Back
Livro

ANÁLISE LOCACIONAL DE INDÚSTRIA DE UVA PASSA EM EMBALAGENS INDIVIDUAIS

Resumo: O Brasil é um dos países de destaque na produção de frutas, dentre elas a uva. Mesmo com este potencial, ainda é importador de uva passa e explora pouco o processo de secagem da uva para agregar valor e reduzir os prejuízos pelo desperdício do manejo da fruta in natura. Para analisar a oportunidade de implantação de uma indústria de uva passa em embalagens individuais para atender ao público da região metropolitana de Belo Horizonte (MG) e de Diamantina (MG) foi realizado estudo locacional da unidade processadora. Foram estudados critérios clássicos e contemporâneos de análise locacional para as cidades: Diamantina (MG), Bento Gonçalves (RS) e Petrolina (PE). De acordo com o levantamento, Petrolina foi a cidade com maior adequação à implantação da unidade, seguida de Bento Gonçalves e Diamantina. Os fatores determinantes na pontuação foram: incentivo fiscal, proximidade física da produção de uvas, média salarial e custo de serviços básicos. Nesse contexto, pode-se destacar que o estudo locacional de uma agroindústria é multifatorial e decisivo no sucesso do empreendimento.

Autores: Bárbara Keiko Querino Kuboyama; Bruna Lorena Figueiredo; Marcelino Serretti Leonel; João Vinícios Wirbitzki da Silveira; Tatiana Nunes Amaral.

DOI: 10.53934/9786599539626.9

Capítulo do livro: Ciência e tecnologia dos alimentos: Pesquisas e avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!