USO DE LUZ PULSADA NO PROCESSAMENTO NÃO-TÉRMICO EM SUCO DE FRUTAS: UMA REVISÃO

Resumo: As frutas representam uma fonte de nutrientes importantes para a dieta humana e dentre as principais formas de processamento dessas está a elaboração de sucos devido a sua praticidade e aceitação pelo consumidor. Atualmente, tem-se estudado a utilização de tecnologias não-térmicas ou emergentes por apresentar vantagens com relação aos tratamentos convencionais. Dentre essas tecnologias, a luz pulsada por meio da radiação ultravioleta (UV-C) apresenta potencial utilização em sucos de frutas, de modo a conservar suas características sensoriais, nutricionais e manter sua vida útil e qualidade. Diante disso, o objetivo desse estudo foi a realização de uma revisão para avaliar o efeito da utilização da tecnologia de luz pulsada no processamento e manutenção da integridade dos componentes nutricionais e fitoquímicos presentes em sucos de frutas. Trata-se de uma revisão sistemática, ao qual se buscou estudos nas bases de dados Science direct, SciELO, Web of Science e Periódicos Capes, utilizando os termos “Pulsed light” e “Fruit juice” que, após a leitura e refinamento dos resultados, foram selecionados 8 artigos. Foi possível observar que a utilização da luz pulsada apresentou resultados satisfatórios quanto à inibição de micro-organismos, micotoxinas, redução da atividade de enzimas e manutenção do perfil físico-químico e fitoquímico presentes nas amostras de suco avaliadas. A partir de tais resultados, conclui-se que o uso da luz pulsada é uma tecnologia promissora para ser utilizada no processamento de sucos de frutas, contudo, são necessários maiores estudos que evidenciem essa potencialidade, bem como o estabelecimento de parâmetros que permitam a manutenção da qualidade do produto.

Autores: Antônio Jason Gonçalves da Costa; Luiza Michelly Gonçalves Lima; Rafael Souza Cruz; Elisabeth Mariano Batista; Lucicleéa Barros de Vasconcelos; Giovana Matias do Prado

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-33

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!