ELABORAÇÃO E CARACTERIZAÇÃO DE ESPUMANTE DE ABACAXI UTILIZANDO Saccharomyce cerevisiae

Resumo: O abacaxi (Ananas comosus) é uma importante cultura hortícola da família Bromeliaceae destancando-se devido a sua fácil acessibilidade a população, alto valor nutricional, sabor e aroma agradáveis. A produção de espumantes normalmente é feita com a inoculação do suco com culturas selecionadas de Saccharomyces cerevisiae para melhor gerenciar a fermentação alcoólica e fornecer um estilo e qualidade confiáveis, consistentes e previsíveis para o produto. Objetivou-se nesta pesquisa elaborar uma bebida tipo vinho espumante de abacaxi utilizando levedura de cerveja S. cerevisiae. Para isso, foi utilizada uma formulação com 75% de água, 25% de abacaxi, 10 g/L de levedura e 140 g/L de sacarose, que fermentou por 10 horas. Foram realizadas as análises de teor alcoólico, sólidos solúveis totais, acidez, sacarose e pH para a caracterização da bebida. Ao final da fermentação, a bebida apresentou teor alcoólico de 6% v/v, 1,3 ºBrix, 2,5 g/L de sacarose, 8,5 mEq/kg de acidez e pH de 3,5. Foi possível a elaboração de uma bebida tipo espumante de abacaxi utilizando S. cerevisiae, contudo o teor alcoólico ficou abaixo do recomendado pela legislação brasileira que é de 10% v/v para espumante.

Autores: Julieny Aline da Silva Nascimento; David Santos Rodrigues; Ranúsia Maria de Melo Lopes; Emília Carmem da Silva; Cristiano Alves Gomes; Hyan Matheus Freitas das Neves Silva; Priscila Coeli Araújo Saraiva

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-31

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!