Pesquisadores exploram potencial da pectina de beterraba sacarina como transportador natural para nutracêuticos hidrofóbicos
O desenvolvimento de tecnologias eficazes para melhorar a nutrição e a saúde, mantendo a qualidade sensorial e a estabilidade dos alimentos, é um desafio importante. Embora existam muitas publicações interessantes relacionando nutracêuticos à saúde, ainda existem poucas aplicações comerciais de nutracêuticos no enriquecimento de alimentos, devido a vários desafios tecnológicos e regulatórios. Em particular, o enriquecimento de bebidas transparentes com nutracêuticos insolúveis em água tem grande necessidade de inovação.
A curcumina, um polifenol derivado da cúrcuma, possui atividade antioxidante, propriedades antiinflamatórias e anticancerígenas, possui efeitos antimicrobianos, além de várias outras possíveis propriedades indicadas por estudos (como auxiliar na prevenção e no tratamento da doença de Alzheimer). Porém, sua solubilidade em água em pH baixo e neutro é extremamente baixa.
Pensando nisso, pesquisadores do Israel Institute of Technology, Israel, exploraram a pectina de beterraba sacarina (PBS), uma fibra alimentar natural com alta capacidade emulsificante, como um transportador para solubilização e proteção da curcumina, visando verificar seu potencial como um transportador natural para nutracêuticos hidrofóbicos promotores da saúde.
No estudo, eles verificaram que a curcumina se liga à PBS, provavelmente por meio de interações hidrofóbicas, formando complexos co-montados curcumina-PBS. A PBS estabilizou a curcumina contra a agregação e cristalização, formando assim pequenas micropartículas, que foram dispersas de forma estável na solução, e uma solução opticamente límpida e uniformemente amarela foi obtida.
Além disso, proteção significativa foi conferida à curcumina pela PBS, reduzindo consideravelmente as perdas de curcumina durante o teste simulado de vida de prateleira do produto. Portanto, a PBS mostra uma grande promessa como um encapsulador natural altamente eficaz para compostos bioativos hidrofóbicos em alimentos e bebidas, incluindo os transparentes.
O estudo foi publicado no periódico Innovative Food Science & Emerging Technologies, com o título “Sugar beet pectin as a natural carrier for curcumin, a water-insoluble bioactive for food and beverage enrichment: Formation and characterization”.
Leia mais no nosso Blog.
Referência
Zagury Y, David S, Edelman R, Brill RH, Livney YD. Sugar beet pectin as a natural carrier for curcumin, a water-insoluble bioactive for food and beverage enrichment: Formation and characterization. Innovative Food Science & Emerging Technologies. 2021 Oct 20:102858.