Ebook – ÓLEOS VEGETAIS: PROPRIEDADES FÍSICO-QUÍMICAS, BIOATIVAS E ANTIOXIDANTES

Resumo:

O tema do livro reflete a importância da qualidade dos óleos vegetais para a saúde do consumidor. O conhecimento sobre as propriedades físico-químicas, bioativas e antioxidantes dos óleos vegetais tem papel fundamental tanto na Tecnologia de Alimentos, bem como na Nutrição, uma vez que apresentam compostos bioativos e antioxidantes naturais, como carotenoides, ácidos graxos essenciais, compostos fenólicos, fitosteróis, vitaminas entre outros. Estes compostos, provindos de uma alimentação equilibrada, fortalecem o sistema endógeno, o que reduz o estresse oxidativo e o risco de patologias, principalmente câncer e aterosclerose, já que podem neutralizar radicais livres resultantes de processos oxidativos intracelulares.

Diante das informações supracitadas, os editores deste livro procuraram unir trabalhos científicos de autores do grupo de pesquisa com produções relevantes envolvendo a caracterização de diferentes óleos vegetais. A narrativa dos capítulos aborda aspectos físico-químicos, bioativos e antioxidantes de vários óleos vegetais provindos de diversas regiões e/ou extraídos de diversas fontes. Os elementos científicos são apresentados em capítulos com os seguintes tópicos: 1. Óleo de licuri; 2. Óleo de pupunha; 3. Óleos brutos de soja, canola, milho e girassol; 4. Óleo de abacate; 5. Azeite de pequi I; 6. Óleos compostos por soja e mamão; 7. Óleos compostos de soja, girassol e coco; 8.Óleo de buriti; 9. Óleos de frutos de palmáceas amazônicas; 10. Óleos de chia, gergelim e linhaça; 11. Azeite de pequi II e 12. Óleos de mamão e melão.

Organizadoras:

Carolina Médici Veronezi

Ana Carolina da Silva

Irene Rodrigues Freitas

Neuza Jorge

Editora: Agron Food Academy

DOI: https://doi.org/10.53934/

ISBN:

Data de publicação:

Volume: 1

Consulte as páginas de todos os capítulos clicando aqui!

Fundada em 2020, a Agron tem como missão ajudar profissionais a terem experiências imersivas em ciência e tecnologia dos alimentos por meio de cursos e eventos, além das barreiras geográficas e sociais.

Deixe uma resposta