AVALIAÇÃO DA ROTULAGEM DE MARCAS DE ALIMENTOS DIET E LIGHT COMERCIALIZADOS EM CURRAIS NOVOS – RN

Resumo: O estilo de vida da sociedade vem mudando cada vez mais, devido a busca por uma alimentação mais prática, aumentando o índice de produtos alimentícios processados. Tais alimentos possuem alto teor de açúcar, sódio, gordura e colesterol, responsáveis pelo desenvolvimento de doenças que prejudicam a saúde. Devido à má alimentação, observou-se a necessidade de alimentos que propiciassem a melhor qualidade de vida, portanto criou-se os produtos diet e light, que possuem em sua formulação a retirada ou diminuição de algum componente nutricional. O objetivo deste trabalho foi avaliar a rotulagem de alimentos diet e light comercializados na cidade de Currais Novos no Rio Grande do Norte, verificando-se os rótulos, conforme a legislação, para as informações obrigatórias e nutricionais. Foram avaliados 12 rótulos de marcas diferentes de produtos diet e light, escolhidos aleatoriamente em estabelecimentos comerciais da cidade. As 12 marcas dos produtos foram codificadas em A, B, C, D, E e F para os alimentos diet e 1, 2, 3, 4, 5 e 6 para os light. Utilizou-se tabelas de modelo check list, referentes às informações nutricionais/obrigatórias. Deste modo, os resultados foram organizados em tabelas diferentes. De acordo com os resultados, as 12 marcas analisadas demonstraram conformidade com a legislação vigente, RDC n° 360, 259 e a portaria n° 27 e 29, Porém 75% das marcas não apresentaram a medida caseira em suas embalagens. Com isso, podemos observar a importância de tais informações para os consumidores sobre a leitura dos rótulos, realizando uma boa escolha do que será consumido.

Autores: Ariane Kelly Silva de Araújo; Sabrina Stefanny Campelo de Medeiros; Pahlevi Augusto de Souza; Rafael Souza Cruz; Auriana de Assis Regis; Elisabeth Mariano Batista; Francisco Lucas Pacheco Cavalcante

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-37

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!