 2021 [acesso em 2021 Jun 2]. Disponível em: https://healthsoul.com/blog/camu-camu-or-myrciaria-dubia-benefits/

7. Uol. Fruta da Amazônia chamada camu-camu reduz obesidade em ratos [Internet]. 2018 [acesso em 2021 Jun 2]. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2018/08/31/fruta-da-amazonia-chamada-camu-camu-reduz-obesidade-em-ratos.htm

8. Anhê FF, Nachbar RT, Varin T V., Trottier J, Dudonné S, Le Barz M, et al. Treatment with camu camu (Myrciaria dubia) prevents obesity by altering the gut microbiota and increasing energy expenditure in diet-induced obese mice. Gut [Internet]. 2019 Mar 1 [acesso em 2021 Jun 2];68(3):453–64. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1136/gutjnl-2017-315565

Graduada em Ciências Físicas e Biomoleculares pela Universidade de São Paulo – USP (2017). Durante a graduação, trabalhou com expressão, purificação e caracterização biofísica de proteínas, e na área de terapia fotodinâmica aplicada à inativação de microrganismos. Atualmente, é mestranda em Biotecnologia pela Universidade Federal de São Carlos –UFSCar, trabalhando no desenvolvimento de filmes e fitas de frutas comestíveis como veículos para probióticos.

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!