ASPECTO QUÍMICO E BIOATIVADADE DA JACA (Artocarpus heterophyllus): UMA REVISÃO

Resumo: Artocarpus heterophyllus é uma árvore perene distribuída em regiões tropicais, e seu fruto (jaca) é conhecido como o maior fruto arbóreo do mundo. Está entre as espécies mais estudadas do gênero Artocarpus, de forma que, suas partes têm sido alvo do interesse em estudos fitoquímicos e biológicos. Os componentes isolados e atividades biológicas de A. heterophyllus constituíram o objetivo desta revisão sistemática. O estudo foi conduzido usando os mecanismos de pesquisa científica “Web of Science”, “Science direct”, “Pubmed”, “researchgate”, “Scielo” e “Scirus”, com dados definidos de 2013 a 2020. Nesta revisão, observou-se um total de 82 constituintes isolados e identificados e expressiva predominância de flavonoides. As atividades biológicas que se destacaram foram: antioxidante, anti-inflamatória, citotóxica, anticancerígena, antiHIV, antiproliferativa, antidiabética e antibacteriana. Os aspectos considerados nesta revisão, permitiram uma avaliação do potencial fitoquímico e biológico de A. heterophyllus.

Autores: Cícera Dayane Thais de Sousa1; Mônica de Almeida Benjamim2; Maria Tamires Gonçalves da Silva3; Débora Odília Duarte Leite4; Erlânio Oliveira de Sousa5

Consultar afiliações no livro

DOI: https://doi.org/10.53934/9786599539657-22

Capítulo do livro:

PESQUISAS E ATUALIZAÇÕES EM CIÊNCIA DOS ALIMENTOS

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta