Back

Micropartículas podem ajudar a prevenir a deficiência de vitamina A

A deficiência de vitamina A é a principal causa mundial de cegueira infantil e, em casos graves, pode ser fatal. Cerca de um terço da população global de crianças em idade pré-escolar sofre dessa deficiência vitamínica, que é mais prevalente na África e no sul da Ásia. No entanto, a fortificação de alimentos com Vitamina A continua sendo um desafio devido à degradação significativa durante o armazenamento e cozimento.

Pensando nisso, pesquisadores do MIT, EUA, desenvolveram uma nova maneira de fortificar alimentos com vitamina A, que eles esperam poder ajudar a melhorar a saúde de milhões de pessoas em todo o mundo. Em um novo estudo, eles mostraram que encapsular a vitamina A em um polímero protetor evita que o nutriente seja decomposto durante o cozimento ou armazenamento.

Eles utilizaram um copolímero de metacrilato básico aprovado pela FDA, termoestável e sensível ao pH para encapsular e estabilizar a Vitamina A em micropartículas. O encapsulamento da vitamina melhorou muito a estabilidade durante condições de cozimento simuladas e armazenamento de longo prazo.

Em um pequeno ensaio clínico, os pesquisadores mostraram que quando as pessoas comiam pão enriquecido com vitamina A encapsulada, a biodisponibilidade do nutriente era semelhante a quando consumiam vitamina A isoladamente. A tecnologia foi licenciada para duas empresas que esperam desenvolvê-la para uso em produtos alimentícios.

O estudo foi publicado no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences, intitulado “Enhanced stability and clinical absorption of a form of encapsulated vitamin A for food fortification”.

Referências

Wen Tang et al. Enhanced stability and clinical absorption of a form of encapsulated vitamin A for food fortificationPNAS, 2022 DOI: 10.1073/pnas.2211534119

Massachusetts Institute of Technology. “Microparticles could help prevent vitamin A deficiency: Fortifying foods with new polymer particles containing vitamin A could promote better vision and health for millions of people..” ScienceDaily. ScienceDaily, 12 December 2022. <www.sciencedaily.com/releases/2022/12/221212180535.htm>.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply