ELABORAÇÃO DE QUEIJO TIPO MINAS PADRÃO MATURADO EM LICOR E DETERMINAÇÃO DO PRAZO COMERCIAL

Resumo: Os queijos são alimentos derivados do leite, ricos em proteínas de alto valor biológico, cálcio, iodo, zinco, selênio, fósforo e vitaminas, existindo variados tipos, feitos a partir de diferentes leites e diferentes processos de produção. Entende-se por queijo maturado, o produto no qual sofreu trocas bioquímicas e físicas necessárias e características da variedade do queijo. Os licores, principalmente os artesanais, se apresentam como uma alternativa para aproveitamento de produtos regionais, agregando valor e renda às pequenas regiões de produção agrícola. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo a elaboração de um queijo do tipo minas padrão maturado com licor de caju, assim como a determinação de sua vida de prateleira e qualidade higiênico-sanitária. Primeiramente, o queijo foi elaborado e então, foi maturado em licor de caju, após a produção, o produto foi embalado em embalagem à vácuo e armazenado sob refrigeração para que se pudesse observar o seu prazo comercial. O produto elaborado se mostrou apto para o consumo durante os 23 dias de estocagem, além disso, por meio dos resultados das análises microbiológicas, foi possível observar que o produto foi produzido sob boas condições higiênico-sanitárias, se mostrando uma boa alternativa de agregação de valor, podendo assim contribuir para a fonte de renda de pequenos produtores.

Autores: Thamara Larissa de Jesus Furtado1, Helen Cristine Leimann Winter2, Natalia Marjorie Lazaron de Morais3, Marina Ribeiro Baicere4, Ayla Mayza de Oliveira Dantas5, Marilu Lanzarin6, Daniel Oster Ritter7

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.org/10.53934/9786599539657-78

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta