ELABORAÇÃO DE DUAS PASTAS VEGANAS UTILIZANDO CASTANHA-DE-CAJU E LEITE DE COCO

Resumo: O consumo de produtos veganos vem crescendo nestes últimos anos, por sua vez, o mercado está se moldando a esta nova tendência e desenvolvendo novos produtos. A castanha-de-caju e o leite de coco possuem propriedades funcionais, visto que podem ser substitutos do leite de vaca e oferecer características sensoriais e tecnológicas adequadas para o desenvolvimento de produtos alimentícios. Desse modo, o objetivo do trabalho foi elaborar duas pastas veganas: a primeira, utilizando a castanha-de-caju; a segunda, utilizando o leite de coco. Após a elaboração das pastas, foi realizada a análise sensorial contando com a participação de 50 julgadores. Portanto, constatou-se que as amostras obtiveram alta aceitação pelo público avaliado: flexitarianos, onívoros, vegetarianos e veganos estritos. Em relação aos atributos de aparência, cor, aroma e sabor, a pasta de leite de coco apresentou melhor aceitação.

Autores: Cecília Thays Monteiro de Freitas; Victor de Luna Barros; Ricardo Targino Moreira; David Santos Rodrigues; Ana Carolina Palitot Teixeira de Carvalho; Julieny Aline da Silva Nascimento

Consultar afiliações no livro

DOI: 10.53934/9786599539695-12

ISBN: 978-65-995396-9-5

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços, Vol. 3

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!