AVALIAÇÃO QUÍMICA DE BATATAS FRITAS INDUSTRIALIZADAS COMERCIALIZADAS EM SOBRAL-CE

Resumo: A batata (Solanum tuberosum L.), um alimento amplamente consumido no mundo, possui significativo conteúdo nutricional e fonte energética. A globalização proporcionou o aumento do consumo de alimentos “expressos”, por serem práticos na realização das refeições, tendo as batatas como forte escolha para este consumo. Portanto, o presente estudo teve como objetivo avaliar os parâmetros físico-químicos em batatas fritas comercializadas em Sobral – CE. É um estudo de natureza experimental e explicativa, que usa uma abordagem quantitativa, no qual são analisados os seguintes parâmetros químicos: teor de lipídios, cinzas, cloreto de sódio e sódio. Os valores de lipídios para as três marcas, cujo experimento foi realizado, não houve diferença significativa entre as amostras (entre 34,70% a 37,98%). Para cinzas a amostra A variou estatisticamente com a amostra B e a amostra B variou estatisticamente com as amostras A e C. Já a amostra C variou estatisticamente com a amostra B. Todavia, na análise de sódio os resultados, nas três marcas, apresentaram valores fora da especificação declarada no rótulo, tendo variações para NaCl entre 1,47% a 2,46%, com diferença estatística entre a amostra A e B e entre as amostras B e C. Já para sódio os valores ficaram entre 0,57% e 0,96%, tendo diferença estatística entre as amostras A e B e entre as amostras B e C. Todas as marcas analisadas apresentaram erro para algum tipo de nutriente. Todos os parâmetros físico-químicos analisados mostraram-se aumentados de acordo com a rotulagem nutricional. Sugere-se maior fiscalização destes produtos alimentícios e suas informações rotuladas.

Autores: Drielly Morganna Siqueira Porto; José Mário dos Santos Marques; Wanderléia de Aguiar Policarpo; Márcia Facundo Aragão

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-34

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!