VALORIZAÇÃO DO FRUTO DO BARU (DIPTERYX ALATA VOGEL) DA SAVANA TROPICAL BRASILEIRA: UMA REVISÃO PARA A ÁREA DE ALIMENTOS

Resumo: O estudo e a divulgação dos frutos do baru (Dipteryx alata Vogel), bem como, de seus derivados para aplicação na área de alimentos é importante e oferece suporte para a valorização, produção e consumo deste fruto do cerrado. Embora alguns estudos científicos tratem deste assunto, o compilamento de importantes informações sobre esta temática, na língua portuguesa, ainda é escasso. Sendo assim, o objetivo desta revisão é relatar as principais informações a respeito da morfologia, perfil nutricional, funcional e tecnológico do fruto e de alguns derivados como a castanha, concentrado proteico, isolado proteico, óleo, dentre outros. No geral, estes frutos são excelentes fontes de proteína, lipídeos, ácidos graxos insaturados e, compostos bioativos. O consumo frequente da castanha de baru está associado à redução, em mulheres, da adiposidade abdominal, do colesterol, do sobrepeso e da obesidade. Além disso, este fruto é fonte de diversos compostos bioativos, como compostos fenólicos e, por isso, possuírem capacidade antioxidante. Os frutos de baru e seus derivados apresentam também capacidade de atuarem como agente texturizante e agente antimicrobiano. Na indústria de alimentos, podem ser utilizados como emulsificantes, espumantes, dentre outros. Ao final desta revisão, o leitor terá acesso à informação atualizada sobre o potencial do baru para diferentes aplicações na área de alimentos. 

Autores: Nayara Matiko Reis Miyashita; Rafaela Teixeira Rodrigues do Vale; Mariana Souza Albuine; Alice Aparecida da Silva Lima; Ana Clarissa dos Santos Pires

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-19

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!