A PANDEMIA DO CORONAVÍRUS E AS MUDANÇAS NOS HÁBITOS ALIMENTARES E DE VIDA DOS ESTUDANTES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA

Resumo: O objetivo do estudo foi avaliar os hábitos alimentares e de vida dos estudantes universitários da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) durante o período de pandemia de COVID-19 e verificar se ocorreram possíveis alterações no consumo de alimentos e no estilo de vida desta população. Trata-se de um estudo transversal, de abordagem quantitativa e descritiva. Os participantes responderam um questionário eletrônico criado pelos pesquisadores no formato da plataforma “Formulários Google”. Verificou-se que 48,4% dos pesquisados informaram que a frequência de refeições aumentou durante a pandemia. O consumo de alimentos como verduras, legumes, frutas e leguminosas se manteve para 44,4% dos estudantes durante o período de confinamento, porém 39,3% disseram que aumentaram o consumo de alimentos ricos em açúcar, como doces e sobremesas. Foi observado que 51,4% dos discentes expressaram ganho de peso corporal, sendo que para 44,5% a prática de atividade física diminuiu com a chegada da pandemia. Entre os universitários, o álcool é a substância psicoativa mais consumida e 73,1% referiram consumir bebidas alcoólicas. Entre os acadêmicos, 24,9% apontaram aumento na frequência da aquisição de alimentos prontos para consumo através de serviços de pronta entrega durante o isolamento social. Logo, a associação de hábitos alimentares inadequados com um estilo de vida sedentário podem ser fatores de risco para a instalação de doenças crônicas não transmissíveis.

Autores: Ida Rita Bastos Finger; Valcenir Júnior Mendes Furlan; Graciela Salete Centenaro

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-14

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!