Tabela nutricional de bolo para dietas restritivas contendo castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa)

Resumo: A castanha-do-brasil (Bertholletia excelsa) ou castanha do Pará é uma matéria-prima da sociobiodiversidade brasileira que apresenta alta qualidade nutricional. O presente trabalho objetivou elaborar a tabela nutricional de um bolo contendo castanha-do-brasil, sem adição de açúcares, leite ou derivados, adequado para dietas restritivas, e cuja formulação havia sido previamente divulgada na forma de tutorial em um vídeo. A partir de uma formulação base, foram realizados testes até chegar a uma massa de bolo considerada ideal pela equipe. A elaboração da tabela nutricional foi realizada a partir de cálculos teóricos com base nas legislações RDC 359 e 360/2003 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), em vigor. As IN 75/2020 da ANVISA, que vigora a partir de 2022, RDC 429/2020 e RDC 54/2012 também foram consultadas. Foi possível elaborar um bolo nutritivo com teor de fibra de 2,6 g/porção, suficiente para conter a alegação “fonte de fibras”. O produto aqui proposto pode ser uma excelente alternativa para estimular o consumo de castanha-do-brasil, mediante o desenvolvimento de uma formulação com elevado valor nutricional.

Autores:  Flávia Barbosa Schappo1; Juliana Lopes de Lima1; Rafael Amancio1; Maria Luiza Tonetto Silva1; Gustavo da Silva Fortunato1; Itaciara Larroza Nunes2; Maria Manuela Camino Feltes2

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.org/10.53934/9786599539657-94

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta