ASPECTOS NUTRICIONAIS DA CARNE CAPRINA E SUA APLICAÇÃO EM PRODUTOS CÁRNEOS

Resumo: Por seu valor nutritivo, possuindo baixo teor de gordura saturada e calorias, além de proteínas de excelente qualidade, a carne caprina tem despertado o interesse do mercado consumidor nos últimos tempos. Assim, uma melhor forma de aproveitamento dessa carne, é através da elaboração de embutidos. Dessa forma o objetivo trabalho é analisar quais as propriedades nutritivas da carne caprina, e como ela vem sendo aproveitada na elaboração de produtos cárneos. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura utilizando bases eletrônicas de pesquisa, através das quais foi possível analisar dados de publicações que apresentavam a temática. Essa revisão ocorreu através de algumas etapas como: 1- Definição da pergunta de pesquisa; 2- Determinação dos critérios de inclusão e exclusão dos estudos; 3- Seleção dos estudos;4- coleta dos dados; 5- Análise e interpretação dos dados obtidos; 6- discussão dos resultados. Através das análises dos dados obtidos foi possível ter uma melhor compreensão sobre os benefícios de consumir carne caprina, por possuir proteínas de alto valor biológico e alta concentração de ácidos graxos insaturados. Foi possível ver também as diversas formas de produtos que estão sendo produzidos com a carne caprina como: linguiças, salsichas, mortadela e kafta.

Autores:  Ana Thaís Campos de Oliveira1; Ana Paula Ferreira de Almeida2; Fernanda Tayla de Sousa Silva3; Everlândia Silva Moura Miranda4; Luana Guabiraba Mendes5; Antônia Lucivânia de Sousa Monte6

Consultar afiliações no livro

DOI: doi.org/10.53934/9786599539657-83

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta