PROSPECÇÃO CIENTÍFICA (2010-2020): ATIVIDADE ANTIOXIDANTE E/OU APLICAÇÃO ALIMENTÍCIA DO ÓLEO EXTRAÍDO DO MESOCARPO DO BURITI (Mauritia flexuosa L.)

Resumo: O buriti (Mauritia flexuosa L.) é uma palmeira oleaginosa que contém uma multiplicidade de compostos bioativos benéficos à saúde humana. Do mesocarpo do buriti pode ser extraído um óleo, o qual é um antioxidante natural, com capacidade de prevenir doenças e potencial utilização em alimentos. Nesse contexto, objetivou-se por meio do presente estudo realizar uma prospecção científica sobre a atividade antioxidante e/ou a aplicação alimentícia do óleo extraído do mesocarpo do buriti. Para isso, utilizou-se a metodologia PRISMA, partindo da identificação de artigos científicos, publicados em três bases de dados entre 2010 e 2020, empregando-se duas estratégias de busca. Logo após, foram realizadas as etapas de seleção, elegibilidade e inclusão para se obter o resultado final de artigos que se enquadravam no estudo. No total, foram incluídos doze (12) artigos científicos. A atividade antioxidante do óleo de buriti foi estudada e demonstrada em todos esses artigos, sendo que os autores relacionaram tal atividade à presença elevada de compostos fenólicos lipídicos, β-caroteno, ácidos graxos, vitaminas A e E e outros. Dentre os artigos, cinco (5) evidenciaram a aplicação desse óleo na preparação de alimentos, como: temperos para saladas, cremes vegetais, biscoitos e bebidas, promovendo aumento do valor nutricional desses produtos. Por meio dos resultados dessa prospecção, pode-se concluir que o óleo extraído do mesocarpo do buriti: tem atividade antioxidante evidenciada na literatura; ainda é pouco explorado em pesquisas relacionadas ao seu uso em alimentos; apresenta potencial para o desenvolvimento de trabalhos futuros e uso em inovação tecnológica na área alimentícia.

Autores: Kelly Silva Pinheiro *; Josyanne Araújo Neves  

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.ordoi.org/10.53934/9786599539664-32

ISBN: 978-65-995396-6-4

Capítulo do livro: Ciência e Tecnologia de Alimentos: Pesquisas e Avanços

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta