Back

Nova formulação baseada em Levilactobacillus brevis para controlar a proliferação celular, migração celular e disbiose intestinal

Atualmente, os consumidores optam por alimentos e bebidas funcionais e nutracêuticos que atendem a necessidade de variedades de nutrientes e antioxidantes para o metabolismo do corpo humano e proporcionam proteção contra doenças transmissíveis e não transmissíveis. As formulações de alimentos fermentados com novos microrganismos, especialmente microrganismos probióticos, são uma das principais categorias de alimentos funcionais, os quais são preferidos por inúmeros benefícios à saúde. Assim, a formulação de suplementos dietéticos/nutracêuticos/alimentos e bebidas exclusivos que contêm ingredientes probióticos e exibem propriedades promotoras da saúde tem sido o foco principal dos cientistas de alimentos.

Pensando nisso, pesquisadores da Índia desenvolveram um novo nutracêutico enriquecido com Levilactobacillus brevis e estudaram sua propriedade funcional in vitro em linhagens de células cancerígenas e in vivo em modelo de camundongo infectado com Salmonella enterica.

A formulação foi preparada através da fermentação de extratos de cenoura e beterraba utilizando L. brevis MTCC 4460. A quantidade de L. brevis no produto otimizado foi de 4 × 109 UFC/mL.

O estudo GC-MS indicou a geração de alguns novos compostos aromatizantes e bioativos , como γ-decalactona e 1,2:5,6-dianhidrogalactitol durante a fermentação. O estudo in vitro com as linhas celulares de câncer HCT116 e MDA-MB-231 elucidou melhor efeito antiproliferativo e antimigratório da formulação otimizada. Estudos in vivo mostraram que o L. brevis MTCC 4460 pode colonizar o cólon do camundongo alimentado com o produto otimizado. Além disso, a formulação preveniu efetivamente a colite induzida por Salmonella no modelo de camundongo. 

Assim, a formulação otimizada pode ser recomendada como um potencial suplemento alimentar para um estilo de vida saudável.

O estudo foi publicado no periódico LWT com o título “Novel Levilactobacillus brevis-based formulation for controlling cell proliferation, cell migration and gut dysbiosis”.

Referência:

Mahanta S, Prusty M, Sivakumar PS, Mishra D, Sahu RP, Goswami C, Chawla S, Goswami L, Elangovan S, Panda SK. Novel Levilactobacillus brevis-based formulation for controlling cell proliferation, cell migration and gut dysbiosis. LWT. 2022 Jan 15;154:112818.

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Leave A Reply