A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E A INDÚSTRIA DE ALIMENTOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE A NOTCO®

Resumo: Com os recentes avanços tecnológicos, incorporar inteligência artificial no processo produtivo industrial já se configura como uma possibilidade muito mais acessível e executável. Este trabalho aborda um estudo de caso de uma empresa multinacional que utiliza técnicas de inteligência artificial (IA) para o desenvolvimento de produtos alimentícios. Fundada em 2015 no Chile, a NotCo® utiliza uma plataforma de IA chamada Giuseppe. O algoritmo analisa e compara a estrutura molecular do alimento que será replicado e de ingredientes vegetais. Com o cruzamento de informações, o sistema sugere uma formulação que, usando apenas vegetais, atinge resultados muito próximos em termos de sabor, textura e valor nutricional do produto animal original. O método de análise de dados machine learning também contribui para que os resultados sejam mais rápidos e precisos. Com os feedbacks recebidos, a plataforma se torna cada vez mais inteligente, o que possibilita o desenvolvimento de novos produtos alimentícios de maneira mais eficaz e precisa. A NotCo® comercializa atualmente os produtos Not Burguer®, Not Mayo®, Not IceCream® e Not Milk®. Os consumidores estão cada vez mais preocupados com a sustentabilidade das cadeias produtivas e a saudabilidade dos alimentos que compram, além dos impactos ambientais gerados na produção dos mesmos, o que impulsiona um aumento significativo para o consumo de produtos à base de vegetais. A NotCo® é hoje uma das maiores startups que utiliza a IA para produção de alimentos, o que demonstra o enorme potencial de implementação da inteligência artificial e do machine learning no setor alimentício, de forma a auxiliar no desenvolvimento de novos produtos atendendo à demanda da produção sustentável de alimentos.

Autores: Iris Layane Rodrigues Torres1; Carolina Natalie Fontes Arôxa2; Jenisson Linike Costa Gonçalves3; Matheus Péricles Silva Láscaris4; Tatiana Pacheco Nunes5; Antônio Martins de Oliveira Junior6; Lília Calheiros de Oliveira Barretto7

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.org/10.53934/9786599539657-77

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta