Back
Alimentos irradiados

Alimentos irradiados: Definições e aplicações

O que são alimentos irradiados?

É todo alimento que tenha sido intencionalmente submetido ao processo de irradiação com radiação ionizante. A RDC Nº 21, DE 26 DE JANEIRO DE 2001 considerada radiações ionizantes, apenas aquelas de energia inferior ao limiar das reàções nucleares que poderiam induzir radioatividade no alimento irradiado.

Qual a finalidade da irradiação em alimentos?

A tecnologia da irradiação em alimentos visa melhorar os processos de conservação, pode evitar a contaminação por fungos, bactérias e outros organismos, que podem ser danosos à saúde humana. A radiação ionizante é usada para tratar alimentos porque ela é capaz de destruir bactérias e vírus que podem causar doenças. Ele também pode inativar enzimas que causam deterioração dos alimentos, aumentando a vida útil dos alimentos. Além disso, a radiação ionizante também pode ajudar a reduzir a quantidade de insetos e outros parasitas nos alimentos. Dois tipos de fontes de radiação são comumente usados ​​para tratamento de alimentos. Segundo Paisan Loaharanu (1) O primeiro é um recipiente de metal hermeticamente fechado com elementos radioativos cobalto 60 ou césio 137 – que produzem raios gama. os raios são direcionados para o alimento que está sendo irradiado, mas o próprio alimento nunca entra em contato com a fonte de cobalto ou césio. O segundo tipo de fonte de radiação é uma máquina que produz raios X ou raios de alta energia elétrons. Devido às características físicas dessas fontes, não radioatividade pode ser induzida em alimentos assim tratado, não importa como muita energia (dose) é absorvido pelo alimento ou quanto tempo dura a comida irradiado.

Como identificar alimentos irradiados no supermercado?

Os consumidores devem ficar atentos a rotulagem! Além dos dizeres exigidos para os alimentos em geral e específico do alimento, deve constar no painel principal: “ALIMENTO TRATADO, POR PROCESSO DE IRRADIAÇAO”, com as letras de tamanho não inferior a um terço (1/3) do da letra de maior tamanho nos dizeres de rotulagem. A indústria que irradiar alimentos deve garantir que conste a indicação de que o alimento foi tratado pelo processo de irradiação. Nas Notas Fiscais quando os alimentos estiverem a granel.

Fonte: Grupo de pesquisa da UFSM estuda radiação não-ionizada em frutas Link: https://www.ufsm.br/midias/arco/post305/

Os alimentos irradiados fazem mal a saúde ou alteram o valor nutricional?

O processo de irradiação não altera em nada os alimentos. Não torna os alimentos radioativos e não altera o valor nutritivo ou o sabor dos alimentos. É simplesmente um meio da indústria melhorar o processo de garantia de qualidade igual a outros processos, como calor, frio e tratamentos químicos. Pesquisas mostram que os alimentos tratados por irradiação são tão nutritivos quanto os tratados por outros processos.

A tecnologia da irradiação em alimentos é uma ferramenta importante que pode ser usada para melhorar os processos de conservação na indústria de alimentos. Existe muito preconceito sobre a técnica e espero que este artigo ajude a desmistificar o processo de irradiação.

Referências:
1 – LOAHARANU, Paisan. Irradiated foods. International Consultant, Former Head, Food and Environmental Protection Section Joint FAO/LAEA Division, Vienna, Austria, 2003.
2 -https://bvsms.saude.gov.br/bvs/saudelegis/anvisa/2001/rdc0021_26_01_2001.html

Diretor acadêmico e fundador da Agron Food Academy e mestrando em Alimentos e Nutrição pela UNESP, desenvolvendo filmes comestíveis probióticos, também possui experiência com o uso de óleos essências na indústria de alimentos, análises físico-químicas e microbiológicas, além da produção em indústrias frigoríficas

Leave A Reply

//
//
Jaelyson Max
Atendimento Agron

Me envie sua dúvida ou problema, estou aqui para te ajudar!

Atendimento 100% humanizado!