AVALIAÇÃO DA QUALIDADE DO ÓLEO DE GIRASSOL ADICIONADO DE EXTRATOS DE FOLHA DE LOURO (Laurus nobilis) SOB ESTOCAGEM ACELERADA EM ESTUFA

Resumo: O presente trabalho teve como objetivo avaliar o óleo de girassol adicionado de extratos etanólicos de folhas de louro (Laurus nobilis) e terc-butil-hidroquinona (TBHQ), sob estocagem acelerada em estufa, por meio das análises de compostos primários e secundários da oxidação e ganho de massa. Foram utilizados extratos liofilizados (EL) e secos em estufa a 60 °C (ES). Os tratamentos constituídos por óleo de girassol sem e com antioxidantes natural (extratos de louro) e sintético (TBHQ) foram submetidos ao teste acelerado em estufa a 60 °C, cujas amostras foram tomadas nos intervalos de 0, 7, 14 e 21 dias e posteriormente analisadas. Os índices de dienos conjugados, peróxidos e Totox apresentaram quantidades aumentadas ao final da estocagem. Aos 21 dias de estocagem, o óleo de girassol apresentou valores significativamente maiores de dienos e peróxidos em relação aos tratamentos contendo antioxidantes sintético e natural, com exceção do tratamento EL que demonstrou efeito pró-oxidante, atingindo 198,86 meq/kg de peróxidos. Os tratamentos contendo TBHQ isoladamente ou não, apresentaram índices de p-anisidina e Totox significativamente menores que os demais. Os tempos requeridos para alcançar 0,5% do aumento de massa foram de 8 dias para o EL, 9 dias para o OG, ES e EL+ES, 12 dias para ES+TBHQ, 14 dias para EL+TBHQ e 16 dias para TBHQ. Conclui-se que o extrato seco em estufa apresentou menores níveis de oxidação lipídica que o extrato liofilizado e o óleo de girassol. Entretanto, os tratamentos contendo o antioxidante sintético demonstraram maior estabilidade oxidativa ao longo do tempo de estocagem.

Autores: Maíra de Oliveira Namorato Caetano; Neuza Jorge

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-3

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!